Caldeirão da Bolsa

Ajuda. Percentagens de investidores.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pois...

por maya » 10/10/2005 17:23

Eu pensava que um fundo, uma entidade bancária, um entidade de grande peso, com o research (e um gabinete de pessoas afectas a tal) seria claramente influenciada no seus investimentos pelas técnicas mais fiáveis.
Pelas técnicas que fossem capazes de antecipar melhor o movimento dos mercados.

Se é certo que 80% dos intervenientes são entidades "pesadas"... então e como diz o incógnitus ou dizia o ulisses (salvo o erro) elas não podem fechar rapidamente as posições ... e assim haverá continuamente uma serie de capital investido...
de outro modo poderiamos cair num crash pior que todos os outros (é só pensar 80% do capital investido actualmente no mercado a sair.)

Então o peso dos pequenos investidores consistente nos outros 20%, será superior pois é móvel.

De qualquer forma nas análises dos "big fishes" mecessariamente tem de estar prevista a caça aos "patos" por um lado e a as valorizações das empresas obtidas pelos fundamentais.

è certo que o mercado é um todo, mas cada parte terá necessáriamente de ter um peso nesse todo.

O que tentava fazer é:
1- determinar o peso de cada parte

2- Depois de determinar o peso de cada parte e defenir o comportamente previsível a par da sua actuação específica.

3- Fazer a soma destas partes e dos comportamentos previsíveis.

4- Análisar face a estas, o possível efeito das informações e notícias.

5- Determinar o comportamento futuro e previsível do mercado.

6- Determinar uma % apra a alea. (no caso de ser demaiado alta então dever-se-à suspender a actuação.)

Ps: não pretendia usar isto nos "Stocks", mas sim em indices onde o peso relativo de "stocks" e "news" intrinsecas está mais esbatido.

Recordo também que devido ao facto de as news ja estarem descontadas muitas vezes o comportamento dos interveniente já é bastante independente destas... na verdade muitas vezes são más e os stocks sobem ou não descem o devido e outras vezes são boas e os stocks descem ou não sobem o devido.

Mas não sei, está aberta a discussão.
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

Re: Ajuda. Percentagens de investidores.

por Jack » 10/10/2005 16:49

maya Escreveu:No fundo o objectivo era saber se o peso dos grandes investidores é muito, tanto a nível de número como a nível de peso, pois aí teremos uma actuação dos mercados influenciada por análises mais "estudadas".

A meu ver, a ideia subjacente a este objectivo, é perigosa. Para não dizer, errada.

Admito como tentador tentar sectoriar os intervenientes no mercado por forma a tentar desenvolver uma qualquer espécie de "vantagem" competitiva neste ambiente. No entanto, a ideia subjacente é a de que "os grandes" dominam, ou dito por outra palavra, controlam, o mercado.

Discordo. Veementemente.

A meu ver, o mercado tem de ser visto como um todo, onde reinam os paradoxos mas o seu veredicto, soberano. E um deles é o de que o somatório do "conhecimento" de cada interveniente é inferior à informação que o mercado, no seu todo, dispõe.

Abraço

Registado: 2/10/2005 12:32

por Incognitus » 10/10/2005 16:43

(a minha resposta era ao Maya, concordo com o que o JAS disse, é nessa ordem de valores que estava a pensar)
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 10/10/2005 16:38

O peso dos institucionais é muito superior, embora não tenha aqui dados a quantifica-lo.

Isso não quer dizer que os institucionais sejam muito mais informados. São humanos como os outros, além de que uma boa parte do dinheiro está simplesmente indexado.

Podes ver este artigo para entender um pouco melhor a coisa:

http://www.******.com/artigo.php?id=171
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Re

por JAS » 10/10/2005 16:36

Os grandes investidores representam pelo menos 80%.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Ajuda. Percentagens de investidores.

por maya » 10/10/2005 16:34

Agradecia alguem que me dissesse, apróximadamente, qual a percentagem de investidores que são fundos e entidades bancárias e por outro lado qual a percentágem e peso dos pequenos investidores!?

No fundo o objectivo era saber se o peso dos grandes investidores é muito, tanto a nível de número como a nível de peso, pois aí teremos uma actuação dos mercados influenciada por análises mais "estudadas".

No caso de termos mais pequenos investidores com uma maior peso, teremos sem dúvida um movimento do mercados mais de acordo com as leis da natureza.

A ideia que eu tenho é que 25-35% do movimento dos mercados é feito por grandes investidores, mas isto é uma ideia sem nenhum apoio empírico.

De qualquer forma se a vossa percepção for difrente, mesmo sem poderem fundamentá-la (tal como me acontece) agradecia que deixassem o feedback.

Obrigado.
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, SerCyc, VALHALLA e 84 visitantes