Bolsa Portuguesa
3 mensagens
|Página 1 de 1
Lembrei-me agora dos comentários sobre a nossa " bolsazita " , " uma desgraça" , " vou deixar de negociar nesta praçazinha " , " esta semi-bolsa " e outros mimos que leio às vezes quando a nossa Bolsa desce ao mesmo tempo que a Europa sobe .
Não nos esqueçamos que o PSI 20 valorizou cerca de 7% em 2005 contra uma média de mais de 15% de valorização das restantes praças europeias... E não deixam de ter rezão os que dizem que há falta de liquidez na maioria dos papéis que constituem o índice e que são facilmente alvo de manipulação.
Mesmo assim sou dos que continuam ainda a investir cá (apesar da talhada que levei com warrants sobre a PT)
Abraço
Mechanic, a meu ver, um dos grandes problemas da praça portuguesa (e de outras praças igualmente pequenas) é a falta de liquidez em alguns títulos. Se tirarmos as 3 grandes e mais umas 2 ou 3, as outras são muito pouco líquidas, o que pode dá margem à manipulações do preço, principalmente no fecho.
Após a entrada no sistema Euronext as coisas mudaram para melhor, mas mesmo assim o PSI 20 tem um peso muito pequeno face às suas congêneres européias. Quase ninguém fala dele!
Quando assistimos ao noticiário financeiro europeu naqueles canais internacionais tipo Bloomberg, eles falam de quase todas as praças mas a nossa é sempre deixada por último e muitas vezes não é nem citada.
O PSI 20 não desperta muito interesse lá fora, à excepção talvez dos espanhóis. Por isso que ele acabou por se transformar nesta "ilha", onde as subidas e as descidas não são influenciadas pela Europa e pelo resto do mundo pelo simples motivo de que a Europa e o resto do mundo não estão dentro do PSI 20.
Após a entrada no sistema Euronext as coisas mudaram para melhor, mas mesmo assim o PSI 20 tem um peso muito pequeno face às suas congêneres européias. Quase ninguém fala dele!
Quando assistimos ao noticiário financeiro europeu naqueles canais internacionais tipo Bloomberg, eles falam de quase todas as praças mas a nossa é sempre deixada por último e muitas vezes não é nem citada.
O PSI 20 não desperta muito interesse lá fora, à excepção talvez dos espanhóis. Por isso que ele acabou por se transformar nesta "ilha", onde as subidas e as descidas não são influenciadas pela Europa e pelo resto do mundo pelo simples motivo de que a Europa e o resto do mundo não estão dentro do PSI 20.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Bolsa Portuguesa
É engraçado como as outras Bolsas na Europa perdem 0,30 a 0,75% e a nossa sobe 0,50% . Parece que nem está no mesmo continente...
Eu sêi que a Pt e a EDP estão entre outras num bom momento , mas...
Lembrei-me agora dos comentários sobre a nossa " bolsazita " , " uma desgraça" , " vou deixar de negociar nesta praçazinha " , " esta semi-bolsa " e outros mimos que leio às vezes quando a nossa Bolsa desce ao mesmo tempo que a Europa sobe .
Será que às vezes não passamos de um refugio ( ou refugo ) dos investidores das outras bolsas ?! ou há mesmo coincidências ?!
Um abraço ,
The Mechanic
Eu sêi que a Pt e a EDP estão entre outras num bom momento , mas...
Será que às vezes não passamos de um refugio ( ou refugo ) dos investidores das outras bolsas ?! ou há mesmo coincidências ?!
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
3 mensagens
|Página 1 de 1