Caldeirão da Bolsa

Cup&Handle no Psi20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mvbb » 13/10/2005 18:04

Não acredito que EDP não distribua dividendos, principalmente quando o seu dividend yield é um dos principais atractivos das suas acções e quando o estado necessita dos dividendos correspondentes à sua participação para combater o défica.

Cumps.

Registado: 15/2/2004 21:20

...

por englishman » 13/10/2005 17:59

Bem, o melhor mesmo é continuar a olhar para as fotografias e contemplá-las em todo o seu esplendor... :lol:

Mesmo assim, aí vai uma actualização do Psi20 onde está a ser testado o suporte dos 8000 pts, mas considero que a ser testado será o intervalo entre os 7950/8000... a quebra dos 7950 poderá levar o nosso indíce de volta aos 7800 pontos. 8-)
Vamos ver como se vão portar os nossos pesos-pesados :roll: ... não quero lançar nenhuma especulação, mas disseram-me que a EDP não iria distribuir dividendos, no próximo ano devido a um défice qualquer da empresa...!!! É verdade?? :roll:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
PSI20.png
PSI20.png (18.19 KiB) Visualizado 675 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 13/10/2005 3:18

Ahhh, e se lá forem não se esqueçam de fazer uma visita a Hofbrauhaus (numa das fotos) em que a cerveja bebe-se ao litro! :lol: :roll:

Abraços.
EMan
Anexos
DSC05789.JPG
DSC05789.JPG (80.88 KiB) Visualizado 728 vezes
DSC05798.JPG
DSC05798.JPG (86.92 KiB) Visualizado 726 vezes
DSC05911.JPG
DSC05911.JPG (74.63 KiB) Visualizado 724 vezes
DSC05912.JPG
DSC05912.JPG (72.94 KiB) Visualizado 724 vezes
DSC05919.JPG
DSC05919.JPG (77.07 KiB) Visualizado 721 vezes

...

por englishman » 13/10/2005 3:14

Depois também colocarei uma foto ou outra de Munique... bastante curiosas!

Como o prometido é devido aí vão umas fotos de Munique, que como já disse é uma cidade a não perder para quem gosta de viajar... e serve para distrair um pouco agora que o Psi20 entrou em modo "Bearish"! :)

Impressionante como num país bastante mais desenvolvido do que Portugal, e na cidade mais cara da Alemanha, as pessoas adoptem uma atitude tão rudimentar como... andar de bicicleta!! :)

Já para não falar nos preços... nem vou colocar aqui uma factura da McDonald´s onde paguei um preço mais baixo do que cá... também comprei perfumes e afins mais acessíveis do que em Portugal (também não é o único exemplo do mundo onde isto acontece)... ou seja, algo se passa com o nosso país e necessita de intervenção prioritária por parte dos nossos governantes. Há um grande desequílibrio entre os preços e o poder de compra em Portugal!
Em Munique as pessoas conseguem ordenados minímos de 800/900 euros, por assim dizer, por que não há salário minimo como em Portugal segundo me disseram.

Nas nossas universidades os parques de estacionamento estão cheios de carros, lá estão cheios de bicicletas! :lol:

Gostei muito, e a hospitalidade de Munique é algo a salientar... pela positiva, claro :)

Vamos ver se vão todas...
EnglishMan
Anexos
DSC05729.JPG
DSC05729.JPG (64.11 KiB) Visualizado 737 vezes
DSC05742.JPG
DSC05742.JPG (71.55 KiB) Visualizado 736 vezes
DSC05747.JPG
DSC05747.JPG (56.6 KiB) Visualizado 735 vezes
DSC05748.JPG
DSC05748.JPG (78.26 KiB) Visualizado 735 vezes
DSC05759.JPG
DSC05759.JPG (73.94 KiB) Visualizado 733 vezes
DSC05774.JPG
DSC05774.JPG (72.49 KiB) Visualizado 736 vezes

...

por englishman » 9/10/2005 21:42

Um Olá para todos os colegas forenses.

Depois de ter estado, desde 4ª feira passada, numa extraordinária cidade da Europa (Munique) a qual aconselho vivamente uma visita, volto para a bolsa e para os "bonecos".

No dia 31 de Agosto coloquei um gráfico com a projecção do Psi20 para os valores entre os 8150/8200 (1ºGráfico), caso se confirmasse o padrão "Chávena&Pega" (alvo de discussão neste tópico)... durante esta semana verifiquei que o Psi20 atingiu os 8173 pts. o que parece confirmar a projecção... outro facto importante, é o Psi20 ter atingido os valores perto dos 8100 pontos antes de novas eleições (autárquicas)... a última vez foi no momento das eleições legistativas... é curioso! :roll:

E daqui para a frente... como vai ser?? :idea:

Como se pode ver no 2º gráfico a subida do Psi20 tem vindo a ser feita desde Julho logo, na minha opinião, poderemos assistir a uma correcção/consolidação, mas as subidas deverão voltar... esperemos pelas próximas sessões... 8-)

Aí vai a actualização do Psi20.

Depois também colocarei uma foto ou outra de Munique... bastante curiosas! :wink:

EnglishMan
Anexos
PSI20.1.png
PSI20.1.png (22.99 KiB) Visualizado 846 vezes
PSI20.png
PSI20.png (22.41 KiB) Visualizado 844 vezes

...

por englishman » 20/9/2005 17:20

Razão Pura:
Peço desculpa se feri a tua susceptibilidade e não digo que vens atirar coisas para o ar mas digo-te que não podemos olhar isoladamente para uma figura num gráfico. Tu podes achar o que quiseres.
Mas o que disseste a seguir não faz sentido para mim. Onde vês tu a tendência descendente no PSI?

Olá, RP. Não interpretei a sua resposta como pessoal, entende :) ... por isso, não se preocupe :) .
Como eu escrevi, o que me interessa é a discussão, as ideias de cada um...
E vou-lhe dar um exemplo: o castelbranco (penso que é assim! :roll: ) é um nosso colega forense que costuma colocar aqui uns gráficos com as ondas de Elliot, penso eu... eu estava a olhar para o gráfico da MotaEngil e ia postar o mesmo com aquilo que eu acho que pode ser algo de que ele escreve e ia-lhe pedir uma opinião, já que ele tem "estudado" mais esses padrões... e ainda vou fazê-lo, claro, mas isto porque não faz mal expressar as nossas interpretações (sem medos de que possamos estar errados) que utilizamos ao investir e gostar de ter outras opiniões e estar aberto a outras soluções que nos possam ser úteis na tentativa de antecipar os movimentos dos activos presentes numa determinada bolsa de valores e que podem ser alvo da nossa escolha para investir (A análise que fazemos - dizem AT - serve para isso mesmo, antecipar movimentos).
Assim, quer queiram quer não, existem dois padrões (exagerados ou não - também não sou um sábio destas coisas, nem pouco mais ou menos) e como costumo partilhar convosco os meus gráficos, não achei mal nenhum em colocar estes também... mas se acharem que é mau eu os colocar, podemos pedir a um dos Administradores deste fórum para apagar este tópico, pois não quero ser mal interpretado... :wink:

Se o tópico é para continuar a fazer parte deste fórum, que venham daí opiniões (sobre a matéria e não sobre o que está certo ou errado, porque não se trata disso)... está aberta a discussão! :)

Razão Pura, em relação à tendência descendente do PSi20, basta olhar para o gráfico do Ulisses para ver que o Psi20 tem uma tendência descendente desde Fevereiro de 2005 que o levou dos famosos 8100 pts até aos 7400 pts e que agora inverteu essa tendência ao romper os 7800 pts e que o MarcoAntonio também referiu-se a essa tendência.

Um Obrigado ao MarcoAntonio pelas explicações.

Em jeito de conclusão, estou "Bullish" no Psi20 e os gráficos do C&H e do H&S foi a forma que encontrei para vos mostrar o meu sentimento em relação ao mercado... Isto quer dizer que o meu "Bullish" está de acordo e em associação com os dois padrões referidos (existindo ou não) pois ambos também são "Bullish".

Um Abraço... e fica aberta a discussão até ordem em contrário (dos administradores, claro). :lol: :lol:

EnglishMan

er

por luis lobs » 20/9/2005 16:37

Às vezes mete graca o tipo de analises q fazem, chavenas, bandeiras todo género de observacoes que por vezes nem se dao conta que ocorreram seccoes marcadas por petroleo ou situcoes de bombas.
Gosto de ver os graficos quase sem palavras do ulisses, simples e concretos, ou se mantem o rigor ou nada feito.
bull ate ver.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por MarcoAntonio » 20/9/2005 16:22

Eu confesso que nenhum dos padrões me convence (enquanto padrões).

A Razão tocou num ponto sensível que é a questão pertinente de que os padrões não são apenas desenhos nos gráficos. Existe um contexto (associado a um determinado significado e comportamento das massas) e condições gerais que envolvem um padrão...

Tanto que, por exemplo, um triangulo tanto pode ser ligeiramente bullish ou ligeiramente bearish, tendo exactamente o mesmíssimo «desenho» mas inserido em contextos diferentes. Bom, isto apenas para dar um pequeno exemplo.

Ainda assim, para os dois padrões sugeridos, o que considero mais credível sería um H&S invertido (inserido no movimento de correcção que o PSI descreveu a partir de Fevereiro).

Sucintamente, o H&S é um padrão de inversão e deve surgir após uma tendência claramente definida (à qual servirá de movimento de inversão). Deste modo, um H&S invertido deverá surgir após um claro movimento de baixa (sería neste caso o movimento de correcção iniciado em Fevereiro). O C&H por sua vez, é um padrão de consolidação (relativamente suave e normalmente de forma arredondada, semelhante a um rounded bottom) que surge na sequencia de movimentos de alta.

Em qq dos casos nota-se uma desproporcianalidade enorme entre os suspostos ombros e cabeça e cup e handle (seja o que se considere) pelo que na minha opinião está a sobrevalorizar-se aquele pequeno movimento no final de Agosto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

English

por Razao_Pura » 20/9/2005 16:08

Peço desculpa se feri a tua susceptibilidade e não digo que vens atirar coisas para o ar mas digo-te que não podemos olhar isoladamente para uma figura num gráfico. Tu podes achar o que quiseres.

Mas o que disseste a seguir não faz sentido para mim. Onde vês tu a tendência descendente no PSI?
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por englishman » 20/9/2005 15:08

Olá, Razão Pura.

Não é minha intenção "atirar para o ar as coisas"... olho para os gráficos e coloco aqui algumas das minhas opiniões (com bonecada para ilustrar da melhor forma possível aquilo que eu interpreto) para possível confirmação ou para abrir a discussão e obter novas perspectivas...
Até, o que mais me interessa é a discussão para poder desenvolver os meus conhecimentos com alguém (todos)... os que sabem mais e os que dizem saber menos disto e não a confirmação do que eu coloco aqui. São meras opiniões... 8-)

Em relação ao H&S invertido, como as suas palavras o indicam:
"Um H&S invertido é uma figura que se encontra em trends de descida e é uma figura de inversão bullish." pode ser que seja mesmo um H&S, com a inversão da tendência descendente do Psi20, para ascendente. :wink:

Um abraço.
EnglishMan

H&S

por Razao_Pura » 20/9/2005 14:42

Boa tarde!

Tenham cuidado com as visões técnicas. Uma figura técnica não é só um boneco. Ou seja, não os podemos ver isoladamente.
"AH! isto parece-se com um H&S...." não chega senhores.
Um H&S invertido é uma figura que se encontra em trends de descida e é uma figura de inversão bullish.
Penso eu de que......

Oh Marco vem cá dar uma borla ao pessoal e explica lá isto como deve ser.
Trade the trend.

...

por englishman » 20/9/2005 14:17

Assim, quer seja um C&H ou um H&S invertido, penso que o Psi20 pode continuar a tendência ascendente e em vez de estar pessimista como o Garfield, estou optimista no rompimento dos 7950 pts... se fizermos a projecção do dito H&S invertido que desenhei em cima, temos também os 8200 pts como possível valor para os próximos tempos...

Cumprimentos.
EMan

...

por englishman » 20/9/2005 14:08

Com ou sem "ChávenaePega" (C&H)e após uma "saudável" consolidação, o Psi20 está novamente a tentar "assaltar" a zona dos 7950/8100 pts. (referidos pelo Ulisses como forte resistência e com o qual eu também estou de acordo).

Vamos ver se a subida é para continuar... neste momento estou positivo e continuo a apontar os valores de 8150/8200 pts para o alcance desta escalada... claro está, que os pesos-pesados têm uma palavra a dizer... o BCP parece estar no bom caminho, como a EDP... a PT também parece querer dizer que uma entrada nestes níveis (7.50/7.60) dará os seus frutos nos próximos tempos (neste caso aconselho um "stop" apertado abaixo dos 7.50, com a confirmação da quebra dos valores perto dos 7.50.)

Fico negativo se não houver força "Bull" para "furar" os 7950 pts e seja anulada a tendência ascendente que se formou desde os 7400 pts.

Para o Garfield... após estas sessões, parece haver um H&S, mas invertido, na minha opinião... apresento a situação no 2º gráfico... está aberta a discussão... C&H, H&S???
Anexos
PSI20.png
PSI20.png (19.98 KiB) Visualizado 1136 vezes
PSI20.1.png
PSI20.1.png (11.25 KiB) Visualizado 1133 vezes

por Garfield » 13/9/2005 14:33

Nao querendo ser pessimista mas esta recente subida nao sera apenas o 2º ombro de um Head & Shoulder?

Registado: 9/2/2005 4:29

por Touro » 13/9/2005 13:14

Por definição, o C&H aparece no seguimento de uma subida de preços. Como neste caso apareceria no fim de uma descida de preços, à luz da definição ele não pode ser considerado.

De qualquer modo, e este assunto já aqui foi tratado, considero que pode ser discutível a sua consideração ou não como figura de inversão; naturalmente com outro nome.

No caso presente, a proporcionalidade entre a 'chávena' e a 'pega' (pega demasiado pequena para tão grande chávena), julgo que também invalida a hipótese de figura de inversão. Que como disse já de si é discutível.

Em termos de análise ao PSI, o que vejo é uma saída nítida do canal descendente, a formação de uma bandeira de alta na segunda quinzena de Agosto, tendo agora pela frente a zona de resistência dos 8000-8100 pontos.

Nota: poderão faltar cotações de algumas sessões no gráfico do PSI.
Anexos
psi20050913.png
psi20050913.png (14.16 KiB) Visualizado 1278 vezes
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 13/9/2005 12:16

Uma vez mais a zona de resistência entre os 7950 e os 8100 pontos. Esta zona poderia ser ultrapassada rapidamente, sem que antes ocorresse, pelo menos, uma pequena consolidação. É uma zona de resistência demasiado forte para que possa ser quebrada sem que esteja nas perfeitas condições técnicas.

Insisto também numa ideia que venho defendendo há largos meses: Não acredito que o PSI possa quebrar esta resistência decisiva sem que a verdadeira locomotiva do nosso mercado – a PT – arranque também. Por isso, acredito que só uma ruptura da resistência da zona 8,1/8,15 euros por parte da PT poderá dar o empurrão necessário para que o PSI ultrapasse este autêntico tecto na zona entre os 7950 e os 8100 pontos.

Acho que os gráficos mostram bem o que há a seguir a esta zona... :)
Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (19.48 KiB) Visualizado 1353 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (34.25 KiB) Visualizado 1336 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.08 KiB) Visualizado 1332 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

...

por englishman » 13/9/2005 11:51

Depois do rompimento da resistência perto dos valores de 7800 pts, tivemos o PSI20 no máximo de 7945 pts. Após um desgaste dos principais indicadores (rsi e estoc.), o nosso indíce voltou à tendência descendente, mas penso que será apenas por mais algumas sessões ou até experimentar, novamente, os 7800 pts. (antiga resistência, agora suporte)... isto para aliviar os indicadores citados, dos seus máximos.
Como podem verificar pelos valores do estoc. e a sua MA, esta quebrou em baixa o valor dos estoc., o que é indicador de uma possível correcção, a qual está a acontecer... veremos até onde ela vai. Vejo os 7800 pts. como possível paragem deste movimento descendente.
Fico negativo na quebra dos 7800 pts.

Aí vai uma actualização.
EnglishMan.
Anexos
Psi20.png
Psi20.png (18.24 KiB) Visualizado 1378 vezes

C&H-PSI

por Razao_Pura » 31/8/2005 17:12

Excelente Englishman.
É por isto que eu adoro o caldeirão. Tá-se sempre a aprender.

Espero confirmação da visão do English pelos catedráticos da AT deste forúm.

Muito bem!
Keep up the good work!

R.P.
Trade the trend.

...

por englishman » 31/8/2005 17:04

Obrigado pela mudança do título deste tópico...

Aí vai o "boneco" com a projecção do Cup&Handle, que penso estar nos 8150/8200 pts. pelas minhas contas... a quebra dos 7800 pts também parece-me um ponto de viragem para novas subidas no Psi20 e o retomar da tendência ascendente com consequente subidas das principais empresas... BCP, PT, EDP...

Parece que vamos ter um final de ano em grande... :wink:

Um Abraço a todos e obrigado pelas contribuições.
EnglishMan
Anexos
Psi20.png
Psi20.png (22.99 KiB) Visualizado 1542 vezes

por josema » 31/8/2005 16:35

Longe de mim tirar o mérito a quem ele pertence. O Englishman postou o gráfico e colocou uma pergunta: como ler esse gráfico? A 1ª pessoa a sugerir que se poderia tratar de uma C&H foste tu, Razão Pura. Por isso, sem tirar o mérito a quem colocou o gráfico, eu digo que a tua leitura me parece correcta. Quando acrescento que se assim for, é desta que o Psi vai aos 8100, não faço mais do que "tirar as medidas à chávena". E o dia de hoje aponta nesse sentido. "Penso eu de que"... Foi por respeito a ti e ao Englishman que voltei a "entrar" neste espaço.

Um beijinho para ti e um abraço para o Englishman.

Registado: 11/2/2004 18:30

...

por englishman » 31/8/2005 16:29

Sim, para além da "chávena" e "pega" :) tem os 7800 e a quebra deste valor que tinha pensado há algum tempo que seria o sinal de inversão do Psi20 da tendência descendente para ascendente.

Vou actualizar o gráfico com mais desenhos
e pedir primeiro ao Ulisses ou MarcoAntonio para colocar título neste tópico... que tal "Chávena"e"Pega" no Psi20... naaa, fica mal.
Se fizerem essa amabilidade, podem colocar o título:
Cup&Handle no Psi20.

Obrigado a todos.
Um Abraço.
EnglishMan

por Razao_Pura » 31/8/2005 16:19

Não fui eu que sugeri.... o seu a seu dono. Foi o Englishman que postou o assunto e até com gráfico e tudo.
Trade the trend.

PSI

por Razao_Pura » 31/8/2005 16:15

A vantagem de se diagnosticar o padrão é o facto de nos permitir fazer uma projecção. A quebra da resistência é um bom sinal técnico mas para quem quer tomar decisões, o calculo de um target é muito melhor.
Penso eu de que.....
Trade the trend.

por josema » 31/8/2005 16:13

Tinha decidido não intervir mais neste forum por considerar que alguém responsável do mesmo me faltou ao respeito e não se retratou. Diria que não tenho dúvidas que se trata de uma C&H como sugere a Razão Pura. O MA poderá, com todo o seu saber - que é muito -, dizer se estou certo ou não. Em caso afirmativo, é desta que o Psi ultrapassa os 8100 pontos. Quem tiver fé que reze...
Abraços a todos
Josema

Registado: 11/2/2004 18:30

por GAB » 31/8/2005 15:55

Em vez de postar novo topico, pq não pedir ao MARCO ou ULISSES para POR TITULO que deseja? ( depois podem apagar este meu post)
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, SerCyc, VALHALLA e 90 visitantes