Caldeirão da Bolsa

TGV vem retirar 20 mil carros por dia das estradas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ptmasters » 13/12/2005 23:31

Elias Escreveu:
ptmasters Escreveu:Pessoalmente, acredito que será exactamente a linha Lisboa <-> Madrid com maior sucesso.

Algumas vezes por ano tenho que fazer Lisboa <-> Madrid por ano, e digo-vos (e mais confirmarão) que é uma boa estafa, para além do tempo que se perde a mais. Porquê que não vou de avião? Por causa dos preços. Mas TGV entre a 80€ e 100€, é seguramente a melhor opção.



Caro pt-masters,

Concordo que é uma estafa ir de carro (também já fiz a viagem Lisboa-Madrid por estrada).
Concordo que o TGV é bem mais confortável que o carro.

Porém, já não concordo quando dizes que o avião é caro. Para podermos fazer comparações sabendo do que estamos a falar, é importante ter os números a frente - por isso estive a fazer algumas pesquisas.

Primeiro procurei o preço do bilhete de avião: no site da TAP (http://www.flytap.com/Portugal/pt/Homepage) consegues facilmente marcar uma ida e volta a Madrid por 205 eur (com todas as taxas incluídas). Ora o TGV com 80 a 100 euros cada bilhete fica-te em 160 a 200 euros a ida e volta. Em minha opinião, estar a pagar o mesmo (ou quase) para demorar mais duas horas que o avião não é competitivo.

De qualquer forma, convém ter uma ideia mais precisa de qual será o preço do TGV Lisboa-Madrid? Custa-me a crer que o TGV custe apenas 80 euros ida. Certamente o preço não será fixado apenas pelo governo português, já que dois terços do percurso se desenrolam em Espanha. Por isso, a fim de obter indicadores mais precisos fui ao site da RENFE (www.renfe.es) e verifiquei que um bilhete simples de Madrid a Sevilha com o A.V.E. (o TGV deles) custa 67 euros. Mas este trajecto tem apenas 471km (www.altavelocidad.org). Já a linha de Lisboa para Madrid terá cerca de 620km o que representa mais 30% aproximadamente. Ora como na ferrovia o preço geralmente é ao km, podemos "atirar" para um preço de 90 euros, ida simples. Este valor está dentro do intervalo que apontaste, por isso como referi não é competitivo com o avião.

1 abraço,
Elias


Boas Elias,

Fazendo fé nos cálculos que apresentam para uma ida Lisboa <-> Madrid, serão em média 0,15€, 0,12€ e 0,09€ por KM, em função do tipo de serviço. Ou seja: 186€, 149€ e 112€.

Acredito (não procurei, como também não procuro quando tenho de ir a Espanha, porque como é sempre pela empresa, os preços que nos chegam pela a agência são sempre superiores a 230€ - como é natural, deve incluir a comissão da agência...) que qualquer um de nós encontre mais barato.

:arrow: Mas estamos a comparar o mesmo serviço? É que se calhar no TGV por 186€ vou em "1ª classe" e no avião não. Claro, que se quiser poupar, baixo o nível de serviço no TGV e aí ainda pode ficar mais competitivo.
:arrow: E o "empregado" que vai em trabalho, vai dar-se ao trabalho de andar à procura na net qual a tarifa mais barata?
:arrow: E aqueles que "receiam" viajar de avião? (não são tão poucos quanto isso, e apesar de eu não ser um deles, mas entre um meio de transporte e outro, prefiro de longe o comboio, porque "dá-me mais gozo" a viagem")
:arrow: e os tempos perdidos em check in e recolhas de bagagem?
:arrow: no comboio, existem muito mais condições propícias a trabalhar (completar trabalhos, revisões, ou simplesmente distracção), enquanto que no avião, essas condições são muito mais restrictas;
:arrow: é mais saudável o comboio do que o avião (desde os lugares menos "apertados" - e eu até cabo naqueles lugares como deve ser :mrgreen: - ao podermos levantar-nos e caminhar e desentorcer os músculos)
:arrow: e ainda, há a questão do telemóvel, que muitos aproveitarão para ir falando (trabalho ou não)...

Quanto a distâncias entre cidades e que justifiquem ou não o TGV, pego no caso francês:

:arrow: TGV Sud Est 417 KMs - St Florentin <-> Lyon Sathonay
:arrow: TGV Sud Est +142 KMs - Combs la Ville (Paris) <-> St Florentin
:arrow: TGV Atlantique 281 KMs - Bagneux (Paris) <-> Connerré Junction (Le Mans)
:arrow: TGV Atlantique +101 KMs - Courtalain Junction <-> Monts Junction (Tours)
:arrow: TGV Nord Europe 333 KMs - Paris <-> Lille e Lille <-> Calais
:arrow: TGV Paris Interconnection 104 KMs
:arrow: TGV Paris Interconnection +17 KMs TGV Nord, TGV Sud Est e TGV Atlantique
:arrow: TGV Rhône-Alpes 121 KMs - Montanay Junction <-> Satolas Airport
:arrow: TGV Rhône-Alpes +84 KMs - Satolas Airport <-> St Marcel Les Valence
:arrow: TGV Mediterranée 251 KMs - Valence - Marseille / Nimes

Depois, há sempre que contar com o crescimento ao longo do ano, que tanto quanto sei, a única linha que dá resultados operacionais negativos (excluindo investimentos em infra-estrutura) é a linha do Canal da Mancha.

Também se pode contra-argumentar que, os países nórdicos (Suécia e Dinamarca pelo menos), não precisaram de TGV para se desenvolver, mas diria que esses países estão "noutro nível"...

Um abraço

http://www.jrtr.net/jrtr40/pdf/f22_ard.pdf
Anexos
tgv2.png
tgv2.png (26.91 KiB) Visualizado 720 vezes
TGV4_5.png
TGV4_5.png (8.31 KiB) Visualizado 724 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por Elias » 13/12/2005 19:46

pedras11 Escreveu:TGV Lisboa-Madrid será 60% mais barato que viagem de avião
Os preços da ligação Lisboa-Madrid no futuro comboio de alta velocidade (TGV) serão 60% inferiores aos das tarifas que actualmente são praticadas pelas duas principais aéreas portuguesas (TAP e PGA), e o tempo de ligação não será muito superior.


Nisto só acredita quem quiser.

Alguém sabe dizer assim de caras (e sem fazer pesquisas) o preço de um bilhete de avião Lisboa-Madrid?

Provavelmente não saberá. E mesmo que saiba provavelmente não será o melhor preço. É bem conhecido que hoje em dia há múltiplas tarifas para um mesmo percurso e que escolhendo bem os voos e marcando com antecedência se conseguem preços muito competitivos. Por outras palavras, o TGV pode permitir poupar 60% em relação à "tarifa-base", mas a tarifa aérea mais económica e com restrições permite também um ganho equivalente... :roll:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pedras11 » 13/12/2005 19:12

TGV Lisboa-Madrid será 60% mais barato que viagem de avião
Os preços da ligação Lisboa-Madrid no futuro comboio de alta velocidade (TGV) serão 60% inferiores aos das tarifas que actualmente são praticadas pelas duas principais aéreas portuguesas (TAP e PGA), e o tempo de ligação não será muito superior.

No seu entender, este projecto de relatório da Comissão Europeia não critica a política portuguesa para a Agricultura, porque se o fizesse «criticava-se a si própria».
«Não há opções nacionais de política agrícola desde a adesão, o que há é uma Política Agrícola Comum cujos resultados Portugal contesta», disse o ministro, citado pela Rádio Renascença.
Para Sevinate Pinto, o relatório de Bruxelas reconhece a existência de problemas específicos na Agricultura nacional e mostra abertura para apoiar soluções que permitam ultrapassar ou melhorar essas situações.
Este relatório, que o Público cita na sua edição de segunda-feira, diz que as opções portuguesas de política agrícola foram erradas desde a adesão de Portugal à Comunidade Europeia.
O estudo, cuja versão provisória começa a circular, diz que ao invés do aumento das quotas de produção, a trave mestra para resolver os problemas estruturais da agricultura nacional passa pelo reforço do desenvolvimento rural.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por Elias » 13/12/2005 18:29

daviddias Escreveu:nao nos podemos eskecer do tempo k demora o check-in, esperar pelas malas e etc no avião. No TGV isso será bastante mais rapido, portantao nestas "pequenas distancias" é normal k a diferenca entre aviao/TGV seja pequena.

bye


Isso é verdade mas é preciso lembrar que hoje em dia para quem viaja sem bagagem (caso dos executivos que vão e vêm a Madrid) é possível fazer check-in telefónico e no final não esperas pelas bagagens.


Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por alexandre7ias » 13/12/2005 18:20

Estudo da Católica prevê impacto de 5,923 milhões de euros no PIB
Projecto de Alta Velocidade deverá gerar 5 mil milhões de riqueza entre 2014 e 2023
O projecto ferroviário de Alta Velocidade irá gerar riqueza acrescida (impacto no VAB – Valor Acrescentado Bruto) no valor de 5,004 mil milhões de euros, a valores de 2005, no conjunto da economia nacional, durante os 10 anos a partir do arranque da operação, relativos às linhas Lisboa/ Porto e Lisboa/Madrid (até à fronteira), ou seja, entre 2014 e 2023.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Miguel Silva
nmsilva@mediafin.pt


O projecto ferroviário de Alta Velocidade irá gerar riqueza acrescida (impacto no VAB – Valor Acrescentado Bruto) no valor de 5,004 mil milhões de euros, a valores de 2005, no conjunto da economia nacional, durante os 10 anos a partir do arranque da operação, relativos às linhas Lisboa/ Porto e Lisboa/Madrid (até à fronteira), ou seja, entre 2014 e 2023.

A conclusão foi hoje anunciada por João Confraria, um dos responsáveis pelo estudo realizado pela Universidade Católica sobre os «impactos económicos na fase de construção» do projecto ferroviário de Alta Velocidade, durante a sessão de apresentação que está hoje a decorrer na FIL, em Lisboa.

Deste valor de riqueza acrescida para a economia nacional, o sector que deverá sair mais beneficiado é o da construção civil, com um total de 1,881 mil milhões de euros de impacto no respectivo VAB no período em causa.

Ambas as projecções são a preços de 2005 e incorporam uma taxa de actualização anual de 5%.

Segundo João Confraria, as estimativas da Universidade Católica apontam também para um impacto directo no PIB adicional de 5,923 milhões de euros, durante os referidos 10 anos.

Estas estimativas não se estendem para os 20 ou 30 anos seguintes de exploração do sistema de Alta Velocidade, durante os quais os ganhos de eficiência deverão ser superiores, além de não contabilizarem o efeito, considerado significativo, do tráfego induzido.

Nestas projecções sobre o impacto no PIB, que João Confraria considera «estarem feitas claramente por baixo, a maior parte deriva da cobrança adicional de impostos indirectos, nomeadamente IVA, com uma fatia 1,045 mil milhões de euros.

Os impostos directos adicionais gerados pela Alta Velocidade deverão ascender a 497 milhões de euros, durante o período referido.

Além da indústria da construção civil, os outros sectores de actividade que mais poderão ganhar com a construção deste projecto, são a prestação de serviços a empresas, serviços imobiliários, serviços financeiros, indústria de minerais não metálicos (com destaque para o sector cimenteiro) e a área de produção de máquinas e equipamentos.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por daviddias » 13/12/2005 17:52

nao nos podemos eskecer do tempo k demora o check-in, esperar pelas malas e etc no avião. No TGV isso será bastante mais rapido, portantao nestas "pequenas distancias" é normal k a diferenca entre aviao/TGV seja pequena.

bye
 
Mensagens: 418
Registado: 1/2/2005 19:30

por Camisa Roxa » 13/12/2005 17:43

Epa, como já muitos disseram promover o desenvolvimento do país através da construção civil, foi chão que já deu uvas em Portugal

Quais são os resultados? Progresso enquanto dura a construção das obras e fome depois para as pagar! E quem beneficia com isso? Alguns milhares de empregos precários nas obras e claro a banca e grandes construtoras nacionais

A visão estreita de curto prazo continua a imperar no nosso país e depois admiram se de não sairmos da cepa torta

Têm 7 biliões para gastar que tal aplicarem isso em silicon valleys portugueses? Em áreas que têm um futuro SUSTENTÁVEL para o país (ambiente, tecnologia, medicina, biotecnologia, informática, racionalização energética, turismo qualificante, etc.).

Isso sim seria a criação de riqueza para o país pois criaria postos de trabalho qualificados para os portugueses, aumentaria exponencialmente as nossas exportações pois tratam-se dos sectores mais requisitados a nível mundial

A nossa agricultura e pescas estão destruídos, a indústria pouco falta. Devemos ressuscitar o possível da indústria e serviços qualificados que tenham procura mundial

É claro que não deverá ser o Estado a criar as empresas, isso caberá ao sector privado, mas deverá orientar as prioridades nacionais para determinados sectores criando infra estruturas físicas, incentivos financeiros (fomento de start ups, capital de risco e fomento ao crescimento do empreendorismo), formação profissional adequada e qualificação da mão de obra (inclui correcto licenciamento dos cursos universitários aumentando a fatia de cursos disponíveis nos sectores chave e diminuindo os não prioritários) etc etc

É para isto que serve o Estado, para promover políticas de desenvolvimento sustentado para o país e utilizar os instrumentos adequados para as implementar

Mas não, em Portugal só se vê a árvore e não a floresta, o imediatismo impera, parece aqueles traders que querem ficar ricos do dia para a noite e enquanto mantiverem essa atitude nunca conseguem chegar a lado nenhum...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por alexandre7ias » 13/12/2005 17:35

Projecto ferroviário de Alta Velocidade
Mário Lino remete decisão sobre linha Porto/Vigo para 2007
O Governo português só vai tomar uma decisão final sobre a linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo, na Galiza, em 2007, assegurou hoje Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Miguel Silva
nmsilva@mediafin.pt



O Governo português só vai tomar uma decisão final sobre a linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo, na Galiza, em 2007, assegurou hoje Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

«Precisamos de estudos mais aprofundados, saber que tipo de linha e qual a configuração geral do traçado», justificou hoje o governante, à saída da sessão de apresentação do projecto de Alta Velocidade, que decorrerá durante todo o dia de hoje, no centro de Congressos da FIL, em Lisboa.

Mário Lino remeteu também para o próximo ano a decisão governamental sobre a localização da entrada em Lisboa da linha que fará a ligação com o Porto, estando por definir se essa entrada se fará pelo Norte ou pelo sul de Lisboa.

O projecto de alta velocidade apresentado hoje pelo actual governo aposta na concretização de duas linhas prioritárias: uma entre Lisboa e Madrid, e outra entre a capital e o Porto.

A conclusão da primeira está agora prevista para 2013, e a da segunda para 2015.

O investimento a realizar na construção das linhas Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid, será, respectivamente, na ordem dos 4,7 e 3 mil milhões de euros, num total de 7,7 mil milhões de euros, a que acresce um investimento em material circulante na ordem dos 450 milhões de euros.

«Quanto às restantes ligações, a sua concretização não está posta em causa. Mas as novas datas previstas para a sua conclusão, só poderão ser fixadas após estarem terminados os estudos em curso para decidir as condições da sua viabilização», explicou Mário Lino na intervenção de abertura da sessão de apresentação.

O projecto inicial do TGV previa, para além destas três linhas já referidas, as ligações Aveiro/Salamanca e Lisboa/Faro/Huelva.

O ministro das Obras Públicas reconheceu também que no auge do volume de obra deste projecto, entre 2010 e 2012, está assegurada a criação de 100 mil empregos adicionais em Portugal, não só através do volume de empreitadas de construção civil, mas também por outras «várias formas, como com os empregos associados à própria exploração» da rede de Alta Velocidade.




Esta sim Porto/Vigo é de grande importancia, sabiam que um bilhete de avião Vigo/Madrid pode (maior parte das vezes) custar 60€ ida e volta.
Pelo menos uma vez por mês vou a Granada, que fica a 900Km do Porto, demoro 7,5 horas a chegar e gasto cerca de 150€ em combustivel, se me deslocar de avião ou no futuro TGV não ganhava nada com isso, alem de não ter transporte quando chegar ao destino.
No entanto é como tudo se for para assinar um documento ou fechar um negocio, claro que o mais importante é o tempo e não o que se gasta. :wink:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por alexandre7ias » 13/12/2005 17:27

BPI diz
TGV beneficia todo o sector em Portugal mas principalmente Mota-Engil e Teixeira Duarte
O TGV terá um impacto positivo em todo o sector em Portugal mas as construtoras são quem mais vão beneficiar com o projecto, consideram os analistas do BPI no dia em que o ministro das Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino adiantou que o investimento total no projecto de alta velocidade ferroviária vai ascender a 8,18 mil milhões. Os mesmos especialistas não acreditam que a Brisa será muito prejudicada.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt


O TGV terá um impacto positivo em todo o sector em Portugal mas as construtoras são quem mais vão beneficiar com o projecto, consideram os analistas do BPI no dia em que o ministro das Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino adiantou que o investimento total no projecto de alta velocidade ferroviária vai ascender a 8,18 mil milhões. Os mesmos especialistas não acreditam que a Brisa será muito prejudicada.

Segundo o mesmo responsável, o total inclui o investimento de 7,7 mil milhões de euros em infra-estrutura nas duas ligações prioritárias Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid, mais 480 milhões de euros de investimento em material circulante.

No Iberian Daily do BPI os especialistas explicam que este projecto tem um impacto «positivo» em quase todas as empresas envolvidas neste sector em Portugal e poderá também beneficiar as companhias espanholas.

Para os analistas, as construtoras «são quem mais vai beneficiar com este projecto (a Brisa também poderá ter um papel importante), com a Mota-Engil e a Teixeira Duarte a serem os óbvios vencedores e com a Cimpor e a Semapa a serem indirectamente beneficiados devido ao esperado aumento no consumo de cimento».

No entanto, deverá competir directamente com o tráfego aéreo entre Lisboa e Porto, com uma queda estimada no mesmo de 40%, bem como nas ligações a Madrid, já que o comboio deverá absorver cerca de 30% do tráfego aéreo entre as duas cidades, consideram os espacialistas.

A mesma fonte sublinha que o impacto na Brisa não deverá ser tão negativo uma vez que na A1, a maior parte do trânsito situa-se nos extremos da mesma e continua a ser mais barato viajar de automóvel.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por alexandre7ias » 13/12/2005 17:25

TGV gera impacto de 7 mil milhões no PIB e 100 mil empregos no pico
Um investimento de 7,7 mil milhões de euros, um impacto no PIB de sete mil milhões de euros entre 2005 e 2023 e 100 mil postos de trabalho no ano de pico da construção em 2012, são alguns dos grandes números apresentados hoje sobre o projecto de alta velocidade ferroviária (TGV), noticia o Jornal de Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Suspiro
asuspiro@mediafin.pt



Um investimento de 7,7 mil milhões de euros, um impacto no PIB de sete mil milhões de euros entre 2005 e 2023 e 100 mil postos de trabalho no ano de pico da construção em 2012, são alguns dos grandes números apresentados hoje sobre o projecto de alta velocidade ferroviária (TGV), noticia o Jornal de Negócios.

Num projecto em que o Estado assume a maior fatia do investimento total (40%), o Governo vai procurar valorizar o impacto macro-económico do TGV. As externalidades positivas em relação a uma factura de 1.375 milhões de euros em 2010, sem rede de alta velocidade, serão de 92 milhões de euros por ano no início da exploração e deverão atingir os 245 milhões de euros por ano em 2025.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por alexandre7ias » 13/12/2005 17:23

Rocha de Matos quer Lisboa/Porto com pendulares
AIP defende prioridade na ligação Aveiro/Salamanca
Rocha de Matos, presidente da AIP- Associação Industrial Portuguesa, defendeu hoje que uma das prioridades de Portugal quanto ao projecto ferroviário de Alta Velocidade deveria ser a construção da linha entre Aveiro e Salamanca, para passageiros e mercadorias.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Miguel Silva
nmsilva@mediafin.pt


Rocha de Matos, presidente da AIP- Associação Industrial Portuguesa, defendeu hoje que uma das prioridades de Portugal quanto ao projecto ferroviário de Alta Velocidade deveria ser a construção da linha entre Aveiro e Salamanca, para passageiros e mercadorias.

Falando à margem da sessão de apresentação do projecto de Alta Velocidade, que decorre durante todo o dia de hoje no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa, Rocha de Matos considerou que esta ligação é fundamental «para fazer o escoamento dos nossos produtos para o mercado europeu» e assim evitar o facto de sermos «ultra periféricos em relação à Europa, o nosso principal mercado».

O presidente da AIP considera ainda que a linha Lisboa/ Porto, com as extensões a Vigo para norte, e ao Algarve para sul, é menos prioritária, sendo, no seu entender, mais adequado criar condições para que essa «espinha atlântica» pudesse ser efectuada através de comboios pendulares.

Em relação ao projecto de Alta Velocidade, que hoje está a ser apresentado por iniciativa do Governo, Rocha de Martos concorda com a prioridade concedida à linha entre Lisboa e Madrid e lamenta que «não tenha aparecido há 15 ano
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por Elias » 13/12/2005 17:19

ptmasters Escreveu:Pessoalmente, acredito que será exactamente a linha Lisboa <-> Madrid com maior sucesso.

Algumas vezes por ano tenho que fazer Lisboa <-> Madrid por ano, e digo-vos (e mais confirmarão) que é uma boa estafa, para além do tempo que se perde a mais. Porquê que não vou de avião? Por causa dos preços. Mas TGV entre a 80€ e 100€, é seguramente a melhor opção.



Caro pt-masters,

Concordo que é uma estafa ir de carro (também já fiz a viagem Lisboa-Madrid por estrada).
Concordo que o TGV é bem mais confortável que o carro.

Porém, já não concordo quando dizes que o avião é caro. Para podermos fazer comparações sabendo do que estamos a falar, é importante ter os números a frente - por isso estive a fazer algumas pesquisas.

Primeiro procurei o preço do bilhete de avião: no site da TAP (http://www.flytap.com/Portugal/pt/Homepage) consegues facilmente marcar uma ida e volta a Madrid por 205 eur (com todas as taxas incluídas). Ora o TGV com 80 a 100 euros cada bilhete fica-te em 160 a 200 euros a ida e volta. Em minha opinião, estar a pagar o mesmo (ou quase) para demorar mais duas horas que o avião não é competitivo.

De qualquer forma, convém ter uma ideia mais precisa de qual será o preço do TGV Lisboa-Madrid? Custa-me a crer que o TGV custe apenas 80 euros ida. Certamente o preço não será fixado apenas pelo governo português, já que dois terços do percurso se desenrolam em Espanha. Por isso, a fim de obter indicadores mais precisos fui ao site da RENFE (www.renfe.es) e verifiquei que um bilhete simples de Madrid a Sevilha com o A.V.E. (o TGV deles) custa 67 euros. Mas este trajecto tem apenas 471km (www.altavelocidad.org). Já a linha de Lisboa para Madrid terá cerca de 620km o que representa mais 30% aproximadamente. Ora como na ferrovia o preço geralmente é ao km, podemos "atirar" para um preço de 90 euros, ida simples. Este valor está dentro do intervalo que apontaste, por isso como referi não é competitivo com o avião.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

20 000 carros!!

por Col » 13/12/2005 4:22

20 000 carros tirados à circulação rodoviária por dia, significa que o TGV vai transportar no minimo 20 000 passageiros / dia!!!
Por favor, não me queiram cegar, porque felizmente ainda "enchergo" qualquer coisita.
 
Mensagens: 111
Registado: 6/7/2005 3:58
Localização: 16

por bolinha » 13/12/2005 3:01

Desculpem lá, mas o TGV é a maior vigarice que está a ser empurrada pela nossa garganta abaixo (para não mencionar outro orifício corporal).

A questão é simples. Um TGV só é útil e rentável quando serve para ligar grandes centros urbanos entre 400 e 1200 km

Isto porque:

- abaixo de 400 km os transportes já existentes (auto-estradas, comboio normal ou pendular) é preferível. Para ir de Lisboa ao Porto e vice-versa um TGV ganha quando muito 1 h ao comboio normal, vale a pena investir biliões para isso? E isto na melhor das hipóteses, se não parar pelo meio, se parar em Leira, Coimbra ou Aveiro lá se vai a alta velocidade pq o TGV precisa de 50 km para acelerar até à velocidade maxima e outros 50 km para travar, se parar pelo meio nunca chega à velocidade maxima

- acima dos 1200 km o avião é melhor. O TGV não serve para ligar Portugal à Europa, quase ninguém iria levar 10 ou 12 h para ir de Paris a Lisboa

- o TGV é só para passageiros, não há TGV de mercadorias. Se puserem comboios de mercadorias mais lentos a circular em linha de alta velocidade só vai atrapalhar os TGV e lá se vai a alta velocidade

- o TGV não serve para "desenvolver as regiões por onde passa", porque não vai parar lá! Vai desenvolver tanto como o pessoal ficar a ver os aviões que lhes passam por cima

Então para que é que serve o TGV em Portugal?

Só para uma (ou 2) coisas - ligar Lisboa-Madrid ou Porto-Madrid.

O TGV só interessa realmente é aos espanhois!!!

Em particular a Madrid pq está precisamente no centro da peninsula a 600 km de grandes cidades no litoral - Barcelona, Pais Basco, Vigo, Sevilha, Porto e Lisboa. Para Madrid é que o TGV faz todo o sentido porque reforça a sua posição de "centro da peninsula"

E os espanhois sabem-no muito bem. Por isso é que pressionam o governo português a andar para a frente com o TGV pq para eles são mais 1 ou 2 destinos que criam tráfego para rentabilizar a rede TGV deles e tb pq precisam de escoar a produção da nova fábrica de TGVs que abriram na Andaluzia em conjunto com a canadiana Bombardier, que como sabem há pouco tempo fechou a fábrica que tinha em Portugal com a Sorefame...

Mas então os nossos governantes são tão estúpidos que não vêem isto?

Claro que não. O interesse deles é outro. Por um lado têm a pressão das grandes empresas de construção civil nacionais porque elas é que vão embolsar uma grande fatia dos biilões. Por outro tem a pressão de espanhois, franceses, alemães e outros que querem vender a sua tecnologia. E por fim tem a pressão dos autarcas e outras clientelas que ganham algum com os sacos azuis e de outras cores financiados pelas grandes empresas interessadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por bolinha » 13/12/2005 2:57

Além de que no ano 2015 ser mais barato voar de avião, através das linhas aéreas charters, que nesse ano estarão cada vez mais espalhadas pelo mundo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por bolinha » 13/12/2005 2:54

O Alfa-Pendular continua a ser a melhor aposta.
Valia muito mais a pena renovar alguns troços do itinerário do alfa-pendular e/ou expandi-lo, do que entrar na onda do TGV.
TGV vai ser em Portugal o maior fiasco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

por ptmasters » 13/12/2005 2:21

Elias Escreveu:
ScrappeR Escreveu:Mesmo sendo do Porto acho que o TGV para Portugal só têm intresse uma linha LISBOA-> MADRID.

O resto é asneira....

BN!


O problema de toda esta história do TGV é precisamente que toda a gente ACHA.

Mas ninguém se atreve a fazer as contas.

Porque quem fizer as contas rapidamente chegará à conclusão que essa linha Lisboa-Madrid será um enterranço tremendo.

Basta pensar assim: actualmente temos cerca de 12 aviões por dia de Lisboa para Madrid (mais coisa menos coisa) que transportarão, em média, 150 passageiros cada (estou a fazer as contas por cima), o que dá aproximadamente 1800 passageiros nos dias bons (nos dias maus deve dar metade disso). Ora se o objectivo é o de desviar 30% do tráfego aéreo LIS-MAD para o TGV, então teremos qualquer coisa como 600 passageiros por dia. Ora 600 passageiros cabem num comboio o que quer dizer que para os comboios circularem cheios (aliás se não for para encher o projecto perde o interesse), um comboio por dia para Madrid será suficiente para essa procura.

Agora eu pergunto: quem daqui do forum estaria disposto a meter o seu $$$ num projecto destes?

Saudações,
Elias


Boas,

Não faço idéia de quantos carros circularão Lisboa <-> Madrid, mas seguramente serão bem mais que os passageiros que optam por avião, e esses também acredito que passarão a optar pelo TGV.

Depois, há ainda que contar com o provável crescimento até à conclusão da linha, do tráfego de passageiros que viajam de avião / carro.

Pessoalmente, acredito que será exactamente a linha Lisboa <-> Madrid com maior sucesso.

Algumas vezes por ano tenho que fazer Lisboa <-> Madrid por ano, e digo-vos (e mais confirmarão) que é uma boa estafa, para além do tempo que se perde a mais. Porquê que não vou de avião? Por causa dos preços. Mas TGV entre a 80€ e 100€, é seguramente a melhor opção.

Sou pelo TGV, mas completamente anti-OTA.

Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por Elias » 13/12/2005 1:05

ScrappeR Escreveu:Mesmo sendo do Porto acho que o TGV para Portugal só têm intresse uma linha LISBOA-> MADRID.

O resto é asneira....

BN!


O problema de toda esta história do TGV é precisamente que toda a gente ACHA.

Mas ninguém se atreve a fazer as contas.

Porque quem fizer as contas rapidamente chegará à conclusão que essa linha Lisboa-Madrid será um enterranço tremendo.

Basta pensar assim: actualmente temos cerca de 12 aviões por dia de Lisboa para Madrid (mais coisa menos coisa) que transportarão, em média, 150 passageiros cada (estou a fazer as contas por cima), o que dá aproximadamente 1800 passageiros nos dias bons (nos dias maus deve dar metade disso). Ora se o objectivo é o de desviar 30% do tráfego aéreo LIS-MAD para o TGV, então teremos qualquer coisa como 600 passageiros por dia. Ora 600 passageiros cabem num comboio o que quer dizer que para os comboios circularem cheios (aliás se não for para encher o projecto perde o interesse), um comboio por dia para Madrid será suficiente para essa procura.

Agora eu pergunto: quem daqui do forum estaria disposto a meter o seu $$$ num projecto destes?

Saudações,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Não são baratos

por TraderAT » 12/12/2005 23:32

Boa noite

Não tenho essa ideia...
Há 2 anos, um bilhete Genève-Neuchatel(ida e volta) custava 70 CHF, mais ou menos 108 euros por 120km!

É certo que os poder de compra lá é bem diferente do nosso, mas os 108 euros não serão propriamente pouco atentendo à distância entre as 2 cidades. :(

Nota: Falo de um bilhete em 2ªclasse (tipo classe turistica do nosso Pendular).

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 496
Registado: 15/1/2005 20:12
Localização: Centro Portugal

por R_Martins » 12/12/2005 23:07

Em 1980, pagava eu de avião Zurich-Lisboa 570 francos suíços, uma só viagem.
Em 2005, o meu cunhado diz pagar Zurich-Madrid-Lisboa, apenas 209 francos.
Nos anos 80 na Suiça, os trabalhadores de topo (via-se com portáteis a trabalhar no comboio) viajavam em 1º classe, nas grandes distancias como Zurich-Geneve. A título de curiosidade poderia saber o preço, mas não foi o caso. Penso no entanto que os bilhetes, pressuponho que mensais, não seria muito caros, porquanto não poderia haver tanta gente a «trabalhar» no comboio.
Não faço ideia qual será o futuro preço de um TGV, penso no entanto que só com preços interessantes as pessoas mudarão de hábitos.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por lazarus » 12/12/2005 22:24

Camisa Roxa Escreveu:só 1 coisa, o preço de 40€ é só ida ou ida e volta, é que se for só ida acho que nem um carro irá tirar!


ida. ida e volta serão uns 80€

actualmente de alfa já pagas qs 25€ Porto-Lisboa.

Scrapper Escreveu:Mesmo sendo do Porto acho que o TGV para Portugal só têm intresse uma linha LISBOA-> MADRID.


sincera// preferia ver 1ª a ligação pra vigo. A corunha é q tem de ser o mercado de crescimento da região do porto e para lisboa, com um alfa na máxima exploração, era mais q suficiente... n sei é s ja não será pratica// impossivel colocar o alfa a viajar a 220km/h Porto-Lisboa sem ter de gastar balurdios.
Depois ha a questão de ser necessário retirar trafego da linha ferroviaria do Norte para passar la o Shuttle da OTA. Também já li que o Shuttle iria andar na linha da OTA mas nos 2casos é necessária a linha de alta velocidade.

Só não percebo pq é q deixaram cair a forma T invertido para a rede do TGV. Qual é o inconveniente?? Falava-se (ha algum tmpo) Lisboa-Porto e a partir d Pombal a ligação para Madrid. Que ligava directa// a Caceres. A previsivel ida a Beja e ligação em Badajoz n me "entra" na cabeça.

Aki fica o meu TGV plano:
- Lisboa-OTA-Madrid;
- Porto-Vigo;
- Porto-OTA so velocidade alta

Faro-Huelva; Aveiro-Salamanca para as calendas greagas

e qd tb s pensava em fazer Lisboa-Faro??? era o pais todo de TGV

se o ministro kizer q o apresenta amanha, é so mandar vir o helicoptero :mrgreen:
[/url] :lol:
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 481
Registado: 24/9/2005 19:33

por ScrappeR » 12/12/2005 21:35

Mesmo sendo do Porto acho que o TGV para Portugal só têm intresse uma linha LISBOA-> MADRID.

O resto é asneira....

BN!
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 381
Registado: 9/6/2005 0:48
Localização: Scrapper's Homeland

por MarcoAntonio » 12/12/2005 21:29

Não sei em que se basearam nesses números e qual o trafego global.

Não diria tão rapidamente que os numeros são disparatados. Talvez não sejam...

Nos últimos dois/três anos mas em particular este ano tenho sentido o trafego nos arredores do Porto a cair significativamente face aos anos anteriores.

Efeito do Metro?

Eu creio que sim, em grande medida, conjugado com o efeito do aumento dos combustíveis (e que nos casos de auto-estradas com portagens se soma a estas).

As pessoas estão mais susceptíveis a este tipo de transporte alternativo do que anteriormente.

Outro exemplo: o serviço que a Avis lançou de aluguer de automóvel conjugado com o bilhete de comboio porto/lisboa. O cliente chega ao destino e tem o seu veículo alugado à sua espera na estação.

Pelo que tenho lido, noutros países europeus se tem notado alguns efeitos semelhantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por R_Martins » 12/12/2005 21:17

...eles são parvinhos. Não quer no entanto dizer que fossem alunos de 18 a matemática, salvo seja.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

tgv para madrid

por wuzzu » 12/12/2005 19:50

Penso que a vantagem da ligacao a madrid esta principalmente na ligacao a rede europeia.

Para o Porto basta o pendular. O portugues bem pode demorar mais meia horita... pelo menos enquanto nao formos ricos. Eu tb gostava de ter um porche, mas por enquanto ha outras coisas que considero prioritarias...
wuzzu
 
Mensagens: 560
Registado: 31/8/2005 10:51
Localização: ilhavo

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO, PMP69 e 832 visitantes