Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria estuda aquisições na América do Norte e Euro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Sonae Indústria estuda aquisições na América do Norte e Euro

por marafado » 18/1/2005 13:14

Internacionalização
Sonae Indústria estuda aquisições na América do Norte e Europa Central

Sónia Santos Pereira


A Sonae Indústria está atenta a oportunidades que surjam para consolidar a sua presença industrial na América do Norte e na Europa Central, avançou Carlos Moreira da Silva, CEO da empresa de aglomerados de madeira, ao jornal espanhol “ABC”.

Moreira da Silva afirmou recentemente ao DE que “era uma preocupação” reforçar a componente industrial na Europa Central, que apenas aguarda o surgimento de“oportunidades”.

Segundo frisou Moreira da Silva ao “ABC”, o objectivo da consolidação industrial visa evitar uma crise como a que ocorreu em 2003, exercício que fechou com prejuízos de 78,6 milhões de euros. “É preciso estar atento e disponível para participar em processos de reestruturação sectorial particularmente na Europa Central e na América do Norte”, disse.

A Sonae Indústria detém, através da participada Tafisa, quatro unidades fabris na Alemanha, seis em França e duas no Reino Unido. Na América do Norte, a empresa explora uma fábrica no Canadá. No total, a Sonae Indústria conta no seu portfolio industrial com 24 unidades de produção. Até Setembro de 2004, a multinacional de capitais portugueses registou um lucro de 26,7 milhões de euros e um EBITDA de 171,5 milhões. Neste período, a empresa facturou 1.175 milhões.

Carlos Moreira da Silva será em breve substituído por Carlos Bianchi de Aguiar, alteração que se prende com objectivos pessoais do ainda CEO da Sonae Indústria. Bianchi de Aguiar será o gestor que conduzirá a multinacional ao ‘demerger’ (cisão) da Sonae SGPS, caso os accionistas decidam avançar com esta operação. Recorde-se que Belmiro de Azevedo, presidente do grupo Sonae, anunciou esta intenção em Março do ano passado. Moreira da Silva já afirmou que esta operação nunca avançará antes da emissão das contas do exercício de 2004.

As notícias na imprensa espanhola tiveram o efeito de movimentar o título da Tafisa na praça madrilena, que chegou a valorizar 3,9%. A acção encerrou nos 1,53 euros, mais 0,66%.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, iniciado1, leao, PAULOJOAO e 163 visitantes