RTP-Que ricos ordenados
Oh Valves, agora fizeste-me lembrar aqueles big bosses "tipo o da Vivendi" que tinham contratos fabulosos desse género, quanto mais ganhava a empresa mais ganhavam os tipos. Ora o que sucedeu foi um falsear dos lucros, ano atrás de ano com habilidades contabilisticas, enganando os investidores em bolsa que compraram acções de empresas que julgavam máquinas de fazer dinheiro e ajudaram a criar a maior bolha de sempre nos mercados de capitais

Ora boas noites aqui vou eu dar a minha opinião :
Em Portugal não há á gente a ganhar de menos do que merece existem sim pessoas a ganhar muito mas mesmo muito mais do que merecem.
Façamos o seguinte exercicio um administrador leva para casa um rendimento bruto mensal na casa dos 25 000 Euros pergunta quantos dos administradores é que tomaram decisões num ano que justifiquem aquilo que levam para casa num mês ??? para mim cargos de administração e talvez de direcção devem ser vistos como cargos do tipo treinador de Futebol são lhes dados objectivos para 1 ano e depois das duas uma se cumprirem renovam se não cumprirem não renovam ...tão simples quanto isso ...
Cumpts
Vasco
Em Portugal não há á gente a ganhar de menos do que merece existem sim pessoas a ganhar muito mas mesmo muito mais do que merecem.
Façamos o seguinte exercicio um administrador leva para casa um rendimento bruto mensal na casa dos 25 000 Euros pergunta quantos dos administradores é que tomaram decisões num ano que justifiquem aquilo que levam para casa num mês ??? para mim cargos de administração e talvez de direcção devem ser vistos como cargos do tipo treinador de Futebol são lhes dados objectivos para 1 ano e depois das duas uma se cumprirem renovam se não cumprirem não renovam ...tão simples quanto isso ...
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Só mais uma coisa...
Quanto à competência dos jornalistas a questão também pode ser altamente discutível.
Por exemplo, aquando dos recentes debates com os líderes dos partidos alguns jornalistas foram acusados de serem superficiais e de não estarem suficientemente preparados para argumentar e contradizer os candidatos.
Além disso, basta ver o que vai nos Telejornais para se duvidar muito da qualidade dos ditos bons jornalistas.
Aqui há uns tempos alguém dizia que bastava olhar para o que estava construído pelo país fora, para não se duvidar de que havia corrupção nas autarquias. Fazendo a analogia eu digo: Basta olhar para os telejornais, para não ter dúvidas de que há maus jornalistas, incluindo as direcções de informação.
Por exemplo, aquando dos recentes debates com os líderes dos partidos alguns jornalistas foram acusados de serem superficiais e de não estarem suficientemente preparados para argumentar e contradizer os candidatos.
Além disso, basta ver o que vai nos Telejornais para se duvidar muito da qualidade dos ditos bons jornalistas.
Aqui há uns tempos alguém dizia que bastava olhar para o que estava construído pelo país fora, para não se duvidar de que havia corrupção nas autarquias. Fazendo a analogia eu digo: Basta olhar para os telejornais, para não ter dúvidas de que há maus jornalistas, incluindo as direcções de informação.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Esta questão dos ordenados altos é muito discutível. Pois se só se consegue qualidade com salários altos estamos muito mal.
Os salários são uma questão de mercado, e muitas das vezes os mercados divergem para zonas fora do limite do razoável.
Vejam os salarios dos jogadores e treinadores de futebol. A competêmcia e a qualidade tem de ser paga assim tão cara?
Acredito que a competência dos gestores e jornalistas está a ser paga demasiado cara. Ao passo que a competência dos professores, por exemplo, é muito baratinha.
Entre os políticos há uns que ganham demais e outros, os que trabalham, estão a ser mal pagos. Haja coragem de banir os maus, e então estou de acordo em aumentar os bons. Agora, aumentar os salários para todos os políticos, não concordo.
Os salários são uma questão de mercado, e muitas das vezes os mercados divergem para zonas fora do limite do razoável.
Vejam os salarios dos jogadores e treinadores de futebol. A competêmcia e a qualidade tem de ser paga assim tão cara?
Acredito que a competência dos gestores e jornalistas está a ser paga demasiado cara. Ao passo que a competência dos professores, por exemplo, é muito baratinha.
Entre os políticos há uns que ganham demais e outros, os que trabalham, estão a ser mal pagos. Haja coragem de banir os maus, e então estou de acordo em aumentar os bons. Agora, aumentar os salários para todos os políticos, não concordo.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Depois de ler alguns textos, em especial o do Ulisses , cheguei à conclusão que enquanto o PRepublica não ganhar pelo menos o mesmo que um apresentador da televisão, não conseguimos melhorar a politica.Os ministros e 1ºs talvez possam ganhar um pouco menos...talvez o mesmo que o porteiro da RTP
-
Visitante
Também concordo com o Ulisses no que diz mas... há sempre um mas. A questão é que tratando-se de uma empresa do Estado pode acontecer muito facilmente que as pessoas que por lá param sejam da inteira responsabilidade de certas pessoas que entretanto estão de passagem pelo poder. Isto pode implicar favorecimentos de cor política. Depois é claro pode causar a respectiva compensação (benefícios nas criticas, etc.). Depois é a confusão. Sempre que vem uma nova cor para o poder pretende-se substituir as peças no tabuleiro de xadrez, diga-se os boys. Assim de futuro teremos simplesmente uma guerra de interesses pelo poder em detrimento pelo interesse de fazer alguma coisa pelo Estado, pois os partidos sabem que se estiverem muito tempo fora do poleiro podem perder definitivamente a batalha devido ao controle absoluto por uma das partes (leia-se cores) nos lugares chave. Claro que isto não durará para sempre, mas as implicações podem ser enormes no nosso futuro. Ainda hoje pagamos os erros dum passado não muito distante...
Os americanos podem até ter muitos defeitos mas quantas empresas de TV ou outras terão eles por lá? A verdade, verdadinha é que nós continuamos a dar tiros nos pés.
Os americanos podem até ter muitos defeitos mas quantas empresas de TV ou outras terão eles por lá? A verdade, verdadinha é que nós continuamos a dar tiros nos pés.
O problema está em que a RTP perde dinheiro, e se a RTP perde dinheiro, é abusivo chamar de competentes a quem a gere. E mesmo que sejam competentes, devia falir e ser feita uma outra alternativa qualquer que não perdesse dinheiro.
Os ordenados são algo irrelevantes no meio disso. Quem sabe se ganhasse dinheiro até poderiam pagar mais.
A TAP foi brilhante, mas foi preciso trazerem gestores de fora do grupo dos habituais. E sim, esses merecem o que se lhes paga sem dúvida (isto dando o benefício da dúvida ao nível da contabilidade).
Bem, em todo o caso o melhor mesmo éra que nem a TAP nem a RTP tivessem capitais públicos, assim poderiam pagar o que quisessem e só se poderiam queixar os accionistas e não o povo em geral.
Os ordenados são algo irrelevantes no meio disso. Quem sabe se ganhasse dinheiro até poderiam pagar mais.
A TAP foi brilhante, mas foi preciso trazerem gestores de fora do grupo dos habituais. E sim, esses merecem o que se lhes paga sem dúvida (isto dando o benefício da dúvida ao nível da contabilidade).
Bem, em todo o caso o melhor mesmo éra que nem a TAP nem a RTP tivessem capitais públicos, assim poderiam pagar o que quisessem e só se poderiam queixar os accionistas e não o povo em geral.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Incognitus, www.******.com
- Registado: 6/11/2002 19:27
Ulisses,
subscrevo integralmente a tua opinião e acho que o mesmo se aplica ao poder politico.
Com ministros a ganharem pouco mais de 5000 euros e gestores de grupos económicos a ganharem dez vezes mais, como é que podemos ambicionar a ter um governo de qualidade?
Eu sou suspeito e parcial, porque a minha formação foi toda feita na area da gestão, mas sei bem que uma administração competente consegue rentabilizar exponencialmente o elevado salário que a empresa lhe paga.
Alex
subscrevo integralmente a tua opinião e acho que o mesmo se aplica ao poder politico.
Com ministros a ganharem pouco mais de 5000 euros e gestores de grupos económicos a ganharem dez vezes mais, como é que podemos ambicionar a ter um governo de qualidade?
Eu sou suspeito e parcial, porque a minha formação foi toda feita na area da gestão, mas sei bem que uma administração competente consegue rentabilizar exponencialmente o elevado salário que a empresa lhe paga.
Alex
- Registado: 9/6/2004 21:06
Ulisses
É evidente que estamos de acordo.
O problema é que o universo dos recrutáveis ( com excepções como a da TAP ), limita-se a meia dúzia de amigos. Ora, quanto menor for o universo menor será a qualidade dos recrutados bem como, mais caro é o seu preço.
Imagine-se que eu e mais quatro ou cinco pessoas eramos sempre os mesmos a ser nomeados para gestores públicos. Combinavamos todos nunca ganhar 10.000 contos por mês e , quando nos viessem recrutar diziamos que os outros pedem o mesmo. Agora imaginem que o universo para seleccionar para gestores publicos era...o mundo!
Penso que está tudo dito. Infelizmente, é o que se passa em Portugal.
O problema é que o universo dos recrutáveis ( com excepções como a da TAP ), limita-se a meia dúzia de amigos. Ora, quanto menor for o universo menor será a qualidade dos recrutados bem como, mais caro é o seu preço.
Imagine-se que eu e mais quatro ou cinco pessoas eramos sempre os mesmos a ser nomeados para gestores públicos. Combinavamos todos nunca ganhar 10.000 contos por mês e , quando nos viessem recrutar diziamos que os outros pedem o mesmo. Agora imaginem que o universo para seleccionar para gestores publicos era...o mundo!
Penso que está tudo dito. Infelizmente, é o que se passa em Portugal.
-
Visitante
Como é que se quer ter uma RTP com qualidade sem se ter pessoas de qualidade e credíveis a trabalhar para ela? José Alberto Carvalho (para mim o melhor profissional da área de informação de todas as televisões), José Rodrigues dos Santos e Judite de Sousa são, na minha opinião, nomes fortes e credíveis da RTP. Naturalmente, para os ter a RTP tem que pagar bem, senão eles irão para os canais privados.
É a mesma história de contestarem que um gestor da TAP ganhe muito. Para se ter pessoas competentes que façam bem o seu trabalho, é preciso pagar bem, senão essas pessoas optarão sempre para o privado.
O gestor da TAP não é muito bem pago? É. Mas quanto dinheiro recuperou a TAP com ele? Seria preferível ter lá alguém com ordenados mais modestos mas que continuasse o descalabro que aquela gestão tinha sido?
E a RTP que conseguiu ter resultados positivos no ano passado? Será que sem essas estrelas, conseguiria captar o mesmo nível de investimentos?
Enquanto se continuar com este pensamento mesquinho que as empresas públicas não podem pagar bem, realmente fica complicado andar para a frente. Continuarão os medíocres.
Um abraço,
ulisses
É a mesma história de contestarem que um gestor da TAP ganhe muito. Para se ter pessoas competentes que façam bem o seu trabalho, é preciso pagar bem, senão essas pessoas optarão sempre para o privado.
O gestor da TAP não é muito bem pago? É. Mas quanto dinheiro recuperou a TAP com ele? Seria preferível ter lá alguém com ordenados mais modestos mas que continuasse o descalabro que aquela gestão tinha sido?
E a RTP que conseguiu ter resultados positivos no ano passado? Será que sem essas estrelas, conseguiria captar o mesmo nível de investimentos?
Enquanto se continuar com este pensamento mesquinho que as empresas públicas não podem pagar bem, realmente fica complicado andar para a frente. Continuarão os medíocres.
Um abraço,
ulisses
Anonymous Escreveu:eu tb nao digo que os profissionais capazes sao aqueles que esturam mt ou que tiraram um Phd qualquer que nao interessa a ninguém, trabalhador capaz é aquele que é capaz de desenvolver o seu trabalho a cima da média e como disse, eles nunca são atraídos para trabalhos onde vão receber pouco. Portanto a RTP como qualquer outra instituição que pretenda captar os melhores deve ter remunerações que estejam a esse nivel, portanto não deve apenas ser pelo sálario que se vê se uma pessoa trabalha muito ou pouco, mas sim pela sua importancia para a empresa e a forma como consegue desenvolver o trabalho.
boa noite
Amigo, mas então que não vivam à custa do meu trabalho, se são bons que o demonstrem, sem precisarem da minha taxa audiovisual não acha?
E dos milhões que "roubam" aos contribuintes para lá meter. Tenha dó, o nosso País está a ser saqueado por grupos de vândalos que se dizem patriotas, e até pedem ao Zé-Povinho para colocarem bandeiras nas janelas
Não posso permitir que um país como Portugal, que neste momento não tem uma economia válida, que paguem ordenados que por aí se vê, a quem presta serviços, quanto acha que deveria ganhar quem produz para este país? E para quem compete com as economias internacionais, com os seus produtos? Este País está Podre, e por isso mesmo vou-me embora, trabalhar para outro, estou farto destes &%$%#$" a viverem à minha custa, e não fazem nada.
Agora vem o PS (mais do mesmo)e vão andar a entreter o "burro" do zé-povinho durante mais uns tempos até terem os bolsos cheios, e depois vem outro e faz o mesmo, depois mais um imposto, depois mais outro imposto, depois...
Estou farto, adeus Portugal, e só regesso com um verdadeiro 25 de Abril, ou outro, pois este serviu apenas para abrir as portas à corrupção e á roubalheira descarada sobre o povo Português.
-
Visitante
Rui12ld Escreveu:Mais uma vez fica provado que a “mão” do estado na economia só prejudica.
Não se consegue perceber porque há canais de televisão em que o accionista é o estado.
Mas o que é que nós (estado) sabemos de apresentar telejornais ou concursos?
Só se vai deixar de falar da RTP/RDP e dos custos que nós suportamos quando/se forem privatizadas, até lá é só tapar o sol com a peneira.
Abraço
não é só a elite da rtp ,, o selecionador nacional , é pago com quê e de quem .
Bons investimentos
JacSilva
JacSilva
eu tb nao digo que os profissionais capazes sao aqueles que esturam mt ou que tiraram um Phd qualquer que nao interessa a ninguém, trabalhador capaz é aquele que é capaz de desenvolver o seu trabalho a cima da média e como disse, eles nunca são atraídos para trabalhos onde vão receber pouco. Portanto a RTP como qualquer outra instituição que pretenda captar os melhores deve ter remunerações que estejam a esse nivel, portanto não deve apenas ser pelo sálario que se vê se uma pessoa trabalha muito ou pouco, mas sim pela sua importancia para a empresa e a forma como consegue desenvolver o trabalho.
boa noite
boa noite
-
Visitante
Re: Olá RMartins
mcarvalho Escreveu:Eles Não ganham muito ou pouco eles ganham o que querem pois "pagam-se uns aos outros"
O vício vem do pós 25 com as passagens administrativas... saneava-se o Professor da Cadeira
e os alunos... hoje responsáveis por este país.. passavam-se uns outros se fossem da mesma ideologia... e muitos são médicos!!!.. a tratar da saude mas, com mais jeito para tratar da sua carteira
abraço
mcarvalho
...sim, eles pagam-se uns aos outros. Mas eu continuo a dizer que não me importo que eles sejam ricos, sempre e quando eu fosse mais rico que eles.
O problema deste País, é que os que ganham muito não cumprem com as obrigações fiscais. Isso está mal...
abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Olá RMartins
Eles Não ganham muito ou pouco eles ganham o que querem pois "pagam-se uns aos outros"
O vício vem do pós 25 com as passagens administrativas... saneava-se o Professor da Cadeira
e os alunos... hoje responsáveis por este país.. passavam-se uns outros se fossem da mesma ideologia... e muitos são médicos!!!.. a tratar da saude mas, com mais jeito para tratar da sua carteira
abraço
mcarvalho
abraço
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Vergonha é
Pagar taxa audiovisual quando tenho TV Cabo.
É pagar assinatura para ter um telefone fixo.
É Pagar portagens absurdas à Brisa!
É Pagar taxas moderadoras porque sou honesto e declaro todos os meus rendimentos (30% são tótós)
e muitas coisas +
É pagar assinatura para ter um telefone fixo.
É Pagar portagens absurdas à Brisa!
É Pagar taxas moderadoras porque sou honesto e declaro todos os meus rendimentos (30% são tótós)
e muitas coisas +
-
Kid Carcaça...
Ó visitante
essa de se querem ter bons profissionais pagam-nos, não serve para este caso da RTP.Tanto mais que pessoas sem qualificações académicas desempenham o cargo sem qualquer problema. Não estou a defender que só as qualificações académicas são o suficiente para desempenhar um cargo mas não estou a ver um médico(pro exemplo) a ser bom profissional sem ter o curso de médico....até seria preso!
Há que distinguir o que vale dinheiro, da recada do "deita cá pra fora"
É como na bolsa há as que valem e não sobem e as que sobem e não prestam héhé
essa de se querem ter bons profissionais pagam-nos, não serve para este caso da RTP.Tanto mais que pessoas sem qualificações académicas desempenham o cargo sem qualquer problema. Não estou a defender que só as qualificações académicas são o suficiente para desempenhar um cargo mas não estou a ver um médico(pro exemplo) a ser bom profissional sem ter o curso de médico....até seria preso!
Há que distinguir o que vale dinheiro, da recada do "deita cá pra fora"
É como na bolsa há as que valem e não sobem e as que sobem e não prestam héhé
-
Bigodes de Aço
Exacto, Rui12. O estado não só não faz sentido ter uma TV pública, como quase deveria estar proibido de a ter.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Mais uma vez fica provado que a “mão” do estado na economia só prejudica.
Não se consegue perceber porque há canais de televisão em que o accionista é o estado.
Só se vai deixar de falar da RTP/RDP e dos custos que nós suportamos quando/se forem privatizadas, até lá é só tapar o sol com a peneira.
Abraço
Abraço
A solução para a RTP e RDP e mais umas quantas EPs seria simples: deixa-las falir como qualquer outra empresa. Ninguém pode obrigar os portugueses a contribuir mais para as sustentar, nem os trabalhadores das ditas.
Num instante, os custos reduziam-se. Ou então fechava portas como qualquer outra empresa, e vendia-se a licença a quem a conseguisse operar sem prejuízo (candidatos não faltariam), e não mais se sorvia o erário público.
Num instante, os custos reduziam-se. Ou então fechava portas como qualquer outra empresa, e vendia-se a licença a quem a conseguisse operar sem prejuízo (candidatos não faltariam), e não mais se sorvia o erário público.
mas é assim, se kerem ter os melhores têm de pagar bem, se nao pagarem vao apenas ficar com os mediocres e aqueles que nao foram aceites em mais lado nenhum, e ja agora, alguem acha que o presidente da republica serve de comparação apenas em termos de salário, pois as compensações para a reforma e o próprio prestigio que o cargo tem é que lhe atribuiu valor e nao apenas a remuneração bruta, que segundo a minha opinião não é nada de exagerada.
continuação de um bom fim de semana
continuação de um bom fim de semana
-
Visitante
Um dos grandes males deste país são os chamados direitos adquiridos, nem que sejam o mais absurdo que possa existir.
Evidentemente que a classe politica não está interessada em mecher nos tais direitos adquiridos porque o filho, a filha, ou amigo,vai beber nessas fontes e sempre cai algum.Quando o Barroso quis vassourar a RTP acabou por desistir.
Como isto não vai dar para todos,resolveram aumentar o tempo de reforma . Por enquanto não há lobys nessa àrea e sempre será mais fácil cortar aos futuros que aos presentes.
Evidentemente que a classe politica não está interessada em mecher nos tais direitos adquiridos porque o filho, a filha, ou amigo,vai beber nessas fontes e sempre cai algum.Quando o Barroso quis vassourar a RTP acabou por desistir.
Como isto não vai dar para todos,resolveram aumentar o tempo de reforma . Por enquanto não há lobys nessa àrea e sempre será mais fácil cortar aos futuros que aos presentes.
-
Bigodes de Aço
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cmsbarros, Google [Bot], jls1, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, Phil2014, rtinto, Shimazaki_2, yggy e 268 visitantes