Sonae com - Tópico Geral
Re: Sonae com - Tópico Geral
Ha muitos casos como o da Sonae Com. onde pensamos que o mercado não valoriza pelo seu « justo valor »
Na Europa o caso maior é a Vonovia é atualmente a maior empresa imobiliária residencial da Europa e possui cerca de 600 000 apartamentos.
Esta valorizada a menos de metade do valor do seu património, porque tenho algumas ações desta empresa , com a procura de habitação se quiser desfazer de parte dos apartamentos pode entregar bom dinheiro aos acionistas .
Na Europa o caso maior é a Vonovia é atualmente a maior empresa imobiliária residencial da Europa e possui cerca de 600 000 apartamentos.
Esta valorizada a menos de metade do valor do seu património, porque tenho algumas ações desta empresa , com a procura de habitação se quiser desfazer de parte dos apartamentos pode entregar bom dinheiro aos acionistas .
- Registado: 9/9/2013 15:13
SalvaFP Escreveu:meu caro..a Pharol não tem actividade, apenas a esperança de ganhar alguma coisa num processo em tribunal!
a snc tem coisas reais...nomeadamente 192M acoes da NOS !!
creio que o desconto não se justifica..mas isso sou eu, e pelos vistos estou errado!!
A SNC tem ações da NOS, e a Pharol tem uma carteira de ações e obrigações, é exatamente a mesma coisa.
Eu já escrevi demasiado e andamos aqui às voltas. O meu ponto não é que estejas errado quanto à existência do desconto, mas quanto ao facto de não reconheceres a razão por que ele existe. É isso que estou a tentar explicar. Há coisas muito piores na bolsa portuguesa e a margem de segurança na SNC é bastante boa, mas não se podes comprar esta ação e esperar que haja uma convergência imediata para o NAV quando há anos a fio que o comportamento é igual.
- Registado: 29/3/2022 14:04
meu caro..a Pharol não tem actividade, apenas a esperança de ganhar alguma coisa num processo em tribunal!
creio que o desconto não se justifica..mas isso sou eu, e pelos vistos estou errado!!
- Registado: 3/7/2023 13:03
SalvaFP Escreveu:a minha tese sobre a snc, assenta em contas fáceis..
192.500.000 ações da NOS que hoje estão a valer 1.030.000.000 eur
cerca de 210.000.000 cash
valor da Bright pixel que julgo ser bem superior, mas contabilístico 340.000.000
excluindo coisas menores como Publico, etc... são 1.581.000.000 o que dividindo pelas 311M ações da snc dá 5.10 por ação (conservador)
nem tenho em consideração as cerca de 6M ações próprias que a snc detém
Não tem divida.
Só um mercado ineficiente mantem este preço com tamanho desconto...ou o facto da Sonae deter 90% da snc
Julgo ainda que no caso de nova OPA da sonae sobre a snc, a acontecer a CMVM terá de considerar papel de fraca liquidez..e ser perito independente a fixar preço.
Sim está muito barata, vai subir..não sei..mas o valor está cá (outros vão falar que acham por ser SGPS tem de ter desconto!!)
A tua tese é a mesma tese de qualquer pessoa que olhe por 5 minutos para as contas da empresa. É a mesma lógica da Pharol, como já tinha referido antes. O importante é perceber o quê e quando será feito alguma coisa para desbloquear esse valor. A liquidez é baixa, portanto nenhum investidor de relevo vai investir. A falta de um evento catalisador faz com que seja muito dificil estimar um retorno anual, mesmo que com um desconto face ao NAV. O cash que existe é para reinvestir na Bright Pixel. E existe sempre o risco de acontecer o que já aconteceu várias vezes: numa queda acentuada do mercado, a Sonae tira a empresa de bolsa por um valor descontado (basta pensar que nos últimos 5 anos, a NOS já esteve a cotar a metade do valor atual).
Em suma, o desconto face ao NAV existe. O que falta perceber é quando é que essa convergência se irá dar.
a minha tese sobre a snc, assenta em contas fáceis..
valor da Bright pixel que julgo ser bem superior, mas contabilístico 340.000.000
excluindo coisas menores como Publico, etc... são 1.581.000.000 o que dividindo pelas 311M ações da snc dá 5.10 por ação (conservador)
Não tem divida.
Só um mercado ineficiente mantem este preço com tamanho desconto...ou o facto da Sonae deter 90% da snc
Julgo ainda que no caso de nova OPA da sonae sobre a snc, a acontecer a CMVM terá de considerar papel de fraca liquidez..e ser perito independente a fixar preço.
Sim está muito barata, vai subir..não sei..mas o valor está cá (outros vão falar que acham por ser SGPS tem de ter desconto!!)
Não tem divida.
um dia os investidores acordam para o seu valor...
os que não compram a 3 ainda vão correr para comprar a 6
os que não compram a 3 ainda vão correr para comprar a 6
sonae tem 90% da snc e os fundos não compram por causa das regras de investimento
Então porque nao acompanha a subida da nos. O nosso mercado é assim tão pequeno e ineficiente?
- Registado: 5/9/2013 12:26
a Isabel Santos não tem posição na snc, mas sim na NOS que sobe bem !!
snc tem cerca 38% da NOS
snc tem cerca 38% da NOS
A sonaecom não sobe por causa de Isabel dos Santos. A posição continua arrestada em tribunal. Os investidores não gostam de justiça lenta e influenciável como temos aqui em Portugal. A sonae SGPS nem consegue tirar de bolsa devido aos tribunais....
- Registado: 5/9/2013 12:26
e entretanto o desconto aumenta, com a posição na NOS a valer mais de 1B..e toda a snc perto dos 900 M
HEHE PSIII
HEHE PSIII
tn não foi 100M..mas á percebi que vai tentar desvalorizar tudo na snc..
e pretende um desconto de 100%..como a sonae!!
e pretende um desconto de 100%..como a sonae!!
SalvaFP Escreveu:tinham um investimento de 7M em rondas de pouco mais de 30M
e entretanto vai arrecadar 86M de dividendo..vai passar a ter mais de 300 M em cash quase 1 euro por ação !!
7M de 30M e por isso dizes que tinham 30%?
tinham um investimento de 7M em rondas de pouco mais de 30M
e entretanto vai arrecadar 86M de dividendo..vai passar a ter mais de 300 M em cash quase 1 euro por ação !!
SalvaFP Escreveu:ok
estranho não ver nada positivo numa ação praticamente sem risco..sem divida, com quase 30% do seu valor em cash e a cotar a 50% do seu valor!
Tem muitas coisas positivas. A minha explicação vai de encontro à tua pergunta do porquê de estar a desconto face ao NAV. Há que saber interpretar o que os outros escrevem, e não procurar por papões
Quanto à Bright Pixel, não estou a desvalorizar nada. VC é uma indústria pequena em Portugal, portanto ser dos maiores quer dizer pouco. Depois, a natureza do negócio segue uma distribuição de Pareto, o que significa que o retorno provém de um número muito pequeno de exits. Não sei de onde vieram esses 30% da BP, mas agradecia fonte porque acho muito estranho que uma empresa que investe em rondas iniciais e raramente as lidera acabe por ter uma posição tão significativa. Além disso, vi que a empresa foi vendida por 100M e o conjunto das rondas de investimento foi de ~46M, o que significa que no melhor dos cenários foi um retorno muito baixo (uma vez que os founders + early employees costumam ter uma fatia significativa do capital).
também não entendo essa desvalorização da BrightPixel, um dos maiores investidores do gênero em Portugal
a recente venda no inicio do ano a IriusRisk foi vendida por mais de 100M a parte da snc será cerca de 1 terço da empresa..que no balanço estava a 7M..!!! se todas as empresas da Bright Pixel fossem alienadas assim ..valeria cerca de 1B ..só a BrightPixel
muito valor aqui na Sonaecom para aparecer. Está lá !!
Abraço
(ultimo post sobre o assunto)
a recente venda no inicio do ano a IriusRisk foi vendida por mais de 100M a parte da snc será cerca de 1 terço da empresa..que no balanço estava a 7M..!!! se todas as empresas da Bright Pixel fossem alienadas assim ..valeria cerca de 1B ..só a BrightPixel
muito valor aqui na Sonaecom para aparecer. Está lá !!
Abraço
(ultimo post sobre o assunto)
ok
estranho não ver nada positivo numa ação praticamente sem risco..sem divida, com quase 30% do seu valor em cash e a cotar a 50% do seu valor!
SalvaFP Escreveu:pode ser..
mas a sonae já falhou a potestativa com perto de 90% do capital..se voltar a tentar a CMVM não tem outra solução do que considerar a snc de baixa liquidez e nomear um perito independente para fixar o preço da OPA...e aí julgo vamos para o valor contabilístico
Entendo que para a sonae o mais positivo de momento +e fazer uma OPV com dispersão de 40% do capital...ou até entrada de um parceiro em AC ..para opa á NOS..e a acontecer será a valores bem mais alto...
fica o cenário..que julgo mais provável do que uma OPA a cêntimos..ou a 50% do seu valor
Nada disso. O mais vantajoso para a Sonae é fazer o que sempre fez: esperar por condições favoráveis de mercado para adquirir o resto da Sonaecom a baixo custo. Ter 90% ou 100%, em termos práticos, é igual. Tirar a Sonaecom poderia levar a ligeiras poupanças através de uma simplificação da estrutura e redução de custos, mas nada que justifique pagar um prémio neste momento em que a NOS até está relativamente valorizada.
Quanto à Bright Pixel, não contem com grande coisa no futuro. Para além de a maior parte do portfólio serem zeros (normal para as VC), muito do capital foi investido em Cybersecurity que é um setor que está a ser dizimado pela AI.
e entretanto..um dia uma destas empresas se torna unicórnio
Sonae investe numa ronda de 51 milhões da anglo-americana Encord
A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, acaba de reforçar o seu portefólio de participações em “infrastructure software”, tendo integrado a ronda de financiamento Série C desta plataforma de infraestrutura de dados AI-native para physical AI.
Sonae investe numa ronda de 51 milhões da anglo-americana Encord
A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, acaba de reforçar o seu portefólio de participações em “infrastructure software”, tendo integrado a ronda de financiamento Série C desta plataforma de infraestrutura de dados AI-native para physical AI.
pode ser..
mas a sonae já falhou a potestativa com perto de 90% do capital..se voltar a tentar a CMVM não tem outra solução do que considerar a snc de baixa liquidez e nomear um perito independente para fixar o preço da OPA...e aí julgo vamos para o valor contabilístico
Entendo que para a sonae o mais positivo de momento +e fazer uma OPV com dispersão de 40% do capital...ou até entrada de um parceiro em AC ..para opa á NOS..e a acontecer será a valores bem mais alto...
fica o cenário..que julgo mais provável do que uma OPA a cêntimos..ou a 50% do seu valor
Kiko_463 Escreveu:Sendo tão barata a este preço porque não há compradores?
Simples, porque não existe nenhuma perspetiva para o acionista de que esse valor vá ser desbloqueado brevemente + falta de liquidez da ação (com apenas ~10% float). É a mesma coisa com a Pharol e, durante bastante tempo, com a Semapa e a Sonae por exemplo.
Tu até podes comprar SCOM por achar que o NAV < 1 é no-brainer, mas depois corres o risco de: nunca venderem a participação da NOS; usarem os dividendos da NOS para atividades com baixo retorno sobre o capital (Bright Pixel + Publico); risco de a Sonae tentar tirar a empresa de bolsa num bear market a um preço reduzido. Já houve no passado períodos em que a diferença entre SCOM e participação da NOS era maior (por exemplo, em 2022) e a Sonae tentou logo tirar partido disso com uma OPA a baixo custo (que ainda assim beneficiou quem entrou no período com maior margem de segurança).
para vermos como está barata...
se a snc distribuísse a posição da NOS pelos acionistas da snc daria cerca 0.618 ações da NOS por uma da snc (cerca de 192M da NOS por 311M da snc)
ou seja se vender a Nos daria 0.618*5.15 daria 3,14 quando nem a 3 está
não contando com mais de 200M de cash e a Bright Pixel .que no balanço aparece a valores contabilísticos, julgo valer bem mais..basta ver a venda de Janeiro..estava no balanço a 7M e vão entrar cerca de 30M
se a snc distribuísse a posição da NOS pelos acionistas da snc daria cerca 0.618 ações da NOS por uma da snc (cerca de 192M da NOS por 311M da snc)
ou seja se vender a Nos daria 0.618*5.15 daria 3,14 quando nem a 3 está
não contando com mais de 200M de cash e a Bright Pixel .que no balanço aparece a valores contabilísticos, julgo valer bem mais..basta ver a venda de Janeiro..estava no balanço a 7M e vão entrar cerca de 30M
A Sonae com não estar barata, mas acredito que possa vir a valer mais no futuro, menos , menos provável .
Por isso, há cerca de um mês decidi comprar uma pequena posição.
Não acredito que o atual status quo se mantenha ad aeternum dos vários cenários possíveis, acredito que o pequeno investidor pode ganhar .
Por isso, há cerca de um mês decidi comprar uma pequena posição.
Não acredito que o atual status quo se mantenha ad aeternum dos vários cenários possíveis, acredito que o pequeno investidor pode ganhar .
- Registado: 9/9/2013 15:13
mercado..
é uma empresa facil de analisar...e valor contabiçlistico está acima dos 5..onde deveria ser uma opa se a cmvm obrigar a auditor independente!
a questão da sonae ter 90% afasta fundos e institucionais de investir...
se um dia a sonae decidir fazer uma opv em vez de opa...ainda as vão comprar a 6.00 e teria entrada no PSI
é uma empresa facil de analisar...e valor contabiçlistico está acima dos 5..onde deveria ser uma opa se a cmvm obrigar a auditor independente!
a questão da sonae ter 90% afasta fundos e institucionais de investir...
se um dia a sonae decidir fazer uma opv em vez de opa...ainda as vão comprar a 6.00 e teria entrada no PSI
Sendo tão barata a este preço porque não há compradores?