Caldeirão da Bolsa

EDP lança teste de telecomunicações na rede eléctrica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EDP lança teste de telecomunicações na rede eléctrica

por pvk » 7/6/2005 11:17

Oni ultima vários produtos com base no power line
EDP lança teste de telecomunicações na rede eléctrica
[ 2005/06/06 | 16:48 ] Alda Martins

logo edp, resultados da bolsaArtigos relacionados
EDP aumenta lucros em 11,5% para 216,9 milhões de euros (Actualização1)
EDP estuda substituição de contadores por telecontagem
EDP ganha licença para central eléctrica nas Astúrias
EDP cria EDP PLC para gerir telecomunicações sobre a rede eléctrica A EDP, em conjunto com a Oni, vai lançar ainda este mês o piloto comercial da tecnologia power line que permite oferecer serviços de telecomunicações, voz e internet, sobre a rede eléctrica, confirmou à Agência Financeira fonte oficial da Oni.

«O piloto comercial arranca ainda durante o mês de Junho», disse.

A mesma fonte escusou-se a revelar mais detalhes, mas ao que a Agência Financeira apurou junto de fonte conhecedora do processo, «o arranque do teste só não aconteceu mais cedo porque, ao invés de se lançar só um produto (como inicialmente previsto), optou-se por lançar vários.»

Assim, do ponto de vista técnico, todos os produtos são iguais e com o piloto tecnológico devidamente testado, mas diferem do ponto de vista comercial, com preços e formatos diferentes, «para que se possa avaliar melhor o que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto», disse a mesma fonte conhecedora do processo.

O início do piloto comercial não será, no entanto, a garantia de que o projecto venha a concretizar-se, uma vez que depende muito da aceitação dos clientes. «É exactamente para isso que serve o piloto comercial», acrescenta a mesma.

ERSE e Anacom chamadas a opinarem

Caso o projecto de telecomunicações sobre a rede eléctrica venha a ser uma realidade, as empresas terão que pedir autorização aos reguladores das telecomunicações e energia, Anacom e Erse, respectivamente.

Se no primeiro caso a autorização parece pacífica, no segundo poderão levantar-se algumas dúvidas. Isto porque o regulador pode determinar algum tipo de compensações, por parte da eléctrica, por esta estar a utilizar, para prestar serviços de telecomunicações, uma rede que foi inicialmente construída para passar energia.

Uma outra fonte especialista em direito comunitário disse, no entanto, à Agência Financeira que «dificilmente o regulador português poderá impor medidas muito fortes, uma vez que actualmente na Europa o power line está a ser visto como uma boa alternativa à rede de cobre (para nichos de mercado mais específicos).»

Além disso, «regras muito rígidas poderão inviabilizar o negócio», acrescenta a mesma.

O investimento inicial no projecto foi de menos de 10 milhões de euros. De referir que, tal como a Agência Financeira tinha noticiado, a EDP, maior accionista da Oni, constituiu, no final do ano passado, a EDP PLC, a empresa que vai agregar sob a sua alçada o negócio da tecnologia Power Line Communications (PLC), telecomunicações sobre a rede eléctrica. À Oni caberá a parte comercial do negócio.

A tecnologia power line é hoje considerada uma forma viável e barata de levar a banda larga a mais casas e funciona sobre linhas de baixa e média potência atingindo velocidades de transferência de dados até 45 mbps.


http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
 
Mensagens: 555
Registado: 2/7/2004 18:11

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Burbano, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, MP65, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, yggy e 341 visitantes