Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os primeiros passos são os que custam mais.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Os primeiros passos são os que custam mais.

por danieljpires » 1/10/2015 14:44

a

Registado: 13/11/2008 20:09

por bogos » 1/10/2015 13:51

Boas tarde

Bem vindo ManelCan

Acima do conhecimento do mercado financeiro, nas diversas vertentes do trade propriamente dito e aí a bibliografia é imensa, para diversos gostos, a minha primeira escolha, que me fez compreender o eu psicológico disponível para o trade, me ensinou a forma como lidar com medo, disciplina, rigor, probabilidade foi este livro do M.Douglas, trading in the zone.

Todos nós podemos a vir dominar a forma de fazer trade no mercado, ter conhecimentos de AF ou AT muito avançados, mas sem uma atitude mental de confiança e controlo emocional de nós mesmos, tudo o resto é um pouco como se ir sofrendo aos bocadinhos.

Esta é a MHO.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por O Alquimista » 1/10/2015 13:37

A Arte da Guerra
Sun Tzu

O Poker e o Executivo
David Apostolico

The Success Equation / Think Twice / More Than You Know / Expectations Investing
Michael J. Mauboussin

What I Learned Losing a Million Dollars
Jim Paul and Brendan Moynihan
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

Curso gratuito online

por pcm1979 » 1/10/2015 12:36

Aqui fica um curso sobre a parte psicológica do mercado:

https://www.youtube.com/channel/UC2zbCD ... &flow=list

Registado: 26/7/2014 12:37

por MAV8 » 27/4/2014 23:50

Qualquer Português que queira adquirir conhecimentos acerca de mercados bolsistas e financeiros deve começar por Ler o "Ganhar em Bolsa" e acompanhar e intervir neste forum...

Depois de assimilada a informação básica sobre mercados, estudar os diversos instrumentos financeiros negociaveis em Portugal e investigar as corretoras/entidades financeiras que melhor se adequam aos investimentos que pensa fazer.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Artista Romeno » 26/4/2014 19:37

Acho k há 3 livros obrigatorios dentro de um percurso universitario, assumindo k possui conhecimentos basicos de contabilidade, financas, estatistica e lingua inglesa: Principles of corporate finance,( allen myers brealey) investments ( kane, marcus) options futures and other derivatives ( hull), já sai ha alguns anos mas estes eram o standard avancado va. Mais importante " k aprender karaté por intermédio de livros"! Sera mexer se tiveres a sorte como eu tive de ter minha na faculdade terminais bloomberg ou reuters, aloca tempo à tarefa, ao inicio vai parecer um interface estranho, mas persiste, ha um efeito curva de aprendizagem mt importante... E depois td fara sentido. La teras td td tipo ativos, dados para AT AF, RESEARCH, FINANCIALS, ownership, noticias toda a info... É logico que prossigas pa um msc in finance se o teu gosto é por ai...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pata-Hari » 26/4/2014 16:41

Olá Manel :). Sê bem vindo!

Não existe um bastião nem um corolário para os iniciantes. Sugiro que comeces por ler o tópico do LTCM que é um mundo de informação. O tópico dos fundos é outro mundo em informação. Se te dedicares a esses dois tópicos, terás muita leitura e teras certamente aprendido muitíssimo.

Aproveita as tuas cadeiras de finanças e de modelos de avaliação que penso que te serão muito uteis e te darão uma ferramenta fantástica para o que te propões a fazer. Claro está que são ferramentas apenas, o talento e a capacidade para aplicar os conceitos terá que vir de ti e do teu sentido critico.

E vai fazendo perguntas. Não é vergonha não se saber ou perguntar e irás ter mil e uma respostas diferentes que também terás que seleccionar :).

Boa sorte!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Os primeiros passos são os que custam mais.

por manelcan » 26/4/2014 15:59

Boa tarde a todos,

Mesmo temendo estar a fazer um post inadequado, começo por me apresentar. Tenho 21 anos, sou estudante de economia e acompanho, com algum interesse e curiosidade, várias temáticas da periferia da bolsa. Contudo, nunca me envolvi muito nesta área. Com uma maior autonomia financeira e bastante vontade, gostaria de ingressar no investimento feito nesta área.
Tendo-me registado há pouco tempo, já pesquisei no forum, tanto na parte dos artigos como na parte das referências bibliográficas algo que fosse o bastião da introdução das introduções à alguém que quer começar a vida em bolsa. Não encontrei nada que me satisfizesse completamente.
Peço então uma ajuda dos membros daqui do forum.
Aproveito para colocar outra questão, relacionada com os cursos, há alguma previsão para cursos em outros lugares que não Lisboa e Porto?

Obrigado,

Registado: 26/4/2014 15:41

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33 e 144 visitantes