Preço do Brent e preço dos combustíveis em Portugal!
22 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Preço do Brent e preço dos combustíveis em Portugal!
Marco Escreveu:Actualmente o Brent cota a cerca de 28 Euros e a gasolina e gaóleo continua próximo de máximos históricos, 1,06 e 0,88 respectivamente.
Há cerca de 2, 3 anos a trás quando o Brent esteve a valer 35 dolares, o equivalente em Euros, os combustíveis mesmo assim eram bem mais baratos.
Resumindo, se o Brent estabilizar abaixo dos 30 Euros, a gasolina deveria voltar para os 0.90 e o Gasóleo para os 0.70, não vos parece?
Ou irá aqui existir aproveitamento por parte de Gasolineiras e estado?!?
Qua sabéis disto?
Amigo
Costuma ir abastecer ao poço de crude ou ha bomba da gasolina?
Grande o percurso entre contratos de futuros e o combustivel que hoje tem no seu automovel.
Infelizmente Socrates tambem nao sabe disso, julgando que o combustivel chegou esta noite de aviao directamente para a sua estaçao de serviço
-
Visitante
Orá aí estão umas comparações que, por falta de tempo, não consegui concretizar. Este era um assunto que andava a preocupar-me e espantava-me o facto de a comunicação social nada dizer sobre o assunto, pois era mais uma oportunidade que tinha de cascar no governo. Será que andam distraídos, e só se preocupam com a casa Pia e apito dourado? É muito estranho!!
Paulo Moreira
Já agora, Djovarius e restantes, no link que o CNN colocou pode-se encontrar bastante informação.
Por exemplo, existe uma folha de cálculo com a estrutura dos preços ao longo dos últimos anos (quer em Portugal quer em outros países europeus) pelo que se pode perceber em detalhe o que ocorreu aos preços da gasolina quer em termos de custos quer em termos de impostos.
Relativamente ao exemplo que dei para Março 2003 - Dezembro 2004, essa tabela não está actualizada (só tem valores até Agosto) mas foi possível perceber que em Março de 2003 o ISP (imposto sobre produtos pertrolíferos) era de 0.48 euros e em Agosto de 2004 era já de 0.523 euros. Uma inflacção de 10% neste imposto...
Depois ainda cai IVA a 19% em cima pelo que acabamos de pagar mais 12% de impostos em cerca de ano e meio.
Outro dado é a comparação com os restantes países: em 2000, 2001, 2002 e 2003 estavamos abaixo da média europeia (o que eu penso que se justifica) mas temos vindo a convergir e nos últimos meses temos andado já na média.
Por exemplo, existe uma folha de cálculo com a estrutura dos preços ao longo dos últimos anos (quer em Portugal quer em outros países europeus) pelo que se pode perceber em detalhe o que ocorreu aos preços da gasolina quer em termos de custos quer em termos de impostos.
Relativamente ao exemplo que dei para Março 2003 - Dezembro 2004, essa tabela não está actualizada (só tem valores até Agosto) mas foi possível perceber que em Março de 2003 o ISP (imposto sobre produtos pertrolíferos) era de 0.48 euros e em Agosto de 2004 era já de 0.523 euros. Uma inflacção de 10% neste imposto...
Depois ainda cai IVA a 19% em cima pelo que acabamos de pagar mais 12% de impostos em cerca de ano e meio.
Outro dado é a comparação com os restantes países: em 2000, 2001, 2002 e 2003 estavamos abaixo da média europeia (o que eu penso que se justifica) mas temos vindo a convergir e nos últimos meses temos andado já na média.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
Mas tens outra situação que te distorce estas contas, embora não muito.
O nosso preço de referência é e sempre foi o Brent do Mar do Norte e não o crude leve de NY.
Como tal, o preço em € ainda é menor, rondando hoje os 29 euros.
Isso não altera em muito as tuas comparações, mas é mais uma prova de que o produto final está muito caro, hoje em dia.
Abraço
dj
Mas tens outra situação que te distorce estas contas, embora não muito.
O nosso preço de referência é e sempre foi o Brent do Mar do Norte e não o crude leve de NY.
Como tal, o preço em € ainda é menor, rondando hoje os 29 euros.
Isso não altera em muito as tuas comparações, mas é mais uma prova de que o produto final está muito caro, hoje em dia.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Esta questão já tinha sido levantada no tópico que tenho mantido com análises regulares ao crude.
O crude em euros encontra-se neste momento a cerca de 31 euros. Este valor é equivalente ao de Junho de 2001.
Nessa altura a Gasolina 95 custava aproximadamente 0.91 euros. Hoje custa cerca de 1.05 euros...
Uma inflacção de 15% em 3 anos.
Podemos pegar ainda em valores mais recentes, em Março de 2003 o Crude encontrava-se practicamente aos preços actuais (em euros) e a Gasolina 95 encontrava-se a 0.99 euros. Uma inflacção de 6% em pouco mais de ano e meio...
O crude em euros encontra-se neste momento a cerca de 31 euros. Este valor é equivalente ao de Junho de 2001.
Nessa altura a Gasolina 95 custava aproximadamente 0.91 euros. Hoje custa cerca de 1.05 euros...
Uma inflacção de 15% em 3 anos.
Podemos pegar ainda em valores mais recentes, em Março de 2003 o Crude encontrava-se practicamente aos preços actuais (em euros) e a Gasolina 95 encontrava-se a 0.99 euros. Uma inflacção de 6% em pouco mais de ano e meio...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Gráfico
Se o gráfico não engana, os preços dos combustíveis têm acompanhado as subidas e não acompanham as descidas do Brent.
Penso que o preço tem andado mais alto também pela carga fiscal associada aos produtos petrolíferos.
Fontes:
MSN Money (http://moneycentral.msn.com/)
Commodity Charts & Quotes (http://futures.tradingcharts.com/)
Direcção-Geral de Geologia e Energia (http://www.dge.pt/)
Penso que o preço tem andado mais alto também pela carga fiscal associada aos produtos petrolíferos.
Fontes:
MSN Money (http://moneycentral.msn.com/)
Commodity Charts & Quotes (http://futures.tradingcharts.com/)
Direcção-Geral de Geologia e Energia (http://www.dge.pt/)
- Anexos
-
- combustiveis.gif (15.6 KiB) Visualizado 1051 vezes
oCNN e não aCNN ou aquiloCNN ...
- Mensagens: 15
- Registado: 23/9/2004 9:17
- Localização: 17
djovarius Escreveu:Para já, a subida das vendas de veículos novos é apenas uma questão de comparação estatistica.
Comparando com anos de queda forte, é fácil medir subidas.
Seria bom comparar com as vendas de anos como 1999 ou 2000 para verificarmos que a crise continua no mercado automóvel.
Realmente é tudo uma questão de comparação estatística, mas aqui tb não se entra com os preços dos automóveis, que apesar da "crise" não se vêem a baixar os preços, antes pelo contrário. E quanto às quedas "fortes", têm que acontecer pq isto não é a China, em que menos de 10% da população é que tem carro, aqui o mercado já está amadurecido, e se calhar temos uma rotação de stock mais rápido do que em alguns países desenvolvidos, e consequentemente mais ricos.
-
Visitante
Para já, a subida das vendas de veículos novos é apenas uma questão de comparação estatistica.
Comparando com anos de queda forte, é fácil medir subidas.
Seria bom comparar com as vendas de anos como 1999 ou 2000 para verificarmos que a crise continua no mercado automóvel.
Combustíveis: infelizmente, concretizou-se o que mais se temia. Com um mercado pequeno e dominado por poucas gasolineiras, a chamada liberalização não muda em nada o anterior processo de formação de preços controlado pelo Estado.
Como disse na ocasião, o certo seria que as gasolinas e o gasóleo fossem ajustados a uma base (quase) diária em função dos preços do crude e mais ou menos na exacta proporção.
Nesse caso, teríamos tido uma gasolina sem chumbo 95 a atingir € 1.15 / 20, mas, em compensação, agora teríamos o mesmo produto a € 0.95 ou mesmo menos.
Liberalização à portuguesa = cartelização !!
Um abraço
djovarius
Comparando com anos de queda forte, é fácil medir subidas.
Seria bom comparar com as vendas de anos como 1999 ou 2000 para verificarmos que a crise continua no mercado automóvel.
Combustíveis: infelizmente, concretizou-se o que mais se temia. Com um mercado pequeno e dominado por poucas gasolineiras, a chamada liberalização não muda em nada o anterior processo de formação de preços controlado pelo Estado.
Como disse na ocasião, o certo seria que as gasolinas e o gasóleo fossem ajustados a uma base (quase) diária em função dos preços do crude e mais ou menos na exacta proporção.
Nesse caso, teríamos tido uma gasolina sem chumbo 95 a atingir € 1.15 / 20, mas, em compensação, agora teríamos o mesmo produto a € 0.95 ou mesmo menos.
Liberalização à portuguesa = cartelização !!
Um abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Quem chegar agora a Portugal vai pensar que a gasolina está mais barata que há um ano atrás
Vendas de ligeiros em Portugal subiram 5,1% até Novembro
O número de ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal aumentou em 5,1% nos primeiros 11 meses do ano face a idêntico período de 2003, totalizando 182.560 matrículas, revelam números da associação europeia de construtores (ACEA) divulgados esta terça-feira para o conjunto da Europa Ocidental.
No mês passado matricularam-se em Portugal 17.254 veículos novos, mais 17,3% do que um ano antes, a quarta taxa mais elevada no conjunto da Europa dos Quinze, atrás da Dinamarca (+30,4%), Grécia (+23,4%), Luxemburgo (22,4%) e França (+18%).
Vendas de ligeiros em Portugal subiram 5,1% até Novembro
O número de ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal aumentou em 5,1% nos primeiros 11 meses do ano face a idêntico período de 2003, totalizando 182.560 matrículas, revelam números da associação europeia de construtores (ACEA) divulgados esta terça-feira para o conjunto da Europa Ocidental.
No mês passado matricularam-se em Portugal 17.254 veículos novos, mais 17,3% do que um ano antes, a quarta taxa mais elevada no conjunto da Europa dos Quinze, atrás da Dinamarca (+30,4%), Grécia (+23,4%), Luxemburgo (22,4%) e França (+18%).
-
Visitante
pedro78 Escreveu:A mim o que me deixa mais enraivecido é o governo ter usado argumentos a favor da liberalização dos mercados combustivies, como a competição entre gasolineiras para uma possivel baixa nos preços, (sabemos que ela não existe mas como é ilegal o cartelismo não pode ser tido em conta, tudo bem) e depois bloquear as tentativas dos hipermercados de vender gasolina, grande liberalização!
-
Visitante
pedro78 Escreveu:A mim o que me deixa mais enraivecido é o governo ter usado argumentos a favor da liberalização dos mercados combustivies, como a competição entre gasolineiras para uma possivel baixa nos preços
A liberalização só actuou a nível de preços máximos e não mínimos, que sempre foram permitidos. Portanto liberalização foi tirar o Cap, e não cortar um Floor.
-
Visitante
A mim o que me deixa mais enraivecido é o governo ter usado argumentos a favor da liberalização dos mercados combustivies, como a competição entre gasolineiras para uma possivel baixa nos preços, (sabemos que ela não existe mas como é ilegal o cartelismo não pode ser tido em conta, tudo bem) e depois bloquear as tentativas dos hipermercados de vender gasolina, grande liberalização!
- Mensagens: 232
- Registado: 2/1/2004 22:29
O preço dos transportes está 'supostamente' indexado ao preço dos combustíveis em Portugal, não ao preço do petroleo. Digo supostamente porque, que se saiba, quer os indexantes quer as formulas de cálculo não foram divulgadas.
Curiosamente, quem é que controla e faz os preços dos combustíveis em Portugal? ...GALP. Quem controla a GALP? É bem verdade quando se diz 'O estado e as gasolineiras fazem a festa'
Mas enfim tudo isto não são mais que meras teorias da conspiração.
Curiosamente, quem é que controla e faz os preços dos combustíveis em Portugal? ...GALP. Quem controla a GALP? É bem verdade quando se diz 'O estado e as gasolineiras fazem a festa'
Mas enfim tudo isto não são mais que meras teorias da conspiração.
-
Visitante
Ando a dizer o mesmo a familiares e amigos meus..
Galp e companhia não se importaram em subir o preço conforme o Crude ia subindo no Verão..
Os média anunciavam novos recordes do petróleo nessa altura..
Agora que voltamos para valores abaixo dos registados neste verão... onde estão os preços mais baratos? E as notícias "bombásticas" das descidas de preços ?
Isto só visto...
Galp e companhia não se importaram em subir o preço conforme o Crude ia subindo no Verão..
Os média anunciavam novos recordes do petróleo nessa altura..
Agora que voltamos para valores abaixo dos registados neste verão... onde estão os preços mais baratos? E as notícias "bombásticas" das descidas de preços ?
Isto só visto...
-
Ertai-
Eis um exemplo de como só as más notícias e as notícias bombásticas é que abrem os telejornais.
Para o comum dos mortais, neste momento o petróleo está a preços nunca vistos. Isto porque existe uma classe, os jornalistas, que acha que a sua função não é deixar as pessoas informadas, mas antes deixar as pessoas embsbacadas...
Posto isto, com uma opinião pública anestesiada não há pressão para baixar os preços e claro, as gasolineiras deixam-se andar...
Para o comum dos mortais, neste momento o petróleo está a preços nunca vistos. Isto porque existe uma classe, os jornalistas, que acha que a sua função não é deixar as pessoas informadas, mas antes deixar as pessoas embsbacadas...
Posto isto, com uma opinião pública anestesiada não há pressão para baixar os preços e claro, as gasolineiras deixam-se andar...
Claro marco. O problema é que anda tudo anestesiado e ninguém quer saber.Como os governantres sabem que grande maioria nem sequer sabe a cotação deixam andar.Ainda ontem um abastecedor de gasolina quase me chamou de mentiroso quando lhe disse que crude estava a 40,5. Enfim. O que me admira é a televisão não falar no assunto
- Mensagens: 361
- Registado: 26/4/2003 21:51
- Localização: Maia
Preço do Brent e preço dos combustíveis em Portugal!
Actualmente o Brent cota a cerca de 28 Euros e a gasolina e gaóleo continua próximo de máximos históricos, 1,06 e 0,88 respectivamente.
Há cerca de 2, 3 anos a trás quando o Brent esteve a valer 35 dolares, o equivalente em Euros, os combustíveis mesmo assim eram bem mais baratos.
Resumindo, se o Brent estabilizar abaixo dos 30 Euros, a gasolina deveria voltar para os 0.90 e o Gasóleo para os 0.70, não vos parece?
Ou irá aqui existir aproveitamento por parte de Gasolineiras e estado?!?
Qua sabéis disto?
Há cerca de 2, 3 anos a trás quando o Brent esteve a valer 35 dolares, o equivalente em Euros, os combustíveis mesmo assim eram bem mais baratos.
Resumindo, se o Brent estabilizar abaixo dos 30 Euros, a gasolina deveria voltar para os 0.90 e o Gasóleo para os 0.70, não vos parece?
Ou irá aqui existir aproveitamento por parte de Gasolineiras e estado?!?
Qua sabéis disto?
-
Marco
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Dragon56, luislobs, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014 e 135 visitantes


