Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cálculo de Mais-Valias pelas Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cálculo de Mais-Valias pelas Finanças

por mwc 2.0 » 19/6/2015 11:33

mwc 2.0 Escreveu:
JR62 Escreveu:Este tópico tem questões surreais, deixo aqui o link https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... te_BiG.pdf já não vai a tempo para a entrega dentro do prazo do IRS deste ano mas é um excelente manual de estudo.

Bom dia,

Consultei o guia e não vi reflectida a minha situação. Sou titular a 50% de uma conta, onde adquiri vários ETF´s no ano de 2012 com rebalanceamentos no ano de 2013 e 2014.

No final do ano de 2014 procedi à venda total, mas colocam-se dúvidas relativamente ao preenchimento, nomeadamente no campo das compras.

No caso da venda, coloco o valor de venda de 50% dos títulos, mas no campo da compra introduzo que valores? Os valores correspondentes a 50% à data da 1ª compra+ os valores correspondentes a 50% à data da 1ª compra? Mas como, se só tenho uma linha para a aquisição? Ou posso colocar a média do montante gasto das duas compras?

Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento,

Abraço,

MWC

Bom dia,

Reitero as questões acima mencionadas, no sentido de solicitar a vossa melhor ajuda na sua resolução.

Cumprimentos,

mwc
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por mwc 2.0 » 18/6/2015 12:33

JR62 Escreveu:Este tópico tem questões surreais, deixo aqui o link https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... te_BiG.pdf já não vai a tempo para a entrega dentro do prazo do IRS deste ano mas é um excelente manual de estudo.

Bom dia,

Consultei o guia e não vi reflectida a minha situação. Sou titular a 50% de uma conta, onde adquiri vários ETF´s no ano de 2012 com rebalanceamentos no ano de 2013 e 2014.

No final do ano de 2014 procedi à venda total, mas colocam-se dúvidas relativamente ao preenchimento, nomeadamente no campo das compras.

No caso da venda, coloco o valor de venda de 50% dos títulos, mas no campo da compra introduzo que valores? Os valores correspondentes a 50% à data da 1ª compra+ os valores correspondentes a 50% à data da 1ª compra? Mas como, se só tenho uma linha para a aquisição? Ou posso colocar a média do montante gasto das duas compras?

Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento,

Abraço,

MWC
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por JR62 » 31/5/2015 23:02

Este tópico tem questões surreais, deixo aqui o link https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... te_BiG.pdf já não vai a tempo para a entrega dentro do prazo do IRS deste ano mas é um excelente manual de estudo.

Registado: 21/1/2014 1:40

por tonirai » 31/5/2015 21:35

Estás a chamar as coisas pelo nome errado, por isso vê lá se estás a preencher as coisas certas no sítio certo...
zorro2009 Escreveu:Tive mais valias de 5000 por exemplo

Não, fizeste foi uma aquisição de 5000€. Que preenches na coluna "aquisição".

zorro2009 Escreveu:E tive um prejuizo de 4900€ pois comprei a 5000€ e vendi a 100€

Sim, e isso é que se chama "menos valia"... mas esse valor não o metes em lado nenhum.

zorro2009 Escreveu:Eu estava tanquilo pois pensava que apenas teria de pagar 100€ ou seja 5000€( mais valias) - 4900€( menos valias)

Devias era estar tranquilo por não ter nada que pagar, e não por pagar 100€... pois nesse cenário, nada tens de pagar.

zorro2009 Escreveu:Afinal tenho de pagar 3627€ ou seja 5000€( mais valias) - 1373€( menos valias) = 3627€

Nem o primeiro é mais valias, nem o segundo é menos valia... vai aí muita confusão de termos.

Só tens de preencher 5000 em "aquisição", e 100 em "realização" (sem contar com as despesas na outra coluna);
Isso reflete a menos valia de 4900 que tiveste, da qual não resulta nenhum imposto a pagar.
De que simulador falas? Da aplicação das finanças, ou outro externo?

Registado: 19/4/2007 18:26

por zorro2009 » 31/5/2015 20:21

Não, só acções. apenas quero saber a resposta á minha pergunta sff.

Registado: 8/1/2008 11:47

por PC05 » 31/5/2015 19:26

zorro2009 Escreveu:Eu nao fiz englobamento .

Tive mais valias de 5000 por exemplo

E tive um prejuizo de 4900€ pois comprei a 5000€ e vendi a 100€

Eu estava tanquilo pois pensava que apenas teria de pagar 100€ ou seja 5000€( mais valias) - 4900€( menos valias)

Afinal tenho de pagar 3627€ ou seja 5000€( mais valias) - 1373€( menos valias) = 3627€

Como deves calcular entre 100€ a pagar ou 3627€ faz muitaaaaa diferença..

Volto a perguntar sff isto está certo ? E nao fiz englobamento

E não tens rendimentos de outra natureza?, é que entram tb para o bolo

Registado: 5/12/2005 21:28

por zorro2009 » 31/5/2015 19:08

Eu nao fiz englobamento .

Tive mais valias de 5000 por exemplo

E tive um prejuizo de 4900€ pois comprei a 5000€ e vendi a 100€

Eu estava tanquilo pois pensava que apenas teria de pagar 100€ ou seja 5000€( mais valias) - 4900€( menos valias)

Afinal tenho de pagar 3627€ ou seja 5000€( mais valias) - 1373€( menos valias) = 3627€

Como deves calcular entre 100€ a pagar ou 3627€ faz muitaaaaa diferença..

Volto a perguntar sff isto está certo ? E nao fiz englobamento

por PC05 » 31/5/2015 18:51

zorro2009 Escreveu:
PC05 Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Como é obvio tive mais valias...logo tenho de pagar...

A questão é se á mais valais subtraiu 1373€ ou 4900€ ?

Os 28% são ele que deduzem sobre as +valias e corresponde ao imposto (IRS) que terás que pagar posteriormente.
No caso das ações, apenas declaras valor de aquisição, realização e encargos de realização, o resto é com eles.

Mas a questão é sobre as menos valias, pois de acordo com o simulador das finanças 4900€ não é as menos valias, mas apenas os 28% desse valor ou seja 1373€
O que eu preciso saber és e o simulador está correcto ou nao ?

Obrigado

O simulador está correto... apenas não está preparado para incorporar perdas de anos anteriores no caso de englobamento.

por zorro2009 » 31/5/2015 18:46

PC05 Escreveu:

Os 28% são ele que deduzem sobre as +valias e corresponde ao imposto (IRS) que terás que pagar posteriormente.
No caso das ações, apenas declaras valor de aquisição, realização e encargos de realização, o resto é com eles.

Mas a questão é sobre as menos valias, pois de acordo com o simulador das finanças 4900€ não é as menos valias, mas apenas os 28% desse valor ou seja 1373€
O que eu preciso saber és e o simulador está correcto ou nao ?

Obrigado

por PC05 » 31/5/2015 18:37

Os 28% são eles que deduzem sobre as +valias e corresponde ao imposto (IRS) que terás que pagar posteriormente.
Editado pela última vez por PC05 em 31/5/2015 23:53, num total de 1 vez.

por zorro2009 » 31/5/2015 18:31

Como é obvio tive mais valias...logo tenho de pagar...

por PC05 » 31/5/2015 18:21

zorro2009 Escreveu:Boa tarde a todos tenho uma duvidas sobre calculo das MV ?

1- Aquisição 5000€, realização 100€ = deficite de 4900€ este defice é a menos valia ? ou sobre o deficite vou tirar 28% = 1372€ ?

Ou seja a minha menos valia é de 4900€ ou de 1372€ ?

Obrigado

Com menos valia queres pagar imposto de quê?

por zorro2009 » 31/5/2015 18:04

Boa tarde a todos tenho uma duvidas sobre calculo das MV ?

1- Aquisição 5000€, realização 100€ = deficite de 4900€ este defice é a menos valia ? ou sobre o deficite vou tirar 28% = 1372€ ?

Ou seja a minha menos valia é de 4900€ ou de 1372€ ?

Obrigado

por carlos3345 » 27/5/2015 9:46

.....Desculpem lá o desabafo, mas a declaração fiscal do BCP nem do terceiro mundo é digna. Também é este o Banco que fazia confusão aos clientes dando-lhes datas de operações e depois enviava ás finanças datas de liquidações.....

julgo que esta situação ainda se mantém.... O BCP envia as datas de liquidações em vez de enviar as datas das operações. Em termos fiscais, e para preenchimento do Anexo G, qual a data correta? A data das liquidações ( em que o dinheiro entra na conta) ou a data em que a operação é realizada ( dia em que é dada a ordem de venda). Isto porque, or exemplo, que efetuar vendas nos dias 30 e 31 de dezembro terá as datas de liquidação em 1,2 de Janeiro....

Registado: 29/11/2007 2:26

por ROADSTER 1 » 26/5/2015 22:05

Skud Escreveu:
hrod12 Escreveu:....
.....
E já agora, o banco onde tenho a conta títulos (BCP) enviou este ano duas declarações (uma para cada titular) indicando "conta/dossier em contitularidade de 50%" (embora os valores expressos sejam os totais e não a metade). Devo também desdobrar cada linha em duas, uma para cada titular dividindo os valores, ou posso pôr só o primeiro titular?

Meu caro hrod12,

Ainda bem que focas este aspecto da declaração emitida pelo BCP! Antes de mais vou dizer que trabalho com vários bancos e corretoras e o BCP (BPA) foi a minha primeira conta e é a única que sei o número:).
Isto tudo para dizer taxativamente: muda de banco!
Ora bem, supõe que eu tenho 101 ações do BCP. Divide a 50% e tens 50.5 ações para cada titular. E se os titulares forem 3 ou 4 ou 5 etc. Não existem meias ações nem meios títulos (isto foi o que eu lhes disse quando recebi a declaração). Disse mais: se eles fazem o reporte por cliente (NIF) ás Finanças, porque é que nos dão uma declaração com vários titulares?!! Mais ainda, de certeza na Modelo 13 que entregaram há um que tem 49 e outro 51. Mas eu tenho que acertar no totoloto!
Foi feita a reclamação no balcão e foi feita a reclamação por telefone e recebi uma SMS a dizer que o meu assunto estava a ser analisado! Até hoje continua em análise. Todos me deram razão mas ninguém se quer comprometer.
Mas em princípio à mais de errado nas declarações do BCP. Quem foi ao aumento de capital do BCP e comprou ao longo destes anos direitos em bolsa que foram exercidos no aumento de capital NÃO TÊM ESSE CUSTO REFLETIDO NA DECLARAÇÃO. Verdadeiramente vergonhoso no Século XXI, um banco não refletir as operações de compra e exercícios de direitos de ações no custo da ação e não dar nenhum documento fiscal para nós podermos reportá-lo ás Finanças.

Desculpem lá o desabafo, mas a declaração fiscal do BCP nem do terceiro mundo é digna. Também é este o Banco que fazia confusão aos clientes dando-lhes datas de operações e depois enviava ás finanças datas de liquidações.

Abraço
Skud

Caros,

Penso que existe alguma precipitação da vossa parte. Sou cliente BCP e NB e ambas as entidades bancárias emitem, nos termos da legislação em vigor, dois tipos de Declarações. Uma com o registo dos movimentos do ano e repartição percentual pelos vários titulares das contas, e outra relativa a alienacao onerosa de valores mobiliários emitida apenas em nome do primeiro titular, sendo esta última que se utiliza para apuramento das mais ou menos valias.

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por BastosJ » 26/5/2015 18:58

Boa tarde,

Gostaria da vossa ajuda para a seguinte situação:
No aumento de capital do BCP do ano passado, alienei as ações que tinha e exerci os direitos de subscrição.
Este valor (subscrição) só irá ser registado na declaração de 2015 (havendo uma eventual venda das ações). Correto?
No anexo G deste ano terei de fazer o englobamento? quais as vantagens/inconvenientes?
Obrigado.

Cumprimentos
BSATOSJ

Registado: 26/5/2015 18:17

por Skud » 27/4/2015 17:36

hrod12 Escreveu:....
.....
E já agora, o banco onde tenho a conta títulos (BCP) enviou este ano duas declarações (uma para cada titular) indicando "conta/dossier em contitularidade de 50%" (embora os valores expressos sejam os totais e não a metade). Devo também desdobrar cada linha em duas, uma para cada titular dividindo os valores, ou posso pôr só o primeiro titular?

Meu caro hrod12,

Ainda bem que focas este aspecto da declaração emitida pelo BCP! Antes de mais vou dizer que trabalho com vários bancos e corretoras e o BCP (BPA) foi a minha primeira conta e é a única que sei o número:).
Isto tudo para dizer taxativamente: muda de banco!
Ora bem, supõe que eu tenho 101 ações do BCP. Divide a 50% e tens 50.5 ações para cada titular. E se os titulares forem 3 ou 4 ou 5 etc. Não existem meias ações nem meios títulos (isto foi o que eu lhes disse quando recebi a declaração). Disse mais: se eles fazem o reporte por cliente (NIF) ás Finanças, porque é que nos dão uma declaração com vários titulares?!! Mais ainda, de certeza na Modelo 13 que entregaram há um que tem 49 e outro 51. Mas eu tenho que acertar no totoloto!
Foi feita a reclamação no balcão e foi feita a reclamação por telefone e recebi uma SMS a dizer que o meu assunto estava a ser analisado! Até hoje continua em análise. Todos me deram razão mas ninguém se quer comprometer.
Mas em princípio à mais de errado nas declarações do BCP. Quem foi ao aumento de capital do BCP e comprou ao longo destes anos direitos em bolsa que foram exercidos no aumento de capital NÃO TÊM ESSE CUSTO REFLETIDO NA DECLARAÇÃO. Verdadeiramente vergonhoso no Século XXI, um banco não refletir as operações de compra e exercícios de direitos de ações no custo da ação e não dar nenhum documento fiscal para nós podermos reportá-lo ás Finanças.

Desculpem lá o desabafo, mas a declaração fiscal do BCP nem do terceiro mundo é digna. Também é este o Banco que fazia confusão aos clientes dando-lhes datas de operações e depois enviava ás finanças datas de liquidações.

Abraço
Skud

Registado: 30/10/2014 17:19

por Pata-Hari » 26/4/2015 21:11

Já te respondi no outro tópico.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por hrod12 » 25/4/2015 18:33

Alienei em 2014 (de uma só vez) um conjunto de ações que adquiri de forma parcelar em anos anteriores (parte em 2011, em várias transações, e parte em 2012 numa só transação).
A questão é, tendo em conta a indicação na instrução de que "as operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição", como devo fazer o preenchimento do quadro 8?:
Numa só linha (tendo em conta que a alienação foi numa só transação)?
Ou em duas linhas (uma para as aquisições de 2011 e outra para a aquisição de 2012, representado o valor da alienação na sua quota-parte)?

Registado: 25/4/2015 18:22

por caralmeida030267 » 7/4/2015 15:24

traderh Escreveu:Pode sim se o número de transacções superar o número de linhas que a declaração permita pode ser feito tudo numa só linha.

Pode ser feito numa linha, por entidade emitente.

Registado: 10/7/2014 21:32

por Investbem » 7/4/2015 14:05

Sergon Escreveu:Boa noite,

deixo aqui um excerto das instruções de preenchimento do Anexo G, Q8 para chamar a atenção que tem de ser uma linha por entidade emitente, parece-me que deixam aqui a ideia que pode ser uma linha para todas as transacções do ano. Não:

QUADRO 8 ALIENAÇÃO ONEROSA DE PARTES SOCIAIS E OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS
Destina-se a declarar a alienação onerosa de partes sociais (quotas e ações) e outros valores mobiliários, com exceção das partes sociais e outros valores mobiliários, cuja titularidade o
alienante tenha adquirido até 31 de dezembro de 1988.
No seu preenchimento deverá proceder da seguinte forma:
– Na segunda coluna «Entidade emitente» deve ser identificada com o número de identificação fiscal a entidade que emitiu os títulos alienados;
– De acordo com a tabela a seguir apresentada, na segunda coluna, devem ser indicados os códigos dos valores mobiliários alienados:
CÓDIGOS VALORES MOBILIÁRIOS
01 Ações
02 Quotas
03 Obrigações e outros títulos de dívida
04 Outros valores mobiliários
– As operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insufi ciente para se poder indicar cada uma das alienações, deve ser entregue declaração global, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais moderna;
– O valor de realização é determinado de acordo com as regras estabelecidas no art. 44.º do Código do IRS;
– O valor de aquisição é determinado nos termos dos arts. 45.º e 48.º do Código do IRS;
– Na coluna «Despesas e encargos» apenas poderão ser inscritas as despesas necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação.
Para identificação do titular devem ser utilizados os códigos que foram definidos para o quadro 4.
No fim do quadro 9 encontra-se um espaço (campos 1 e 2) destinado à formalização da opção pelo englobamento.

Desde que as compras e as vendas sejam feitas no mesmo ano, podes fazer uma unica alinea com o somatorio de todas as transações. Em termos de datas, se colocares na compra 1 janeiro de 2014 e venda 31 de dezembro de 2014, ninguem te chateia.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por guernica » 6/4/2015 22:23

Na informação supra é referido que: "– As operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição.".
Se assim é, então parece que se pode preencher uma linha para todas as transacções do ano de modo a simplificar a declaração.

Registado: 17/6/2005 19:43

por traderh » 6/4/2015 22:06

Pode sim se o número de transacções superar o número de linhas que a declaração permita pode ser feito tudo numa só linha.

Registado: 10/6/2014 9:24

por Sergon » 6/4/2015 21:55

Boa noite,

deixo aqui um excerto das instruções de preenchimento do Anexo G, Q8 para chamar a atenção que tem de ser uma linha por entidade emitente, parece-me que deixam aqui a ideia que pode ser uma linha para todas as transacções do ano. Não:

QUADRO 8 ALIENAÇÃO ONEROSA DE PARTES SOCIAIS E OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS
Destina-se a declarar a alienação onerosa de partes sociais (quotas e ações) e outros valores mobiliários, com exceção das partes sociais e outros valores mobiliários, cuja titularidade o
alienante tenha adquirido até 31 de dezembro de 1988.
No seu preenchimento deverá proceder da seguinte forma:
– Na segunda coluna «Entidade emitente» deve ser identificada com o número de identificação fiscal a entidade que emitiu os títulos alienados;
– De acordo com a tabela a seguir apresentada, na segunda coluna, devem ser indicados os códigos dos valores mobiliários alienados:
CÓDIGOS VALORES MOBILIÁRIOS
01 Ações
02 Quotas
03 Obrigações e outros títulos de dívida
04 Outros valores mobiliários
– As operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insufi ciente para se poder indicar cada uma das alienações, deve ser entregue declaração global, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais moderna;
– O valor de realização é determinado de acordo com as regras estabelecidas no art. 44.º do Código do IRS;
– O valor de aquisição é determinado nos termos dos arts. 45.º e 48.º do Código do IRS;
– Na coluna «Despesas e encargos» apenas poderão ser inscritas as despesas necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação.
Para identificação do titular devem ser utilizados os códigos que foram definidos para o quadro 4.
No fim do quadro 9 encontra-se um espaço (campos 1 e 2) destinado à formalização da opção pelo englobamento.

Registado: 8/12/2006 20:38

por Investbem » 6/4/2015 16:48

De forma simples, quando as compras e vendas são feitas no mesmo ano, somas todas as compras e colocas no campo correspondente e fazes o mesmo com as vendas, assim como com as despesas, tudo numa só alinea.

Se forem feitas em anos diferentes, numa nova alinea, colocas a data e o valor da venda e a data e o valor da compra, assim como as despesas.

O apuramento das menos ou das mais valias não é feito por ti, mas automáticamente.

A unica alteraçao que ouvi falar, mas que ainda não confirmei, é que até ao ano passado apenas entravam as despesas com as vendas, e este ano irão entrar as duas transações.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, Pmart 1 e 165 visitantes