Caldeirão da Bolsa

Off-topic: PT Universal - Para que não caiam no mesmo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Off-topic: PT Universal - Para que não caiam no mesmo

por oscarcoelho » 1/12/2005 20:43

Cópia de carta enviada à PT Comunicações
----------------------------------------

Exmos. Senhores

No seguimento da minha reclamação telefónica que não teve aceitação da parte de V.Exas, venho reforçá-la por escrito e pedir uma reapreciação superior do assunto, de preferência conjunta entre a PT Comunicações (principal responsável por esta situação) e a TMN. Assim:

a) Tomei conhecimento do cartão PT Universal por folheto recebido com a minha conta de telefone fixo *********. A propaganda era do tipo “Telefone em qualquer lugar no país ou no estrangeiro e pague o custo na conta do seu telefone fixo com um tarifário apelativo. Pode também falar do seu telemóvel...”.
b) Em Setembro adquiri um destes cartões com a finalidade de efectuar chamadas do Egipto e activei o Roaming Contratual TMN, sem o qual as chamadas a partir de telemóvel eram impossíveis naquele local.
c) As informações relevantes, segundo o site da PT para o cartão PT Universal, dizem que:
– Nalguns países o serviço está disponível a partir de telemóvel.
– Consulte o operador móvel para saber se existem custos de utilização dos números de acesso (nº.s verdes)

Ora, aconteceu que:

d) No local, após digitar os códigos necessários, as chamadas a partir de telemóvel estabeleceram-se e portanto, no Egipto, o serviço está disponível a partir de telemóvel.
e) Recebi duas facturas de comunicações: a da TMN, em que todas as chamadas efectuadas estão facturadas exactamente com o mesmo tarifário como se tivessem sido feitas directamente e uma da PT cobrando as mesmas chamadas pelo tarifário PT Universal.

Em resumo, as mesmas chamadas foram cobradas duas vezes pelo Grupo PT e estão em causa aproximadamente 800.00€ no conjunto das duas facturas para chamadas feitas durante um período de 7 dias.

Perante a minha indignação, os únicos argumentos do Grupo PT resumem-se a:
“O senhor devia ter-se informado antes” e
“Está no site...”

Só que:
1- O que está no site não são os custos, mas uma indicação genérica de que se deve telefonar para saber os custos.
2- Não telefonei, nem sei se tinha de o fazer. Será que é válido o argumento “está no site”? Nem todos têm Internet e muito menos visitam o site da PT.
3- De qualquer modo não foi por isso que não telefonei. A ideia de senso comum associada aos números verdes, azuis, etc., é a de que os custos de acesso são nulos ou muito inferiores aos custos de utilização para um número dito normal. Veja-se, como exemplo, o que o próprio site da TMN diz sobre o seu “Número Verde TMN Empresas”:

“Com o serviço Número Verde TMN, a sua empresa poderá disponibilizar um número de contacto gratuito, de âmbito nacional, e gerir as chamadas recebidas de acordo com as necessidades específicas da empresa, em termos de recursos, da estrutura e períodos de actividade.
As chamadas efectuadas para o Número Verde TMN poderão ser provenientes de qualquer número pertencente a uma rede de telecomunicações nacional, fixa ou móvel.”

4- O serviço está disponível no Egipto a partir de telemóvel, como referi em d).
5- Se os custos de acesso ao tal n.º verde são exactamente iguais aos de uma chamada directa, para que serve o PT Universal a partir de telemóvel? O PT Universal não devia nestes casos estar barrado ao telemóvel e funcionar só a partir da rede fixa?
6- Por incompetência do Grupo PT, que não estabeleceu os acordos devidos entre a PT Comunicações, a TMN (ainda por cima operadores do mesmo grupo de empresas) e a operadora do serviço de roaming no Egipto, o cliente paga as chamadas simultaneamente aos dois operadores da PT. Faz isto sentido?
7- Quem é que garante aos utentes que estes acordos estão devidamente estabelecidos com outras operadoras móveis ou fixas em qualquer outro país? Quem me garante que quando for à Alemanha e fizer uma chamada em casa de um amigo, usando este PT Universal, que ele não vai também ter de pagar a chamada na sua conta da Deutsche Telekom depois de eu me vir embora?
8- Esta reclamação não se deve ao facto do serviço PT Universal não ter funcionado e ter agora de pagar o custo normal de chamadas em roaming, mas antes porque se não o tivesse usado pagaria menos. Isto é que é absurdo e inqualificável.

Face ao exposto, venho solicitar que as duas empresas do Grupo PT se entendam e definam qual das duas facturas deve ser paga, porque não quero pensar que possa ter sido montado um esquema que permite que isto esteja a acontecer e que a única resposta a quem é apanhado nesta teia é a de que está tudo bem, que é assim mesmo, e que só lhe resta liquidar a dívida.

Com os melhores cumprimentos.

Registado: 29/3/2003 20:29

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 758 visitantes