Paises onde se paga menos de mais valias
12 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Paises onde se paga menos de mais valias
Oberon Escreveu:
Acho que a lógica não é nada difícil de entender: tributa-se o rendimento. Continua a ser das tributações de rendimento mais reduzidas que existem o que pode refletir o risco que argumenta. Recordo que as menos valias podem ser transportadas para exercícios posteriores.
A partir do momento em que nos indignamos porque pagamos tudo no fim e não por retenção na fonte está tudo dito. Eu cá prefiro como está; é só uma questão de planeamento. Até lá sempre tenho mais dinheiro para investir.
Abraços
O que não gosto no sistema actual é o seguinte:
1) as menos-valias só podem ser utilizadas em caso de englobamento. Aí vai logo à vida o argumento da "taxa mais favorável".
2) as menos-valias só podem ser utilizadas durante 2 anos. Não chega para a duração de um ciclo de mercado, devia ser pelo menos 5 anos.
3) o rendimento da bolsa é volátil, de modo que podemos ter um ano excelente e vários anos medíocres. Alguém que viva só do mercado pode ter um ano em que estaria no último escalão de IRS (em caso de englobamento), e outro com um rendimento abaixo do limiar da pobreza... Devia dar para ir declarando as mais valias (de um dado ano excepcional) ao longo de um prazo de uns 5 anos para amortecer o efeito do ciclo do mercado. O estado até podia ir cobrando juros do montante em falta, que eu não me importava.
Mas enfim. O meu sistema de impostos ideal só taxaria o consumo, e não o rendimento. Ou seja, o IRS e IRC seriam simbólicos e a maior parte da receita viria de impostos indirectos.
Aviso à navegação
O IRS incide sobre os rendimentos obtidos por pessoas singulares residentes e não residentes em território português (Código do IRS)
Residentes: aplica-se o regime geral
Residentes não habituais (os chamados residentes fiscais): regime especial, previsto em normas especiais.
Não Residentes: o IRS incide sobre os rendimentos obtidos em Portugal, por regra, mediante a aplicação de taxas liberatórias
PS: o Fisco, se estiver para aí virado, apanha mais depressa um falso não residente do que um coxo. Isto é mesmo verdade, não é treta.
Residentes: aplica-se o regime geral
Residentes não habituais (os chamados residentes fiscais): regime especial, previsto em normas especiais.
Não Residentes: o IRS incide sobre os rendimentos obtidos em Portugal, por regra, mediante a aplicação de taxas liberatórias
PS: o Fisco, se estiver para aí virado, apanha mais depressa um falso não residente do que um coxo. Isto é mesmo verdade, não é treta.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Também comecei por jogar poquer durante alguns anos onde tive bastante sucesso, e mudei-me para a bolsa porque é facto que existem muitas semelhanças, bem mais do que uma pessoa imagina. Mudei-me para a bolsa porque o poquer requer muito mais tempo e dedicação que a bolsa.
É verdade que neste momento não se paga impostos nas mais valias do poker, mas isso não vai ser assim para sempre.
É verdade que neste momento não se paga impostos nas mais valias do poker, mas isso não vai ser assim para sempre.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Muitissimas semelhanças, tantas que para mim a bolsa e o póquer ate poderiam ser considerados irmãos, é mt mais o que os une do que os separa.
Desde que comecei a jogar póquer, tornei-me mt melhor investidor na bolsa.
Desde que comecei a jogar póquer, tornei-me mt melhor investidor na bolsa.
- Registado: 20/5/2014 15:38
marquesll Escreveu:Sim, eu sei que é necessário passar pelo menos 6 meses por ano nesse país. Se os franceses estão a vir em massa viver para portugal a fim de poderem pagar menos impostos é natural que os portugueses tb vão viver para outros países, a fim de pagarem menos nas mais valias, já que aqui são altamente tributadas.
E não é para fujir ao fisco num paraiso fiscal, apenas procuro um país relativamente perto, onde possa pagar menos pelas mais valias, abrindo uma empresa ou mudando a residência.
Tenho alguns amigos que abandonaram o investimento em bolsa, para se dedicarem ao poquér e às apostas desportivas pq não pagam impostos. É algo que tb estou a equacionar dadas as semelhanças.
Pelo menos vou experimentar essa transição a ver como me saio.
"É algo que tb estou a equacionar dadas as semelhanças. " LOL dadas as semelhancas... LOL

- Registado: 22/4/2003 23:12
Sim, eu sei que é necessário passar pelo menos 6 meses por ano nesse país. Se os franceses estão a vir em massa viver para portugal a fim de poderem pagar menos impostos é natural que os portugueses tb vão viver para outros países, a fim de pagarem menos nas mais valias, já que aqui são altamente tributadas.
E não é para fujir ao fisco num paraiso fiscal, apenas procuro um país relativamente perto, onde possa pagar menos pelas mais valias, abrindo uma empresa ou mudando a residência.
Tenho alguns amigos que abandonaram o investimento em bolsa, para se dedicarem ao poquér e às apostas desportivas pq não pagam impostos. É algo que tb estou a equacionar dadas as semelhanças.
marquesll Escreveu:obrigado dr. Tretas.
A Bélgica, Holanda e Luuxemburgo parecem-me os países com a taxa mais favorável, se ainda se mantiverem os valores daquela tabela de 2012?
Já agora, acham mais conveniente abrir uma empresa na Suiça por ex., para pagar menos imposto, ou mudar a residência para um destes países que referi atrás?
Um abraço e obrigado.
Para mudares a residencia para outro país precisas de viver nesse país...
Não sei qual o custo de abrir uma empresa na Suiça... mas se é pra "fuga ao fisco", mais depressa abria uma empresa num paraíso fiscal...
- Registado: 15/4/2008 14:12
obrigado dr. Tretas.
A Bélgica, Holanda e Luuxemburgo parecem-me os países com a taxa mais favorável, se ainda se mantiverem os valores daquela tabela de 2012?
Já agora, acham mais conveniente abrir uma empresa na Suiça por ex., para pagar menos imposto, ou mudar a residência para um destes países que referi atrás?
Um abraço e obrigado.
Um abraço e obrigado.
As menos valias apenas podem ser transportadas no caso de englobamento, certo?
Dr Tretas Escreveu:marquesll Escreveu:Boa tarde,
gostava de saber quais são os paises da europa onde se paga menos de mais valias?
Acho os 28% um abuso para o risco que comportam, este ano vou ter inclusivé de vender ações (onde estou a perder) para poder pagar o imposto...
um abraço
É, de facto, um abuso, perpretado por gente que julga que isto é dinheiro fácil, um jogo, etc... Claro que não és a primeira pessoa com essa curiosidade, já houve aqui outro tópico relacionado com essa questão.
Acho que a lógica não é nada difícil de entender: tributa-se o rendimento. Continua a ser das tributações de rendimento mais reduzidas que existem o que pode refletir o risco que argumenta. Recordo que as menos valias podem ser transportadas para exercícios posteriores.
A partir do momento em que nos indignamos porque pagamos tudo no fim e não por retenção na fonte está tudo dito. Eu cá prefiro como está; é só uma questão de planeamento. Até lá sempre tenho mais dinheiro para investir.
Abraços
marquesll Escreveu:Boa tarde,
gostava de saber quais são os paises da europa onde se paga menos de mais valias?
Acho os 28% um abuso para o risco que comportam, este ano vou ter inclusivé de vender ações (onde estou a perder) para poder pagar o imposto...
um abraço
É, de facto, um abuso, perpretado por gente que julga que isto é dinheiro fácil, um jogo, etc... Claro que não és a primeira pessoa com essa curiosidade, já houve aqui outro tópico relacionado com essa questão.
Paises onde se paga menos de mais valias
Boa tarde,
um abraço
um abraço
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO e 241 visitantes