Caldeirão da Bolsa

Já não chegava a concorrência de Espanha....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Já não chegava a concorrência de Espanha....

por pedras11 » 29/9/2005 18:21

Quer reduzir na EDP
Governo coloca Galp e REN na bolsa em 2006
O Governo está a preparar o lançamento em bolsa da REN - Rede Eléctrica Nacional e da Galp Energia. Segundo anunciou hoje o ministro da Economia Manuel Pinho, estas ofertas públicas iniciais (IPO) deverão acontecer durante o próximo ano.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt


O Governo está a preparar o lançamento em bolsa da REN - Rede Eléctrica Nacional e da Galp Energia. Segundo anunciou hoje o ministro da Economia Manuel Pinho, estas ofertas públicas iniciais (IPO) deverão acontecer durante o próximo ano.

Na REN, o Estado vai manter uma posição de maior relevância, enquanto na Galp irá dispersar nmais capital em Bolsa, anunciou o ministro escusando-se a precisar o valor das participações em causa.

«O objectivo é reduzir de forma gradual [a posição do Estado] nas três empresas» [edp, ren e Galp]», disse.

O Estado ainda tem cerca de 25% da EDP e já anunciou uma fase de privatização de 5% do capital da eléctrica até ao final deste ano. A posição na Galp ronda os 48%.

O ministro rejeitou o recurso de instrumentos como «golden shares» ou blindagem de estatutos nestas empresas, uma vez que estes têm sido muito questionados por Bruxelas, tal como aconteceu recentemente com a Portugal Telecom.

Na REN, o ministro admite a possibilidade de participações de empresas eléctricas no capital da sociedade que gere a rede eléctrica em Portugal

Sobre o eventual interesse da Petrobrás em entrar no capital da Galp, como noticiou hoje a «Gazeta Mercantil», o Manuel Pinho disse que é natural que isso aconteça, mas preferiu não comentar mais.

A conferência de imprensa de Manuel Pinho ocorreu no dia em que a nova estratégia nacional para a energia, que contempla a faculdade de cada operador poder estar presente em simultâneo nos sectores da electricidade e do gás.

O objectivo do Governo, é «estimular e favorecer a concorrência por forma a promover a defesa dos consumidores, bem como a competitividade e a eficiência das empresas, quer as do sector da energia, quer as demais do tecido produtivo nacional». A resolução aprovada obriga assim que empresas como a Galp e a EDP- onde o Estado tem forte participação - tenham agora de se organizar de forma a diversificarem a sua oferta e a concorrerem directamente entre si.

[b]
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, bpcolaco, Burbano, cali010201, Google [Bot], jguerreiro.network, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1 e 365 visitantes