Dúvida no Spin-off da SON
12 mensagens
|Página 1 de 1
actualizando o meu grafico sobre evolução dos direitos/acção da Sonae Industria.
Este gráfico está ligeiramente diferente.
Na coluna azul temos a evolução do valor teorico se a acção se aproximasse até dia 19 de Janeiro ao valor de 6,34 para corresponder ao valor de 43centimos dos direitos.
Na coluna violeta temos a cotação de fecho da Sonae Industria.
A linha corresponde à valorização em % de quem tem direitos para a S3P. Esta "valorização" teorica corresponde ao somatorio da evolução da acção mais 4,44centimos/dia que resulta da diferença entre os 6,74 do fecho na passada sexta-feira e os 6,34 q correspondia os direitos, a dividir pelas 9sessões em que terão os direitos sem os poder negociar.
Este gráfico está ligeiramente diferente.
Na coluna azul temos a evolução do valor teorico se a acção se aproximasse até dia 19 de Janeiro ao valor de 6,34 para corresponder ao valor de 43centimos dos direitos.
Na coluna violeta temos a cotação de fecho da Sonae Industria.
A linha corresponde à valorização em % de quem tem direitos para a S3P. Esta "valorização" teorica corresponde ao somatorio da evolução da acção mais 4,44centimos/dia que resulta da diferença entre os 6,74 do fecho na passada sexta-feira e os 6,34 q correspondia os direitos, a dividir pelas 9sessões em que terão os direitos sem os poder negociar.
- Anexos
-
- S3P.GIF (23.47 KiB) Visualizado 626 vezes
-
- S3P.GIF (23.47 KiB) Visualizado 625 vezes
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
não consigo perceber onde vais buscar os 0,45 e 0,46. Da para explicar melhor???
A ideia é tentar perceber qt vale actual// 1direito q foi retirado da Sonae SGPS e soma-lo ao valor da cotação actual para tentar perceber até onde pode chegar
Ex: 6,95 / 14,75 + 1,22 = 1,69 ??????
é apenas um ponto de referencia para não me perder mais nada aparentemente as duas valem 1,69 a preços antigos é por isso é que acredito que apesar de estarmos muito proximos do maximo como diz o Marco e mto bem talvez não estejemos excessivamente proximos do maximo ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
valves Escreveu:Vamos lá então fazer umas contas se eu somar a cotação da Son SGPS com a cotação da Soi se faz algum sentido a mim parece -me que ainda faz temos a soma das seguintes parcelas - Son SGPS - 1,22 + Cotação da SOI incorprada 0,45 o que dá a cotação de aprox 0,46 ora neste momento a Son está cotada a preços antigos a 1,67 logo ainda há bastanto espaço para subir o desafio é saber até quando ela subirá talvez a chave esteja no tradicional efeito Janeiro em todo o caso controlar a cotação por esta via parece-me que não será mal pensado ...
não consigo perceber onde vais buscar os 0,45 e 0,46. Da para explicar melhor???
A ideia é tentar perceber qt vale actual// 1direito q foi retirado da Sonae SGPS e soma-lo ao valor da cotação actual para tentar perceber até onde pode chegar
Ex: 6,95 / 14,75 + 1,22 = 1,69 ??????
DOW Escreveu:lazarus Escreveu:Por isso, a evolução "normal" da acção seria deslizar ate os 6,34 resulntante da multiplicação de 14,75 por 0,43 até dia 19.
Parece que a evolução "normal" não se está a verificar, antes pelo contrário continua a subir. Que comentário fazem a esta subida? será para continuar?
Já li várias opiniões dizendo que a cotação vai baixar até dia 20, eu como caloiro nisto pergunto, porquê?? é obrigatório? não pode continuar a subir ou consolidar nos valores actuais (6.95)??
Não é obrigatório que caia e apostaria mais na subida do q na descida...
Contudo, pequenas flutuações não irão causar grands problemas. Preocupar-me-á mais uma forte subida do q uma pequena descida
Aquilo que eu considero a evolução "normal" tem a ver com a arbritagem de direitos e acções que ocorreu na semana passada.
Os direitos estiveram a ser negociados sempre a um nivel inferior do que as acções, ou seja, o mercado preferia 1acção da Sonae Industria do que 14,75 direitos.
Exemplo: Eu vendi acções a 7,03€ pra dp comprar direitos a 0.44€. Supondo que foram 1000 acções, temos:
7,03 X 1000 = 7030€
7030 / 0,44 = 15997 direitos
15997 / 14,75 = 1084,5 acções
Ou seja, ganhei com esta operação 84,5 acções
Este facto explicasse pq quem tiver direitos não os pode negociar durante o periodo de 9 a 19 de Janeiro logo corre um risco que o mercado compensava com o facto de se puder comprar 14,75 a um preço inferior do que um acção.
Ora, quando a bolsa fechar no dia 19 de Janeiro, o premio que o mercado pagou a quem comprou direitos pelo risco que correu por não poder negocia-los durante 9 sessões deixa de ter validade pq dia 20 já terão acções negociaveis.
Outro exemplo, agora com os dados do ultimo dia de negociação dos direitos, na passada sexta-feira (tb 1000acções):
6,74 X 1000 = 6740€
6740 / 0.43 = 15674 direitos
15674 / 14,75 = 1063 acções
Para que no fecho do dia 19 de Janeiro ninguem tenha ganho nem perdido com a negociação de direitos, a acção deveria estar a 6,34 para que as tuas 1063 acções continuassem a valer 6740€.
Supondo que as acções no dia 19 de Janeiro encerrram ao preço de hoje (6,95), as 1063 acções que ganhas com 15674 direitos totalizarão 7387€, ou seja, 9,5% sendo que dos 6,34 aos 6,74 ganhas pelo risco de teres ficado com os direitos, e dos 6,74 aos 6,95 ganhas pela evolução da acção no mercado.
Não tendo sido curto, espero ter sido claro
Qualquer questão volta (voltem) a postar!
PS1: No 1º exemplo da negociação apresentado não foi na minha carteira
PS2: A analise para o 2º exemplo talvez devesse ser feito para os direitos a 0,44 pq apesar d terem fechado a 0,43, se prentedesses comprar teria de pagar 0,44. Esta alteração faz subir os 6,34€ para 6,49 e diminir os 9,5%. O raciocinio mantem-se o mm.
lazarus Escreveu:Por isso, a evolução "normal" da acção seria deslizar ate os 6,34 resulntante da multiplicação de 14,75 por 0,43 até dia 19.
Parece que a evolução "normal" não se está a verificar, antes pelo contrário continua a subir. Que comentário fazem a esta subida? será para continuar?
Já li várias opiniões dizendo que a cotação vai baixar até dia 20, eu como caloiro nisto pergunto, porquê?? é obrigatório? não pode continuar a subir ou consolidar nos valores actuais (6.95)??
Talvez suba até aos 1,3, antigos 1,75.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Vamos lá então fazer umas contas se eu somar a cotação da Son SGPS com a cotação da Soi se faz algum sentido a mim parece -me que ainda faz temos a soma das seguintes parcelas - Son SGPS - 1,22 + Cotação da SOI incorprada 0,45 o que dá a cotação de aprox 0,46 ora neste momento a Son está cotada a preços antigos a 1,67 logo ainda há bastanto espaço para subir o desafio é saber até quando ela subirá talvez a chave esteja no tradicional efeito Janeiro em todo o caso controlar a cotação por esta via parece-me que não será mal pensado ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
sonai ind
Estou inteiramente de acordo com o lazarus! Tambem estou com algum direitos e não tenciono vender as futuras sonae ind já por muitas das razões apontados noutros tópicos sobre o assunto e sobretudo pela possibilidade de entrada no psi 20. Continuo a pensar que quem adquiriu direitos (ou mais direitos) abaixo dos .40 fez um bom negócio. Eu na altura vendi 2/3 das acções que tinha da sonae sgps e comprei mais direitos. Espero não me ter enganado.
No entanto, se não houver especulação pelo meio, a sonae sgps continua a parecer-me uma melhor aposta a longo prazo do que sonae ind., pela sua constituição e pelo AT.
Estou espectante mas tranquilo
Abraço
Clinico
No entanto, se não houver especulação pelo meio, a sonae sgps continua a parecer-me uma melhor aposta a longo prazo do que sonae ind., pela sua constituição e pelo AT.
Estou espectante mas tranquilo
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Eu estou mais negativo para o periodo de 9 a 19 de Janeiro do que pro dia 20.
Os direitos encerraram sexta-feira passada com 1 desconto de 6% em relação às acções. Ora, no final da sessão de dia 19 esse desconto já não fará sentido porque dia 20 já não haverá direitos e os investidores da S3P terão todos a possibilidade de negociar o capital investido.
Por isso, a evolução "normal" da acção seria deslizar ate os 6,34 resulntante da multiplicação de 14,75 por 0,43 até dia 19.
Se acção chegar a esse dia acima dos 6,34, então é pq o mercado estará clara// bull já q estarão a pagar mais por cada acção do q s tivessem comprado os direitos.
Se estiver a abaixo dos 6,34, ja não estarei tão bull para dia 20 mas, apesar de pequenos investidores poderem aproveitar para realizar mais valias, acho que os fundos vão entrar em peso na acção, e compensará larga// o impacto da realização das mais valias.
A ver... eu sou pekeno e não vendo dia 20. tou longo na 3P
Deixo ficar um gráfico em q coloco em coluna a desvalorização constante da S3P de forma a igualar no dia 19 o valor dos direitos. Na linha encontra-se a cotação no mercado.
PS: Dentro da S3P!
Os direitos encerraram sexta-feira passada com 1 desconto de 6% em relação às acções. Ora, no final da sessão de dia 19 esse desconto já não fará sentido porque dia 20 já não haverá direitos e os investidores da S3P terão todos a possibilidade de negociar o capital investido.
Por isso, a evolução "normal" da acção seria deslizar ate os 6,34 resulntante da multiplicação de 14,75 por 0,43 até dia 19.
Se acção chegar a esse dia acima dos 6,34, então é pq o mercado estará clara// bull já q estarão a pagar mais por cada acção do q s tivessem comprado os direitos.
Se estiver a abaixo dos 6,34, ja não estarei tão bull para dia 20 mas, apesar de pequenos investidores poderem aproveitar para realizar mais valias, acho que os fundos vão entrar em peso na acção, e compensará larga// o impacto da realização das mais valias.
A ver... eu sou pekeno e não vendo dia 20. tou longo na 3P
Deixo ficar um gráfico em q coloco em coluna a desvalorização constante da S3P de forma a igualar no dia 19 o valor dos direitos. Na linha encontra-se a cotação no mercado.
PS: Dentro da S3P!
- Anexos
-
- S3P.GIF (23.47 KiB) Visualizado 1029 vezes
...ou não (pelo menos no dia 20)!! O mais normal é a malta que comprou direitos baratos relativamente à acção, chegar ao dia 20 e vender as acções para realizar a mais valia.
Espero uma grande queda no dia 20 (nota mental pra mim: arranjar liquidez até lá para dia 20 comprar mais Sonae Industria barata!
)
Espero uma grande queda no dia 20 (nota mental pra mim: arranjar liquidez até lá para dia 20 comprar mais Sonae Industria barata!
spin off sonae
Certo,
Dia 20 logo se vê. As perspectivas não parecem más. Na 6 feira, o preço de encerramento dos direitos estava a desconto em relação ao preço da sonae ind. Hoje a sonae ind continua a subir. Se continuar assim e com todas as recomendações e perspectivas, o negócio é capaz de valer a pena...
Abraço
Clinico
Dia 20 logo se vê. As perspectivas não parecem más. Na 6 feira, o preço de encerramento dos direitos estava a desconto em relação ao preço da sonae ind. Hoje a sonae ind continua a subir. Se continuar assim e com todas as recomendações e perspectivas, o negócio é capaz de valer a pena...
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Dúvida no Spin-off da SON
Pelo que percebi, o período de negociar os direitos terminou no dia 06. E só no próximo dia 20 estes serão convertidos em acção da SONIND, logo, de 06 a 20 de Janeiro quem manteve os direitos em carteira estará impedido de negociar o activo . Certo?
Trade the trend.
12 mensagens
|Página 1 de 1