Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Venda de Acções? Mais valias?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Venda de Acções? Mais valias?

por PC05 » 10/6/2014 14:57

Se tiveres a data de aquisição podes estimar o valor da compra aproximando ao valor do fecho do dia (p.ex.).

Registado: 5/12/2005 21:28

por DocMr36 » 10/6/2014 14:49

tonirai Escreveu:
DocMr36 Escreveu:Aproveito o tópico para também pedir ajuda:

Tenho em carteira acções da EDP que os meus pais e avós me foram comprando, isto ainda no final da década de 90 e inicios de 2000. Fui pedir à CGD informação sobre o seu preço de compra, mas as infos que recebi não esclarecem muito(...)

Boa sorte... também eu e familiares meus as têm como tu, desde os anos 90, de várias tranches, etc;
Também já tentámos obter informações na CGD para poder preencher tudo direitinho aquando de futuras vendas, mas por incrível que pareça, dizem não ter registo correcto sobre isso.

As minhas aparecem no meu acesso "caixa directa", mas no campo do "preço de compra", vem a quantidade... cómico!

Pois.. algumas vêm sem preço, outras foram transferidas de outro titular.. que grande embróglio.

Registado: 29/11/2007 4:26

por IzNouGud » 10/6/2014 14:42

DocMr36 Escreveu:
PC05 Escreveu:

Tenho em carteira acções da EDP que os meus pais e avós me foram comprando, isto ainda no final da década de 90 e inicios de 2000. Fui pedir à CGD informação sobre o seu preço de compra, mas as infos que recebi não esclarecem muito.. Algumas nem fui eu que comprei, foram-me transferidas de outro titular, outras vieram de privatizações, outras não têm preço.. Basicamente, uma grande salganhada.

Como pretendo vendê-las brevemente, não sei como fazer depois para o cálculo de mais valias no IRS. Alguma ajuda?

Mais Valia (IRS) = Valor de realização - Valor de aquisição - Encargos de realização
Depois, no próx. ano preenches o anexo G (quadro 8) e o IRS leva-te 28% do valor apurado das Mais Valias.

Isso eu sei. O que não consigo é apurar o valor da aquisição, porque é demasiado confuso, já estudei aquilo várias vezes..

As primeiras ações a serem compradas são as primeiras a serem vendidas, sempre!

Registado: 17/10/2011 14:09

por tonirai » 10/6/2014 14:25

Tenho em carteira acções da EDP que os meus pais e avós me foram comprando, isto ainda no final da década de 90 e inicios de 2000. Fui pedir à CGD informação sobre o seu preço de compra, mas as infos que recebi não esclarecem muito(...)

Boa sorte... também eu e familiares meus as têm como tu, desde os anos 90, de várias tranches, etc;
Também já tentámos obter informações na CGD para poder preencher tudo direitinho aquando de futuras vendas, mas por incrível que pareça, dizem não ter registo correcto sobre isso.

As minhas aparecem no meu acesso "caixa directa", mas no campo do "preço de compra", vem a quantidade... cómico!

Registado: 19/4/2007 18:26

por PC05 » 10/6/2014 14:20

DocMr36 Escreveu:
PC05 Escreveu:

Tenho em carteira acções da EDP que os meus pais e avós me foram comprando, isto ainda no final da década de 90 e inicios de 2000. Fui pedir à CGD informação sobre o seu preço de compra, mas as infos que recebi não esclarecem muito.. Algumas nem fui eu que comprei, foram-me transferidas de outro titular, outras vieram de privatizações, outras não têm preço.. Basicamente, uma grande salganhada.

Como pretendo vendê-las brevemente, não sei como fazer depois para o cálculo de mais valias no IRS. Alguma ajuda?

Mais Valia (IRS) = Valor de realização - Valor de aquisição - Encargos de realização
Depois, no próx. ano preenches o anexo G (quadro 8) e o IRS leva-te 28% do valor apurado das Mais Valias.

Isso eu sei. O que não consigo é apurar o valor da aquisição, porque é demasiado confuso, já estudei aquilo várias vezes..

O banco deve fornecer essa inf. até pq depois têm que a prestar às finanças através do modelo 13.

por DocMr36 » 10/6/2014 14:16

Lembro-me de ter lido algures que se podia usar a cotação mais baixa dos últimos 2 anos, mas queria ter algumas certezas sobre isso.

por DocMr36 » 10/6/2014 14:14

PC05 Escreveu:

por PC05 » 10/6/2014 14:04

por DocMr36 » 10/6/2014 13:49

Aproveito o tópico para também pedir ajuda:

por AmigosdaBolsa » 9/6/2014 0:03

richardj Escreveu:
pat-shos Escreveu:Antes de mais muito obrigado pelas vossas respostas e pelas boas vindas!!

Estou esclarecida, recordo-me que quando me meti nisto das acções fiquei com essa dos 500€ na cabeça. Entretanto...devido aos "prejuízos" que fui tendo desliguei-me um pouco do mercado. Já era de esperar que hoje em dia todas as mais valias paguem os 28% .. já que tudo se paga .... (mesmo sendo a EDPR uma empresa sediada em espanha? é na mesma os 28%)
Aqui há uns dias recebi os dividendos da EDPR. A 0.04Eur a acção recebi 40Eur ...no entanto após impostos e comissões do montepio etc...recebi de liquido 17,56Eur. :D
Assim sendo se calhar ja devia ter vendido EDPR hoje, estive mesmo para colocar ordem de venda a 5.40.. tenho a certeza que para a semana vai corrigir... e bem.

katolo:
Várias vezes pensei em adquirir novamente para baixar o PM... no entanto a minha vida profissional é estável e nunca tive muito tempo para me dedicar seriamente à bolsa, se bem que sou uma entusiasta de negócios e rendimentos..etc ..... isto para dizer que como já estava a perder, e como honestamente não sei (porque também nunca tive oportunidade de "aprender") interpretar gráficos de cotações, tive receio de voltar a investir para baixar o PM e depois ainda perder mais... por isso deixei-me ficar quietinha. :wall: :wall: :wall:
Claro.. se soubesse o que sei hoje tinha comprado umas 50.000 da EDPR quando estava a 2 e tal ... e outras tantas do BCP quando estava abaixo dos 0.10... mas o medo falou mais alto.

Só pelas vossas respostas ja estou entusiasmada para voltar a este mundo .. mas vejo a bolsa tão em alta que até me assusta entrar agora.

obg!!

Devo dizer que o unico erro foi ter ficado com as acções demasiado tempo e ter permitido ganhar uma perda brutal e consequentemente uma situação de lose-lose situation. A seguir a esse erro o pior que podias fazer era reforçar para baixar o preço médio, e seria cavar ainda mais fundo enquanto a acção continua-se a cair. É muito fácil falar À posteriori que teria sido bom reforçar para baixar o preço médio, mas olha, por exemplo quem tem bcp desde 2005 2006 vem que pode ir reforçando para baixar o preço médio... Ou banif, ou mesmo ESFG.

Primeira regra da bolsa é nunca reforçar trades perdedores, antes pelo contrario deve reforçar trades ganhadores 8-) .
Repara que as pessoas se focam no facto de se tivesse reforçado quando a acção estava mais baixo poderia ter ganho mais, ou perdido menos, mas nunca se focam no porque que começaram a perder muito inicialmente. E ai é que está o erro. Repara como, por causa de deixar criar uma grande perda ficaste com o dinheiro parado, uns meses/anos. Sem necessidade! Tivesses resgatado logo o dinheiro e admitido uma pequena perda e tinhas dezenas de oportunidades com melhores perspectivas de ganhar dinheiro nesse intervalo de tempo:)

Tudo dito... reforçar trades perdedores nunca. Antes em cada entrada definir a estratégia de saída caso não vá no sentido que queremos e executar se necessário.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por richardj » 7/6/2014 0:18

pat-shos Escreveu:Antes de mais muito obrigado pelas vossas respostas e pelas boas vindas!!

Estou esclarecida, recordo-me que quando me meti nisto das acções fiquei com essa dos 500€ na cabeça. Entretanto...devido aos "prejuízos" que fui tendo desliguei-me um pouco do mercado. Já era de esperar que hoje em dia todas as mais valias paguem os 28% .. já que tudo se paga .... (mesmo sendo a EDPR uma empresa sediada em espanha? é na mesma os 28%)
Aqui há uns dias recebi os dividendos da EDPR. A 0.04Eur a acção recebi 40Eur ...no entanto após impostos e comissões do montepio etc...recebi de liquido 17,56Eur. :D
Assim sendo se calhar ja devia ter vendido EDPR hoje, estive mesmo para colocar ordem de venda a 5.40.. tenho a certeza que para a semana vai corrigir... e bem.

katolo:
Várias vezes pensei em adquirir novamente para baixar o PM... no entanto a minha vida profissional é estável e nunca tive muito tempo para me dedicar seriamente à bolsa, se bem que sou uma entusiasta de negócios e rendimentos..etc ..... isto para dizer que como já estava a perder, e como honestamente não sei (porque também nunca tive oportunidade de "aprender") interpretar gráficos de cotações, tive receio de voltar a investir para baixar o PM e depois ainda perder mais... por isso deixei-me ficar quietinha. :wall: :wall: :wall:
Claro.. se soubesse o que sei hoje tinha comprado umas 50.000 da EDPR quando estava a 2 e tal ... e outras tantas do BCP quando estava abaixo dos 0.10... mas o medo falou mais alto.

Só pelas vossas respostas ja estou entusiasmada para voltar a este mundo .. mas vejo a bolsa tão em alta que até me assusta entrar agora.

obg!!

Devo dizer que o unico erro foi ter ficado com as acções demasiado tempo e ter permitido ganhar uma perda brutal e consequentemente uma situação de lose-lose situation. A seguir a esse erro o pior que podias fazer era reforçar para baixar o preço médio, e seria cavar ainda mais fundo enquanto a acção continua-se a cair. É muito fácil falar À posteriori que teria sido bom reforçar para baixar o preço médio, mas olha, por exemplo quem tem bcp desde 2005 2006 vem que pode ir reforçando para baixar o preço médio... Ou banif, ou mesmo ESFG.

Primeira regra da bolsa é nunca reforçar trades perdedores, antes pelo contrario deve reforçar trades ganhadores 8-) .
Repara que as pessoas se focam no facto de se tivesse reforçado quando a acção estava mais baixo poderia ter ganho mais, ou perdido menos, mas nunca se focam no porque que começaram a perder muito inicialmente. E ai é que está o erro. Repara como, por causa de deixar criar uma grande perda ficaste com o dinheiro parado, uns meses/anos. Sem necessidade! Tivesses resgatado logo o dinheiro e admitido uma pequena perda e tinhas dezenas de oportunidades com melhores perspectivas de ganhar dinheiro nesse intervalo de tempo:)

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por pat-shos » 6/6/2014 22:09

Antes de mais muito obrigado pelas vossas respostas e pelas boas vindas!!

katolo:

obg!!

Registado: 6/6/2014 21:31

por trend=friend » 6/6/2014 21:58

Boa noite e bem-vinda,
Actualmente os 28% são devidos independentemente do valor da mais-valia ou do prazo de detenção.
Quanto ao investimento, dificilmente será possível arranjar taxas melhores com esse nível de estabilidade. Não gosto de usar o termo "segurança". Ainda que talvez não tenhamos mais surpresas no risco país nos próximos tempos...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por MME5 » 6/6/2014 21:57

Olá Andreia e bem-vinda, hoje em dia ser abaixo ou acima de 500€ já não interessa são os 28% e prontos quanto á segunda questão não vou responder pois não serei a pessoa com mais conhecimento nesse sentido para aconselhar.

Bons negócios para ti

Registado: 26/10/2013 19:07

por richardj » 6/6/2014 21:57

pat-shos Escreveu:
Entretanto fiz um CT de 100.000€ em 2011 a 7.1% ... e recentemente outro CT (poupança mais) de 100.000€ mas com taxa variavel sendo que no 4º/5º ano fica a 5% + 80% do crescimento do PIB. Há opções de rentabilidade seguras melhores que estas actualmente? ou fiz uma boa opção?

Que vos parece?

Obrigado,
Andreia

Ola, e bem vinda ao caldeirão!

quanto à tua ultima questão talvez encontres resposta aqui:

viewtopic.php?f=3&t=77465&start=6400

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por katolo » 6/6/2014 21:55

Bem-vinda Andreia :D

Paga sempre mais-valias independentemente do valor! Essa benesse até 500€ já morreu há muito :D

Quando aos CT e CTPM, acho que fez um bom investimento (seguro). Não tem depósitos a prazo com melhores taxas, atualmente :wink:

Agora uma ideia:

Já pensou em reduzir o PM das ações do BCP? Se comprasse outras tantas agora, reduzia esse valor para metade e não me parece um investimento nada pesado para o risco em jogo...

Ou também pode aguardar pelo possível AC do BCP e participar no mesmo (também baixa PM)

São só sugestões :wink:

Bom fds

Registado: 20/2/2014 22:01

Venda de Acções? Mais valias?

por pat-shos » 6/6/2014 21:46

Boa noite.
Antes de mais apresento-me, sou a Andreia tenho 26 anos e sou uma novata no caldeirao da bolsa.
Desde cedo que sempre tive o bichinho por investimentos etc mas talvez por as coisas não terem corrido da melhor forma nunca arrisquei muito... mas visto que agora as coisas estão a melhorar quero colocar-vos umas questões.

Aqui ha uns anos atrás adquiri 1000 acções da EDPR a 4.68Eur ... andou ali uns tempos entre os 4.50 e os 5... depois entrou nas ruas da amargura e chegou a estar abaixo dos 3eur. Entretanto também ha uns anos comprei 3000 do BCP a 0.62eur... :wall: ...adiante.

Entretanto nunca me desfiz das acções porque esperava ter algum rendimento.
A EDPR está actualmente nos 5.32 e estava a pensar vender (alias, até ia vender hoje não fosse a duvida que tenho actualmente).

A minha questão principal é:
Se vender o total da EDPR e fizer acima de 500€ em mais valias de acções terei que pagar os 28% correcto?
Mas se for abaixo dos 500€ não pago retenção? ...certo? ou hoje em dia paga-se sempre os 28% independentemente do valor?

Entretanto fiz um CT de 100.000€ em 2011 a 7.1% ... e recentemente outro CT (poupança mais) de 100.000€ mas com taxa variavel sendo que no 4º/5º ano fica a 5% + 80% do crescimento do PIB. Há opções de rentabilidade seguras melhores que estas actualmente? ou fiz uma boa opção?

Que vos parece?

Obrigado,
Andreia

Registado: 6/6/2014 21:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 190 visitantes