Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Impresa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 20/6/2024 11:39

 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 16/6/2024 16:04

DANÇA DE CANAIS' FEZ DISPARAR LUCROS DA AMOR PONTO

TV: Cristina Ferreira facturou, em média, 230 mil euros por mês desde 2019

A sentença que condenou a empresa de Cristina Ferreira a pagar 3,3 milhões de euros por quebra de contrato da SIC está agora no ‘segredo dos deuses’, mas há muito que se pode saber do ‘mundo das televisões’, através da análise das contas da Amor Ponto. Apesar de ir lhe ‘custar’ caro a saída tempestuosa do canal da Impresa, não se pode dizer que Cristina Ferreira se tenha saído mal na mediática troca de canais: antes de ir para a SIC, a Amor Ponto facturava pouco mais de 110 mil euros por mês; e a partir de 2019, com alto e baixos, a média mensal subiu para impressionantes 230 mil euros. Além do salário de gerente, nos últimos cinco anos, só através da Amor Ponto, o património pessoal de Cristina Ferreira aumentou mais de oito milhões de euros. Isto mesmo depois de um ‘percalço’ causado por uma inspecção tributária às contas do período de 2015 a 2018.

O secretismo da sentença que condenou a empresa da apresentadora Cristina Ferreira, agora na TVI, a pagar cerca de 3,3 milhões de euros à SIC por quebra contratual, não permite esconder um mundo de salários milionários nas televisões portuguesas se se analisar, como fez o PÁGINA UM, as demonstrações financeiras da Amor Ponto.

Apesar de Cristina Ferreira ter conseguido que o Tribunal de Sintra não revelasse pormenores sobre os contratos que foi estabelecendo com a SIC e a TVI, o PÁGINA UM apurou que, apesar do turbilhão mediático, Cristina Ferreira não se saiu nada mal nas sucessivas trocas de canal, mesmo se agora tenha uma penalização pouco meiga. Em 2017, quando estava na TVI a apresentar o “Você na TV” com Manuel Luís Goucha, a sua empresa Amor Ponto – nome que somente passou a adoptar a partir de Abril de 2019 – facturou 1,39 milhões de euros, quase tudo em prestações de serviços. O valor foi um pouco superior aos 1,3 milhões de euros que facturaria em 2018. Contas feitas, e descontando IVA, a Amor Ponto facturou uma média de 112 mil euros por mês.

Porém, nesse ano de 2018, a receita de Cristina Ferreira já não veio somente da TVI, porque em Setembro anunciou, com pompa e circunstância, a sua ida para a SIC, apresentando-se ao lado de Francisco Balsemão em modo de gargalhada.

“É oficial: a SIC é o futuro. O meu. A minha casa. A sua casa. Onde o desafio é o maior alimento do sonho. Estou feliz. Muito. A dois dias de fazer 41, abro a porta do entusiasmo e da surpresa. Com a certeza deste ser o meu caminho. O melhor ainda está por ver. Juntos. ❤”. E o melhor veio para ambos os lados.

A ida de Cristina Ferreira para a SIC implicou um aumento da facturação da Amor Ponto em 2019, a par dos bons resultados da contratação pela estação da Impresa. O “Programa da Cristina”, com início em Janeiro de 2010, recolocou a liderança nas manhãs com 33,8% de share e 5.0% de audiência média, o que corresponde a 486 mil telespectadores. E quanto á empresa de Cristina Ferreira, a facturação subiu para os 2,3 milhões de euros, e pela primeira vez o lucro subiu a fasquia de um milhão de euros. Em termos médios, a facturação da empresa de Cristina Ferreira subiu para um pouco mais de 190 mil euros por mês. Saliente-se que estes valores, por serem facturados como prestação de serviços, são ainda acrescidos de IVA a 23%, que pode ser dedutível.

Tudo parecia correr sobre rodas, mas em meados de Julho de 2020, Cristina Ferreira decidiu, de forma abrupta, cortar a sua ligação à SIC para regressar à TVI, concretizada em Setembro desse mesmo ano. O contrato com a estação da família Balsemão deveria durar 30 de Novembro de 2022, o que levou a ser accionado um processo judicial que veio agora culminar com a indemnização de 3,3 milhões de euros a pagar pela Amor Ponto.

A apresentadora voltou para a TVI mas assumiu novos papéis, passando também a ser administradora e accionista da Media Capital. Em Setembro de 2020, a Media Capital anunciava em comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a empresa DoCasal Investimentos – que é outra empresa detida por Cristina Ferreira, e que tem a quota largamente maioritária da Amor Ponto – adquirira 2,5% do capital social da empresa dona da TVI.

Embora não se saiba as partes pagas por cada estação na facturação de 2020, deduz-se que este regresso à TVI não foi apenas por ‘amor’, porque a Amor Ponto registou nesse ano um volume de negócios recorde, superior a 3,2 milhões de euros, dos quais quase 3,1 milhões em prestação se serviços. No ano de 2021, a empresa de Cristina Ferreira até aumentou ligeiramente a facturação para 3,3 milhões de euros. Ou seja, comparando 2017, antes da sua passagem pela SIC, com 2021, assiste-se a um incremento de cerca de 137% da facturação. Ou seja, a Amor Ponto – custo activo fundamental é a própria Cristina – contabilizou receitas em 2021 de cerca de 277 mil euros por mês.

Os dois anos seguintes não têm sido tão proveitosos, mas mesmo assim ainda acima de 2017 e 2018. Há dois ano, a Amor Ponto registou vendas e prestações de serviços no valor de 2,5 milhões de euros e no ano passado ficou pouco além dos 2,3 milhões de euros.

Em todo o caso, nos últimos cinco anos, além dos salários como gerente da sua própria empresa (que, por exemplo, no ano passado foi de 141 mil euros, ou seja, 10 mil euros líquidos, Cristina Ferreira apresentou lucros muito relevantes, superando os 7 milhões de euros nos últimos cinco anos. De entre este lucro, e já depois da colocação do processo judicial pela SIC, Cristina Ferreira decidiu todos os anos distribuir dividendos sem constituir provisões para garantir recursos para pagar à Impresa em caso de derrota, como sucedeu.

Na análise do PÁGINA UM a todas as demonstrações financeiras entre 2017 e 2023, verifica-se que a Amor Ponto distribuiu 1,5 milhões de euros em 2020 aos sócios (leia-se, Cristina Ferreira e uma pequena quota simbólica detida pelo pai), repetindo o montante no ano seguinte. Em 2022 com a redução dos lucros, a distribuição de dividendos baixou para os 700 mil euros, e a assembleia geral da sociedade decidiu, já este ano, dar aos sócios mais 400 mil. Ou seja, desde o processo instaurado pela SIC por quebra contratual, Cristina Ferreira ‘sacou’ 4,1 milhões de euros, mais do que suficiente para pagar à indemnização à Impresa.

Mas antes desse processo, ainda relativamente às contas de 2019, Cristina Ferreira decidira distribuir (para si) quase 4,5 milhões de euros em dividendos e reservas livres (de resultados transitados), o que significa que o património pessoal da apresentadora da TVI só através da Amor Ponto ‘engordou’ cerca de 8,6 milhões de euros.

Uma nota final para um pormenor. Nas demonstrações de 2020 surge a referência a terem sido efectuadas correcções resultantes da inspecção tributária aos exercícios de 2015 a 2018” da Amor Ponto, mas não se mostra possível aferir, pela falta de dados da demonstração de fluxos de caixa, o montante em causa, mas aparenta ter envolvido algumas centenas de milhares de euros, atendendo que no passivo de 2019 constava uma dívida ao Estado e outros entes públicos de quase 575 mil euros, valor que baixaria substancialmente no balanço dos anos seguintes.


https://paginaum.pt/2024/06/14/tv-crist ... esde-2019/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 16/6/2024 15:57

Pode vir a ser difícil a SIC receber o valor da indemnização a que a empresa de Cristina Ferreira foi condenada a pagar ...

Cristina Ferreira descapitaliza a sua empresa

A empresa de Cristina Ferreira e do seu pai foi condenada a pagar à SIC 3,3 milhões de euros.

A empresa de Cristina Ferreira foi condenada a pagar uma indemnização à SIC. O motivo foi a quebra do contrato que a ligava ao canal até 30 de novembro de 2022. A apresentadora regressou à TVI no verão de 2020. O tribunal deu razão à estação de Paço de Arcos e condenou a empresa Amor Ponto Lda, detida pela diretora de Entretenimento da TVI e pelo seu pai, a pagar à SIC uma indemnização de 3 315 998,67 euros.

Contudo, de acordo com o site ‘Página Um’, “a apresentadora da TVI tem estado a descapitalizar a empresa, porque como não constituiu uma provisão, continua a dar lucros“. Segundo o mesmo site, Cristina Ferreira terá entre 2021 e 2023 “desviado da empresa, que compartilha com o seu pai, um total de 2,2 milhões de euros“.

Apesar de a Amor Ponto possuir “ativos no valor de cerca de 5,6 milhões de euros (…), o passivo, onde constam dívidas bancárias (282 mil euros) e diversas contas a pagar (superiores a dois milhões de euros), colocará a empresa em situação aflitiva, uma vez que foram retirados 2,2 milhões de euros em dividendos“.

A SIC poderá enfrentar dificuldades em receber a indemnização devida, a menos que recorra a meios legais para evitar tal cenário. “A SIC pode vir a solicitar, em caso de recurso, que seja vedada à Amor Ponto outra qualquer distribuição de dividendos, sob pena de Cristina Ferreira poder ser condenada por falência fraudulenta”, conclui o mesmo site.


https://www.atelevisao.com/famosos/cris ... a-empresa/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 12/6/2024 23:28

Extrato de Ata da Assembleia Geral de Acionistas da Impresa de 27/05/2024:

https://sdistribution.impresa.pt/data/c ... xtrato.pdf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 12/6/2024 23:23

Umas contas ...

O capital social da Impresa é 84 000 000 de euros, representado por 168 000 000 de ações.
A cotação de fecho foi 0,1285 euro.

Capitalização bolsista: 168 000 000 X 0,1285 = 21 588 000 euros

Valor a que a Amor Ponto, Lda., empresa detida por Cristina Ferreira, foi condenada a pagar, à SIC - Sociedade Independente de Comunicação, S. A. : 3 315 998,67 euros

3 315 998,67 : 21 588 000 é aproximadamente 15,4 %, ou seja, o valor que a Amor Ponto, Lda. foi condenada a pagar à SIC representa cerca de 15,4 % da capitalização bolsista da Impresa!!!
Editado pela última vez por Lusitanus em 13/6/2024 0:00, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por tami » 12/6/2024 16:15

E com isto tudo, a IPR vale 20M em bolsa...com a quantidade de projetos falhados para reinventar o negócio (nem o Alvaro deve ser assinante do Opto), infelizmente caminha para um triste fim.
 
Mensagens: 372
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Impresa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 12/6/2024 10:02

Boas

O valor a receber pela indemnização, com o caso da Cristina Ferreira, vai servir para pagar os juros dos €30M em obrigações.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 775
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Impresa - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 12/6/2024 9:48

novato Escreveu:https://famashow.pt/famosos/tribunal-condena-empresa-de-cristina-ferreira-a-pagar-indemnizacao-a-sic/?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1DLBx-EOwvCELbBBJl-DhVEYeXvMRBMLwM6-9maq0RvamGHQaKz7jPuuo_aem_Ab2U8Q6KSAqgKPuUDYp0zilJMzV19ZyZyDdkfubDYtx3jyVV39uK7aaFnxhEtv6Cdvxw4bCRbOh0wsS0kXQBd2FO#Echobox=1718113419


Incrível, tanto se falou aqui do processo com a Cristina e agora mal se deu conta.

"Decidiu o tribunal, de acordo com a sentença a que a SIC Notícias teve acesso, “(…) condenar a 1.ª Ré Amor Ponto Lda., (…), a proceder ao pagamento à Autora SIC Sociedade Independente de Comunicação S.A. da quantia € 3 315 998,67 (três milhões trezentos e quinze mil novecentos e noventa e oito euros e sessenta e sete cêntimos), acrescida de juros, à taxa comercial, desde a citação até efectivo e integral pagamento”."
 
Mensagens: 812
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 11/6/2024 21:40

SIC emite 30 milhões em dívida verde a quatro anos. Paga juro de 5,95% ao ano

A SIC vai emitir um milhão de obrigações ligadas a critérios de sustentabilidade com um valor unitário de 30 euros. A emissão permite a subscrição de novos investidores ou a troca dos títulos detidos da emissão que expirava em junho do próximo ano.

A SIC vai emitir 30 milhões de euros em obrigações ligadas a critérios de sustentabilidade, a chamada dívida verde, com um prazo de quatro anos e uma taxa de juro bruta anual de 5,95%, anunciou esta terça-feira a estação televisiva detida pela Impresa.

A emissão de um milhão de obrigações com um valor unitário de 30 euros divide-se numa oferta de subscrição e numa oferta de troca para os detentores da emissão de obrigações que expira em junho de 2025 e que tinha uma taxa de juro de 3,95%.

O montante mínimo a investir é de 1.500 euros, correspondente a 50 obrigações.

A emissão está associada ao cumprimento de "dois KPI (Key Performance Indicators – indicadores-chave de desempenho) (designadamente, o KPI #1, correspondente ao número de horas anuais de conteúdos com língua gestual portuguesa disponibilizados nos serviços de programas televisivos da SIC e na plataforma de streaming da SIC, e o KPI #2, correspondente às emissões de gases com efeito de estufa (de âmbitos 1 e 2)), tendo em vista alcançar as SPT (Sustainability Performance Targets – metas de desempenho de sustentabilidade) definidas por referência a 31 de dezembro de 2027".

A SIC indica que os obrigacionistas terão direito a uma remuneração adicional, a pagar na data de reembolso, que será de 0,4% do valor nominal de cada obrigação - ou seja 0,12 euros - caso "se verifique uma ou várias Situações de Não Verificação de SPT por referência a ambos os KPI selecionados" ou de 0,2% do valor - ou seja 0,06 euros - caso "se verifique uma ou várias Situações de Não Verificação de SPT por referência a apenas um dos KPI selecionados".

A emissão arranca a 17 de junho às 8h30 e termina em 28 de junho às 15h00. Cada destinatário da Oferta de Subscrição pode alterar ou revogar uma ordem de subscrição já transmitida até às 15h00 de 28 de junho de 2024. A SIC poderá ainda aumentar o valor da oferta até 26 de junho.


Trata-se de "green bonds" e, mesmo assim, a taxa de juro é 5,95 %!!! Se não fossem tidas como "green bonds" então a taxa de juro seria ainda bem maior!!!
Esta coisa de "green bonds" é muitas vezes apenas um expediente, algo artificioso, para uma empresa conseguir emitir dívida a uma taxa de juro mais baixa. Siga a dança ... :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por jprgodinho » 11/6/2024 19:28

Divida para pargar divida , tudo normal , só que desta feita com um aumento dos juros a pagar, veremos se é bem sucedida, terá forçosamente de arranjar novas fontes de receita e restruturar toda a divida assim que os juros baixarem , falir não é alternativa para o Sr Balsemão isso seria o descrédito total, estamos a falar da maior empresa de midia em Portugal , se não for bem sucedido a solução é vender ponto final
 
Mensagens: 323
Registado: 28/11/2018 9:20

Re: Impresa - Tópico Geral

por pattern » 11/6/2024 18:50

 
Mensagens: 309
Registado: 1/3/2018 16:46

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 11/6/2024 14:56

novato Escreveu:https://famashow.pt/famosos/tribunal-condena-empresa-de-cristina-ferreira-a-pagar-indemnizacao-a-sic/?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1DLBx-EOwvCELbBBJl-DhVEYeXvMRBMLwM6-9maq0RvamGHQaKz7jPuuo_aem_Ab2U8Q6KSAqgKPuUDYp0zilJMzV19ZyZyDdkfubDYtx3jyVV39uK7aaFnxhEtv6Cdvxw4bCRbOh0wsS0kXQBd2FO#Echobox=1718113419




Boa noticia?!!
 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 11/6/2024 14:54

 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 11/6/2024 11:06

EXPRESSO E SIC PASSAM A TER CARTA DE PRINCÍPIOS PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O EXPRESSO e a SIC passam a ter uma carta de princípios para o uso de inteligência artificial (IA). A carta, aprovada pelos Conselhos de Redação dos dois órgãos de comunicação social da IMPRESA, elenca um conjunto de normas e práticas a respeitar no exercício do jornalismo, onde se destacam as áreas de qualidade e responsabilidade pelo conteúdo, transparência, propriedade intelectual e fontes de informação, entre outras. Os órgãos do grupo IMPRESA são os primeiros a anunciar em Portugal uma carta de princípios sobre a forma como os seus jornalistas e colaboradores podem utilizar a inteligência artificial.
A utilização pelos jornalistas do EXPRESSO e da SIC relativamente à inteligência artificial inclui atualmente valências que vão desde a automação de tarefas repetitivas, até à conversão de formatos (ex: transcrições), auxílio na pesquisa e investigação, ou recomendações e apoio na produção de peças jornalísticas.
“A Inteligência Artificial nunca substituirá o papel fundamental que os jornalistas têm – e terão sempre – na produção de jornalismo de qualidade e que cumpra os princípios deontológicos da profissão. Mas é, sem dúvida, uma ferramenta que pode ajudar-nos a melhorar o que fazemos, desde que devidamente enquadrada e com regras claras sobre a sua utilização. É isso que esta Carta de Princípios se propõe garantir”, diz Ricardo Costa, diretor-geral de informação da IMPRESA e diretor de informação da SIC.
João Vieira Pereira, diretor do EXPRESSO, afirma: “O Grupo Impresa tem um vasto histórico de pioneirismo na adoção de tecnologias que nos permitem evoluir nos formatos em que chegamos aos públicos e inovar na forma como produzimos jornalismo de referência. Este é mais um passo nesse sentido, porque nos permite incorporar uma tecnologia essencial para melhorar o nosso trabalho, mas também minimizar os perigos que o mau uso da IA pode trazer para a objetividade e transparência do jornalismo”.
O EXPRESSO foi um dos meios de imprensa europeus selecionados entre os vários países da Europa para participar num programa com o Financial Times para potenciar o uso de inteligência artificial na sua atividade.
Recorde-se que, em maio de 2024, a IMPRESA e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) anunciaram a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa pioneira que une a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial ao setor dos Media. Este novo laboratório, localizado nas instalações do Grupo IMPRESA, será um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
O acordo de colaboração agora assinado prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação - incluindo o primeiro curso de Data Journalism em Portugal - além de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo IMPRESA, ministrados por especialistas da NOVA IMS.
 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 2/6/2024 21:15

Luís Montenegro admite financiamento público para comunicação social

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/l ... cao-social

Isto diz bem das dificuldades das empresas de media. :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Impresa - Tópico Geral

por jprgodinho » 1/6/2024 23:12

Falida significa mais proximo de ser vendida , será que o Balsemão vai morrer e não deixar o valor aos filhos , não me parece, será mais dia menos dia vendida num movimento de consolidação , falta saber quanto estão dispostos a dar por ela e quem o fará , mas que não será de borla lá isso não me acredito , podemos ainda este ano ter surpresa , vamos ver como fica o negocio da Altice Portugal
 
Mensagens: 323
Registado: 28/11/2018 9:20

Re: Impresa - Tópico Geral

por HFCA » 1/6/2024 22:13

Ze nabo Escreveu:Fa-li-da...


Isso é o mais fácil de se dizer, com os juros a descer e a confirmar-se essa tendência vais ver ela a despertar, fala-se muito mas a empresa tem valor e credibilidade librou-se do que não era rentável nos últimos anos agora tem tudo para poder cimentar um bom crescimento, a informação credível tem muito valor e este setor vai ter de se ajustar ao mercado atual.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 711
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ze nabo » 1/6/2024 21:32

Fa-li-da...
 
Mensagens: 269
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Impresa - Tópico Geral

por HFCA » 1/6/2024 18:02

A Impresa está num ponto chave, pode quebrar a zona dos 0.13 € e pode ir até mínimos na casa dos 0.115 € de salientar que a zona dos 0.13€ funcionou bem como suporte em 2018 e em 2021 e nessas alturas teve uma valorização até á casa acima dos 0.3 € por ação, até podem dizer que está falida mas eu não creio e penso que estamos num ponto chave com uma possível alteração de tendência não esquecer que os juros a baixar vão ajudar nas contas.
Anexos
impresa.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 711
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 31/5/2024 14:18

Dados APCT
EXPRESSO ENTRA EM 2024 A LIDERAR
O EXPRESSO iniciou mais um ano a liderar, sendo a publicação mais vendida em Portugal de janeiro a março de 2024, segundo os dados da APCT divulgados hoje. Desde 2017, que o EXPRESSO é o jornal mais vendido em Portugal.
O jornal do Grupo IMPRESA alcançou no primeiro trimestre de 2024 uma circulação paga de mais de 85 mil exemplares, número que o torna na publicação mais vendida em Portugal. As vendas em banca foram de mais de 34 mil exemplares vendidos e nas vendas digitais com mais de 48 mil exemplares.
 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 22/5/2024 11:24

Parceria
IMPRESA E NOVA IMS CRIAM PRIMEIRO LABORATÓRIO DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO AOS MEDIA
Iniciativa pretende desenvolver projetos para ajudar a combater a desinformação, através de soluções de Data Science e Inteligência Artificial. Será também lançado o primeiro curso em Portugal de jornalismo de dados.
O Grupo IMPRESA e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) anunciam a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa pioneira que une a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial ao setor dos Media. Este novo laboratório, localizado nas instalações do Grupo IMPRESA, ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
O acordo de colaboração agora assinado prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação - incluindo o primeiro curso de Data Journalism em Portugal - além de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo IMPRESA, ministrados por especialistas da NOVA IMS.
Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA, sublinha a relevância desta iniciativa: “Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de Ciência de Dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado. No Grupo IMPRESA, a integração destas tecnologias nunca será uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, mas sim uma extensão da sua capacidade jornalística”. O CEO da IMPRESA acrescenta: “Além do jornalismo, a parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios dos media hoje em dia, tais como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media”.
A mesma convicção é também partilhada por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS: “A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes. Além disso, estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”, acrescenta o responsável.
O protocolo, assinado durante a 2ª edição do Data With Purpose Summit, reforça assim a importância do estabelecimento de parcerias entre o mundo empresarial e académico para o desenvolvimento de soluções que permitam dar uma resposta aos desafios da sociedade atual.
 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ze nabo » 22/5/2024 10:49

A impresa está falida! A Teixeira Duarte está falida! Podem dourar a pílula, dizer que tem activos, que vem aí investidores e elas até podem subir, tem actividade, etc, mas não é por isso que deixam de estar falidas! Cada um é livre de fazer o que quer, mas não ver isto é estar em negação ou à espera de quem não prometeu! Estas empresas são boas para extraír salários principescos aos administradores que são da própria família que controla cada uma das cotadas. É outra forma de criar valor para eles, já os accionistas é para ficarem a arder....A sonae também é controlada por uma família, mas paga um bom dividendo! Isto é o óbvio!BN
 
Mensagens: 269
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Impresa - Tópico Geral

por novato » 22/5/2024 10:44

fatura.pt Escreveu:Hoje foi durinho de facto.
Um volume elevado mas que em euros nem é um valor exagerado!
A meio da sessão pensei que hoje ninguem a fosse segurar.... mas o dia afinal não foi hoje.



Hoje continua a "malha", estou convencido que enquanto a Familia balsemão manter i Grupo "fechado", sem abertura para entrada de dinheiro fresco...

Estou e estarei a aguardar para me ver livre das que tenho em mãos!!

Abraço
 
Mensagens: 453
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por fatura.pt » 21/5/2024 17:12

Hoje foi durinho de facto.
Um volume elevado mas que em euros nem é um valor exagerado!
A meio da sessão pensei que hoje ninguem a fosse segurar.... mas o dia afinal não foi hoje.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 39
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: Impresa - Tópico Geral

por Lusitanus » 21/5/2024 16:45

Em 25/03/2024:

Lusitanus Escreveu:Parece que se prepara para descer mais um degrau ...

Aconteceu o que era esperado: mais um degrau descido! Mais um "prego" também no gráfico!

IMPRESA.png
IMPRESA.png (41.22 KiB) Visualizado 6588 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1497
Registado: 19/3/2021 0:23

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, pattern e 95 visitantes