Factor X
8 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Factor X
nmprc Escreveu:Estou a gerir desde o inicio do ano 2 carteiras exclusivamente compostas por acções do PSI 20 e PSI geral, sem alavancagens - cash exclusivamente.
Na 1ª seleccionei um conjunto de activos, comprei e não mexi - estou com uma valorização acumulada quase 10% superior ao PSI 20, e com um racio de ganhos, se fechasse hoje a posição de 7/8.
Na outra carteira tenho tentado ser mais esperto que o mercado, tentar comprar em minimos, vender nos topos, sair nas correcções, reentrar quando estabiliza, tudo isto suportado por inumeras análises a gráficos e indicadores, com excepção da GALP, JM, ESFG, EDP, REN, já devo ter entrado e saído em todos títulos do mercado, alguns deles 3 e 4 vezes, é raro o dia em que não efectuo um trade, o racio de ganhos anda pelos 50% - resultado: estou cerca de 6% abaixo do mercado...
Conclusão: às vezes o que faz a diferença é deixares-te estar sossegado!
nmprc,
Subscrevo integralmente a tua conclusão. Se tenho tido um comportamento mais sossegado, estaria hoje com o dobro ou o triplo das mais- valias!

Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
O Alquimista Escreveu:massa cinzenta e um par de olhos
e quiçá também uma ferradura: tal como Niels Bohr, que tinha uma por cima da porta do seu gabinete, não acredito nela, mas como dizem que dá resultado quer se acredite, quer não...
esse ....grande trader....quântico...

“Buy high, sell higher...”.
jeab Escreveu:crybaby Escreveu:Hoje em dia, em que a generalidade dos investidores tem acesso à mesma informação, qual o factor X que faz a diferença entre ganhar e perder?
É que análise técnica, mais média móvel menos média móvel, mais túnel, menos vela, mais linha de tendência é igual para todos, softwares na maioria dos casos são iguais para todos, acesso a informação em tempo real, a research, jornais e tvs está acessível diariamente...
Qual é então o factor que levas uns a ganhar e outros a perder?
cortar nas perdas e deixar correr os ganhos ...
Uma grande verdade esta tirada do amigo Jab!
Manter perdas num nível baixo, mesmo que estejam em maioria, e deixar correr os lucros das vencedoras são princípios a não perder nunca de vista.
Outro princípio a levar sempre em consideração: tomar posições a favor da tendência dominante, parece ser um chavão recorrente mas que muitos esquecem ao virar da esquina, é incrível a quantidade de gente que arrisca comprar acções em fases descendentes de bear markets e com gráficos semanais descendentes pensando que já se atingiram preços "baratos", achamos sempre que somos mais espertos que o mercado!
Outra questão que também me parece importante: ser fiel a um método que acredite dar dinheiro no mercado e segui-lo de forma mecânica e disciplinada, é difícil seguir este caminho e muito fácil quebrar as regras!
Acho que o feeling, a impulsividade e as emoções acentuadas de curto prazo são muitas vezes geradoras de decisões equivocadas que rapidamente geram um arrependimento que infelizmente se repete muitas vezes no futuro por teimosia, pensando na vez seguinte de que "desta vez é que vai ser"...
Esquecer targets dados por Bancos, instituições de investimento e similares e jornais, na maioria das vezes são armadilhas que se destinam apenas a que levem muita gente a seguir determinado caminho que se destina apenas a que sejam essas instituições a tirar partido dessa informação para realizarem mais-valias para elas próprias. Mesmo assim basta olhar para as rentabilidades dos fundos dos bancos para verificar que na maioria apresentam resultados pobrezinhos.
A aprendizagem com os erros cometidos no passado é sempre uma boa lição mas é preciso estar sempre alerta para olhar sempre para a "big picture" e seguir sempre a sua própria análise de acordo com princípios simples e saudáveis que não necessitam de conselhos de terceiros: tomar posições a favor da tendência dominante, deixar correr os lucros, cortar rapidamente as perdas e monitorizar os riscos das alavancagens excessivas para evitar grandes drawdowns.
Resumindo, quanto mais disciplinado se for, em aderir a estas regras básicas atrás enunciadas, maior a probabilidade de ter sucesso no trading.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
crybaby Escreveu:Hoje em dia, em que a generalidade dos investidores tem acesso à mesma informação, qual o factor X que faz a diferença entre ganhar e perder?
É que análise técnica, mais média móvel menos média móvel, mais túnel, menos vela, mais linha de tendência é igual para todos, softwares na maioria dos casos são iguais para todos, acesso a informação em tempo real, a research, jornais e tvs está acessível diariamente...
cortar nas perdas e deixar correr os ganhos ...

- Registado: 29/11/2007 4:09
crybaby Escreveu:Qual é então o factor que levas uns a ganhar e outros a perder?
Na minha opinião a principal razão é a atitude mental de cada trader, depois há outros factores mas este é o principal.
- Registado: 29/11/2007 1:35
Estou a gerir desde o inicio do ano 2 carteiras exclusivamente compostas por acções do PSI 20 e PSI geral, sem alavancagens - cash exclusivamente.
Na 1ª seleccionei um conjunto de activos, comprei e não mexi - estou com uma valorização acumulada quase 10% superior ao PSI 20, e com um racio de ganhos, se fechasse hoje a posição de 7/8.
Na outra carteira tenho tentado ser mais esperto que o mercado, tentar comprar em minimos, vender nos topos, sair nas correcções, reentrar quando estabiliza, tudo isto suportado por inumeras análises a gráficos e indicadores, com excepção da GALP, JM, ESFG, EDP, REN, já devo ter entrado e saído em todos títulos do mercado, alguns deles 3 e 4 vezes, é raro o dia em que não efectuo um trade, o racio de ganhos anda pelos 50% - resultado: estou cerca de 6% abaixo do mercado...
- Registado: 29/11/2007 10:48
massa cinzenta e um par de olhos
e quiçá também uma ferradura: tal como Niels Bohr, que tinha uma por cima da porta do seu gabinete, não acredito nela, mas como dizem que dá resultado quer se acredite, quer não...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Factor X
Hoje em dia, em que a generalidade dos investidores tem acesso à mesma informação, qual o factor X que faz a diferença entre ganhar e perder?
- Registado: 9/11/2012 16:27
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 149 visitantes