Caldeirão da Bolsa

Será que todos ouviram, aquilo que eu ouvi?!?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ptmasters » 12/10/2005 17:53

...ou do enche os bolsos enquanto ainda dá...

Registado: 31/1/2005 4:04

por A330-300 » 12/10/2005 16:25

e ainda se pensa em OTAS e TGVS....

È o cúmulo da irresponsabilidade ...ou da má-fé...

Registado: 30/1/2005 12:51

por ScrappeR » 12/10/2005 14:57

Porque é que não pedimos também para nós perdoar a divida...argumentando sermos um país de terceiro mundo. Quando é que os lideres dos países mais ricos do mundo se juntam outra vez na Escocia? Podiamos ir lá... :mrgreen: :mrgreen:
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.

Registado: 9/6/2005 0:48

por Marco » 12/10/2005 13:29

nunofaustino Escreveu:n ouvi nada pois aqui n passa TV portuguesa... mas ha um erro no que ouviste...

Portugal n pode, simultaneamente, ter a 7a maior divida em niveis absolutos e relativos...

Nuno

Nuno, de facto, o que eu ouvi e queria dizer, era a maior dívida do mundo em termos relativos e a 7ª em termos absolutos!

Lapso de escrita:-)

Registado: 27/3/2005 23:31

Infelizmente, parece que é verdade...

por Rics » 12/10/2005 10:37

...ou pelo menos anda lá perto:

Segundo dados do Banco de Portugal, neste momento estamos perto dos 250 mil milhões de euros(!!!):
http://www.bportugal.pt/stats/sdds/extdebt.htm

Interessante verificar que de Março a Junho deste ano, em apenas 3 meses, subimos quase 10 mil milhões de euros!

Depois, e apesar de ser extremamente dificil ter estatisticas concertadas dos vários países (visto a dívida externa variar muito e nem sempre haver dados disponíveis acerca de todos os países ao mesmo tempo, parece que Portugal aparece de facto nos tops:

http://www.cia.gov/cia/publications/fac ... 9rank.html

http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?t=100&v=94

Total public and private debt owed to non-residents repayable in foreign currency, goods, or services:
http://www.nationmaster.com/graph-T/eco_deb_ext

Total public and private debt owed to non-residents repayable in foreign currency, goods, or services. Per $ GDP figures expressed per $100 of Gross Domestic Product:
http://www.nationmaster.com/graph-T/eco_deb_ext_gdp

Em 1999, a situação apesar de não ser famosa, era substancialmente melhor:
http://www.photius.com/wfb1999/rankings/external_debt_0.html

Os desvios nos rankings devem-se ao tipo de dívida considerada (governo/privados/banca/etc), ao timing das estatísticas e a outros factores que não importam muito. O que importa é verificar que Portugal anda mesmo no top do top no que respeita a dívida externa. O que não seria por si só mau. Teríamos que considerar o rácio dídiva externa/reservas. Não tenho essas estatísticas, mas não me surpreenderia muito que a visão global não melhorasse muito, levando-as em conta.

Resumindo, a coisa não vai bem. Mas pode ficar melhor, muito melhor! Assim nos governem como deve ser...

Cumprimentos,
Rics

Registado: 8/11/2002 12:16

Jorge Sampaio põe em causa pela primeira vez política de com

por Jim Beam » 12/10/2005 7:56

(In Jornal de Negócios)

"Jorge Sampaio põe em causa pela primeira vez política de combate ao défice

O presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu publicamente, pela primeira vez, que a política de restrição orçamental seguida pelos últimos governos está a ter efeitos nocivos e contraproducentes na economia portuguesa.

A tomada de posição consta de um prefácio assinado pelo Chefe de Estado no livro do Nobel da Economia, Joseph E. Stiglitz, intitulado "Os loucos anos 90". Jorge Sampaio assume posições inéditas sobre a política de austeridade orçamental e até contraditórias com discursos seus proferidos até aqui."

Bons Negócios !

Registado: 20/7/2004 20:24

por PJBM2 » 12/10/2005 3:14

O que eu ouvi ele dizer foi que a dívida é a maior do mundo em termos relativos e a 7ª em termos absolutos.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por nunofaustino » 12/10/2005 1:41

n ouvi nada pois aqui n passa TV portuguesa... mas ha um erro no que ouviste...

Portugal n pode, simultaneamente, ter a 7a maior divida em niveis absolutos e relativos...

Custa-me a crer que essa classificacao englobe todos os paises do mundo... provavelmente apenas analiza alguns paises... mas mesmo asism n tenho qquer duvida que a divida portuguesa e bastante elevada e que podera entrar numa espiral destruidora caso as taxas de juro comecem a subir...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

E que tal um gráfico com o crescimento do valor ....

por Marco » 12/10/2005 0:36

E que tal um gráfico com o crescimento do valor dessa mesma divida?

Não estaremos já, a pedir dinheiro, para pagar já os juros da divida?!?

Isso seria trajédia a quadriplicar!

Pessoal, chutem aí gráficos elucudativos, pois este assunto é demasiado sério e parece-me a mim, bem mais grave que o deficit!, sendo por todos praticamente ignorado e nada discutido!

Surfer, cuidado! Falta um zero nas contas! e é à direita!!

por Marco » 12/10/2005 0:32

A fazer fé nos 10 mil euros por cada Português, daria 10.000 * 10.000.000 (nº Portugueses Residentes) = 100.000.000.000 Euros, ou seja 100 Mil milões de euros, cerca de 20 mil milhões de contos!

Uma loucura! Já viram quanto é o juro dessa dívida?

e se o juro sobe, por exemplo para 5%, nada de anormal em termos históricos! Já viram a dimensão da trajédia?!?

Re: Resposta....

por Surfer » 12/10/2005 0:22

Vicente Escreveu:Segundo um artigo que li à uns tempos atrás, cada Português deve em média dez mil euros, agora é só multiplicar 10,000 Euros pela nossa população que deve de andar nos 10.000000 +-.

Abraço
Vicente

Isso deve dar qualquer coisa como 2 biliões de contos, ou seja 2 mil milhões de contos!

Coisa pouca! :oops:

Cumps
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Resposta....

por Vicente » 11/10/2005 23:37

Segundo um artigo que li à uns tempos atrás, cada Português deve em média dez mil euros, agora é só multiplicar 10,000 Euros pela nossa população que deve de andar nos 10.000000 +-.

Abraço
Vicente

Registado: 2/6/2005 18:39

Será que todos ouviram, aquilo que eu ouvi?!?

por Marco » 11/10/2005 23:17

No programa da RTP de ontem, Prós e Contras, foi referido pelo Prof. Miguel Beleza, que Portugal é o sétimo Páis mais endividado do mundo, em termos relativos (Dívida a dividir pelo nº de Habitantes), e o 7º em termos absolutos!
Minha nossa, como se diz no Brasil, eu terei ouvido bem, vocês ouviram o mesmo?

A ser assim, a situação é de trajédia completa!

Somos claramente do 3º de Países mais pequeno do mundo em termos populacionais e temos em termos absolutos a sétima, repito, sétima maior divida do mundo?!?

E ainda falávamos nós do Brasil, quando era o maior devedor do Mundo, quando é uma Páis com uma populaçãoquase 20 vezes superior à nossa e um território quase 100 vezes maior!

Onde obter esse valor com rigor e qual o montante que dá a cada Português!?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, SerCyc, VALHALLA e 90 visitantes