Caldeirão da Bolsa

Romania Hit by Bird Flu, Triggering EU Poultry Curbs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jameson » 13/10/2005 8:16

em português

Gripe das Aves: Testes confirmam presença da doença na Roménia

Testes realizados na Roménia confirmaram a presença de um vírus da gripe das aves, indicou esta quinta-feira a comissão europeia, que vai proibir as importações de pássaros vivos e de todos os produtos avícolas provenientes deste país.

«Os três peritos do laboratório europeu enviados à Roménia confirmaram que o vírus H5 da gripe das aves foi detectado em duas amostras retiradas de um frango e de um pato, provenientes de uma quinta suspeita do delta do Danúbio», indicou a comissão europeia.
Num comunicado enviado esta quinta-feira, a comissão europeia não especifica se o vírus encontrado pelos peritos é o H5N1, que levou à morte de milhões de aves na Ásia, provocando ainda 60 mortos entre humanos desde o fim de 2003.

No entanto, a Comissão Europeia indicou que são necessários testes suplementares para determinar se o vírus é o H5N1 e que ainda hoje deverão ser conhecidos os novos resultados.

«A comissão vai agora adoptar as mesmas medidas tomadas segunda- feira contra a Turquia, nomeadamente a proibição de importação de pássaros vivos, da carne de ave e de outros produtos avícolas«, acrescentou o documento.

Segunda-feira, Bruxelas proibiu as importações de pássaros vivos e de penas da Turquia, devido à contaminação de animais por um vírus da gripe das aves, de momento ainda não identificado.

Quarta-feira, a Comissão Europeia anunciou que os testes realizados na Roménia não revelavam a presença da gripe das aves.

«A cada dia que passa a nossa confiança fica reforçada quanto ao facto de não existir gripe das aves na Roménia», indicou Philip Tod, porta-voz do comissário europeu para a saúde e protecção dos consumidores, Markos Kyprianu.

Uma reunião de urgência do comité de peritos da UE encarregue da segurança alimentar terá lugar hoje para analisar a situação.

Diário Digital / Lusa

13-10-2005 7:07:00

Registado: 1/5/2005 20:31

Romania Hit by Bird Flu, Triggering EU Poultry Curbs

por Jameson » 13/10/2005 7:52

tenho um fundo da Europa Emergente....há q estar atento

Romania Hit by Bird Flu, Triggering EU Poultry Curbs (Update1)

Oct. 13 (Bloomberg) -- Bird flu broke out in Romania, forcing European Union health officials to reverse yesterday's assurances that the deadly virus hadn't reached the borders of the EU.

EU regulators imposed an immediate ban on imports of poultry and live birds from Romania, after tests overnight linked the deaths of 40 ducks and a chicken to the bird disease spreading from Asia.

Bird flu ``has been detected in tests on two samples from a chicken and a duck taken in a suspected backyard farm in the Danube delta,'' the European Commission said in an e-mailed statement today in Brussels.

Originating in southeast Asia, bird flu has spread through China and Russia, killing at least 60 people and resulting in the slaughter of more than 140 million birds.

More testing is needed in Romania to determine if the dead birds carried the H5N1 strain of the virus, the form responsible for human deaths, said the commission, the 25-nation EU's executive agency.

Romania, already struggling to meet conditions for joining the EU in 2007, said it is taking all possible steps to prevent the disease from spreading from the eastern part of the country.

EU Entry Questions

``All measures will be amplified and we're going to isolate this virus,'' Chirich Lefter, head of the eastern county of Tulcea hit by the virus, told Realitatea television today. ``We're going to take all measures called for.''

EU Enlargement Commissioner Olli Rehn is due in Bucharest today to discuss whether Romania's EU entry timetable is realistic.

The EU on Oct. 10 extended a ban on Turkish live birds and poultry products after the disease was identified there.

The type of bird flu that can kill people is genetically related to the Spanish flu that caused 40 million deaths in 1918, according to research published in the journals Nature and Science on Oct. 5.

European Health Commissioner Markos Kyprianou is urging governments to stockpile of drugs produced by companies including GlaxoSmithKline Plc, Roche Holding AG and Sanofi-Aventis SA to counter a possible pandemic.

To contact the reporter on this story:
Andrew Clapham in Brussels at aclapham@bloomberg.net.
Last Updated: October 13, 2005 02:42 EDT

Registado: 1/5/2005 20:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, SerCyc, VALHALLA e 94 visitantes