Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Ritual

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Ritual

por bogos » 4/7/2016 18:41

Caro Stains...

Usando um sistema de trading, somente olho para ele em final de sessão, pois é um sistema de fecho de sessão. Uns minutos antes das 21h00 e uns minutos depois, chegam e sobram. High, low, close, tudo o resto é paisagem.

Usando ETF's, como produto negociado para outras paragens, o dia para lhe dedicar tempo é ao Domingo à tarde.
Hora de olhar para o preço dos índices (normalmente SPX, CAC), e matéria prima (Crude). O resto não me diz respeito.
É muita areia para a minha camioneta e para a conta...
Mas não penses que lhe dou importância temporal imensa. Chega 1 hora e é demais.

O trade é de completa ausência se sentimento. Isso tolhe-nos a visão, capacidade de raciocínio, capacidade de acerto.

E tenho na minha vida um lema....Há mais vida para além dos mercados.
O meu objectivo é meramente um complemento ao salário. Não é aqui que alguma vez pensei em ficar rico.

Aguardo antes pela herança de uma rica tia, ou uma tia rica (que não conheça)....ou que me saia o euromilhões :lol: :lol: :lol:

Espero que encontres o teu próprio caminho. Isso é que é importante.
No mercado não há fatos à medida. Cada fato é único.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por AntónioManuel » 4/7/2016 17:48

No meu caso, estou religiosamente presente todos os dias na abertura do mercado, acompanho até ás 9h, enquanto vou lendo alguns artigos sobre trading, depois sigo esporadicamente durante a manhã verificando se há pontos de abertura comtemplados no plano ou como estão a evoluir os trades em curso; á noite passo nos gráficos da lista de títulos que sigo, dois ou três, cerca de 30m para ver como ficaram, analiso se há algo a fazer na abertura do dia seguinte, ajusto stops se necessário, e resume-se a isto neste momento.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Cem pt » 4/7/2016 12:27

Bom dia, caro amigo!

A minha rotina particular começa em casa depois do jantar para analisar a sessão do dia e preparar a do dia seguinte.

O que eu costumo fazer resume-se aos passos das 3 atividades abaixo indicadas:

- Atualizar numa folha de Excel as cotações de fecho e as estatísticas: rácios Profit / Loss, fórmulas de Kelly, ganhos e perdas diárias, resultados das trades abertas e fechadas e rentabilidade geral e por negócio da carteira.

- Pôr a correr o software do Metastock aonde disponho dos sistemas de trading em cada papel da carteira, verificando se existe alguma modificação nos sinais de compra, venda ou neutrais.

- Caso haja alterações nos sinais anotar quais os papéis que serão objeto de ordens a transmitir na abertura da sessão seguinte, tendo em conta o money management atualizado das quantidades de contratos otimizadas a colocar em risco ou a encerrar na carteira.

Dá algum trabalho, cerca de 30 a 45 minutos por dia, mas este ritual faço-o com todo o gosto desde há mais de 20 anos para cá.

Não há nada melhor que conhecer a fundo os pontos positivos e negativos do trading e proceder todos os dias aos pequenos ajustes do que podemos considerar já desatualizado na carteira, a disciplina e a obediência às regras impostas pelos sistemas de trading são "sagradas" numa ótica quase "profissionalizada".

BN.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

O Ritual

por Stains » 4/7/2016 11:21

Bons dias caros colegas do Caldeirão,

Penso que não será por demais abrir este tópico, caso contrário por favor eliminem.

Mas gostava de saber entre os mais 'antigos'/experientes quais os rituais, preparação que fazem de manhã antes de começarem a negociar... Começam logo ao final da noite de Domingo a preparar a 2a feira? Que sites abrem? Que indicadores procuram ?
Como total amador, negociador apenas de fundos e acções nacionais é este (por enquanto) o meu perfil. Mas não quer dizer que começe a procurar outros mercados e outros horizontes.

Penso que uma troca de ideias e sugestões será útil para qualquer um ande nisto á 20 anos, 10 ou 6 meses apenas...

Obrigado desde já, e bons negócios !

Registado: 18/1/2016 23:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Dragon56, Gold Stock, macau5m e 137 visitantes