Caldeirão da Bolsa

BRISA - inversão de tendência no gráfico p&f

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 10/3/2005 18:35

Eu já li algures, não me lembro onde que os gráficos PF nasceram da necessidade de construção de gráficos quando nao se tem mais do que um pedaço de papel e um lápis. Para desenhar graficos de linhas já seria necessário usar papel milimetrico e ir colando folhas umas as outras.
Eu comecei assim, quando ainda os computadores eram só IBM's e caríssimos :lol:

Eu considero que os PF mostram vantagem em relação aos candles e barras para os traders de medio/longo prazo. Agora, cada um usa aquilo que acha melhor. E ainda bem que há individuos capazes de inventar inumeras formas de ganhar dinheiro, nem que seja só na venda de livros e cursos.

Outra grande vantagem é que em P&F é facil por um computador a detectar padrões, já nos outros a coisa fica muito complicada e quase impossivel.
Daí eu falar na impossibilidade de analisar diariamente centenas de gráficos.
Visitante

por Touro » 10/3/2005 17:02

Caro Visitante

Curioso é que os gráficos p&f surgiram devido a uma necessidade de acompanhar os preços no intraday. Nos finais do século dezanove, princípios de século XX, não havia informação em tempo real, e por isso era impensável construir gráficos de baras de 10 min. A informação que havia para os gráficos de barras era apenas a do final do dia, publicada nos jornais.

Ora uma forma de construir gráficos de forma simples, uma vez que não havia computadores, para acompanhar o intraday e especialmente para se ter uma ideia mais clara dos suportes e resistências no intraday, foi criar estes gráficos simples que se desenhavam muito facilmente numa folha de papel ao longo do dia.

Essa questão de serem usados no curto- ou longo-prazo depende do tamanho da 'box'. Estes gáficos podem ser usados em qualquer escala temporal, desde que seja ajustado o tamanho das 'boxs'.

Quanto à comparação entre gráficos de velas e P&F, julgo que ela é útil, pois pode ajudar a clarificar certas situações. O cuidado a ter é apenas o de usar gráficos adequados à escala temporal em que se está a negociar.

Não podemos esquecer que ambos os gráficos são apenas formas diferentes de representar a mesma realidade, a evolução dos preços, e por isso tem de haver necessariamente uma forte relação entre eles.

Há autores que tentam fazer essa aproximação utilizando aquilo a que chamam gráficos p&f expandidos (com a introdução da variável tempo). Estes gráficos, ditos expandidos, aproximam-se dos gráficos de barras ou velas, e um exemplo são os gráficos de Renko.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Visitante » 10/3/2005 13:09

[quote="Touro]Se esta análise se vier a confirmar, a conclusão que se tira é que a box de 0,05 EUR (teoria p&f) não é capaz de 'filtrar' as bandeiras.
[/quote]

Caro Touro,
Eu diria de outro modo; com o P&F filtra-se mesmo essas bandeiras porque elas podem não nos interessar.

Tem tudo a ver com a forma como se faz negócio.

Uma coisa é estar no mercado a analisar algumas acções à lupa e nesse caso não se deve usar o P&F.

Outra forma de estar no mercado é, analisar centenas de acções todos os dias e tentar descobrir sinais de retorno que possam originar tendencias de longo prazo.

Penso que não deve tentar comparar Cadlestiks e P&F porque são ferramentas para trabalhos diferentes. Eu até penso que quem usa uma não deve usar a outra, sob pena de estar a misturar duas formas diferentes de negociar activos.

Abraço!
Visitante

por Touro » 9/3/2005 19:03

Apesar do gráfico P&F de hoje ser exactamente igual ao do passado dia 7 (nas condições que o apresentei), e portanto não indicar qualquer mudança de tendência, o facto é que à 'luz das velas' o panorama parece ser outro.

De facto, após uma primeira bandeira de baixa, parece ter ocorrido outra, que pode levar a cotação para a zona dos 6,3 EUR. Esta zona corresponde à linha de suporte ascendente de longo-prazo e também a um forte suporte horizontal.

Se esta análise se vier a confirmar, a conclusão que se tira é que a box de 0,05 EUR (teoria p&f) não é capaz de 'filtrar' as bandeiras.
Anexos
bri20050309cp.jpg
bri20050309cp.jpg (83.75 KiB) Visualizado 761 vezes
bri20050309lp.jpg
bri20050309lp.jpg (101.71 KiB) Visualizado 765 vezes
Cumprimentos,
Touro

por Visitante » 8/3/2005 17:43

Touro,

Eu uso uam escala semi log ou seja o valor da box vai aumentanto á medida que o preço vai subindo. No caso da brisa eu uso estes valores:
Up to $5 0.10 per box

$5 - $10 0.20 per box

$10-$20 0.50 per box

$20-$100 1.00 per box

$200-$500 5.00 per box

$500-$1000 10.00 per box

$2000-$5000 50.00 per box

Mas é como digo, tem tudo a ver com o time frame que negociamos.
Quando se diz que o sinal de saida ainda não foi dado não quer dizer que não se tenha tirado algumas maisvalias no entretanto. Isso tem a ver com o sistema :wink:
Visitante

por Touro » 8/3/2005 17:02

Caro Visitante

Já percebi que você usa uma box de 0,2E (que é o aconselhado pelo 'link' que me deu, preços entre 5 e 10E, e que agradeço)

No entanto, reparo que o sinal de compra foi dado em Setembro de 2004, não tendo sido ainda dado sinal de saída (admito). Ora, esta situação parece-me demasiado insensível, pois praticamente todos os ganhos conseguidos estão a desaparecer. (note-se que posso estar a dizer asneiras, pois não domino esta técnica)

Já testei 'boxs' de 0,05E na PTC e os resultados não me pareceram maus. Coseguia-se apanhar mais ou menos todos os 'swings'

A questão que deixo é a seguinte: Para 'swing trading' uma 'box zize' de 0,05E não será adequada para uma acção como a Brisa?

O que me parece é que uma 'box' de 0,2E é muito insensível. Se considerarmos um 'reverse' de 3 'box', estamos a falar de mudança de tendência após variações de cerca de 10%, o que me parece muito. Já nem falo das 'box' de '0,5' que revertiam apenas após variações de 23%!
Cumprimentos,
Touro

por Visitante » 8/3/2005 16:29

Claro que isto tem a ver com o time frame em que cada um negoceia.
Eu estou comprado.
No gráfico a informação do quadro tem a ver com o dia com o sinal de compra.
Anexos
A_brisa.PNG
A_brisa.PNG (20.33 KiB) Visualizado 933 vezes
Visitante

por Visitante » 8/3/2005 16:07

Touro,
- box de 0,05 EUR
Esse tamanho de box é demasiado pequeno para a brisa, perdendo-se por completo uma das principais caracteristicas da analise P&F que é a de eliminar o ruido.

Podesw consultar este link...
http://www.investorsintelligence.com/x/using_point_and_figure_charts.html
Visitante

por Márcio » 8/3/2005 14:12

Esta BRISA é para quem sabe estar com paciência mercado. Tem os fundamentais e um portfólio internacional em crescendo. A questão do dividendo com a qual devemos estar cada vez mais atentos do dias de hoje em que a volatilidade não é eleveda nem tenderá a ser no futuro. A BRISA é sem dúvida a minha acção preferida.
Márcio

BRISA - inversão de tendência no gráfico p&f

por Touro » 7/3/2005 23:21

Como simples curioso deste tipo de gráficos, deixo o da Brisa, que deu hoje sinal de inversão da tendência de queda.

Para quem percebe da matéria, aqui fica a 'ficha técnica':
- preços de fecho;
- box de 0,05 EUR
- reverse 3 box

Podem criticar à vontade... :wink:
Anexos
bri20050307p&f.jpg
bri20050307p&f.jpg (109.84 KiB) Visualizado 1158 vezes
Cumprimentos,
Touro

Quem está ligado: