Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

notificações de pagamento de IMI de 2012 e 2013 recebidas ??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

notificações de pagamento de IMI de 2012 e 2013 recebidas ??

por jopsilveira » 25/1/2015 23:36

Boa tarde,

Boas,

Tenho uns imóveis em Amadora, em que recebo uma renda mensal de 40 Euros.

Houve notificação de reavaliação há mais de 1 ano atrás, em que tencionavam aumentar o valor tributável do imóvel, e consequentemente o IMI.

Contudo, o valor tributável não foi aumentado devido ao facto que o valor tributário não pode exceder 15 vezes a renda anual.

Com grande surpresa verifico no Portal das Finanças notas de cobrança de IMI de 2012 e 2013!
Verifico que:
- o valor tributário foi aumentado
- a taxa aplicada é de 0,37%, ignorando completamente que foi já pago uma taxa de 0,60% em 2012 e 2013. Mesmo que tivessem razão em aumentar o valor tributário, deveriam descontar o valor de imposto já pago, que contempla os 0,60%.
- Ignoraram completamente o facto em que o valor tributário não pode exceder 15 vezes a renda anual.

O que se passa aqui?

Ora, se tomarmos em conta a renda mensal de 40 Euros, então o valor tributário não pode ultrapassar 15 x 12 x 40 = 7.200 €.
Então e aumentam agora o valor tributável para 42.000 €, porque lhes apetece?
Isso corresponde a um IMI de 0,6% x 42.000 € = 252 € ! O que corresponde a mais de 6 rendas mensais.
E tirando mais o que pago de IRS, fico a ganhar 120 Euros por ano (3 rendas por anos?).

E a renda não posso subir, porque a inquilina tem mais de 65 anos e tem rendimentos anuais declarados de aprox. 1.200 €, o que me impossibilita de aumentar a renda. Mesmo tendo em conta a subida do IMI!

Eu não sou propriamente uma instituição de solidariedade.

Mas que coisa é esta?
 
Mensagens: 318
Registado: 5/8/2014 20:53

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, MarketGodzilla, Masterchief, PMP69, psandrade, Sinedrio e 54 visitantes