Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Re: BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento de Capital - BES - 2014

por Aqui_Vale » 29/5/2014 15:26

jonas007 Escreveu:veleaquilino, tu queres ver o BES na rua da amargura :wink: A sorte é que isto não se guia pela vontade de um, mas de todos... :mrgreen:
Tens noção da dimensão do volume dos últimos dias?! Só hoje mexeu mais que muitas semanas inteiras.

Não estou a dizer que é sempre a subir mas penso que estes volume com as subidas quer dizer que temos força "valente".
Vamos aguardar :-"

Por minha vontade, o BES nunca teria caído, mas eu é que tenho que andar com o MERCADO e a situação do BES alterou-se completamente e EU "tenho que acertar o passo".

Estive a dar a volta ao miolo, e não me lembro de ter apontado o preço do BES,para: 1,96 mas sim para: 1,74/ 1,76.
Também não tenho ideia de falar em: 0,30, mas posso estar com a ideia baralhada.

Quanto a mim, o BES veio fechar o gap, tendo para isso subido cerca de:20,6%.
Quanto ao volume e a esta subida, se eu fosse accionista de referência fazia subir o papel para vender os direitos, que subiram 66%.

Esta é a minha opinião, e ela não traduz o percurso do MERCADO, isso é lá com "eles".
Mas para mim as condições de queda estão reunidas.

Aqui vai um boneco mais curto do BES.

CumPrim.
valeaquilino
Anexos
bes.cunha.png
bes.cunha.png (54.5 KiB) Visualizado 3151 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Pedro André » 28/5/2014 23:11

O Bes está com muita força, só não vê quem não quer! O volume e as subidas demonstram isso. Vendi os meus direito a 0,115 porque de momento não posso ir ao AC. O futuro não sei mas parece-me que não vai ser mau. Quem anda a comprar?

Bons negócios!

Pedro André

Registado: 1/2/2013 1:52

por jonas007 » 28/5/2014 22:30

veleaquilino, tu queres ver o BES na rua da amargura :wink: A sorte é que isto não se guia pela vontade de um, mas de todos... :mrgreen:
Tens noção da dimensão do volume dos últimos dias?! Só hoje mexeu mais que muitas semanas inteiras.

Não estou a dizer que é sempre a subir mas penso que estes volume com as subidas quer dizer que temos força "valente".
Vamos aguardar :-"

Registado: 21/5/2014 22:06

Re: Aumento de Capital - BES - 2014 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 28/5/2014 19:13

AT2014 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Mais uma "coincidência,... :shock:

CumPrim/
valeaquilino

Nos prospetos de produtos de investimento há mts vezes uma parte que diz rentabilidades passadas nao garantem rentabilidades futuras em curto espaço tempo o valeaquilino meteu o besa 1,96 e eu disse que estava a esticar mt e disse porque também segundo me lembro... agora mete o bes a 30 centimos logo apenas cerca 18% daquilo que projetou ficamos em que?? toda a gente sabia que a situação de capital nao era folgada ou pelo menos deveria saber

Amigo Artista,

As análises do Valeaquino foram bastante exactas durante uma boa parte da subida.

Ele tem um método de análise muito intuitivo, baseado em coincidências gráficas que eu particularmente aprecio pela sua originalidade. E como todos nós também se engana às vezes.

Poucos não ficaram chamuscados em algum valor neste processo de AC. Com este AC tudo se alterou e agora ele apresenta uma análise fundamentada da mesma maneira que o fez para a subida. É original e mais uma vez de louvar que aqui o publique. Iremos seguindo. Funcionou durante muito tempo na subida. Porque não há-de funcionar na descida ? Eu pessoalmente apenas consigo concordar com a parte de que vai descer. Até onde vai nem me arrisco a prever pois parece que até o Ricardo Salgado está ainda a tentar perceber o buraco do Bes Angola e outros que para ai possam existir na área internacional. Há tantas incógnitas por agora que apontar valores futuros para a cotação ou criticas sobre esses mesmos valores futuros merecem o meu igual respeito.

Quanto ao facto de ser óbvio a necessidade dum aumento de capital, para mim não foi nada óbvio e imagino que para quase todos também não. Confesso que também não tive o tempo e a paciência de fazer contas sobre as Demonstrações Financeiras. E como sei que o meu amigo faz análises muito competentes utilizando os elementos financeiros imagino que não terá sido um dos surpreendidos a 100%. Se calhar foi só a 30%.

É por isso que aprecio tanto os seus posts e os do Valeaquino. Uns baseiam-se em elementos muito objectivos e outros em elementos muito subjectivos. No final têm uma taxa de sucesso interessante. Continuem ambos a postar pois as vossas análises são extremamente interessantes.

Abraço aos dois

Meus amigos,... tenho andado por fora e só agora vi o que por aqui vai.
Todos sabemos aquela lengalenga: "... rentabilidades passadas , não garantem futuras..." mas eu continuo-o a acreditar em ciclos, e a ter os meus bonecos,embora algumas vezes confusos.
Também não me julgo detentor da ciência/ arte da A.T. e por isso muitas vezes me engano,e quando isso acontece reconheço o meu erro, e sobre isso já postei.
Também já tenho referido que o que é verdade hoje pode não o ser amanhã e que em bolsa as coisas mudam a toda a hora.

Posso estar enganado com a minha "opinião", mas ainda não estou convencido, e por isso continuo de fora e à espera para ver.

O BES está com um A.C. em curso e com um buraco ainda desconhecido, já me soou,...que é o DOBRO do do A.C. mas seja como for, o banco não me parece estar em melhores condições do que estava no anterior A.C.

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
bes.28.png
ESPERO NÃO TER AQUI UMA GRANDE TRAPALHADA
bes.28.png (59.96 KiB) Visualizado 8411 vezes
bes.semanal.28.png
TALVEZ ESTE SEJA MENOS TRAPALHÃO
bes.semanal.28.png (53.29 KiB) Visualizado 8411 vezes
Humpback Whale.jpg
ESTE PODE SER O "TAL MERGULHO"

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Storgoff » 28/5/2014 16:23

Eu suponho que o facto de o BES ter anunciado hoje que a operação de venda de quase 1000M de direitos pela ESFG e Credit Agricole por 11cts , bem acima do preço teórico inicial do direito, mostrou que há apetite pelo AC do BES.
Eventualmente ontem já havia quem tivesse algumas indicações do preço a que esses direitos iriam ser alienados e dai a subida vertiginosa com fecho nos 11,7cts.

Registado: 21/5/2009 18:43

por PIKAS » 28/5/2014 14:06

SHARPTRADER Escreveu:Forte movimento de subida do BES.

Bom movimento intraday para quem esta dentro. Intraday não faz o meu genero.

Vejo aqui 2 hipoteses. Ou os accionistas que queriam reduzir a posição arrependeram-se ou é o tipico pump and dump.

Puxa-se muito no inicio para criar esperança e encher as ordens de compra, e depois vende-se a larga posição desejada a melhores preços. Negociação direitos só termina dia 3 Junho, ainda temos um longo periodo pela frente.

Eu mantenho-me fiel ao meu plano.

Duas das minhas regras : 1 - Nunca entrar em euforias momentaneas. 2 - Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda.

Pois é, o problema é que os accionistas que querem reduzir a posição já venderem os direitos. Venderam-nos ontem, logo no 1º dia.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... eitos.html

Só aqui venderam mil milhões de direitos, o que dará cerca de 400 milhões de acções, isto é, cerca de 400 milhões de euros. E alguém os comprou, não é?

Já repararam nos volumes de ontem e hoje, quer em acções quer em direitos? a cotação a subir significativamente.

Estou convicto que o próximo CEO que substituirá o tio Ricardo terá o dedo dos autores destes volumes.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por ricardmag » 28/5/2014 12:18

Não estou a querer dizer nada. Apenas coloquei aqui a informação.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por jonas007 » 28/5/2014 12:13

Estas a quer dizer que vai descer ou que esta em máximos e pode continuar a subir????? :wink:
Não queiramos adivinhar a evolução do mercado. Deixa o mercado evoluir e só depois analisar.

Registado: 21/5/2014 22:06

por ricardmag » 28/5/2014 11:54

...
Anexos
BES-AumentoCapital.png
BES-AumentoCapital.png (24.68 KiB) Visualizado 8809 vezes

por fff » 27/5/2014 12:10

Isto era mais uma divagação. Não era para ser interpretado como movimentações concretas e com alvo especifico.

Isto são os movimentos normais do mercado. Os mercados externos estão estaveis e ajuda sempre ao optimismo. Há sempre intervenientes muito optimistas e outros com menos optimismo

Registado: 29/11/2007 3:19

por MarketCap » 27/5/2014 12:05

SHARPTRADER Escreveu:Forte movimento de subida do BES.

Vejo aqui 2 hipoteses. Ou os accionistas que queriam reduzir a posição arrependeram-se ou é o tipico pump and dump.

Puxa-se muito no inicio para criar esperança e encher as ordens de compra, e depois vende-se a larga posição desejada a melhores preços. Negociação direitos só termina dia 3 Junho, ainda temos um longo periodo pela frente.

Duas das minhas regras : 1 - Nunca entrar em euforias momentaneas. 2 - Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda.

SharpTrader, como é possível os accionistas de referência que queriam reduzir (ESFG e Credite Agricole) mudarem a decisão de diluír a posição no banco, se essa decisão está incluída no propecto do ac publicado pelo BES?? Então o regulador não intervem para repor a legalidade? É que diluição dos acionistas em questão não é um "boato": está preto-no-branco na operação aprovada ( e espero que auditada) pela CMVM.
Ulísses Pereira: é possível neste contexto "os accionistas que queriam reduzir a posição arrependeram-se"? Não será exclusivamente "pump and dump"?

Registado: 16/5/2014 17:20

por fff » 27/5/2014 11:47

Forte movimento de subida do BES.

por ricardmag » 27/5/2014 11:29

Negociação dos direitos.
Anexos
Direitos-BES.png
Direitos-BES.png (30.1 KiB) Visualizado 9245 vezes

por Optimiza » 23/5/2014 14:48

Mas como esta será uma entrada especulativa para ganhar num curto periodo ascendente, não me preocupa com o que serão os objectivos e formas de gerir da organização no longo prazo.[/quote]

Sharptrader, as hipóteses de sucesso desta entrada especulativa vão ser logo postas à prova nos primeiros 2 dias de transação de dtos (julgo que começam na 3ª feira). Se os mesmos corrigirem acentuadamente, e a acção repercutir essa queda, confirma-se parte do plano.

Cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por fff » 23/5/2014 14:29

1 - A primeira questão que me surgiu foi, quando e como devo entrar?

a) aproveitando a queda da acção atual e lançando uma primeira ordem a .78€
b) comprar direitos deprimidos no penúltimo dia do seu exercício (a um valor de 4 centimos cada) e ir ao aumento de capital - dtos+acção por .75€ cada
c) comprar acções no ultimo dia antes do terminus do aumento de capital
d) comprar depois do aumento de capital.

Pessoalmente , deverei optar pela opção c), que quanto a mim é a que comporta menos riscos, obviamente que o meu ponto de entrada estará situado o mais perto possivel dos 65 centimos , que é o target minimo e evidente dos institucionais.

Prováveis ALTERAÇÕES AO PLANO - Uma correcção forte do S&P, tomada de posição firme por um putativo novo accionista, a cotação não descer aos valores traçados (até pode pelo contrário manter-se nivelada por outras razões e interesses Euro corporativos), outras alterações macro a lançar pelo BCE.

O Trader deve ter sempre flexibilidade, e entrar e sair se as condições estipuladas, forem radicalmente alteradas. Considero ser este um bom Plano.
Pessoalmente penso que ter um plano e ser executado tal como como delineado, tendo flexibilidade se as condições do mercado se alterarem radicalmente é a melhor forma de estar no mercado.

Confesso que fiquei preocupado ao ler a entrevista de Ricardo Salgado no JN, com a forma que ele descreve como foram geridas e os sistemas de controlo das organizações.
Pessoalmente eu tinha feito um melhor trabalho de controlo, sem correr um decimo dos riscos.

Mas como esta será uma entrada especulativa para ganhar num curto periodo ascendente, não me preocupa com o que serão os objectivos e formas de gerir da organização no longo prazo.

por Optimiza » 23/5/2014 14:08

Estou a analisar este aumento de capital porque me interessa. E deverei especular em BES.

1 - A primeira questão que me surgiu foi, quando e como devo entrar?

a) aproveitando a queda da acção atual e lançando uma primeira ordem a .78€
b) comprar direitos deprimidos no penúltimo dia do seu exercício (a um valor de 4 centimos cada) e ir ao aumento de capital - dtos+acção por .75€ cada
c) comprar acções no ultimo dia antes do terminus do aumento de capital
d) comprar depois do aumento de capital.

2 - A pergunta consequente é: Que institucionais Internacionais vão ocorrer a este aumento de capital e porquê? Se são eles que vão ter de arcar com 900 milhões de compras (de um total de 1050 milhões de euros).
isto porque os pequenos investidores, accionistas actuais, parceiros corporativos e fundos do burgo só devem comparecer com 100 a 150 milhões de novas entradas, e porque o Credit Agricole deverá em contraposição vender umas largas dezenas de milhões (entre dtos e acções).

Como este aumento de capital também concorre com o do Deutsche bank (8 biliões de euros, embora 2 biliões já subscritos a 29.20€), e a credibilidade/dimensão de mercado/perspectivas/país, solidez e competência da equipa de gestão do BES ficam a 2 ou 3 Kms de distância do DB, temos de ser prudentes.

R2: a resposta à segunda pergunta parece-me evidente - O BES para grandes fundos de investimento, banca de investimento e hedge funds é aposta se e só se fôr "bom negócio" - compras próximas de .65€ (porque os bancos subscritores têm a esperança de ficarem com algumas por esse mesmissimo valor).

R1: O meu plano de base vai então passar por comprar 1/3 da posição no penúltimo dia antes do aumento de capital, se a cotação estiver igual ou abaixo de 0.72€ (ou comprando direitos a 0.03€, e o restante (ou falhando, a totalidade), apenas após o 2º dia de transações de acções após o terminus do aumento de capital.

Prováveis ALTERAÇÕES AO PLANO - Uma correcção forte do S&P, tomada de posição firme por um putativo novo accionista, a cotação não descer aos valores traçados (até pode pelo contrário manter-se nivelada por outras razões e interesses Euro corporativos), DTA's considerados na íntegra como activos, outras alterações macro a lançar pelo BCE.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por tncm » 22/5/2014 23:22

MarcoAntonio Escreveu:
tncm Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Qual a origem dos 0.09, tncm?

Um valor arredondado para os direitos...

Hmm, não. Os cálculos não são esses. Nem o Direito estabelece o preço mínimo da cotação, o que não faltam são cenários onde o preço dos Direitos baixou assim que entraram em negociação.

A formula é esta já agora:

C = PS + 2.5 x D

(cotação = preço de subscrição + 2.5 * direito)

Mas quer a cotação, quer os direitos podem subir ou baixar (sendo que a formula estabelece um relativo equilibrio entre as duas coisas à medida que ambos vão subindo/descendo).

Deve ser do sono, esqueci-me que são necessários 2.5 direitos para subscrever cada nova ação... bom, assim sendo, a fasquia limite (para começar a perder) para quem comprar ações no AC deve ser mais ou menos a cotação atual... :-k
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por MarcoAntonio » 22/5/2014 23:17

tncm Escreveu:

Hmm, não. Os cálculos não são esses. Nem o Direito estabelece o preço mínimo da cotação, o que não faltam são cenários onde o preço dos Direitos baixou assim que entraram em negociação.

A formula é esta já agora:

C = PS + 2.5 x D

(cotação = preço de subscrição + 2.5 * direito)

Mas quer a cotação, quer os direitos podem subir ou baixar (sendo que a formula estabelece um relativo equilibrio entre as duas coisas à medida que ambos vão subindo/descendo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tncm » 22/5/2014 23:07

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por MarcoAntonio » 22/5/2014 22:55

Qual a origem dos 0.09, tncm?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por tncm » 22/5/2014 22:46

Climb (ex-Joao4702) Escreveu:Desculpem-me mas acho que ainda vou comprar Bes abaixo dos 0,60€ este ano!
Quando os direitos comecarem a ser transacionados desconfio que vai haver uma enorme pressao sobre os titulos.
Isto é um filme que ja assisti.
Nao entendam isto como uma provocaçao a quem esta longo.

Para mim acho muito dificil o BES cotar abaixo de 0,65+0,09=0,74€, tal cenário só em caso de default do banco ou coisa parecida...

por Climb (ex-Joao4702) » 22/5/2014 22:38

Desculpem-me mas acho que ainda vou comprar Bes abaixo dos 0,60€ este ano!
Quando os direitos comecarem a ser transacionados desconfio que vai haver uma enorme pressao sobre os titulos.
Isto é um filme que ja assisti.
Nao entendam isto como uma provocaçao a quem esta longo.

Registado: 29/4/2014 19:54

por MarcoAntonio » 22/5/2014 22:07

cadilhaman Escreveu:Para quem tem direitos só existem estas duas opções:

1ª Vendê-los na totalidade

2ª Não vender nenhum dos direitos e exercer a opção de compra das acções.

ou existe uma 3ª opção:

Vender parte dos direitos e aplicar esse capital para comprar novas acções?

Pessoalmente estaria interessado em vender parte dos direitos e com o dinheiro dessa venda, comprar as acçôes a que tenho direito respeitantes aos direitos que não vendi, ou seja subscrever novas acções sem investir mais dinheiro, apenas convertendo direitos em acções.

Obrigado pelo esclarecimento

Sim, podes fazer isso (é o caminho a tomar por aqueles que querem ficar sensivelmente com o mesmo investimento que tinham antes no título).

Tal como se poderia comprar mais Direitos para além dos que já se tem. As duas primeiras que indicaste são as mais "populares" mas efectivamente podes adquirir/manter e exercer a quantidade de direitos que quiseres...
Imagem

Administrador Fórum

por cadilhaman » 22/5/2014 22:00

Para quem tem direitos só existem estas duas opções:

1ª Vendê-los na totalidade

2ª Não vender nenhum dos direitos e exercer a opção de compra das acções.

ou existe uma 3ª opção:

Vender parte dos direitos e aplicar esse capital para comprar novas acções?

Pessoalmente estaria interessado em vender parte dos direitos e com o dinheiro dessa venda, comprar as acçôes a que tenho direito respeitantes aos direitos que não vendi, ou seja subscrever novas acções sem investir mais dinheiro, apenas convertendo direitos em acções.

Obrigado pelo esclarecimento

Registado: 9/4/2013 20:54

por MarcoAntonio » 22/5/2014 21:39

AndreEsteves Escreveu:Quando é q eu poderei vender os meus direitos ou ainda não existe data defnida?

A partir do próximo dia 27 (inclusivé).
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 223 visitantes