Explicação acerca das obrigações
Re: Explicação acerca das obrigações
Obrigado desde já pela disponibilidade.
Só uma última questão para fechar este tópico.
Esta obrigação é uma obrigação "normal"? É que não encontro o cupão e a maturidade.
Será um bom negócio a médio prazo (1, 2 anos)? Ou é de suspeitar por estar barato?
Cumprimentos.
Só uma última questão para fechar este tópico.
Esta obrigação é uma obrigação "normal"? É que não encontro o cupão e a maturidade.
Será um bom negócio a médio prazo (1, 2 anos)? Ou é de suspeitar por estar barato?
Cumprimentos.
- Anexos
-
- BCP-FRNPLD.PNG (51.7 KiB) Visualizado 1733 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:Ok, vou-me ficar pelos tópicos.
Só estou a tentar perceber a dinâmica das obrigações! Sou um mero curioso.
Um gap é quando há subidas/descidas bruscas? Um intervalo de preço onde não há negociações?
No exemplo que dás da Solen AG, esta empresa foi à falência? Para ter ido até perto do 0% é porque as coisas não estavam a correr bem.
Houve risco eminente de ninguém ver mais o dinheirinho!? Não? Pessoas a precisar do dinheiro naquela altura e venderam?
Cumprimentos.
Nesse exemplo em concreto não sei o que aconteceu, nem interessa.
Dá uma vista de olhos no tópico do SHFTR depois e no das obrigações II
Lose your opinion, not your money
Ok, vou-me ficar pelos tópicos.
Um gap é quando há subidas/descidas bruscas? Um intervalo de preço onde não há negociações?
No exemplo que dás da Solen AG, esta empresa foi à falência? Para ter ido até perto do 0% é porque as coisas não estavam a correr bem.
Houve risco eminente de ninguém ver mais o dinheirinho!? Não? Pessoas a precisar do dinheiro naquela altura e venderam?
Cumprimentos.
Cumprimentos.
A titulo de exemplo, repara que não há gaps , ela vai sendo sempre negociada do 100% para o 0%, é como as questões que coloquei na página anterior... não há explicação, é o mercado, é o mercado,
Grande abraço
Qualquer coisa apita
Grande abraço
Qualquer coisa apita
- Anexos
-
- ob.png (54.02 KiB) Visualizado 1771 vezes
Não tens que perceber, é assim, o que mais se vê aqui é malta a querer justificações para as micro variações diárias das cotações, isso não interessa, isso não dá dinheiro e dá um stress muito grande.
Existe N casos de empresas que foram à falencia e não pagaram nada, por isso é melhor receber 60% que 0%
Mas se existe este risco real como é que existem pessoas que arriscam ficar sem 60%?
É a ganancia vs o medo, esta ultmia pergunta não percebo, porque é que alguem compra uma ação e outra pessoa a vende? Porque uma acredita que vai subir e a outra acredita que vai descer, qual é a dúvida?
Existe N casos de empresas que foram à falencia e não pagaram nada, por isso é melhor receber 60% que 0%
Estava a relacionar a situação de falência com o vender a 60%.
Se está em falência como é que alguém compra? Esperança/Conhecimento que vai deixar de ir à falência? Não percebo...
Obrigado.
Cumprimentos.
E do banif a 4 centimos quando toda a gente sabia que no dia seguinte ia cotar a 1 percebes?[/quote]
Vendes-te antes de comprar? Apostas-te na descida?
Não deu para shortar, mas a questão é quem é que comprou no dia anterior e qual a motivação? Só um perfeito idiota, ou alguém ajuizado mas sobe o efeito de alcool ou drogas poderia ter comprado ações do banif a 4 cêntimos quando no dia seguinte, o dia do AC, toda a gente sabia que ela rondaria o 1 centimo e não teria direito a direitos, e mesmo assim alguém fez essas compras, foi um dia normal de negociação, como milhões de ações a trocar de mãos normalmente, alguém me consegue explicar isso?
E as "obrigações do montepio" que são emitidas ao par e não pagam cupões ? Percebes?
Já estive a ler um bocado e já estou +/- dentro dos termos mas querias referir-te a outra coisa?
Refiro-me, quem é que compra uma obrigação ao par, quando sabe que não vai receber nenhum cupão no ano seguinte e que dois anos depois, vai receber um cupão que ninguem sabe qual é, e definido pelo banco?
Só um idiota empresta dinheiro a uma taxa de 0% e fica todo contente, é igual a meter o dinheiro debaixo do colchão, só que neste caso, para o reaver já só o vair reaver 90% do guito e debaixo do colchão ainda tinha 100% . Não percebo que tipo de pessoa faz isso
Mas se existe este risco real como é que existem pessoas que arriscam ficar sem 60%?
É o mercado caro amigo, ninguém sabe o futuro, se soubesse não estaria a escrever aqui, estaria em Miami com 3 loiraças e 2 morenas a fazerem-lhe massagens.
É a ganancia vs o medo, esta ultmia pergunta não percebo, porque é que alguem compra uma ação e outra pessoa a vende? Porque uma acredita que vai subir e a outra acredita que vai descer, qual é a dúvida?
viewtopic.php?f=3&t=82893&start=575
O link do SHFTR
Não deu para shortar, mas a questão é quem é que comprou no dia anterior e qual a motivação? Só um perfeito idiota, ou alguém ajuizado mas sobe o efeito de alcool ou drogas poderia ter comprado ações do banif a 4 cêntimos quando no dia seguinte, o dia do AC, toda a gente sabia que ela rondaria o 1 centimo e não teria direito a direitos, e mesmo assim alguém fez essas compras, foi um dia normal de negociação, como milhões de ações a trocar de mãos normalmente, alguém me consegue explicar isso?
E as "obrigações do montepio" que são emitidas ao par e não pagam cupões ? Percebes?
Já estive a ler um bocado e já estou +/- dentro dos termos mas querias referir-te a outra coisa?
Refiro-me, quem é que compra uma obrigação ao par, quando sabe que não vai receber nenhum cupão no ano seguinte e que dois anos depois, vai receber um cupão que ninguem sabe qual é, e definido pelo banco?
Só um idiota empresta dinheiro a uma taxa de 0% e fica todo contente, é igual a meter o dinheiro debaixo do colchão, só que neste caso, para o reaver já só o vair reaver 90% do guito e debaixo do colchão ainda tinha 100% . Não percebo que tipo de pessoa faz isso
É o mercado caro amigo, ninguém sabe o futuro, se soubesse não estaria a escrever aqui, estaria em Miami com 3 loiraças e 2 morenas a fazerem-lhe massagens.
viewtopic.php?f=3&t=82893&start=575
O link do SHFTR
Sr_SNiper Escreveu:ricardmag Escreveu:Posto isto, é normal encontrar-se preços na ordem dos 80, 90%?
Se sim, quem é que está disposto a perder tanto dinheiro? Não percebo estes negócios...
Cumprimentos
A obrigação mais baixa que comprei foi do Chipre a 68% ( hoje estão a 99% ) Vendi a 71% ( chegaram a ir aos 55%
Depois dessa foi a CP a 69% ainda a tenho em carteira e estão hoje a cotar a 102% ( comprei em janeiro de 2014.)
No Topico das obrigações e no Tópico do SHFTR tens muita informação sobre este tipo de activos
PS: E do banif a 4 centimos quando toda a gente sabia que no dia seguinte ia cotar a 1 percebes?
Isto não é de perceber amigo, isto é " Siga a Marinha "
Já estou estou a ver o filme... risco máximo.
Podias postar os links dos tópicos das obrigações e do SHFTR?
E do banif a 4 centimos quando toda a gente sabia que no dia seguinte ia cotar a 1 percebes?
Obrigado desde já.
Cumprimentos
ROADSTER 1 , tens razão, não tinha reparado
pcm79 Escreveu:
abaixo de 100% é que se considera abaixo do par?
Exacto.
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Sr_SNiper Escreveu:ROADSTER 1 Escreveu:pcm79 Escreveu:Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?[/quote
Anualmente ou semestralmente, dependendo das condições definidas para o empréstimo obrigacionista, recebe-se o valor correspondente ao cupão. A YTM pode, como dizes, ser considerado um "prémio" resultante do diferencial entre o reembolso da obrigação ao valor nominal e o valor da sua aquisição abaixo do par.
Abraço.
Um prémio é como quem diz, também pode ser um bombom azedo se compares acima do par e as levares à maturidade
Sniper,
Tive o cuidado de escrever: A "YTM pode, como dizes, ser considerado um "prémio" resultante do diferencial entre o reembolso da obrigação ao valor nominal e o valor da sua aquisição abaixo do par."
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Sr_SNiper Escreveu:ROADSTER 1 Escreveu:pcm79 Escreveu:Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?[/quote
Anualmente ou semestralmente, dependendo das condições definidas para o empréstimo obrigacionista, recebe-se o valor correspondente ao cupão. A YTM pode, como dizes, ser considerado um "prémio" resultante do diferencial entre o reembolso da obrigação ao valor nominal e o valor da sua aquisição abaixo do par.
Abraço.
Um prémio é como quem diz, também pode ser um bombom azedo se compares acima do par e as levares à maturidade
abaixo de 100% é que se considera abaixo do par?
- Registado: 24/2/2014 22:44
ROADSTER 1 Escreveu:pcm79 Escreveu:Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?[/quote
Abraço.
[quote="pcm79"]Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?[/quote
Abraço.
Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
pcm79 Escreveu:Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?
Podes colocar no google a defenição de YTM, ou ver nos topicos que referi,
recebes o cupão
Tenho uma dúvida: Recebe-se anualmente a taxa do cupão ou a YTM? ou a YTM é um "prémio" que se recebe além da taxa do cupão?
- Registado: 24/2/2014 22:44
Caro ricardmag,
Depois da eloquência do post do tubarão das obrigações - Sniper - que mais se pode acrescentar?
Abraço.
Depois da eloquência do post do tubarão das obrigações - Sniper - que mais se pode acrescentar?
Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
ricardmag Escreveu:Posto isto, é normal encontrar-se preços na ordem dos 80, 90%?
Se sim, quem é que está disposto a perder tanto dinheiro? Não percebo estes negócios...
Cumprimentos
A obrigação mais baixa que comprei foi do Chipre a 68% ( hoje estão a 99% ) Vendi a 71% ( chegaram a ir aos 55%
Depois dessa foi a CP a 69% ainda a tenho em carteira e estão hoje a cotar a 102% ( comprei em janeiro de 2014.)
No Topico das obrigações e no Tópico do SHFTR tens muita informação sobre este tipo de activos
PS: E do banif a 4 centimos quando toda a gente sabia que no dia seguinte ia cotar a 1 percebes?
Isto não é de perceber amigo, isto é " Siga a Marinha "
Posto isto, é normal encontrar-se preços na ordem dos 80, 90%?
Cumprimentos
Cumprimentos
ricardmag Escreveu:Boas tardes,
alguém poderia tirar-me uma duvida?
Imaginamos que cada obrigação custou 1000€ no mercado primário e que no mercado secundário agora está a 80%, se quiser comprar agora vou gastar 800€ e se esperar até à maturidade vou receber 1000€ + juros?
Agradeço desde já.
Cumprimentos
Isso mesmo.
Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Boas tardes,
Imaginamos que cada obrigação custou 1000€ no mercado primário e que no mercado secundário agora está a 80%, se quiser comprar agora vou gastar 800€ e se esperar até à maturidade vou receber 1000€ + juros?
Agradeço desde já.
Cumprimentos
Agradeço desde já.
Cumprimentos
Olá Doctor Z,
Tentando dar mais umas luzes às tuas perguntas:
1º o que representa o YTM?
É a taxa de rendibilidade da obrigação. No entanto esta taxa tem 3 pressupostos:
mantens a obrigação até à maturidade,
todos os cupões que te seja pagos entretanto são investidos a esta taxa e,
nos dias de hoje e nesse país em específico, que efectivamente te pagam, ie., não existe default.
Atenção que, como é referido no site do big, esta YTM não inclui comissões nem fiscalidade.
2º o valor nominal?
É o valor ao qual as obrigações são emitidas. É também o valor final de reembolso. Equivale aos 100% da cotação. Se hoje comprares uma obrigação destas, pagas cerca de 800€. Na maturidade, recebes 1000€ (se a grécia pagar, claro
)
3º o preço?
É a cotação da obrigação no momento. Como já foi referido, são sempre em percentagens do valor nominal. Ou seja, custa cerca de 80% de 1000€, logo, perto de 800 €.
4º a taxa de cupão?
É o juro que vais receber periodicamente. Esta taxa é aplicada ao valor nominal. Assim, uma taxa de 5,5% sobre 1000€ corresponde a 55€ por ano (penso que esta obrigação paga juros semestrais, logo, receberás 27,5€ semestralmente).
5º Se negociar esta obrigação, quanto fico a ganhar ao ano?
Aí vai depender. Vais manter até à maturidade? vais querer vender entretanto? Tens 3 possíveis formas de rendimento:
O juro semestral: 27,5€ por obrigação
uma possível revenda: e isso vai depender do preço de venda. Podes ganhar ou perder como em qualquer outro activo
Reembolso do valor nominal. Sem default, será de 1000€, ou seja cerca de 200€ de ganho por obrigação.
É uma questão de pensares o que queres fazer com essa obrigação.
6º Será que a posso vender quando quiser?
Em princípio sim. Mas esse ponto deves esclarecer com o BIG, para saber como são executadas as ordens no caso das obrigações.
7º Como seleccionar a melhor obrigação em termos de
rentabilidade e/ou segurança?
Isso depende do teu perfil de risco. Mas em princípio, a YTM diz-te isso tudo. Quanto mais alta, maior a rentabilidade, mas menor a segurança.
Estou a olhar agora para as cotações do BIG de obrigações. Se reparares, com maturidade semelhante (2014) tens da Irlanda com uma YTM de 3,83%, enquanto a Grécia está com 11,89%. Os 2 países pertencem à união europeia... ambos apresentam problemas. No entanto a diferença é de perto de 8%. O mercado diz-te que a Grécia tem muito menos segurança, e como tal, rende mais.
Qual a melhor entre as duas? Depende de ti, e do que estás disposto a arriscar. Preferes algo mais seguro que pague menos? ou algo mais arriscado, mas que a correr bem te dá perto de 10% ano?
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Elgenedy
Tentando dar mais umas luzes às tuas perguntas:
1º o que representa o YTM?
É a taxa de rendibilidade da obrigação. No entanto esta taxa tem 3 pressupostos:

Atenção que, como é referido no site do big, esta YTM não inclui comissões nem fiscalidade.
2º o valor nominal?
É o valor ao qual as obrigações são emitidas. É também o valor final de reembolso. Equivale aos 100% da cotação. Se hoje comprares uma obrigação destas, pagas cerca de 800€. Na maturidade, recebes 1000€ (se a grécia pagar, claro

3º o preço?
É a cotação da obrigação no momento. Como já foi referido, são sempre em percentagens do valor nominal. Ou seja, custa cerca de 80% de 1000€, logo, perto de 800 €.
4º a taxa de cupão?
É o juro que vais receber periodicamente. Esta taxa é aplicada ao valor nominal. Assim, uma taxa de 5,5% sobre 1000€ corresponde a 55€ por ano (penso que esta obrigação paga juros semestrais, logo, receberás 27,5€ semestralmente).
5º Se negociar esta obrigação, quanto fico a ganhar ao ano?
Aí vai depender. Vais manter até à maturidade? vais querer vender entretanto? Tens 3 possíveis formas de rendimento:

É uma questão de pensares o que queres fazer com essa obrigação.
6º Será que a posso vender quando quiser?
Em princípio sim. Mas esse ponto deves esclarecer com o BIG, para saber como são executadas as ordens no caso das obrigações.
7º Como seleccionar a melhor obrigação em termos de
rentabilidade e/ou segurança?
Isso depende do teu perfil de risco. Mas em princípio, a YTM diz-te isso tudo. Quanto mais alta, maior a rentabilidade, mas menor a segurança.
Estou a olhar agora para as cotações do BIG de obrigações. Se reparares, com maturidade semelhante (2014) tens da Irlanda com uma YTM de 3,83%, enquanto a Grécia está com 11,89%. Os 2 países pertencem à união europeia... ambos apresentam problemas. No entanto a diferença é de perto de 8%. O mercado diz-te que a Grécia tem muito menos segurança, e como tal, rende mais.
Qual a melhor entre as duas? Depende de ti, e do que estás disposto a arriscar. Preferes algo mais seguro que pague menos? ou algo mais arriscado, mas que a correr bem te dá perto de 10% ano?
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Almendra Escreveu:Para comprares obrigaçoes só contactando o Banco directamente, através do site nao da.
As comissoes de compra dependem do titulo, acho que se forem do Grupo ES sao mais baixas.
do grupo BES são baixas... agora tudo o resto é 125 € ! Estão a brincar só podem...
Comparativamente, no BIG são 25€ ...
- Registado: 18/12/2009 18:54
Almendra Escreveu:Já agora, podem pesquisar as obrigaçoes nestes linkes:
https://www.boerse-stuttgart.de/en/mark ... bonds.html
ou
http://www.boerse-frankfurt.de/EN/index.aspx?pageID=126
O Banco BEST permite a compra de quase todas.
Abraço
Podes indicar em que zona do Bacno best ?
Estive a ver e é ridiculo as comissões que pedem para subscrição de obrigações... 125€ de comissão de negociação ?! Epah...
- Registado: 18/12/2009 18:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO e 242 visitantes