Caldeirão da Bolsa

IFAP - Cobrança Coerciva via AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IFAP - Cobrança Coerciva via AT

por Garfield » 2/1/2020 11:41

Caro NirSup,

Obrigado pela sua partilha.

Para efeitos de prescrição estamos a falar de quantos anos? 20?

Ninguém é preso se dever milhões, porque em Portugal se só devermos "migalhas" até se corre esse risco :shock:

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por artista_ » 31/12/2019 18:47

A questão é saber quem falhou, foi a UE, foi o Estado Português ou foram os agricultores? Também me parecem muitos anos para reclamar o que quer que seja, mas já estou habituado a que o estado possa reclamar o que lhe é devido ad eternum e para devolver só se o pedido/reclamação for feito num curto espaço de tempo... há 4 ou 5 anos, no hospital Garcia d'Orta, disseram-me que tinha uma dívida de 1998, eram só 10 euros, supostamente foi uma vez que fui lá com um seguro desportivo (na altura era atleta federado) e aparentemente o seguro não tinha pago... o funcionário ainda me disse «se não vier preparado pode não pagar já» mas eu, inocente, paguei, eram só 10 euros...ja´ tive outras situações, em que em causa estavam bem mais que 10 euros, mas como era para receber, tinha um ano para reclamar, ou melhor, meter o estado em tribunal, como esse prazo já se tinha esgotado, foram 4 ou 5 mil euros a voar...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por NirSup » 31/12/2019 18:21

Garfield Escreveu:Como é possível tantos anos depois o Estado "avançar" contra os contribuintes, alguns até já falecidos, outros com idades avançadas, a reclamar dívidas deste género?

Caro Garfiel,
Esses montantes que estão a ser exigidos são Recursos Próprios da UE (União Europeia) e não Receitas Nacionais. Vale isto por dizer que o Estado Português terá de fazer a sua devolução aos cofres comunitários, mesmo alegando a impossibilidade da cobrança e ou a declaração em falhas do devedor.
E para efeitos de prescrição da dívida aplicam-se as normas comunitárias e não as normas nacionais já que a legislação comunitária prevalece sobre a legislação nacional.
Mas isto do pagamento das dívidas é como tudo: só paga quem tem.
Ninguém é preso por não pagar uma dívida.
Para bom entendedor...

Boas Entradas em 2020.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Garfield » 31/12/2019 13:30

Boas,

Caros colegas,

Algum de vós por experiência própria ou próxima tem conhecimento sobre os processos de cobrança coerciva que as Finanças estão a realizar em nome do IFAP ( Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas ) relativos a subsídios atribuídos nos finais da década de 90 pelo Estado Português mas que posteriormente a Comunidade Europeia deliberou que os mesmos fossem exigidos de volta aos seus beneficiários e que só agora passados imensos anos o Estado Português o está a exigir em processos do qual publico um exemplo :

http://www.dgsi.pt/jsta.nsf/35fbbbf22e1bb1e680256f8e003ea931/ceacfcc6a93ce453802583c2005155b6?OpenDocument&ExpandSection=1

Ou também dos casos em que os subsídios foram erradamente atribuídos e só agora foram detectados os erros conforme se lê abaixo :

https://zap.aeiou.pt/200-milhoes-euros-fundos-da-ue-pagos-indevidamente-192724

Como é possível tantos anos depois o Estado "avançar" contra os contribuintes, alguns até já falecidos, outros com idades avançadas, a reclamar dívidas deste género?

Não age o nosso Estado contra os grandes banqueiros que se apropriaram de milhões mas avança contra pequenos agricultores que sobrevivem pelo seu trabalho no campo.

Por favor, se tiverem conhecimento de casos e resultados dos mesmos partilhem.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Conservador, niceboy, PAULOJOAO, Sertorio e 528 visitantes