Caldeirão da Bolsa

BCP - Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertiveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tek » 21/12/2005 15:55

Obrigado
tek

Registado: 28/12/2004 14:51

por Theus » 21/12/2005 15:48

tek Escreveu:Boa tarde,

Alguém sabe qual foi o preço de compra dos VMOC?

tek

www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/40/ ... ndex.jhtml

Registado: 17/9/2003 23:16

por Menor_Valia » 21/12/2005 15:48

Saudações!!

tek Escreveu:Alguém sabe qual foi o preço de compra dos VMOC?

5,00 Euros aquando da emissão. Depois disso puderam ser negociados em bolsa a vários preços.

Um abraço,

JR

Registado: 3/12/2005 16:58

por tek » 21/12/2005 15:36

Boa tarde,

Alguém sabe qual foi o preço de compra dos VMOC?

tek

Registado: 28/12/2004 14:51

por artista_ » 17/12/2005 20:07

Clepsidra Escreveu:...
Podem vender-se VMOC's ainda. Perdem-se os juros mas cada "acção" será vendida a cerca de 2,07/2,09. Quem acredita na aquisição do BCR, vende agora, adquire liquidez e pode "recomprar" BCP a valores abaixo de 2 euros. Bom negócio, não?
Cumprimentos

Com aquisição ou não do BCR apostar em que se poderá recomprar BCP abaixo de 2 euros tem tanto de falível como manter as acções porque se acredita que o BCP irá subir mesmo que vença o concurso... eu sou dos que acredita que haverá uma queda do título caso vença o concurso para o BCR mas o mercado tem sempre muitas surpresas!

Nesta altura penso que certo é apenas o facto de o BCP ser uma acção a evitar por quem quer ter alguma segurança nos seus investimentos, caso estes sejam de médio ou curto prazo!

Bom fim-de-semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por Menor_Valia » 17/12/2005 17:06

Saudações!!

Em complemento do meu comentário anterior, importa apenas referir que deve estar subjacente a uma tomada de decisão, tal como Clepsidra referiu, que no caso da venda agora dos VMOC, perdem-se os juros, o que equivale a dizer que se estariam a vender actualmente por 2,07-2,08, "acções" que "valem" 2,11-2,12.

Aguardo os vossos comentários avisados! :) Obrigado.

Um abraço,

JR

por Menor_Valia » 17/12/2005 15:40

Saudações!!

Clepsidra Escreveu: Podem vender-se VMOC's ainda. Perdem-se os juros mas cada "acção" será vendida a cerca de 2,07/2,09. Quem acredita na aquisição do BCR, vende agora, adquire liquidez e pode "recomprar" BCP a valores abaixo de 2 euros. Bom negócio, não?
Cumprimentos

O que pensam os colegas forenses mais entendidos desta sugestão do(a) ilustre colega Clepsidra? Será aconselhável vender agora(preço actual VMOC=4,91 => valor de acção=2,07-2,08) para não correr riscos aquando da saida da noticia sobre o BCR(temos tb de admitir a hipótese remota da noticia sobre a aquisição do BCR não ser conhecida antes do final do ano!) e principalmente durante aqueles primeiros 15 dias(só?) do ano em que as acções estarão inegociáveis?

Um abraço,

JR

por Clepsidra » 17/12/2005 13:14

Bom dia,

Sem querer parecer mais do que sou, questiono os colegas forenses se não deveriam aprofundar os temas, a partir da informação básica existente em abundância, e só depois colocar as questões, mas em grau de exigência mais elevado. As perguntas às vezes são tão "desajustadas" que levam os mais entendidos a não perder tempo a explicar algo que está acima do "beábá" presente em algumas questões.

Os VMOC foram adquiridos, através de direitos, em 2002 e associavam uma remuneração de 9% ao ano (9 cêntimos de euro, líquidos, por trimestre). Remuneração fantástica para aplicações a médio prazo, e ainda mais porque era expectável que o título iria apreciar-se com o decorrer dos 3 anos de duração.
A partir do fim de 2003, salvo erro, era possível solicitar a conversão antecipada, em cada trimestre na data de pagamento dos juros. Muito poucos o fizeram porque estavam sempre com expectativas "ganhadoras". Não esquecer que os dividendos líquidos nos dois últimos anos foram 5,6 centimos por acção, pagos em 2 tranches. Os VMOC "concederam" 15,2 centimos, por ano, por acção.
(Cada VMOC corresponde a 2,364 acções do BCP quando convertidas, tomando como base o valor de subscrição inicial. Mas o título esteve sempre cotado e, em alguns momentos, era melhor comprar VMOC's e recorrer à conversão, com ganhos muito simpáticos...)

Em Setembro de 2005, após o recebimento dos juros e do pedido de conversão em acções, foi possível vendê-las a cerca de 2,30 (meu caso) mas houve quem o fizesse com mais alguns centimos. E nessa data já se sabia que o BCP era concorrente ao BCR.

Apesar de eu ter tido algum cuidado na leitura da ficha técnica, características do produto e ter feito algumas contas, investi, inicialmente, para os filhos... A partir de Agosto de 2003, investi como se fossem outros quaisquer títulos. Não me queixo mesmo nada...
Nota: As acções estarão disponíveis em 15 de Janeiro, aproximadamente, e poderão ter um valor momentâneo a oscilar entre os 1,90 ou os 2,35, dependendo do BCR. A minha expectativa é de que valerão algo como 1,95/2, porque aí já se saberá que o BCP ganhou (minha aposta) e quem é a "muleta" do BCP neste negócio (FORTIS, concerteza).

Podem vender-se VMOC's ainda. Perdem-se os juros mas cada "acção" será vendida a cerca de 2,07/2,09. Quem acredita na aquisição do BCR, vende agora, adquire liquidez e pode "recomprar" BCP a valores abaixo de 2 euros. Bom negócio, não?
Cumprimentos

Registado: 12/9/2005 19:19

por Menor_Valia » 17/12/2005 11:51

Saudações!!

Na minha modesta opinião foi um bom investimento para quem os conseguiu despachar há cerca de 2-3 meses a ~5,40 EUR. :P

Por outro lado, quem fica com uma boa parte deles em carteira, como eu, inicia o ano já com as acções e sem as poder transacionar durante um periodo(1 mês?), arriscando-se a que valham menos de 1,75 EUR(não esquecer que foram convertidas pelo valor 2,115 EUR) quando finalmente as puder transacionar. :cry:

Um abraço,

JR

VMOC

por lr » 15/12/2005 23:43

A coisa não funciona assim.
O preço já estava estipulado à partida.
O nr. de acções que cada investidor vai ter é o valor que investiu a dividir por 2,115.
As sobras são pagas em dinheiro.
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

por pedras11 » 15/12/2005 23:40

Tesouro Escreveu:Maquiavel !

Será que foi o BCP que fez cair as cotações para não ter de pagar as acções mais caras elas estão por volta de 2.11

Não. O valor da conversão foi defenido em 2002, salvo erro.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por vitcosta2 » 15/12/2005 23:24

Hoje , mas para a semana (21 Dez) podem cair (se acontecer acho que vai ser pouco) ou subir muito, acho é que com tantas coisas a acontecerem vai ser a acação estrela nas proximas semanas.

Para o bem ou para o mal.

Estou dentro a valores mais altos que o actual
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

por Tesouro » 15/12/2005 23:09

Maquiavel !

Será que foi o BCP que fez cair as cotações para não ter de pagar as acções mais caras elas estão por volta de 2.11

Registado: 14/4/2005 12:39

Boa questão que levantas

por pericos » 15/12/2005 22:46

Vale sempre a pena, quando se encara um titulo como pilar da carteira (o que pode ser um grande erro), mas o que é que querem? Tenho-o a variadissimos preços mas com um preço médio muito simpático.

Agora como investimento, é claro que existiram outras opções bastante mais rentáveis e até com o mesmo nível de risco ou inferior inclusivé.

Não me arrependo e a minha filha que só tem 6 anos há-de agradecer.

BN

João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

VMOC

por lr » 15/12/2005 22:41

Desculpem, só agora reparei que já havia uma troca de ideias sobre o tema.
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

BCP - Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertiveis

por lr » 15/12/2005 22:33

Boa noite

Considerando que a conversão deste produto em acções vai ocorrer em 30/DEZ, faço a pergunta para quem o tem:
- Valeu a pena ? Considerando que vão ser obrigados a comprar acções BCP a 2,115 e considerando os juros recebidos durante o investimento.

Aos analistas:
O que acham que vai acontecer a esta acção a partir do momento que entrarem no mercado mais este numero significativo de acções, o que na prática é um aumento de capital ?

Penso que das respostas a estas perguntas poderemos chegar à conclusão se vale a pena investir nestes produtos, que à partida parecem um tiro no escuro.

Obrigado
LR

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO, PMP69 e 880 visitantes