Durão Barroso no Goldman Sachs
Re: Durão Barroso no Goldman Sachs
Legal mas....
E ele dizer que não ia sem ser confrontado com uma proposta acho que é só "para inglês ver"...
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... saria.html
E ele dizer que não ia sem ser confrontado com uma proposta acho que é só "para inglês ver"...
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... saria.html
A decisão de Durão Barroso não é ilegal mas é eticamente duvidosa. O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscivici garante que, quando terminar o seu mandato, não irá para a Goldman Sachs.
A ida de Durão Barroso para a Goldman Sachs continua a dar que falar nos círculos europeus. Pierre Moscovici, que já tinha classificado a contratação de legal mas "chocante", veio agora reafirmar que a decisão do ex-primeiro-ministro português é eticamente duvidosa.
Em entrevista à estação de rádio francesa Europe 1, Moscovici admitiu que apesar de "não estar proibido", o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso deveria ter feito uma "reflexão política, ética e pessoal" sobre os efeitos da contratação pelo banco Goldman Sachs.
É que, quando um político passa para o sector privado deve "pensar na imagem que projecta", diz o actual comissário, para garantir que quando termina o seu mandato à frente da super-poderosa pasta dos Assuntos Económicos e Monetários, não vai para a Goldman Sachs.
Esta não é a primeira vez que Moscovici critica a decisão de Durão Barroso. Há poucos dias, ao Liberation, o responsável político já tinha afirmado que, "neste período de crise, quando o populismo quer dinamitar o ideal europeu e a instituição que o encara, o recrutamento de Barroso pelo Goldman Sachs é chocante e alimenta os ataques contra a Comissão". Isto, apesar de, do ponto de vista da legalidade, não levantar dúvidas.
O banco de investimento, com sede nos Estados Unidos, anunciou no passado dia 8 de Julho que Durão Barroso vai trabalhar na subsidiária Goldman Sachs International (GSI), em Londres.
Durão Barroso, 60 anos, ex-primeiro-ministro de Portugal foi presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014.
- Registado: 2/9/2014 22:13
pata-hari Escreveu: É eticamente reprovável? nem consigo ver isso assim nem entendo o argumento - e gostava que me explicassem porque francamente não consigo ver isso como uma questão ética.
Reprovavel no sentido de eu pessoalmente não gostar de ver sempre esta ligação entre os politicos e os privados e os constantes rumores (e ultimamente condenações em tribunal) de corrupção.
Preferiria uma profissionalização dos politicos, como politicos e não estes saltos constantes entre o privado e o publico, deixando sempre a sensação de que estão a procura da melhor "cunha" para o melhor lugar.
Existindo uma total separação entre os dois lados, poderiamos por certo ter melhores politicos e até melhores empresarios/gestores.
- Registado: 14/12/2015 13:12
frosasantos Escreveu:Mas qual percurso NM? querias que o GS fosse buscar um puto saído da universidade? Qualquer um que fosse para lá com algum curriculo teria este ou outros problemas.
a única coisa que está em causa é a distorção da realidade que possa haver (e há), mas a realidade que eu conheço está limpa, o futuro poderá dizer o contrário mas até ver o homem não tem por onde se lhe pegue, já outros não estarão na mesma situação. Isto não quer dizer que eu não ache que ele (exclusivamente), para se proteger, não devesse ter arranjado outra coisa, menos mediática, mas cada um sabe de si. E isso fica na consciência de quem queira ocupar o cargo, e pelos vistos o DB não teve qualquer problema em fazê-lo, quem sabe que se por um "quem não teme não deve." Eu acho que é uma tempestade num copo de agua e volto a dizer que nos EUA, onde o lobbying é o pão nosso de cada dia, isto era uma "não noticia".
Quanto às opiniões de "está tudo podre" ou é "tudo corrupto", factualmente e estatisticamente não são verdadeiras. há muito ex-politico que não está como se imagina (não se encheu nem está cheio!), da mesma forma que há muitos que estão bem mas, em grande maioria, por mérito próprio, sendo obvio que a politica lhes possa ter aberto portas, mas nem tudo é "troca" de favores. Sendo que obviamente há excepções, algumas conhecidas outras não (ainda?), mas colocar tudo no mesmo cesto não só é injusto como também desvirtua a democracia. E de facto a democracia tem destes problemas. Atenção que não me refiro só a Portugal, mas globalmente, até em países onde só há democracia para o PCP isto acontece. e antes de atirarem com exemplos de africa, tirando um ou dois países (ghana, por exemplo e na minha opinião) nenhum é exemplo de democracia pura.
Hmmm..
Deixa ver....
Um ex-primeiro ministro de um pais que está refém dos empréstimos....
Epah diz o que quiseres mas não concordo só e tão simplesmente isso....
E estou a criticar mais do que o ter ido para o GS o comportamento de sair de um poleiro para ir para outro(quando ainda estava em portugal e abandona o barco para o Santana Flopes...)
Mas qual percurso NM? querias que o GS fosse buscar um puto saído da universidade? Qualquer um que fosse para lá com algum curriculo teria este ou outros problemas.
a única coisa que está em causa é a distorção da realidade que possa haver (e há), mas a realidade que eu conheço está limpa, o futuro poderá dizer o contrário mas até ver o homem não tem por onde se lhe pegue, já outros não estarão na mesma situação. Isto não quer dizer que eu não ache que ele (exclusivamente), para se proteger, não devesse ter arranjado outra coisa, menos mediática, mas cada um sabe de si. E isso fica na consciência de quem queira ocupar o cargo, e pelos vistos o DB não teve qualquer problema em fazê-lo, quem sabe que se por um "quem não teme não deve." Eu acho que é uma tempestade num copo de agua e volto a dizer que nos EUA, onde o lobbying é o pão nosso de cada dia, isto era uma "não noticia".
Quanto às opiniões de "está tudo podre" ou é "tudo corrupto", factualmente e estatisticamente não são verdadeiras. há muito ex-politico que não está como se imagina (não se encheu nem está cheio!), da mesma forma que há muitos que estão bem mas, em grande maioria, por mérito próprio, sendo obvio que a politica lhes possa ter aberto portas, mas nem tudo é "troca" de favores. Sendo que obviamente há excepções, algumas conhecidas outras não (ainda?), mas colocar tudo no mesmo cesto não só é injusto como também desvirtua a democracia. E de facto a democracia tem destes problemas. Atenção que não me refiro só a Portugal, mas globalmente, até em países onde só há democracia para o PCP isto acontece. e antes de atirarem com exemplos de africa, tirando um ou dois países (ghana, por exemplo e na minha opinião) nenhum é exemplo de democracia pura.
- Registado: 4/9/2015 12:25
Ulisses Pereira Escreveu:NM, quando um político deixa os cargos públicos o que é que podem fazer então? Irem para comentadores televisivos? Dedicarem-se à pesca? Qual é a incompatibilidade entre o cargo que Durão Barroso desempenou e a Goldman Sachs? É que se houver incompatibilidade haverá em 90% das empresas em que ele decidisse trabalhar...
Abraço,
Ulisses
Ulisses não é o cargo que está em causa... é o percurso que a meu ver é eticamente reprovável....
Caro Ulisses, não é uma questão de receber palmas ou ir atrás do colectivo. É mesmo uma opinião formada ao longo de vários anos de desgovernação/corrupção política.
É só ver o telejornal ou ler diariamente os jornais para termos a real percepção da política portuguesa.
E como já disse num post anterior, político é todo igual, aqui ou na china. Tudo uma cambada de corruptos e gatunos e egoístas todos corrompidos com o passar dos anos pelos lobbys da grandes empresas. Muitos até acredito que comessem como grandes idealistas, mas poucos são os que se mantêm fieis e imaculados até ao fim, convictos de que estão lá a representar o povo e que é para o povo que trabalham.
Mas não quero entrar em grandes debates. Você deu a sua opinião e eu tenho que respeitar, embora tenha um pensamento oposto.
Um abraço.
É só ver o telejornal ou ler diariamente os jornais para termos a real percepção da política portuguesa.
E como já disse num post anterior, político é todo igual, aqui ou na china. Tudo uma cambada de corruptos e gatunos e egoístas todos corrompidos com o passar dos anos pelos lobbys da grandes empresas. Muitos até acredito que comessem como grandes idealistas, mas poucos são os que se mantêm fieis e imaculados até ao fim, convictos de que estão lá a representar o povo e que é para o povo que trabalham.
Mas não quero entrar em grandes debates. Você deu a sua opinião e eu tenho que respeitar, embora tenha um pensamento oposto.
Um abraço.
- Registado: 16/11/2004 22:07
Bro, cada um tem as suas opiniões. Eu não alinho no coro colectivo de que todos os políticos são corruptos, incompetentes, uns mal feitores que andam aqui a sugar o dinheiro de todos.
E não tenho problema nenhum em ser politicamente incorrecto. Era mais fácil dizer que são todos uns bandidos e uns aldrabões. Até palmas receberia.
Há quem seja corrupto, incompetente e aldrabão. Como em todas as outras classes.
Abraço,
Ulisses
E não tenho problema nenhum em ser politicamente incorrecto. Era mais fácil dizer que são todos uns bandidos e uns aldrabões. Até palmas receberia.
Há quem seja corrupto, incompetente e aldrabão. Como em todas as outras classes.
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira com todo o respeito que tenho por si, pela admiração que tenho pelo longo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos tempos neste forum. Permita-me que lhe diga, sem o querer ofender. Nunca pensei que fosse tão inocente.
Você realmente acredita que o Sr. DB chegou a onde chegou sempre a jogar limpo? Na política? E agora no maior e mais influente banco mundial? Vai-me dizer que ele não usou o seu cargo para se promover e catapultar? Que nunca se corrompeu por nenhuma grande instituição? Que nunca se aproveitou do seu cargo?
Eu não tenho nenhuma prova, mas se há classe podre neste mundo, é a classe política!
É só a minha opinião. Opinião de alguém tão jovem como eu, 31 anos e já tão farto destas jogadas tão inocentes.
Você realmente acredita que o Sr. DB chegou a onde chegou sempre a jogar limpo? Na política? E agora no maior e mais influente banco mundial? Vai-me dizer que ele não usou o seu cargo para se promover e catapultar? Que nunca se corrompeu por nenhuma grande instituição? Que nunca se aproveitou do seu cargo?
Eu não tenho nenhuma prova, mas se há classe podre neste mundo, é a classe política!
É só a minha opinião. Opinião de alguém tão jovem como eu, 31 anos e já tão farto destas jogadas tão inocentes.
Eu percebo claramente esses argumentos das listas de contactos. No entanto, essa questão não me parece assim tão clara. Ok, o homem tem os contactos de muitos políticos, é um diplomata, mas o que será que consegue mesmo concretamente com isso que beneficie um banco como o GS?
Eu ponho-me antes a questionar o que este tipo de bancos ganhou e ganha com as flutuações de juros de dívidas de países europeus, sabendo de antemão decisões confidenciais a nível da comissão europeia. Sim, estamos num fórum de bolsa e sei que aqui as notícias pouco importam, mas para grandes fundos e instituições essa informação privilegiada existe e vale muito dinheiro. Ponho-me então a questionar se este não é apenas mais um caso de retribuição de favores. Aliás, esse mesmo papel pouco avaliável de diplomata, consultor ou pessoa que tem contactos e abre portas, é perfeito para encaixar alguém que é desnecessário mas a quem é necessário pagar por favores antigos.
Isto pode ser visto como uma implicância parcial com alguém que eu respeito muito pouco pela forma como sempre me pareceu um vendido. Alguém que representa aquela política baixa e sem valores. Aliás, basta ver a Europa a desmoronar-se que ele deixou como legado. Mas é o que me vem a cabeça, e pareço não ser o único.
Quanto ao que políticos podem fazer quando deixam de trabalhar é algo que poderia envolver outra discussão. Para mim, e isto é apenas uma opinião pessoal, respeito qualquer outra, e pelo menos falando da alta política, deveriam ser cargos que inviabilizariam cargos privados seguintes. Ou passam para outros cargos políticos, ou mantêm-se na política de forma mais passiva, ou sim, vão para comentadores, cargos sem influência não-política. Que tivessem uma boa reforma o resto da vida, era preferível, não os iriamos sustentar muitos anos pois acho que há posições na alta política que precisam de pessoas experientes e não "jovens" de 40 anos. Esses cargos políticos devem ser cargos vistos como destino último das ambições de alguém, e não algo para fazer currículo ou fazer contactos. São cargos para servir as pessoas, não é para servir quem os ocupa.
Eu ponho-me antes a questionar o que este tipo de bancos ganhou e ganha com as flutuações de juros de dívidas de países europeus, sabendo de antemão decisões confidenciais a nível da comissão europeia. Sim, estamos num fórum de bolsa e sei que aqui as notícias pouco importam, mas para grandes fundos e instituições essa informação privilegiada existe e vale muito dinheiro. Ponho-me então a questionar se este não é apenas mais um caso de retribuição de favores. Aliás, esse mesmo papel pouco avaliável de diplomata, consultor ou pessoa que tem contactos e abre portas, é perfeito para encaixar alguém que é desnecessário mas a quem é necessário pagar por favores antigos.
Isto pode ser visto como uma implicância parcial com alguém que eu respeito muito pouco pela forma como sempre me pareceu um vendido. Alguém que representa aquela política baixa e sem valores. Aliás, basta ver a Europa a desmoronar-se que ele deixou como legado. Mas é o que me vem a cabeça, e pareço não ser o único.
Quanto ao que políticos podem fazer quando deixam de trabalhar é algo que poderia envolver outra discussão. Para mim, e isto é apenas uma opinião pessoal, respeito qualquer outra, e pelo menos falando da alta política, deveriam ser cargos que inviabilizariam cargos privados seguintes. Ou passam para outros cargos políticos, ou mantêm-se na política de forma mais passiva, ou sim, vão para comentadores, cargos sem influência não-política. Que tivessem uma boa reforma o resto da vida, era preferível, não os iriamos sustentar muitos anos pois acho que há posições na alta política que precisam de pessoas experientes e não "jovens" de 40 anos. Esses cargos políticos devem ser cargos vistos como destino último das ambições de alguém, e não algo para fazer currículo ou fazer contactos. São cargos para servir as pessoas, não é para servir quem os ocupa.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
NM, quando um político deixa os cargos públicos o que é que podem fazer então? Irem para comentadores televisivos? Dedicarem-se à pesca? Qual é a incompatibilidade entre o cargo que Durão Barroso desempenou e a Goldman Sachs? É que se houver incompatibilidade haverá em 90% das empresas em que ele decidisse trabalhar...
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:A lista de contactos deste género de pessoas vale mais do que as maiores base de dados do mundoMas o que dá jeito é a malta vir sempre falar de corrupção e favores. É popular e recebe-se milhares de likes.
Abraço,
Ulisses
Ulisses eu não falei em corrupção nem quero likes!!!!!!
Mas há uma coisa que se chama ética e imparcialidade.
Favores? Claro que existem em todo o lado em TODAS as pessoas e classes.
Agora quando esses favores mexem com muita gente e podem não ser o melhor ou não defenderem grupos mais vulneráveis é reprovável!!!!!
A política é serviço público e não para servir de catapulta para os interesses pessoais - e isto sim acho execrável e reprovo
A lista de contactos deste género de pessoas vale mais do que as maiores base de dados do mundo
Mas o que dá jeito é a malta vir sempre falar de corrupção e favores. É popular e recebe-se milhares de likes.
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
que favores? o favor de apresentar as pessoas e fazer a ligação entre elas.
pata-hari Escreveu:Tenho uma opinião que aparentemente não é consensual, mas o trabalho que lhe está a ser proposto é sobretudo de abertura de portas dado que conhece as pessoas certas nos lugares certos. É um facilitador de contactos e para esse tipo de trabalho ele tem o perfil perfeito e raro. Não me parece que seja estranho e até me parece uma escolha lógica e adaptada. É eticamente reprovável? nem consigo ver isso assim nem entendo o argumento - e gostava que me explicassem porque francamente não consigo ver isso como uma questão ética. O senhor teria que trabalhar, é um match perfeito para uma posição, qual o drama ou a incompatibilidade?
Hmmm..... troca de favores?? Bolsa de favores... hmm conceito novo
Ele tem todos os lideres do G20 (e até G100!), e muitas outras pessoas de relevo em "speed dial" no telemóvel. Esta é, para mim, a razão da contratação, lobbying puro.
Se é reprovável, não, se acho que devia ter recusado por conflitos de interesse passados e alguma promiscuidade, talvez, mas apenas para se defender de acusações que podem não ser infundadas e injustas, mas que se enquadrarão bem em qualquer coisa que ele faça. Será tudo escrutinado ao detalhe. Mas o homem tem de trabalhar, e qualquer coisa que fosse fazer, no sector privado, iria sempre gerar polémica. O homem até se fosse trabalhar para a GALP encher pneus iriam verificar o que a CE fez relativamente ao negócio GALP!
Se isto fosse nos USA nem era notícia.
Se é reprovável, não, se acho que devia ter recusado por conflitos de interesse passados e alguma promiscuidade, talvez, mas apenas para se defender de acusações que podem não ser infundadas e injustas, mas que se enquadrarão bem em qualquer coisa que ele faça. Será tudo escrutinado ao detalhe. Mas o homem tem de trabalhar, e qualquer coisa que fosse fazer, no sector privado, iria sempre gerar polémica. O homem até se fosse trabalhar para a GALP encher pneus iriam verificar o que a CE fez relativamente ao negócio GALP!
Se isto fosse nos USA nem era notícia.
- Registado: 4/9/2015 12:25
Tenho uma opinião que aparentemente não é consensual, mas o trabalho que lhe está a ser proposto é sobretudo de abertura de portas dado que conhece as pessoas certas nos lugares certos. É um facilitador de contactos e para esse tipo de trabalho ele tem o perfil perfeito e raro. Não me parece que seja estranho e até me parece uma escolha lógica e adaptada. É eticamente reprovável? nem consigo ver isso assim nem entendo o argumento - e gostava que me explicassem porque francamente não consigo ver isso como uma questão ética. O senhor teria que trabalhar, é um match perfeito para uma posição, qual o drama ou a incompatibilidade?
goodmoney Escreveu:Porque provavelmente alguns dos problemas que tu ou outros como tu têm podem estar relacionados com o destino final de muitos dos políticos...

Eu preocupo-me com os problemas pelos quais tenho poder directo.
Ou seja, preocupo-me em pagar as minhas contas mensais a tempo e a horas, preocupo-me em gerir os meu trades de acordo com o que o mercado está a fazer, preocupo-me em manter o meu P/L sempre em valores positivos. Tudo problemas em que eu tenho total controlo.
Preocupar-me com o que os politicos fazem ou deixam de fazer?
Apenas me preocupo com isso de 4 em 4 anos, aquando das eleições. Até lá, who cares? Não tenho nenhum controlo no que se passa nesse intervalo.
Posso ou não concordar com esta ou aquela tomada de decisão mas não vou perder tempo em discussões sem sentido.
O Barroso ir para a Goldman é obviamante eticamente reprovavel, mas, who cares?
Não é algo que eu controlo, logo, não perco tempo com isso.
Por vezes as pessoas preocupam-se mais com as coisas erradas.
GreatBear Escreveu:Who cares!
Ele que vá trabalhar para onde ele quiser.
Eu já tenho demasiados problemas na minha vida para me preocupar.
Por que raio iria eu perder tempo a discutir para onde esta ou aquela pessoa vai trabalhar?
Porque provavelmente alguns dos problemas que tu ou outros como tu têm podem estar relacionados com o destino final de muitos dos políticos...
- Registado: 9/11/2012 16:27
O cherne vai conviver com os tubarões.
Cumpts.
Cumpts.
- Registado: 9/1/2012 12:24
Who cares!
Por que raio iria eu perder tempo a discutir para onde esta ou aquela pessoa vai trabalhar?
bro Escreveu:Verdadeiro exemplo de promiscuidade política!
Coitadinhos de nós, somos mesmo um rebanho de pobres coitados desgovernados por políticos imorais sem vergonha, ética, moral ou valores de ordem alguma!!!
Este exemplo infelizmente é transversal a toda a política. O que importa é proteger os interesses pessoais e os lobbys dos grandes grupos.
...
Immediately after leaving the Fed, Greenspan formed an economic consulting firm, Greenspan Associates LLC.[44] He also accepted an honorary (unpaid) position at HM Treasury in the United Kingdom.
On February 26, 2007, Greenspan forecast a possible recession in the United States before or in early 2008.[45] Stabilizing corporate profits are said to have influenced his comments. The following day, the Dow Jones Industrial Average decreased by 416 points, losing 3.3% of its value.[46]
In May 2007, Greenspan was hired as a special consultant by Pacific Investment Management Company (PIMCO) to participate in their quarterly economic forums and speak privately with the bond managers about Fed interest rate policy.[47]
In August 2007, Deutsche Bank announced that it would be retaining Greenspan as a senior advisor to its investment banking team and clients.[48]
In mid-January 2008, hedge fund Paulson & Co. hired Greenspan as an adviser. According to the terms of their agreement he was not to advise any other hedge fund while working for Paulson. (In 2007 Paulson had foreseen the collapse of the sub-prime housing market and hired Goldman Sachs to package their sub-prime holdings into derivatives and sell them. Some economic commentators blamed this collapse on Greenspan's policies while at the Fed.)
- Registado: 11/7/2014 11:34
Verdadeiro exemplo de promiscuidade política!
Coitadinhos de nós, somos mesmo um rebanho de pobres coitados desgovernados por políticos imorais sem vergonha, ética, moral ou valores de ordem alguma!!!
Este exemplo infelizmente é transversal a toda a política. O que importa é proteger os interesses pessoais e os lobbys dos grandes grupos.
...
...
Ganda Durão. De maoista a presidente do goldman. 

Mais uma agenda pessoal de contactos a render, tal como aconteceu com Jorge Coelho e acontece com Paulo Portas ... 

NM_2 Escreveu:Acho que se justifica abrir um novo tópico.
http://expresso.sapo.pt/politica/2016-0 ... dman-Sachs
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que pensam disto????![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu acho que muito dinheiro ele deu dos portugueses ao ser conivente com as taxas de juros/ resgate/ etc.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas pronto é a preparação da reforma que ele tanto ambiciona: PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!
(Prémio de consolação pelo que fez a Portugal)![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Sócrates deve estar cheio de inveja de um tacho desta magnitude

O Barroso está a viver o sonho

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Dragon56, Ferreiratrade, macau5m, PXYC e 159 visitantes