Plus500 com contas congeladas e queda superior a 70%
15 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Plus500 com contas congeladas e queda superior a 70%
nuuuuno Escreveu:Ou seja dois motivos principais 1-a ALPARI permitiu alavancagem excessiva aos proprios clientes 2-Nao fez hedge devido para essas posições
![]()
![]()
Por acaso houve info de quantos clientes faliram / qual o peso dos clientes na responsabilidade da falencia? Gostava de perceber se foram os clientes que faliram a ALPARI UK ou se foi a propria ALPARI a ter posições demasiado grds..ou as duas
Pá, houve, mas já não me lembro... sabes que foram 4 meses a seguir o assunto, a ler e participar no tópico principal sobre o assunto no Forex Factory (que somou centenas de páginas), de muitos mails dos gestores de insolvência...
No fundo a Alpari faliu... por ser tão bem regulada.
Isto é, se não estivesse sujeita a regras tão apertadas de rácios a cumprir, provavelmente teria sobrevivido, como outras fizeram (houve outras corretoras em mercados não regulados a ficar nas lonas, mas bastou arranjarem uns impréstimos e investidores, e mantiveram-se à tona - a Alpari não o pôde fazer, o regulador puxou-lhes logo o tapete).
tonirai Escreveu:O problema coloca-se mais é no dinheiro que está parado - porque esse está (ou deve estar) segregado, isto é, diariamente a corretora acerta uma conta onde tem o dinheiro dos seus clientes (segregated/pooled money), mas quando o cliente no dia a seguir abre ou fecha posições, esse dinheiro ainda não está nas contas de fecho para o pooled money desse dia, é usado saldo da própria corretora para esse efeito - foi isso que faliu a Alpari UK, deixou de ter os mínimos para trabalhar.
Ou seja dois motivos principais 1-a ALPARI permitiu alavancagem excessiva aos proprios clientes 2-Nao fez hedge devido para essas posições

Por acaso houve info de quantos clientes faliram / qual o peso dos clientes na responsabilidade da falencia? Gostava de perceber se foram os clientes que faliram a ALPARI UK ou se foi a propria ALPARI a ter posições demasiado grds..ou as duas

- Registado: 10/11/2011 10:05
jccgold Escreveu:A minha duvida é imaginando q tenho por ex 100 mil euros em accoes numa correctora e ela vai à falencia, se me devolvem as accoes
Isso é uma coisa, na teoria, completamente diferente...
Porque é suposto as acções serem um título do cliente, em que a corretora é apenas a custodiante - nesse caso, deve ser apenas preciso efectuar uma transferência de títulos para outra corretora.
Quando se trata de Forex ou CFDs, em bucket shops/market makers, o negócio é feito com a corretora, que depois irá (ou não) ao mercado cobrir o negócio (ou conjunto de negócios de vários clientes).
O problema coloca-se mais é no dinheiro que está parado - porque esse está (ou deve estar) segregado, isto é, diariamente a corretora acerta uma conta onde tem o dinheiro dos seus clientes (segregated/pooled money), mas quando o cliente no dia a seguir abre ou fecha posições, esse dinheiro ainda não está nas contas de fecho para o pooled money desse dia, é usado saldo da própria corretora para esse efeito - foi isso que faliu a Alpari UK, deixou de ter os mínimos para trabalhar.
Dependendo da correcta gestão do pooled money, na falência haverá retribuição de até 50 mil £ pelo FSCS (que vai depois buscar o seu à corretora), e o que sobra é dividido pro-rata por quem tem a haver mais que isso.
Basicamente, no meu caso e nos relacionados por este evento na Alpari, tudo se passou como eu esperaria e como eu tinha conhecimento que seria, com a excepção das nuances de manter o dinheiro nesta moeda, distribuí-lo naquela, etc.
A minha duvida é imaginando q tenho por ex 100 mil euros em accoes numa correctora e ela vai à falencia, se me devolvem as accoes
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
jccgold Escreveu:Mas tonirai se tivesses lá por ex 100 mil euros tinhas perdido parte do dinheiro? Mas tinhas cash ou tinhas outros activos?
Tinha cash. Na hora, não tinha nenhuma posição em aberto.
Obviamente, acima de 50 K£, teria tido perdas.
Os trades abertos foram fechados compulsivamente pela corretora, que por estar sem preços bons dados pelos seus liquidity providers, foram fechados a valores muito prejudiciais;
Os gestores de insolvência reviram todos esses fechos, estabeleceram um preço de fecho para tudo o que era activo que tinha trades abertos naquela hora (o problema foi no CHF, mas a falta de liquidez contagiou muitos outros activos), preço esse na maioria mais favorável que aquele que tinha sido usado para fechar - daí resultou "comerem" mais dinheiro à liquidez que sobrou.
Nós tivemos a hipótese de escolher atribuir a resolução/devolução de valores aos gestores de insolvência (KMPG) ou ao FSCS;
Em ambos, tínhamos depois a hipótese de pedir a devolução para o nosso banco, ou transferência para uma corretora que comprou os direitos sobre a lista de clientes (ETX).
Quem tiver valores dessa ordem, o que acontece é:
- O FSCS devolve 50 K£;
- Mais tarde, depois de resolverem as contas com o KMPG, o dinheiro sobrante é dividido pro-rata pelos credores, do qual caberá uma fatia - penso que a última estimativa dada a conhecer era de 51 cêntimos por USD.
Portanto, a manter-se, uma pessoa com 100 mil EUR:
- Ficou com cerca de 116 mil USD de crédito a receber (ao câmbio da altura);
- Recebeu agora cerca de 79 mil USD (50 mil GBP, ao câmbio da semana passada);
- Caíu-lhe na conta 72 mil EUR (ao câmbio da semana passada);
- Tem por receber 37 mil USD, que à última estimativa (0,51/1), corresponde a ~18900 USD;
- Receberá esse valor mais tarde, que o seu banco cambiará para EUR à taxa que estiver na hora.
Espero ter-me feito entender.
katolo Escreveu:Grande trade! Valeu a pena o susto
Pois foi!

Depois da transferência anunciada, eu até estava a "rezar" para a mesma atrasar, pois o EURUSD estava a afundar... ainda tive sorte, porque nessa onda de transferências, feitas no mesmo dia (uma 6ª-feira), houve quem na 2ª já tivesse o dinheiro, mas eu só o tive na 5ª-feira - e nesse tempo, o câmbio sempre a ir a meu favor!

Mas tonirai se tivesses lá por ex 100 mil euros tinhas perdido parte do dinheiro? Mas tinhas cash ou tinhas outros activos?
World debt clock:
tonirai Escreveu:jccgold Escreveu:tonirai tinhas lá o quê que foi convertido no quê?
A minha conta era em euros - quando o dinheiro de todos ficou cativo, foi tudo mantido numa só conta em USD (por decisão dos gestores de insolvência), convertido à taxa do dia, pelo que me foi atribuido crédito de X USD;
Passaram 4 meses, o EURUSD baixou muito (assim por alto, de 1.16 para 1.10), pelo que agora, quando me transferiram esses USD, a conversão para EUR pela CGD foi-me muito favorável.
Grande trade! Valeu a pena o susto

- Registado: 20/2/2014 22:01
jccgold Escreveu:tonirai tinhas lá o quê que foi convertido no quê?
A minha conta era em euros - quando o dinheiro de todos ficou cativo, foi tudo mantido numa só conta em USD (por decisão dos gestores de insolvência), convertido à taxa do dia, pelo que me foi atribuido crédito de X USD;
Passaram 4 meses, o EURUSD baixou muito (assim por alto, de 1.16 para 1.10), pelo que agora, quando me transferiram esses USD, a conversão para EUR pela CGD foi-me muito favorável.
tonirai tinhas lá o quê que foi convertido no quê?
World debt clock:
nuuuuno Escreveu:POIS...eu tenho conta numa corretora sediada no U.K (Activ). Teoricamente existe um seguro obrigatório que cobre até 50K£.
Se isso tb acontecer com a Plus500 os pequenos penso estarem salvaguardados.
Se estiver devidamente regulada, sob alçada do FSA, sim.
Eu fui um dos que ficou com a conta bloqueada na Alpari UK após a insolvência provocada pelo evento "franco suiço", em Janeiro;
Após 4 meses de procedimentos, verificação de saldos, confirmação de dados, etc, recebi na semana passada a totalidade do valor que lá tinha.
Como a minha conta com eles era em Euros, e após insolvência o dinheiro congelado de todos ficou em USD e assim foi pago, ainda recebi, após nova conversão para euros pelo meu banco, + 4% líquidos... 12% anualizados (devido à subida de lá para cá do USD).
EuroSexy Escreveu:Tal como a detenção dos dirigentes da FIFA não surpreendeu Luís Figo, esta notícia também não me surpreendeu.
nem a mim... a plus500 e outras que ai andam são roletas puras

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
POIS...eu tenho conta numa corretora sediada no U.K (Activ). Teoricamente existe um seguro obrigatório que cobre até 50K£.
- Registado: 10/11/2011 10:05
Tal como a detenção dos dirigentes da FIFA não surpreendeu Luís Figo, esta notícia também não me surpreendeu.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Plus500 com contas congeladas e queda superior a 70%
Editado pela última vez por BlogueDoTrader em 18/8/2015 11:20, num total de 1 vez.
- Registado: 22/12/2014 0:00
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], danielme1962, Dc team, Google Adsense [Bot], Opcard33, PMP69 e 109 visitantes