Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Microgeração de Energia Solar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Microgeração de Energia Solar

por rmachado » 26/8/2014 12:20

Pois...

O cenário do Zeca é realista. Média de 5500 é realista pois não tendo o painel na melhor orientação será o valor bom (eu tenho um acima um abaixo e no decorrer deste penso que ficará acima).

O problema são os .32, eu tenho .38 e admira-me o equipamento estar ainda nesses valores... quando o preço do painel esta muito mas mesmo muito abaixo do valor de a 4, 5 anos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Price_per_watt ->evolução do preço
http://www.enfsolar.com/directory/panel ->preços actuais

normalmente o mais caro nisto é o conversor..

Irrita-me num pais onde o sol é abundante não se ter uma verdadeira industria do solar... na Alemanha é mato o número de instalações.

Registado: 24/8/2004 10:42

por MiguelJPL » 26/8/2014 0:08

Neste momento a tarifa bonificada é de 6,6 cêntimos por Kwh, por isso é completamente para esquecer. No site http://www.renovaveisnahora.pt podes aceder a mais informação sobre o assunto. Se consultares as listagens de atribuição de potência http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/atribuicao-de-potencia-2014 verificarás que foram muito poucas as licenças de miniprodução atribuidas este ano por falta de interessados.
Está previsto sair legislação no inicio de setembro sobre o autoconsumo. Talvez o novo quadro seja mais favorável do que o que está actualmente em vigor.

Registado: 29/11/2007 10:34

por zecatreca_1 » 25/8/2014 23:35

K70 Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:
K70 Escreveu:Boas.

Falo da experiência que tenho como microprodutor.
Ligada a rede a cerca de 3 Anos, a instalação com tudo incluído ficou-me em cerca de 16000.
Se continuar a produzir como estes 3 primeiros anos, e já a descontar alguma percentagem para quebras nos próximos anos, vai-se pagar a ela própria nos primeiros 7 anos de contrato, (em principio vai superar). Sendo que finalizados os primeiros sete anos, tenho mais 7 a uma tarifa mais baixa (0.22€).
Não sabemos como estaremos a pagar o KW daqui a 4 anos é certo, mas de qualquer maneira já estará paga e nessa altura tudo o que vier é lucro.
Presentemente não sei quanto é que esta a tarifa, será bastante menos garantidamente, mas os equipamentos também baixaram muito de preço.
É uma questão de estudar, pedir orçamentos para diferentes painéis e inversores, uma microprodução fixa andará com uma produção media de 7000Kwh.
Uma coisa é certa, a ideia que há uns anos se tinha de que se ia enriquecer a conta de uma micro, é falsa.
Quanto muito tirar algum lucro sobre o investimento inicial e produzires energia limpa.

Cumprimentos

Primeiro-Durante 7anos andaste a pagar o "investimento" e não tiveste qq tipo de rendimento (juro).
Segundo-a capacidade de captação de energia passa para 70-75% (ou menos) passado 7anos( se não estou em erro)
Terceiro- passado 7anos a tarifa vai baixar substancialmente.
Quarto- custos de manutenção. Em algum dia, durante os 25anos, vais ter despesas com o equipamento.
Quinto- passado 20-25anos não tens os 16000eur em casa. Tens sucata. O equipamento não vale mais do que 500eur.
Como disse é uma questão de fazer contas.
Resumindo: quem ganha é quem vende o equipamento.

Sim. Ate podes ter razão em alguns tópicos que enumeras, e quando dizes que passado 25 anos tenho sucata em casa, para mim chaga-me que ao fim de 7 anos tenha cerca de 18000 na conta (em principio ate vai ser mais), ou seja, não vou andar 7 anos apenas a pagar o investimento, por baixo vou ter cerca de 250€ de rendimento anual (Juro) depois passo para a tarifa de 22 cêntimos vai dar para pagar o consumo e sobra.
O tempo total de contrato é de cerca de 15 anos e quando as famosas quebras começarem a aparecer logo se vê o que fazer.... 8-)

Se esqueceres as despesas de manutenção....
E Inicialmente até podes conseguir [7000;7250] kw. Além de estarem limitado no fornecimento á rede(3.6) com o passar dos anos vais ver que não é bem assim...
O que interessa é que estejas contente.
Por mim, estudei o caso, não para uma...nem duas...nem três....microgeracoes.
Simplesmente, sem armazenamento, ainda não compensa.
Cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por K70 » 25/8/2014 22:24

zecatreca_1 Escreveu:

Ligada a rede a cerca de 3 Anos, a instalação com tudo incluído ficou-me em cerca de 16000.
Se continuar a produzir como estes 3 primeiros anos, e já a descontar alguma percentagem para quebras nos próximos anos, vai-se pagar a ela própria nos primeiros 7 anos de contrato, (em principio vai superar). Sendo que finalizados os primeiros sete anos, tenho mais 7 a uma tarifa mais baixa (0.22€).
Não sabemos como estaremos a pagar o KW daqui a 4 anos é certo, mas de qualquer maneira já estará paga e nessa altura tudo o que vier é lucro.
Presentemente não sei quanto é que esta a tarifa, será bastante menos garantidamente, mas os equipamentos também baixaram muito de preço.
É uma questão de estudar, pedir orçamentos para diferentes painéis e inversores, uma microprodução fixa andará com uma produção media de 7000Kwh.
Uma coisa é certa, a ideia que há uns anos se tinha de que se ia enriquecer a conta de uma micro, é falsa.
Quanto muito tirar algum lucro sobre o investimento inicial e produzires energia limpa.

Cumprimentos

Primeiro-Durante 7anos andaste a pagar o "investimento" e não tiveste qq tipo de rendimento (juro).
Segundo-a capacidade de captação de energia passa para 70-75% (ou menos) passado 7anos( se não estou em erro)
Quarto- custos de manutenção. Em algum dia, durante os 25anos, vais ter despesas com o equipamento.
Quinto- passado 20-25anos não tens os 16000eur em casa. Tens sucata. O equipamento não vale mais do que 500eur.

Sim. Ate podes ter razão em alguns tópicos que enumeras, e quando dizes que passado 25 anos tenho sucata em casa, para mim chaga-me que ao fim de 7 anos tenha cerca de 18000 na conta (em principio ate vai ser mais), ou seja, não vou andar 7 anos apenas a pagar o investimento, por baixo vou ter cerca de 250€ de rendimento anual (Juro) depois passo para a tarifa de 22 cêntimos vai dar para pagar o consumo e sobra.
O tempo total de contrato é de cerca de 15 anos e quando as famosas quebras começarem a aparecer logo se vê o que fazer.... 8-)

Registado: 11/2/2012 0:05

por Bart Simpson » 25/8/2014 18:58

Já lá vai o tempo que um tipo metia uma lampada de halogénio virada pró painel solar e vendia eletricidade à noite e tudo à EDP. Bons velhos tempos :mrgreen:
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por zecatreca_1 » 25/8/2014 18:41

rmachado Escreveu:De notar que hoje em dia consegues preços muito mais baratos que por exemplo a 3 ou 4 anos.

O preço do Painel Solar têm vindo a cair em flecha....

Eu tenho e até ver estou acima do ROI previsto para esta altura. E não terás sucata... terá por exemplo a capacidade de injectar a corrente para dentro de casa... Agora terás mesmo de fazer contas e por exemplo perceber se o sitio onde montas o mesmo é o melhor possível.

Não iria pela visão tão pessimista do zeca, mas tb não acreditava nos valores que se apresentam com % de lucro... (PS - Um dp a 2%... a 15 anos, onde há? ) :)

Contas simples muito rapidamente:
HÁ 2anos deram-me estas informações...
-primeiros 8anos 0,32eur/kw e nos 7anos seguintes 0,185eur/kw
-o equipamento rende em média entre 5500 e 6500kw/ano dificilmente consegue valores superiores
Como sou da área da engenharia, opto pelo pior cenário. Então,

8anos
5500kw/ano x 0,326eur/kw = 1793eur/ano
8anos x 1793eur/anos = 14314eur

7anos seguintes
5500 x 0,185 = 1017eur
1017x 7 = 7122eur

Total em 15anos
21436eur.

Manutenção:
Admiti uma manutenção de100- 150eur /ano, que engloba não só manutenção do equipamento, como algumas vedações de supostas infiltrações (instalação num telhado.)
150x15=2250eur

Temos então,
21436-2250=19186eur

Custo do equipamento 16000
16000-19186=3186eur
No final dos 15anos tem o equipamento e 19186eur.

Admitindo o melhor cenário dava equipamento e 23119eur.

Após os 15anos estaria sujeito á taxa que a edp nos dá e, parece que o valor será muiiiito baixinho pelo que os vendedores disseram. Após os 20...25anos o equipamento deixa de produzir. Nos cálculos, não tive em conta a redução da captação de energia após os7-8 anos ( passa para 75%). Quem quiser faça as contas.

Se optar por um dp a 15anos média de 2% 16000eur,
Rentabilidade anual 320eur
320x15=4800eur
20800eur

Então após os 15anos, entre comprar o equipamento, ficar com ele e [19186;23119] no bolso (não admiti a perda dos 75% após o8ano)ou dp 15anos taxa média de2% que dá total de 20800eur (para não falar numa aplicação mais arriscada), prefiro, sem dúvida, não aplicar o dinheiro numa microgeracao. As variáveis em [20;25] anos, são muitas.
Cumprimentos

por rmachado » 25/8/2014 11:28

Não era do BES pois não.. :)

por WofG » 25/8/2014 11:25

A 15 anos a 2% não te sei dizer por memória, mas a 5% a 5 ou 8 anos, ainda em julho me ofereceram...

Mas parece que brevemente poderemos fazer um investimento mais pequeno para consumo próprio e então vender o excesso à rede...
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por rmachado » 25/8/2014 10:57

De notar que hoje em dia consegues preços muito mais baratos que por exemplo a 3 ou 4 anos.

O preço do Painel Solar têm vindo a cair em flecha....

Eu tenho e até ver estou acima do ROI previsto para esta altura. E não terás sucata... terá por exemplo a capacidade de injectar a corrente para dentro de casa... Agora terás mesmo de fazer contas e por exemplo perceber se o sitio onde montas o mesmo é o melhor possível.

Não iria pela visão tão pessimista do zeca, mas tb não acreditava nos valores que se apresentam com % de lucro... (PS - Um dp a 2%... a 15 anos, onde há? ) :)

por zecatreca_1 » 25/8/2014 2:58

Cumprimentos

por K70 » 24/8/2014 22:47

Boas.

Cumprimentos

Registado: 11/2/2012 0:05

por joana18 » 24/8/2014 19:10

zecatreca_1 Escreveu:
joana18 Escreveu:Boa tarde,

Tenho algum dinheiro para investir e pensei na microgeração de energia solar,
no entanto disseram-me que as taxas bonificadas tinham terminado e que já não era rentável.

Alguém me pode esclarecer mais sobre isto?
As alterações na legislação/tarifas levaram a que já não seja rentável?

Agradeço a vossa ajuda

Boas
Fiz as continhas todas e posso afirmar que não compensa.
As tarifas a cada ano que passa estão mais baratas (para quem recebe $) e o investimento para o prazo de 20-25anos não vale o esforço. Depois dos 20- 25 anos tens apenas sucata em casa e a capacidade de captar energia, passados 7anos, passa para 75% (se não estou em erro...).
Entre investires 15 ou 20k nisso e teres 20k em d.p. de 2%, é mais rentável ficar num d.p.
Existe por aqui um tópico que já foi debatido o assunto.
Faz as duas contas e não te esquecas do prazo de validade do equipamento.
Enquanto não for possível armazenar energia de uma forma mais barata (baterias), só compensa para dimensões consideráveis e naopara microgerações.
Boa sorte.
Cumprimentos

Obrigado pela resposta,
sabes qual era o título do tópico onde já foi falado? (procurei e não encontrei)
Queria simular em excel, mas não sei o valor das tarifas e qual a produção, existia uma empresa que uma vez me forneceu esses dados à 2 anos, mas o site deles já não funciona...deve ter desaparecido. Podias postar esses valores

Registado: 26/6/2014 0:59

por zecatreca_1 » 24/8/2014 18:24

joana18 Escreveu:Boa tarde,

no entanto disseram-me que as taxas bonificadas tinham terminado e que já não era rentável.

Agradeço a vossa ajuda

Boas
Fiz as continhas todas e posso afirmar que não compensa.
As tarifas a cada ano que passa estão mais baratas (para quem recebe $) e o investimento para o prazo de 20-25anos não vale o esforço. Depois dos 20- 25 anos tens apenas sucata em casa e a capacidade de captar energia, passados 7anos, passa para 75% (se não estou em erro...).
Entre investires 15 ou 20k nisso e teres 20k em d.p. de 2%, é mais rentável ficar num d.p.
Existe por aqui um tópico que já foi debatido o assunto.
Faz as duas contas e não te esquecas do prazo de validade do equipamento.
Enquanto não for possível armazenar energia de uma forma mais barata (baterias), só compensa para dimensões consideráveis e naopara microgerações.
Boa sorte.
Cumprimentos

Microgeração de Energia Solar

por joana18 » 24/8/2014 14:56

Boa tarde,

Agradeço a vossa ajuda

Registado: 26/6/2014 0:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, PiFer e 148 visitantes