Caldeirão da Bolsa

Saí hoje dos mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 8/6/2005 15:14

Mudando de assunto e aplicando na prática o que aprendi durante todos estes anos:

Entrei na PAD a 0.34 no final de Maio e sai 0.33 logo depois.
Perdi um cêntimo + despesas.

Já que não via prespectivas de subida, decidi sair e esperar para ver a tendência.

Se não se pode ganhar, o mais importante a seguir é perder o minimo possivel!!!

Bons negócios

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 7/6/2005 17:00

Esqueci-me de referir +/- 2200 ações da EDP da última privatização, mas ai a asneira foi significativamente mais pequena e já estão pagas.

Estas já tiveram a dar lucro mas não ainda o suficiente para as vender e pagar os "danos psicológicos" causados durante estes últimos anos!!!

por pedrom » 7/6/2005 14:47

Talvez agora de fora veja o que não via antes devido ao facto de andar a tentar recuperar o que tinha perdido.

Um tempo de "férias" também faz bem.

Eu nessa altura (+/- em 2000) também tive alguns dissabores provocados pela pouca experiência nos mercados e por alguns elevados ganhos que tinha conseguido em pouco tempo.

Pouco tempo depois, estava a perder cerca de 10% do dinheiro (atenção que era em ações), depois 20... 30... 40... 50... 60... 70... 79

Só cheguei a estes valores porque não tomei a atitude que voce está tomar!!!

Hoje não tenho muito mais "saber" a nivel de mercados, mas tenho uma coisa muito importante: experiência a perder dinheiro!!!

Graças a "deus", que já recuperei algum, mas só o consegui recuperar, porque consegui deixar de perder (muito claro)!!! e também em dada altura assumi as perdas e foi como se começa-se de novo.

Mais grave, o dinheiro que eu andava a perder ao principio "não era meu", era do BCP, pois as cerca de 5000 ações que adquiri a perto de 6 euros foram financiadas a 100% por eles.

Mais tarde e durante algum tempo era engraçado ver o meu extracto daquela conta: todos os meses metia lá dinheiro para pagar as pretacções e todos os meses tinha menos patrimonio do que nos mês anterior!!!

Só falta referir que ainda detenho essas ações, o empréstimo acaba em Fevereiro do próximo ano (espectacular) e que já decidi que depois de pagas só as vendo quando derem lucro, nem que tenha que esperar pela reforma (ainda faltam muito anos), pela falência do BCP, ou dá-las como herança aos meus filhos que ainda não tenho.

Muitos vão dizer ou dizem que esta não é a atitude mais correcta, no entanto é claro que só tenho esta atitude para estas ações (não sei explicar mas é um sentimento muito forte, é quase amor ou paixão que tenho por estas 5000 ações!!!).

Com isto, só espero que, quem o ler, não faça a mesma asneira.

A minha regra numero 1 é:

Nunca se compra ações com empréstimos

por JN » 7/6/2005 12:40

Caro oscar c.

Você disse:
"Depois de mais de 10 anos nos mercados de acções decidi hoje fechar todas as posições e sair de vez.

Saio sem atingir os objectivos que tinha colocado a mim próprio mas receio uma grande e prolongada correcção no nosso mercado e eventualmente na Europa e EUA."

Eu tenho por mania, tentar sempre perceber o porquê das coisas.
Pela sua berve explicação, o porquê de voce sair tem a ver com a ideia errada que teve e muitos têm deste tipo de negócio.
Ha muitos anos as empresas vendiam acções para realizar capital e investiam o capital para crescerem. Quem comprava acçoes ficava accionista da empresa e passava a usufruir dos rendimentos e crescimento dela, poderia deixar essas acções aos seus descendentes... Muitos pequenos accionistas fizeram fortunas com esta filosofia.
Isto está muito resumido, mas penso que dá para perceber que hoje em dia a ideia de escolher uns tantos ovos de qualidade e ficar a chocá-los tráz muitos dissabores.
Já não há empresas sólidas, paíse economicamente seguros e sectores inabaláveis.
Penso que os investidores de hoje têm de ser puros comerciantes, ir a onde está a procura e a oferta, não ter fronteiras, não ter preferencias nem paixões.
Comprar o que está a ser mais comprado, nem que sejam alcagóitas, vender o que está a ser vendido, nem que seja a Portugal Telecom.
Os máximos e os preços caros só se conhecem nos históricos. Nos mercados de capitais de hoje nã há caro nem barato, não há forte, fraco, seguro, defensivo, etc, etc, Há a procura e a oferta, o resto são flores.
Eu vejo aqui traders com grandes conhecimentos e experiencia a dizer "hai se esta viesse a este preço nao hesitaria..." Isto está completamente fora de moda. Ainda ha pouco faliu a AGFA e quantas mais grandes empresas vao falir? E o caso da GOOGLE? quem diria?
Só a procura e a oferta é que fazem os preços!

Agora uma coisa eu lhe dou razão, só se deve estar neste negócio enquanto ele nos dá prazer.

Fêz bem em partilhar a sua decisão connosco.

Um abraço e boa sorte!
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

És tu a sair...

por Rainmaker » 7/6/2005 11:19

...e eu a entrar
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.

Registado: 7/6/2005 11:12

por djovarius » 7/6/2005 10:21

Felicidades para si e boa sorte.

Se decidir voltar, faça-o sem pressas.

Grande abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Re: Saí hoje dos mercados... tão cedo?!

por leprechaun » 6/6/2005 20:21

Ó Óscar!

Pois parece-me que sais na altura em que vai começa a festa! Pelo menos, eu estou a preparar-me para uns mesitos de festejo... como o meu bombo e o realejo! :lol:

Bem, mas não falo do mercado interno, é certo. Eu sou mais estilo mercenário, amo é o trade diário. E como há 10 anos não conhecia nada disto... e tinha muitos juvenis conhecimentos para me entreter maravilhadamente... :P é óbvio que ainda não estou cansado, apenas também maravilhado!

Yeah... this is quite an easy and funny way to make a lot of money, it seems! Ena, assim até posso fazer papel de cavalheiro junto das belíssimas teens... and I do mean it! :lol:

Hum... só me falta é o charme e o savoir faire... onde comprá-lo... ou alugá-lo? :P

Oh... may be they don't mind... if I act really kind... how could they ever find? :mrgreen:

OK! Um Óscar para ti... por 10 anos que vivi!

leprechaun

(...ainda agora aqui! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por BullPower » 6/6/2005 19:25

Boas. Talvez necessites de umas férias por tempo indeterminado. Abraço e boa sorte.

Registado: 28/1/2005 0:38

Felicidades para si Oscar

por mcarvalho » 6/6/2005 18:48

um abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

Saí hoje dos mercados

por oscar c. » 6/6/2005 17:56

Depois de mais de 10 anos nos mercados de acções decidi hoje fechar todas as posições e sair de vez.

Saio sem atingir os objectivos que tinha colocado a mim próprio mas receio uma grande e prolongada correcção no nosso mercado e eventualmente na Europa e EUA.

Razões para isso não faltam: as domésticas, que todos conhecemos, decorrentes da nossa péssima situação económica, mas também aquelas que têm a ver com alterações ao «equílibrio» económico mundial.

Temo que o efeito China até agora sentido seja apenas o começo de grandes desequilibrios futuros na economia mundial. Estamos a falar de um país que tem um quarto da população do planeta e que não pode ser desvalorizado.

A juntar a isso a indefinição da Europa quanto ao seu futuro só pode agravar a situação.

Claro que os mercados estão em máximos de 3 anos. Isso, quanto a mim, é mais um motivo de preocupação e catalizador do cenário que temo possa ser desencadeado a breve prazo.

A minha performance no mercado não foi famosa.

Fui vítima do delírio colectivo das dotcom em 2000, tendo acumulado perdas potenciais elevadas até meados de 2001.

De então para cá apostei principalmente na PTM que me ajudou a recuperar grande parte das tais perdas potenciais. Tinha colocado a mim próprio o objectivo de sair com a PTM a 24 euros o que me daria um lucro global de 10%.

Infelizmente ela não me fez a vontade e saio assumindo uma perda global sensivelmente do mesmo valor.

Claro que podia agora, de acordo com as minhas convicções expressas atrás, entrar curto no mercado. O que se passa é que simplesmente não me apetece. As emoções fortes que o mercado me proporcionava e que adorava,agora cansam-me.

Não quer dizer que não mude. Que não volte a querer experimentar. Mas sinceramente, espero que não.

Hesitei antes de escrever este post. Não quero ser agoirento nem prejudicar quem está nos mercados.

Acabei por decidi partilhar a minha experiência desta forma resumida. Afinal, não acredito que isso possa afectar o mercado. Seria presunçoso de mais da minha parte :evil:

Desejo a todos os maiores êxitos bolsistas.

Um grande abraço a todos.

Óscar C.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Burbano, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, MP65, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, yggy e 341 visitantes