Caldeirão da Bolsa

Energias do Brasil vende acções abaixo do esperado no IPO

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 13/7/2005 15:52

Internacional - Empresas + títulos de Empresas


Energia > Brasil 2005-07-13 15:55
EDP - Energias do Brasil sobe 8,33% no Bovespa

DE

A holding que agrupa os activos da EDP no Brasil e que hoje se estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ao preço de 18 reais por acção encontra-se neste momento a ganhar 8,33% para os 19,50 reais.

Segundo revelou hoje ao 'Diário Económico' uma fonte próxima da empresa, os títulos da EDP - Energias do Brasil foram colocados em bolsa a apenas 18 reais por acção (6,3 euros) devido ao caso 'mensalão' (corrupção de deputados brasileiros por parte do partido no Governo),

Este preço de 18 Reais (6,3 euros) é bastante inferior às expectativas dos analistas, os quais esperavam que a holding da EDP no Brasil fosse cotada entre 7,7 e 9,8 euros.

A mesma fonte nota que "a procura foi duas vezes e meia superior à oferta, tendo 60% sido subscrita por investidores internacionais, metade dos quais fundos de investimento norte-americanos".
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

Energias do Brasil vende acções abaixo do esperado no IPO

por mcarvalho » 13/7/2005 14:33

Energias do Brasil vende acções abaixo do esperado no IPO

13/07/2005 14:37

Empresa encaixa 1,1 mil milhões de reais Energias do Brasil vende acções abaixo do esperado no IPO
A Energias do Brasil encaixou 1,1 mil milhões de reais (387,79 milhões de euros) na Oferta Pública Inicial da unidade brasileira da Energias de Portugal (EDP), com o montante a ser canalizado para a construção de novas centrais naquele país. O preço por acção foi de 18 reais, um valor abaixo do intervalo proposto de 22-28 reais.

A empresa sedeada em São Paulo alienou 61,38 milhões de acções ordinárias, enquanto os accionistas minoritários venderam 809.446 acções numa oferta secundária, revelou hoje a EdB num comunicado publicado hoje no jornal «Valor Económico».

Uma das razões apontadas pelo preço praticado abaixo do esperado prende-se com o facto do escândalo «Mensalão» - em que o Partido dos Trabalhadores do presidente  Lula da Silva pagaria luvas aos legisladores para aprovaram leis no Congresso - poder estar a afastar os investidores do segmento accionista, devido à instabilidade política.

«Os IPO são muito complicadas neste momento», explicou à Bloomberg André Hahn, gestor de fundos da Leme Investimentos «Os meus clientes, na sua maioria investidores institucionais, estão a esperar para ver o que vai acontecer no país em termos políticos antes de se exporem mais às acções» brasileira, acrescentou a mesma fonte.

O índice de referência da Bolsa de São Paulo, que subiu nas últimas duas sessões, caiu 3,5% na semana passada devido à especulação de que o escândalo do «Mensalão» poderá afectar não só as políticas do Governo mas também o crescimento da maior economia da América Latina.

«É uma boa empresa, mas a operação de venda veio numa altura em que o Governo está sob uma crise política e isso afectou o preço», afirmou à mesma agência Oswaldo Telles Filho, um analista do Banif Investment Banking em São Paulo.

O coordenador líder do IPO é o Banco UBS e os co-coordenadores são o Banco Itaú BBA e Banco Pactual. Os coordenadores contratados são o Banco Bradesco, o Credit Suisse First Boston o BB Banco de Investimento e o Banco Espírito Santo de Investimento.

Antes da cotação, a Energias do Brasil procedeu à reestruturação societária, movimento que a espanhola Endesa anunciou que também vai realizar para também listar os seus títulos no Bovespa até ao final deste ano.

A Energias do Brasil está há quase 10 anos no Brasil e atende a 11 milhões de consumidores, controla três distribuidoras e tem participações minoritárias em mais duas. Detém 14,6% da hidroeléctrica Lajeado e 60% da Peixe Angical cujo arranque está previsto para Maio de 2006, além de uma comercializadora de energia.

As acções da EDP [edp] seguiam inalteradas nos 2,09 euros.

 

...
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, latbal, OffTheRecord, PAULOJOAO e 648 visitantes