Monges budistas começam hoje mestrado em gestão empresarial
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Monges budistas começam hoje mestrado em gestão empresarial
China 2005-10-11 10:06
Monges budistas começam hoje mestrado em gestão empresarial
DE com Lusa
Um grupo de monges budistas, sempre encarados como alheios às coisas do mundo, iniciou hoje em Xangai um mestrado em gestão de empresas (MBA), lado a lado com gestores e executivos de topo, refere a imprensa económica local.
Segundo o jornali chinês 'Economic Daily', os 18 monges, vestidos com túnicas amarelas e cor-de-laranja que simbolizam a renúncia e a vida sem desejos, frequentam aulas de engenharia organizacional, recursos humanos, marketing e gestão financeira.
O grupo está a tirar o MBA na Escola de Gestão da Universidade Jiaotong de Xangai para poder gerir melhor os templos, à medida que estes se vão modernizando, disse um responsável religioso ao jornal.
"Os monges têm de se adaptar à mudança dos tempos, da mesma forma que herdam a tradição religiosa", disse Jue Xing, o abade do Templo de Jade em Xangai.
Um dos usos que os religiosos vão dar ao MBA, segundo o abade, é na produção e venda de recordações e livros religiosos.
Outro dos usos, referiu Jue, "é reformar as tradicionais formas de gerir os templos, de acordo com os conceitos modernos de gestão".
Os templos budistas na China têm vindo a ser modernizados nos últimos anos para atrair mais visitantes, tendo alguns investido em arquitectura moderna, hotéis, elevadores e escadas rolantes.
A constituição chinesa permite a existência de cinco igrejas oficiais - a budista, taoista, muçulmana, católica e protestante.
O mercado chinês de mestrados em Gestão tem vindo a registar um grande crescimento, com cerca de 10 mil chineses a obterem o MBA em 2004, contra apenas 86 em 1991, de acordo com números oficiais. Em 1991 existiam também nove escolas autorizadas a ministrar os cursos, contra 87 no final de 2004.
1 Mensagem
|Página 1 de 1