Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 9 Novembro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 9 Novembro - Empresas & Sectores

por TRSM » 9/11/2004 11:37

Factos Relevantes 9 Novembro - Empresas & Sectores

(EDP:LIS, Comprar, Preço Alvo Eur2.70 - Ainda não ajustado ao aumento de capital). Segundo comunicado da EDP, a Parpública- Participações do Estado adquiriu à CGD uma participação de 4.75% na EDP. Após esta aquisição, a Parpública passou a deter 11.89% do capital da EDP e a CGD reduziu a sua participação na EDP para 0.13%. A CGD informou ainda que no âmbito da 5ª fase do processo de reprivatização da EDP, irá adquirir ao Estado Português e à Parpública os direitos necessários para, no aumento de capital, subscrever o número de acções necessários à aquisição de uma participação no novo capital social da EDP igual, em termos percentuais, à que agora alienou à Parpública. Note-se que o decreto-lei da privatização da EDP prevê que só serão marcadas novas fases de privatização 6 meses após a data em que forem apurados os resultados do presente aumento de capital. Na sequência do aumento de capital, a Euronext anunciou em comunicado que o peso da EDP no PSI20 aumentou de 15.4% para 17.5%.

(CPR:LIS, Preço alvo e recomendação sob revisão). A Cimpor apresentou os resultados do 3º trimestre: Resultados consolidados: Vendas: Eur357.6Mn (-4.4% face ao homólogo); Custos operacionais: Eur233.4mn (+3.8%); EBITDA: Eur124.2Mn (-16.7%); Amortizações e Provisões: Eur58.6Mn (-1%); Financeiros: Eur23.8Mn (-Eur10Mn face à estimativa); Extraordinários: -Eur20.7Mn (0Mn estimados); Resultados líquido: Eur52.4Mn (Eur35.8Mn estimados). Os resultados operacionais da Cimpor vieram muito em linha com as nossas estimativas. A diferença ao nível do resultado liquido ficou-se a dever aos financeiros que foram inflaccionados por resultados de participadas e pela adopção da norma IAS39 (+Eur14Mn). Conclui-se que a conjuntura continua a não ser a ideal para a Cimpor, pois a evolução do mercado cimenteiro português continua fraca (caiu 0.6% até Setembro, enquanto a Cimpor caiu 3.6%, o que demonstra que tem perdido quota). Note-se que a nossa estimativa para o mercado, em Portugal, em 2004 é uma subida de +0.2%. A nota positiva é que as exportações da Cimpor aumentaram 74% YoY nos primeiros 9 meses do ano, o que revela a cada vez menor dependência de Portugal, o que é positivo. Por áreas gostaríamos de salientar pela positiva Espanha e África do Sul, enquanto pela negativa Portugal e Brasil.

(IFX:FRA) Os resultados da Infineon caíram de Eur49Mn para Eur44Mn no 4ºtrim. fiscal, ficando abaixo dos Eur144Mn esperados pelo mercado. As vendas cresceram 13% para Eur1.99Bn. A Infineon fez uma provisão no valor de Eur132Mn para fazer face a custos judiciais relacionados com acções anti-trust em curso. A fabricante de semicondutores previu ainda um abrandamento da indústria em 2005.

(GLE:PAR) O resultado líquido da Societe Generale cresceu 10% no 3ºtrim. para Eur739Mn, beneficiando da redução de provisões para crédito malparado e do aumento de empréstimos para consumo. O consenso apontava para Eur671Mn.

(RWE:FRA) A RWE apresentou resultados piores que o esperado. No 3ºtrim., o resultado líquido ascendeu a Eur254Mn abaixo do consenso de Eur299Mn. Reviu ainda em baixa as estimativas de crescimento de lucro para 2004 de 15% para 10%, de forma a reflectir o aumento de custos na sua unidade de tratamento de lixos.

(MUV2:FRA) A UBS subiu o seu preço alvo sobre a Munich Re 3.5% para Eur88.

(ALS:PAR) A UBS subiu a sua recomendação sobre a Alstom de reduce para neutral.

(PFE:NAS) O Procurador Geral de Nova Iorque, Eliot Spitzer, solicitou informações acerca da promoção de alguns dos medicamentos da Pfizer, para fins não descritos nas respectivas posologias.

(SBC:NYS) A SBC Communications anunciou que pretende reduzir a sua força de trabalho em 6% (cerca de 10 mil postos de trabalho) até 2005.

(IBM:NAS) De acordo com a imprensa, a IBM e a alemã SAP estão a ser alvo de uma investigação pela Comissão para Concorrência húngara acerca de alegadas práticas de concertação de preços em concursos públicos.

(BMY:NYS) A Bristol-Myers Squibb e a Medarex criaram uma aliança na área de desenvolvimento e marketing para o tratamento de melanoma.

(GE:NYS) A General Electric anunciou que vendeu 60% da participação que detinha na sua divisão indiana de outsourcing por $500Mn.


2004/11/09 - 10:33
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks

(EX:PAR) As receitas do 3ºtrim. da Vivendi Universal apresentaram uma queda de 20% para Eur4.7Bn, reflectindo a venda dos activos media nos Estados Unidos, mas superando o consenso (Reuters), que apontava para Eur4.571Bn. Numa base comparável as vendas cresceram 6%, beneficiando do crescimento nas unidades de música e telecomunicações.

2004/11/09 - 10:31
Fonte: Millennium bcp investimento
Europa inalterada aguarda reunião do FED

O Eurostoxx abriu praticamente inalterado, com o sector dos media e serviços financeiros a liderarem as subidas e as utilities a pressionarem.

Após ter caído 1.0% durante o dia de ontem, o preço do petróleo abriu praticamente inalterado nos $49.10. O Euro encontrava-se novamente perto dos novos máximos históricos, cotando nos 1.2925 face ao Dólar.

Está agendada para amanhã a reunião da Reserva Federal norte-americana, onde se aguarda uma subida de taxas de 1.75% para 2.00%.

Às 10h será divulgado o ZEW Survey europeu e alemão.

A performance das utilities reflectia os resultados piores que o esperado da RWE (-3%). No 3ºtrim., o resultado líquido ascendeu a Eur254Mn abaixo do consenso de Eur299Mn. Reviu ainda em baixa as estimativas de crescimento de lucro para 2004 de 15% para 10%, de forma a reflectir o aumento de custos na sua unidade de tratamento de lixos.

Os media reflectiam os resultados positivos da Vivendi (+0.9%). As receitas do 3ºtrim. da Vivendi Universal apresentaram uma queda de 20% para Eur4.7Bn, reflectindo a venda dos activos media nos Estados Unidos, mas superando o consenso (Reuters), que apontava para Eur4.571Bn. Numa base comparável as vendas cresceram 6%, beneficiando do crescimento nas unidades de música e telecomunicações.

Os resultados da Infineon (-3%) caíram de Eur49Mn para Eur44Mn no 4ºtrim. fiscal, ficando abaixo dos Eur144Mn esperados pelo mercado. As vendas cresceram 13% para Eur1.99Bn. A Infineon fez uma provisão no valor de Eur132Mn para fazer face a custos judiciais relacionados com acções anti-trust em curso. A fabricante de semicondutores previu ainda um abrandamento da indústria em 2005.

O resultado líquido da Societe Generale (-0.5%) cresceu 10% no 3ºtrim. para Eur739Mn, beneficiando da redução de provisões para crédito malparado e do aumento de empréstimos para consumo. O consenso apontava para Eur671Mn.

A UBS subiu o seu preço alvo sobre a Munich Re (+0.6%) 3.5% para Eur88.

A UBS subiu a sua recomendação sobre a Alstom (+1.7%) de reduce para neutral.


2004/11/09 - 09:09
Fonte: Millennium bcp investimento

Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em terreno positivo, perto dos máximos da sessão, não acompanhando a descida dos mercados Europeus, penalizados pela subida do euro face ao dólar, apesar da continuação do arrefecimento do preço do petróleo. As valorizações do BCP, PT e EDP suportaram a bolsa portuguesa, num sessão calma e sem grandes surpresas. O PSI20 valorizou-se 0.25% para os 7.530 pontos, registando 8 subidas e 9 descidas.

Europa. O Eurostoxx terminou praticamente inalterado, com os investidores a aguardarem pela reunião da Reserva Federal norte-americana, agendada para a próxima quarta feira, e pelos resultados da Cisco, amanhã após o fecho do mercado. O preço do petróleo acentuou as quedas da passada semana, caindo 0.9% para os $49.15. O Euro mantinha-se perto dos novos máximos históricos, mas a recuar ligeiramente face ao Dólar nos 1.2955. As companhias aéreas voltaram a liderar os ganhos, a beneficiar da correcção do preço do petróleo. O sector automóvel também registou ganhos significativos, com destaque para a DaimlerChrysler, a beneficiar da revisão em alta da sua recomendação pela Goldman Sachs. A Munich Re valorizou 1.6% apesar de ter revisto em baixa as suas estimativas de resultados para 2004.

EUA. Mercados norte-americanos fecharam praticamente inalterados, sem grande direcção. As petrolíferas lideraram as quedas, reagindo à descida do preço do petróleo. Pfizer destacou-se pela negativa (-1.3%) dado os riscos acrescidos de um dos seus medicamentos. A Ebay beneficiou (+4%) do facto de ter sido integrada na focus list da JP Morgan. Transaccionaram-se 1.29Bn de acções, abaixo da média dos últimos 3 meses de 1.30Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.7.


2004/11/09 - 10:29
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



Dividendos extraordinários da Galp ao Estado fora do OE 2004 (Jornal de Negócios) Os dividendos extraordinários a pagar ao Estado gerados na Galp Energia com a venda da Gás de Portugal só vão entrar no Orçamento do Estado de 2005, garantiu ao Jornal de Negócios fonte oficial do Ministério dos Assuntos Económicos e Trabalho.

Convergência das pensões vai custar 40,9 milhões de euros em 2005 (Jornal de Negócios) O processo de convergência das pensões mínimas com o salário mínimo nacional vai custar à Segurança Social 40,9 milhões de euros, disse ontem o ministro Fernando Negrão, durante a sua intervenção na comissão parlamentar de economia e finanças.

Santana Lopes escreve aos portugueses sobre OE (Diário Económico) O primeiro-ministro Santana Lopes está a equacionar a possibilidade de comunicar ao país, eventualmente por carta, as opções políticas decorrentes do Orçamento do Estado para 2005, apurou o Diário Económico junto de fonte governamental.

SIBS investiu 500 milhões de euros na modernização do sistema de pagamentos (Diário Económico) O presidente da empresa, Vítor Bento, defende, em entrevista ao Diário Económico, que a gratuitidade do multibanco tem de ser compensada por outras receitas, sob pena de o desenvolvimento do sistema ficar em causa

TAP e Sata fazem proposta conjunta para as ligações aéreas para os Açores (Público) A TAP e a Sata entregaram ontem no Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) uma proposta de programa de exploração conjunta para realizarem as ligações aéreas entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores, e entre esta e o Funchal, a partir de 1 de Janeiro.

Oposição acusa Governo de não cumprir lei de bases da Segurança Social (Público) Os deputados da oposição acusaram ontem o Governo de não estar a cumprir da Lei de Bases da Segurança Social (LBSS), reduzindo as transferências do Estado face às obrigações orçamentais contempladas na lei e agravando, dessa forma, a sustentabilidade do sistema. O ministro da Segurança Social, da Família e da Criança reiterou o seu compromisso de cumprir a lei.

Tele 2 ganha em Portugal maior quota de mercado (Diário de Notícias) Portugal foi o país onde a Tele 2 conseguiu obter a maior quota de mercado no primeiro ano de actividade, sendo apontado como um caso de sucesso dentro da companhia. Neste momento, a filial portuguesa detém uma quota de mercado «na ordem dos 6% a 7%», superior até aos 4,5% que estiveram na base da classificação.


fonte CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, mjcsreis, Opcard33, PAULOJOAO e 184 visitantes