S&P (g.a) + comentário
4 mensagens
|Página 1 de 1
...
Caro vmerck1
Sim, cada trader deve ter um sistema que se adapte à sua estratégia. Uma das regras primordiais do mercado é que devemos ser capazes de pensar por nós próprios, assumir as nossas estratégias e os nossos trades, percorrendo dessa forma um longo trajecto de evolução para o sucesso nos mercados.
Grande Cem
É sempre um prazer ouvir (ler) palavras tuas. São tantos os ensinamentos que tirei de tudo o que escreveste até hoje, que saber que posso ter dado alguma contribuição, por infíma que seja, para o teu elevado conhecimento dos mercados, me deixa bastante orgulhoso...
A quebra das LTs no RSI tem sido um dos meus objectos de estudo e, por aquilo que me é dado a observar, a capacidade de "dedução" e/ou validação de movimentos do indíce é bastante apurada.
:-) Em relação ao teu sistema de trading, claro que este foi apenas um pequeno aparte lúdico, em que a brincadeira sobre este teu "cachorro" esconde uma profunda admiração e respeito por todo o conhecimento que ele encerra.
Abraço
Sim, cada trader deve ter um sistema que se adapte à sua estratégia. Uma das regras primordiais do mercado é que devemos ser capazes de pensar por nós próprios, assumir as nossas estratégias e os nossos trades, percorrendo dessa forma um longo trajecto de evolução para o sucesso nos mercados.
Grande Cem
É sempre um prazer ouvir (ler) palavras tuas. São tantos os ensinamentos que tirei de tudo o que escreveste até hoje, que saber que posso ter dado alguma contribuição, por infíma que seja, para o teu elevado conhecimento dos mercados, me deixa bastante orgulhoso...
A quebra das LTs no RSI tem sido um dos meus objectos de estudo e, por aquilo que me é dado a observar, a capacidade de "dedução" e/ou validação de movimentos do indíce é bastante apurada.
:-) Em relação ao teu sistema de trading, claro que este foi apenas um pequeno aparte lúdico, em que a brincadeira sobre este teu "cachorro" esconde uma profunda admiração e respeito por todo o conhecimento que ele encerra.
Abraço
Maximus
- Registado: 5/11/2002 9:44
Caro Maximus
Gostei imenso de ler a tua aprofundada análise ao S&P, o que revela já uma grande maturidade na forma correcta como usas os diversos indicadores, particularmente gostei da forma como usas as quebras das LT do RSI !!! Já tinha visto triggers de 30 e 70, médias móveis de RSI, divergências de máximos e mínimos de cotações com os correspondentesRSI mas confesso que não me tinha lembrado de pôr o RSI a quebrar as suas próprias LT ...
Quanto à tua referência ao nível dos 876 para o meu sistema de trading me dar sinal de venda só te posso dizer que é bem possível, pelo menos o fecho de longos, se lá chegar!
Um abraço e parabéns pelo belo trabalho feito,
Cem
Quanto à tua referência ao nível dos 876 para o meu sistema de trading me dar sinal de venda só te posso dizer que é bem possível, pelo menos o fecho de longos, se lá chegar!
Um abraço e parabéns pelo belo trabalho feito,
Cem
-
Cem
BANDEIRA DE BAIXA
O mercado apos um key reversal week, desatou aos trambolhoes, uns mais no caso do Footsie outros menos o caso do PSI,preseentemente temos q o mercado arrnjou um suporte e tem ndano num traiing range a q eu gosto + de chamar no MAN´S LAND... visto eu ser um trader activo, o meu sistema tem s«de ser adequado a minha personalidade. Espeo q o mercado rompa este mesmo suporte para ocorrer a debandada...a ver vamos.
Não tenho POSIÇÔES CURTAS no mercado até estou longo nalguns titulos......
Não tenho POSIÇÔES CURTAS no mercado até estou longo nalguns titulos......
-
vmerck1
S&P (g.a) + comentário
A LT descendente de médio prazo, a verde carregado, tem funcionado como um escorrega para o S&P desde a ruptura em alta da mesma.
Será importante, nas próximas sessões, analisar o comportamento do S&P em relação a essa LT. A quebra da mesma em baixa representará, muito possivelmente, uma ida directa aos mínimos.
RSI em movimento ascendente de curto prazo, mas descendente de médio prazo.
A LT ascendente de médio prazo, no RSI, tem início no dia 24/07/2002 quando o S&P bateu nos 775 pontos.
O toque do S&P nos 769 pontos, por demais conhecido ponto do duplo fundo, representa um dos seguintes toques do RSI na LT ascendente de médio prazo. Esta divergência bullish entre o S&P e o RSI deixava antever uma subida do S&P para acompanhar o RSI, e assim foi, o S&P subiu 185 pontos, desde os 769 pontos até aos 954 pontos.
Aqui, nos 954 pontos, começou a derrota dos Bull, quando o S&P falhou em atingir o anterior máximo relativo nos 965 pontos. Era imperativo, para que a tendência de médio prazo se mantivesse ascendente, que o S&P quebrasse em alta de forma convincente os 965 pontos.
Com o RSI nos 63,1708 o S&P atingiu os 925,660 pontos no dia 06/11/2002.
Com o RSI nos 59,6086 o S&P atingiu os 954,280 pontos no dia 02/12/2002.
Esta divergência bearish, S&P a subir com RSI a descer, foi o sinal que confirmou a tendência de queda no curto prazo.
A quebra da LT ascendente no RSI, a verde, foi um ponto bastante interessante de observar. A luta em volta dessa LT ascendente no RSI coincidiu com a lateralização do S&P, entre os 888 e os 911 pontos.
Quando o S&P andou ali a tentar aguentar-se nos 876 pontos, nos dias 27, 30 e 31/12/2002, já o RSI estava em movimento ascendente e rapidamente voltou para cima da LT ascendente. Tivemos o rally de ano novo…
Quando o RSI atingiu aquela linha azul claro, LT descendente de médio prazo que foi traçada a partir da divergência bearish, voltou imediatamente para baixo. Sendo este um terceiro toque numa LT, era notório que a validade dessa LT ficava reforçada, pelo que foi fácil antever nova queda do S&P.
No meio de toda esta descrição, um pouco extensa

Neste momento temos o RSI a formar um triângulo simétrico, que já foi quebrado no sentido ascendente, dando um sinal bull.
S.O. (5:3) vermelho
Continua Bull de curto prazo (Cruzamento da mm 3 dias do próprio indicador, no sentido ascendente e saída do estado oversold).
Está hoje nos 30.8357 pontos. A mm 3 dias está nos 27.1094.
S.O. (20:3) verde
Continua Bear de médio prazo. Está hoje nos 13.1421 pontos, em estado oversold. A mm de 3 dias está nos 13.2945.
S.O. (50:3) azul
Continua Bear de longo prazo. Está hoje nos 10.8756 pontos, em estado oversold. A mm de 3 dias está nos 10.9823.
”O S.O.(50:3) já atingiu mesmo os valores mais altos do ano no dia 25/11/2002. Da última vez que este indicador atingiu os 97 pontos, antes de 25/11/2002, foi em 26/11/2001 estava o S&P nos 1157 pontos…
Depois disso o S&P ainda foi aos 1172 e entrou numa fase de lateralização, entre os 1172 e os 1053, até que tivemos uma queda de 400 pontos até aos 775 pontos.
Será que a situação actual dos S&P não é apenas um Dejá Vú neste Bear Market?”
Esta frase já constava das minhas análises durante o mês de Dezembro do ano passado. Se olharmos para o gráfico de longo prazo podemos ver a semelhança entre o rebound pós 11 de Setembro, com o respectivo período de lateralização antes das quedas e o rebound após o duplo fundo, com o respectivo período de lateralização antes das quedas que, na MHO, apenas agora se iniciaram… Mas isto, claro, para o médio prazo…
Notar que o 11 de Setembro foi indicado por muitos analistas como o fundo, o fim do Bear… Notar que o duplo fundo do S&P, figura técnica que indica inversão de tendência, foi indicado por muitos analistas como o fundo, o fim do Bear…
Todo o comportamento gráfico, que não é mais do que uma representação numérica do comportamento psicológico dos investidores, representam entradas Bull bastante fortes após qualquer um destes pretensos fundos, mas depois vem a interrogação, a procura de mais justificações para um Bull, o descrédito, a lateralização, um leve escorregar que rapidamente se transforma numa aceleração da queda…
ADX (14) atingiu os 26 pontos, indicando a existência de uma tendência.
Este valor que não era atingido desde dia 14/10/2002. No dia seguinte o S&P entrou na fase de lateralização que durou quase 3 meses.
Vamos ver os dados dos últimos 12 dias do +DI e do –DI
+DI = 25, 23, 21, 19, 18, 17, 15, 14, 13, 15, 14, 13
-DI = 18, 19, 23, 27, 30, 28, 33, 37, 34, 31, 29, 28
A força vendedora teve o seu pico no dia seguinte à quebra dos 876 pontos no S&P, quando o -DI atingiu os 37 pontos.
Também podemos verificar que o cruzamento do +DI com o -DI no sentindo descendente, demonstrando a subida da força vendedora relativamente à força compradora, foi feita no dia 17/01/2003 quando o S&P quebrou, num só dia, as 3 médias móveis aqui representadas (MMs 150, 50 e 20 dias). Nesse mesmo dia o S&P quebrou também os 908 pontos, que o tinham segurado nos últimos 9 dias em mais um período de latelarização de curto prazo.
Para quem não tinha entrado curto quando o S&P falhou em quebrar no sentido ascendente a LT descendente a azul claro (sobre a qual falarei mais abaixo…), esta foi uma segunda oportunidade. Os 876 pontos eram o primeiro alvo e os 856 pontos o segundo alvo.
Um dado muito importante é que o mercado subiu no último dia de trading, mas a força compradora e a força vendedora diminuíram, demonstrado que esta subida decorrente essencialmente da falta de vendedores.
Opinião Pessoal
Desenhei um novo canal descendente com dois traços a azul claro. Tinha dito anteriormente que iria falar em lateralização, ora cá está, um bonito canal descendente com uma inclinação tão pequena que é quase um canal lateral.
Este canal criou mais uma resistência para os Bull ultrapassarem e um novo sorriso aos Bear… É que se formos visitar o fundo deste canal muito dificilmente iremos ter um triplo fundo…
O canal é muito largo, demasiado mesmo, o que possibilita o comportamento erróneo do índice dentro dele durante os próximos tempos. Toda a atenção é pouca…
Isto foi escrito em 06/12/2002, na minha última análise publicada. A LT descendente, a azul claro, de topo desse canal demonstra que o S&P tem feito sempre Lower Highs, o que não é nada abonatório para os Bull. O duplo fundo do S&P, apesar de parecer quase perfeito, também representa Lower Lows.
Claro que isto é médio prazo, mas a pergunta que se coloca é:
Será que vamos visitar esses mínimos e, caso os visitemos, será que o S&P aguenta esses valores?
A minha opinião é que sim, iremos visitar esses mínimos e não, o S&P não irá aguentar esses mínimos. Acredito mesmo que a quebra desses mínimos, que na MHO deverá acontecer antes do fim do primeiro semestre de 2003, levará à possível capitulação dos Bull levando o S&P a uma queda abrupta logo de seguida. Quem estiver atento ao mercado pode, na devida altura e sem que tente antecipar demasiado os movimentos de recuperação, encontrar nessa queda abrupta uma boa oportunidade de entradas longas para o médio/longo prazo.
Agora, sobre o Curto Prazo, tendo em consideração os seguintes dados:
- S&P fechou nos 855,730 pontos, 1 ponto acima do mid-point do marubozu negro de dia 30/01/2003.
- A força vendedora diminuiu.
- Ruptura do triângulo simétrico do RSI no sentido ascendente.
- SO (5:3) com sinal Bull de curto prazo.
- A inclinação da LT descendente de curto prazo é demasiado inclinada para ser sustentada durante muito tempo.
Podemos assistir a uma subida até aos 876 pontos, fazendo a validação desse valor como resistência, zona onde a força vendedora deverá aumentar.
O meu Amigo Cem vai desculpar-me pela referência ao “cachorro” dele, mas é minha crença que, caso o S&P atinja os 876 pontos mas os indicadores tendenciais continuarem a entrar em valores de sobreposição aos valores de indicação oscilatória, o “cachorro” irá de certeza levantar-se, abanar o rabo e dar dois latidos, um latido para fechar o longo cujo objectivo era o trading do canal lateral e outro latido para abrir o curto de negociação da nova tendência descendente do S&P. :-)
Valores importantes que tenho anotados:
Suportes 844, 835 (valor da LT descendente a verde carregado), 775, 769
Resistências 868, 876, 890, 892 (MMs 150), 894 (MMs 20), 901 (MMs 50)
S&P Curto Prazo
S&P Médio Prazo
S&P Longo Prazo
Abraço
P.S. – Infelizmente, novas responsabilidades profissionais não me permitem fazer estas análises com regularidade, mas este fim-de-semana tive um tempinho livre e já andava com saudades de olhar para o S&P mais a fundo…

Maximus
- Registado: 5/11/2002 9:44
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PMP69 e 258 visitantes