Caldeirão da Bolsa

CAOS INFORMÁTICO NO FISCO

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Atenção aos Votos Brancos

por jepm » 19/2/2005 8:09

É muito fácil transformá-los em votos (não brancos) ...

Basta os vários membros da Assembleia de voto estarem de acordo e dividirem-nos entre os partidos que eles representam (normalmente, os membros da Assembleia de Voto são indicados pelos partidos ... e são eles que escrevem a acta).

Provavelmente isto é apenas uma teoria da conspiração ... mas se pensarmos bem, até era possível fazer ...

Bons negócios,

jepm

Registado: 4/11/2002 22:33

infelizmente...

por GreenOctober » 18/2/2005 21:37

...o voto em branco é considerado burrice e a abstenção é k é temida e "combatida" nas campanhas eleitorais...

Quanto a abstençao corresponder a indiferença isso é verdade mas quem pode ser indiferente ao actual estado de coisas?

Nas estatísticas olha-se muito para a abstençao e na minha forma de ver isso é compreensível mas na realidade nao corresponde totalmente a uma indeferença de protesto mas pode ser revelador de outras causas como:

-meteorologia adversa no dia da votação
-media avançarem com sondagens dando vitorias/derrotas garantidas
-indecisão
-indiferença derivada de desânimo (baixar os braços)
-protesto em forma de indiferença...

Quanto ao voto em branco parece-me óbvio k só o protesto pode ser a explicaçao pois voto branco nao é o mesmo k voto nulo, esse sim poderá significar burrice...

Mas como os votos brancos/nulos costumam ter pouca relevância estatistica enquanto k a abstençao costuma ser o ou um dos "partidos + votados" a atençao recai injustamente apenas sobre esta...

meu voto é branquinho e veremos se relativamente às ultimas eleiçoes legislativas nao ha bastante + portugueses com falta de tinta na caneta...
GreenOctober

por Visitante » 18/2/2005 18:50

Na minha opinião a abstenção é a melhor posição. No caso do voto branco, significa que estamos de acordo com o actual sistema, com estes politicos profissionais, com a promoção da corrupção e da cultura das palmadinhas nas costas, etc., mas não estamos de acordo com as opções politicas que nos apresentam. No caso da abstenção o significado é bem claro INDIFERENCA!! e é isto mesmo que os nossos politicos devem ter, porque só assim, só com 60, 70 ou mais % de abstenção é que se começa a parar e a pensar. A pensar que realmente o que se anda a fazer é tão mau que o sistema actual terá de mudar para responder à verdeira vontade do povo, como deveria de acontecer numa democracia.

Se repararmos, actualmente, só quem não tem "nada" para fazer (os politicos profissionais) ou quem tem profissões liberais (advogados na sua maioria), resumindo, quem tem algum tempo disponível e não tem problemas de mostrar a sua declaração de IRS é que está em condições de se candidatar a politico. Este cenário reduz drásticamente o número de pessoas que poderiam candidatar-se e, com o aumento da liberdade dos média, este número torna-se cada vez menor. Restam aqueles que actualmente temos, ou seja, os que não interessam a ninguem. Dai a minha opinião, se votarmos em branco, para as próximas eleições estão lá outros iguais ou piores, mas se nos abstivermos e o peso da abstenção for elevado, alguma coisa terá de ser feita!!

Cumprimentos
Visitante

por artista_ » 18/2/2005 18:06

Anonymous Escreveu:Caro Sr. Ultimo Visitante

e se eu escrever "Não me identifico com nenhuma proposta" continuo a poder ser confundido com um burro?

As desculpas dos governantes vão sempre existir, mesmo que rasgue o boletim de voto, lhe pegue fogo e dance à sua volta... Por isso, pensando assim, não interessa se não vota ou vota em branco.

Independentemente das interpretações que governantes e outros mais possam fazer, devemos seguir o que a nossa consciência nos diz para fazer, também acho que se não nos identificamos ou confiamos em nenhum dos partidos devemos votar em branco, talvez um dia os votos brancos tenham por parte da comunicação social (penso que é sobretudo por esta que os votos brancos têm sido despresados!?) e pelos governates a atenção que merecem...

Já agora, penso que a maior parte dos votos nulos também significam protesto já que se trantam de pessoas que vão lá fazer "umas coisas feias" no boletim de voto... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

cps

Registado: 17/3/2003 22:51

por Visitante » 18/2/2005 18:06

Há o voto em branco e o voto nulo. O voto nulo pode ser interpretado como engano ou burrice mas o voto nulo tem uma mensagem de protesto, significa de não ha opção nenhuma que nos sirva.

Eu penso que o importante nestas eleições era dar uma lição aos dois principais partidos PS e PSD que ultimamente têm brincado com o povo portugues.[/b

É triste, mas são eles que vão ficar nos dois primeiros lugares.
Visitante

por Visitante » 18/2/2005 17:42

Caro Sr. Ultimo Visitante

e se eu escrever "Não me identifico com nenhuma proposta" continuo a poder ser confundido com um burro?

As desculpas dos governantes vão sempre existir, mesmo que rasgue o boletim de voto, lhe pegue fogo e dance à sua volta... Por isso, pensando assim, não interessa se não vota ou vota em branco.

Mas claramente não votar é uma atitude passiva. É por definição uma não-acção, ou estarei errado?
Visitante

por saxo » 18/2/2005 15:18

Quem não vai votar está a dizer que não se preocupa. nem vale a pena lá ir.

Quem vota em branco vai votar mas simplesmente não se identifica com nenhuma opção.

Não votar é preguiça. Votar em branco é protesto.

Registado: 10/5/2004 13:42

por Visitante » 18/2/2005 11:08

Amigo Visitante

Há muito muito tempo, cheguei a fazer parte de Assembleia de Voto, e no final, na contagem, havia uma rubrica que era "brancos ou nulos" (sinceramente não sei se ainda é assim).
Ao irmos votar em branco corremos o risco de sermos interpretados como burros (não sabermos sequer pôr a cruzinha) e não como descrentes. Sabe tão bem como eu que os nossos politicos são mestres em interpretar os dados à sua maneira.
Ora eu, ao nem sequer lá ir, estou a mostrar a esses senhores que não acredito em denhum deles e que não os acho com competência para governar o País.
Aí sim, quanto a mim, estou a mostrar-lhes o Cartão Vermelho.
É obvio que isto é a minha interpretação. Cada qual terá a sua.
BN
Visitante

por Visitante » 18/2/2005 11:04

Peço desculpa mas ficou algo por dizer,

Portugal encontra-se hoje numa encruzilhada, os portugueses deviam de estar num dilema por causa nisto:

Os dois maiores partidos bateram com a porta em situações difíceis, o PS fugio literalmente aos problemas, o PSD pensou apenas em proveito próprio do seu lider.

As coisas depois foram pintadas de várias foramas, nos iludirem.
A maioria dos eleitores deveria ainda estar indecisos ou convictos que nem o PSD nem o PS servem para governar Portugal.
É com muita pena que vejo as pessoas voltarem a insistir num erro.
Visitante

CAOS INFORMÁTICO NO FISCO

por Visitante » 18/2/2005 10:49

Apesar de ser um pouco of-topic eu não pude deixaar de me lembrar de uma situação que me aconteceu à pouco tempo e reflete bem a vontade que há neste pais de fazer com que as coisas corram mal. Reparem bem no caricato da situação que vou descrever:

1- Em finais de 2003 recebi um aviso das finanças para ir pagar cerca de 1500 contos de IRS que tinha em dívida.

2- Fui às finanças e depois das secas do costume lá conseguimos detectar que o erro tinha sido no registo no sistema informático deles. Tinham inserido datas diferentes, isto ainda quando se pagava com as guias MODELO 41 que estavam tao bem pensadas que tinha que se introduzir dados repetidamente não sei quantas vezes.

3- Fiz o pedido de revisão das contas explicando onde estavam os erros e apresentei as fotocópias todas como me indicaram.
Logo aí a funcionária que me recebeu alertou-me para o facto de ter de pagar os 1500 contos na mesma ou iria receber avisos porque o processo continuaria a correr. Eu respondi-lhe que não era rico como o estado e o que pagava de impostos já me custava bastante...

4- Passados largos meses recebi o 1º aviso, que ia para execuçoes fiscais, etc, etc. Não liguei.

5- Mais uns meses vem outro a avisar que iriam penhorar os bens da minha impresa, etc,etc,

6- Fui lá, deparei-me com as bichas do costume, montes de gente a reclamar processos de penhora, quem vê aquilo nas execuç~oes fiscais vê como este país está doente. Eu gabo a capacidade de resistencia daqueles funcionários.

7- Disseram-me que entregasse uma fotocópia do pedido de rectificaão do erro e que tivesse paciencia mas o processo não parava por aquele facto. Eu perguntei, mas e se chegar a ser executada apenhora? Não se preocupe terá sempre o direito a defender-se, não ha é forma nenhuma de fazer parar os processos.

Bem não sei se me fiz entender, ams isto é um rolo provocado por leis que não têm nexo. Como eu andam milhares de pessoas a perder tempo e a perder a saude com o estado borocrático que nós temos.

Posto isto alerto as pessoas que VÃO VOTAR NO DOMINGO, não votem em quem já deu provas de que não consegue/quer mudar isto. Se não acreditam em ninguem votem em branco!!!
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], bpcolaco, hugob0ss, latbal, niceboy, novato, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 669 visitantes