Caldeirão da Bolsa

Uma Ajuda à minha mãe please

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rnbc » 5/6/2006 23:41

Acho que a única forma que tens em portugal de "trabalhar na bolsa" com tudo legal é criares uma empresa, investires através dela, teres contabilidade organizada e dares a ti mesmo um salário que pode ser simbólico, presumo. Geralmente nesses casos é o salário minimo.

A empresa desconta IRC sobre os ganhos e tu pouco pagas porque o salário é pequeno.

Claro que ninguém te impede de estar desempregado e viver lindamente dos rendimentos. Mas isso não é bem trabalhar no sector do investimento.

Penso que haverá aqui vários casos de gente que vive só de investimento. Eles poderão esclarecer melhor o enquadramento fiscal da coisa.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 8/3/2006 23:54
Localização: Lisboa

Uma Ajuda à minha mãe please

por ehmg » 5/6/2006 23:29

Alô pessoal, ficava bastante grato se me ajuda-se na seguinte situação:

Os meus pais tem um restaurante (renda) há mais de 20 anos. Sendo o meu pai o dono, em regime simplificado, (penso eu) e a minha mãe uma das suas 2 empregadas (ordenado minimo). Há uns 6/8 meses descobrimos que a minha mãe nao podia trabalhar para o meu pai nessas situações. Só por sociedade. Mas esse caso é impossivel dado a outras circunstâncias. Sendo assim, desde dessa data que a minha mãe nao desconta pra caixa/segurança até resolver uma outra situaçao do meu pai.

A situação do meu pai é o seguinte: está à espera k fique reformado a curto/medio prazo, mas indefinido qt à data. Depois pensa k ele pode passar o restaurante para o nome da minha mãe. Isso não sei se pode, já que o restaurante não é nosso (pagamos renda).

Outra situação é que faz este mês 3 anos que trabalho com o dinheiro dos meus pais, numa conta conjunta deles, na bolsa com algum sucesso e sempre para eles.

Agora eis as minhas questões/dúvidas:
1º- Pode ou não o meu pai passar o restaurante para a minha mãe, nessas circunstancias, sem que o senhorio arranje qualquer problema?
2º- Como neste momento a minha mãe nao esta oficialmente a trabalhar, nem sequer pode pedir o subsidio (por logica), eu pergunto se em vez dizer k sou eu a "trabalhar" na bolsa, mas sim a minha mãe, será que existe algum tipo de profissão onde a minha mãe pudesse "trabalhar" e descontar para caixa/segurança. Do tipo empressaria independente ou outra coisa do genero.

Pedia muito a vossa ajuda nestas duas questões, alem de pedir que explica-se tudo ao infimo detalhe, pq sou bastante leigo nesta materia.

Ficava bastante agredecido
Aos 6 anos devia começar aprender o ABC da Bolsa e depois só a tabuada da multiplicação.
 
Mensagens: 140
Registado: 5/1/2006 2:49
Localização: Covilhã


Quem está ligado: