Swing trading VS. Trend following [Discussão]
Re: Swing trading VS. Trend following [Discussão]
Fantine,
Obrigado pela resposta. Entendi o tipo de abordagem que sugeres e que não deixará de merecer uma reflexão cuidada da minha parte.
Abraço.
Obrigado pela resposta. Entendi o tipo de abordagem que sugeres e que não deixará de merecer uma reflexão cuidada da minha parte.
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Dr. Tretas
o que Ulisses que venha aqui desmentir-me quando digo que só sobreviveu durante tanto tempo "à custa" da sua análise técnica e da sua cabeça
experiência e análise técnica complementam-se
a questão é que quem não sabe ler o preço desculpa-se com os indicadores para agir
quanto tempo dura tirar um curso superior? quanto tempo é que dura a formação de um bom profissional? por que carga d´água é que ter sucesso nos mercadores deveria durar menos tempo?
Jorge Nevada:
para ver o preço só preciso do preço, não de muletas
como diz, tantos estudos têm sido feitos, tanta coisa tem sido dita sobre os indicadores, tanta tecnologia tem sido posta ao serviço dos especuladores e só poucos sobrevivem...porque será???? haverá assim tanta gente burra e estúpida que não saiba seguir o sinal dado por um indicador???? para além de que seria tão fácil construir um robot...
Desculpe, o El Dorado existe mas só alguns, muito poucos, lá chegam,
Será que o Ulisses, por ter sobrevivido tanto tempo, não chegou ao seu El Dorado?
o que Ulisses que venha aqui desmentir-me quando digo que só sobreviveu durante tanto tempo "à custa" da sua análise técnica e da sua cabeça
experiência e análise técnica complementam-se
a questão é que quem não sabe ler o preço desculpa-se com os indicadores para agir
quanto tempo dura tirar um curso superior? quanto tempo é que dura a formação de um bom profissional? por que carga d´água é que ter sucesso nos mercadores deveria durar menos tempo?
Jorge Nevada:
para ver o preço só preciso do preço, não de muletas
como diz, tantos estudos têm sido feitos, tanta coisa tem sido dita sobre os indicadores, tanta tecnologia tem sido posta ao serviço dos especuladores e só poucos sobrevivem...porque será???? haverá assim tanta gente burra e estúpida que não saiba seguir o sinal dado por um indicador???? para além de que seria tão fácil construir um robot...
Desculpe, o El Dorado existe mas só alguns, muito poucos, lá chegam,
Será que o Ulisses, por ter sobrevivido tanto tempo, não chegou ao seu El Dorado?
- Registado: 10/11/2009 2:45
Fantine
Qualquer indicador oscilatório é, como disseste e muito bem, desenhado através do preço. O preço é o que importa, nothing else matters. Mas não haverá utilidade em pegar nessa informação crua e trata-la de forma a que se torne legível com maior facilidade? É exactamente isso que faz uma MM, entre outros indicadores.
Fazem-se estudos analíticos intensivos sobre indicadores, escrevem-se livros, documentos científicos, estudos estatísticos, por isso podias pelo menos dar uma razão válida antes de descartares tudo isso num segundo. Eu não negoceio com base em nenhum indicador, apenas vou consultando alguns por curiosidade. Mas acho excessivo considerar que são inúteis.
Não há nada de errado em assistir a uma ação de formação, nem em tirar um curso sobre os mercados, mas penso que muitas vezes as pessoas o fazem com a motivação errada. Por vezes as pessoas confundem a função de um trader. Ser trader não tem nada a ver com prever o comportamento de uma ação, e apenas um mau trader o vai tentar fazer. Um bom trader sabe que vai errar, mas consegue errar apenas 3 vezes em cada 10. O El Dorado não existe.
Qualquer indicador oscilatório é, como disseste e muito bem, desenhado através do preço. O preço é o que importa, nothing else matters. Mas não haverá utilidade em pegar nessa informação crua e trata-la de forma a que se torne legível com maior facilidade? É exactamente isso que faz uma MM, entre outros indicadores.
Fazem-se estudos analíticos intensivos sobre indicadores, escrevem-se livros, documentos científicos, estudos estatísticos, por isso podias pelo menos dar uma razão válida antes de descartares tudo isso num segundo. Eu não negoceio com base em nenhum indicador, apenas vou consultando alguns por curiosidade. Mas acho excessivo considerar que são inúteis.
Não há nada de errado em assistir a uma ação de formação, nem em tirar um curso sobre os mercados, mas penso que muitas vezes as pessoas o fazem com a motivação errada. Por vezes as pessoas confundem a função de um trader. Ser trader não tem nada a ver com prever o comportamento de uma ação, e apenas um mau trader o vai tentar fazer. Um bom trader sabe que vai errar, mas consegue errar apenas 3 vezes em cada 10. O El Dorado não existe.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Não me leves a mal, desejo-te boa sorte. Eu sou dos tais que nunca participou nesses cursos; o Ulisses é apenas humano, sigo o que ele e outros escrevem ao longo de muitos anos, desde que a internet era jovem. Ele já fez e disse muitos disparates, como qualquer um, mas felizmente é um tipo educado e moderado, ao contrário de tantos outros. Tem o mérito de ter sobrevivido no mercado ao longo destes anos todos, e essa experiência adquirida é muito mais útil que os métodos de AT propriamente ditos.
Eu próprio, já recebi muitas lições directamente do Mercado, por vezes bem caras
Bom, vou deixar aqui uns links interessantes, arquivos de discussões de outros tempos e outros fóruns (ou fora, que eu sou um tipo erudito
) que foram postados aqui no Caldeirão, só para verem como tudo se repete ciclicamente...
HISTÓRICOS dos FÓRUNS 1 - PSI20 acabou de quadrar...
HISTÓRICOS dos FÓRUNS 2 – Cem e “O Sonho do Principiante”
HISTÓRICOS dos FÓRUNS 3 – K. e “A linha de aço do PSI”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 4 – Patoconcio. Um xoxo da minha Patroa
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 5 – José AB Machado “Tudo Bons Rapazes”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 6 - Cem e “Uma Pérola... para guardar”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 7 – K. e as ondas na “Pt para Sul”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 8 – Os maiores em “E ao 7º dia...”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 9 – A Internet e os fóruns. Um Fenómeno!
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 10 - O adeus num dia hilariante.
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 11 - Tudo isto me soa a deja vu
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 12 – Arnaldo Silva – Um Sistema
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 13 – Cem: Futuros?
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 14 - toto1. TRADING -sonho vs desilusao?
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 15 – toto1 - Cuidado com a ATM! a IFTA,
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 16 – Cem - toto1 e a mística de Gann
Eu próprio, já recebi muitas lições directamente do Mercado, por vezes bem caras

Bom, vou deixar aqui uns links interessantes, arquivos de discussões de outros tempos e outros fóruns (ou fora, que eu sou um tipo erudito

HISTÓRICOS dos FÓRUNS 1 - PSI20 acabou de quadrar...
HISTÓRICOS dos FÓRUNS 2 – Cem e “O Sonho do Principiante”
HISTÓRICOS dos FÓRUNS 3 – K. e “A linha de aço do PSI”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 4 – Patoconcio. Um xoxo da minha Patroa
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 5 – José AB Machado “Tudo Bons Rapazes”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 6 - Cem e “Uma Pérola... para guardar”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 7 – K. e as ondas na “Pt para Sul”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 8 – Os maiores em “E ao 7º dia...”
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 9 – A Internet e os fóruns. Um Fenómeno!
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 10 - O adeus num dia hilariante.
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 11 - Tudo isto me soa a deja vu
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 12 – Arnaldo Silva – Um Sistema
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 13 – Cem: Futuros?
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 14 - toto1. TRADING -sonho vs desilusao?
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 15 – toto1 - Cuidado com a ATM! a IFTA,
HISTÓRICOSdosFÓRUNS 16 – Cem - toto1 e a mística de Gann
Dr. Tretas:
de momento nada tenho para vender
se, contudo, me tornar num trader consistentemente bem sucedido, repito: consistentemente - então sim terei total legitimidade para pelo menos pensar em "vender o meu peixe", tal como o Ulisses e o Marco têm legitimidade para "venderem" a formação neste fórum publicitada (de passada e futura ocorrência), para já não falar de outros "vendedores" de corretoras que não a Dif Brokers
ou será que há alguém capaz de pôr em cheque a legitimidade do Ulisses Pereira, do Marco António e de outros para serem formadores? nisto, como noutras coisas da vida, haverá sempre uma certa fé, uma certa credulidade, na bondade das pessoas
ser formador nesta área não se resume a pegar em dúzias de ideias ou de conceitos, respigados da abundante bibliografia, escrita ou disponível online, e debitar para meia dúzia de papalvos numa sala, que vão à procura de encontrar a bola de cristal, o Santo Graal
eu já estive nesse grupo de papalvos, pois tinha que começar por algum lado
não estou a dizer que não se deva tentar aquele caminho; bem pelo contrário, teremos de começar por qualquer lado e esse é um desses lados; talvez seja mesmo melhor gastar algum dinheiro nessas acções de formação do que nos pormos a inventar ("fazer à minha maneira"), pois uma coisa é certa: eles podem saber pouco mas de certeza que sabem muito mais a dormir do que nós acordados! como alguém dizia, se acham que a educação/formação é cara, experimentem a falta dela...
o que quero transmitir é que ser formador e dar formação é mais do que debitar conhecimentos, é acima de tudo poder mostrar e demonstrar que o seu método de negociação, seja ele qual for, lhe permite ser um trader/investidor consistente
Roadster:
eu não disse que não uso linhas, disse apenas que não uso linhas ziguezagueantes (o que é muito diferente) como por exemplo médias móveis, osciladores, bandas (sejam elas quais forem), pois todos eles derivam do preço de forma mais ou menos complexa
o que se questiona é o seguinte: se todos esses indicadores derivam no preço, haverá necessidade de olhar para o seu comportamento através daqueles instrumentos? é que quem vê bem não precisa de óculos...
é evidente que, como outro qualquer, uso linhas de suporte e resistência, horizontais ou não
estar atento ao preço é simplesmente estar atento ao que o mercado nos está a transmitir; para isso devemos calar-nos, calar os amigos, os vizinhos, os analistas, a televisão, os blogs, etc
não estou a criticar o recurso a estes meios ou pessoas, pois também o faço até para saber como "anda o mercado e cheirá-lo", só estou a dizer que quando nos decidirmos a agir devemos fazer a nossa análise e seguir o nosso plano: se compramos é porque entendemos que vai subir, não por que no blog alguém disse que o preço está na linha X ou Y, no suporte a ou b
é claro que podem haver análises coincidentes, podemos e devemos testar as ideias ou sugestões dos outros, mas no fim será sempre o nosso plano em execução: cada vez me convenço mais que negociar nos mercados é uma actividade verdadeiramente egoísta
se algum dia der uma opinião sobre determinado activo, já sabem o que podem fazer com ela
um exemplo muito simples sobre como calar o que nos rodeia e simplesmente deixar falar o mercado: sugiro que peguem num gráfico diário do BES só com o preço e vejam como é que este se comportou depois dos gaps dos dias 18/3/2013, 8/5/2013, 20/6/2013, 3/7/2013, 30/9/2013 e 4/2/2014
conseguem ver as diferenças? que conclusões se podem retirar dessa observação? serão elas replicáveis noutros activos e noutros time frames ? e se por exemplo fizermos o mesmo no diário do BCP e do BPI (naquelas datas ou noutras)? E que tal ver também o gráfico diário da galp Galp no dia 11/11/2011 e no dia 3/7/2013 e mais recentemente dia 4/2? O que está aqui em causa não é o dia, mas sim o padrão de comportamento dos especuladores, a música do mercado, a linguagem do preço.
de momento nada tenho para vender
se, contudo, me tornar num trader consistentemente bem sucedido, repito: consistentemente - então sim terei total legitimidade para pelo menos pensar em "vender o meu peixe", tal como o Ulisses e o Marco têm legitimidade para "venderem" a formação neste fórum publicitada (de passada e futura ocorrência), para já não falar de outros "vendedores" de corretoras que não a Dif Brokers
ou será que há alguém capaz de pôr em cheque a legitimidade do Ulisses Pereira, do Marco António e de outros para serem formadores? nisto, como noutras coisas da vida, haverá sempre uma certa fé, uma certa credulidade, na bondade das pessoas
ser formador nesta área não se resume a pegar em dúzias de ideias ou de conceitos, respigados da abundante bibliografia, escrita ou disponível online, e debitar para meia dúzia de papalvos numa sala, que vão à procura de encontrar a bola de cristal, o Santo Graal
eu já estive nesse grupo de papalvos, pois tinha que começar por algum lado
não estou a dizer que não se deva tentar aquele caminho; bem pelo contrário, teremos de começar por qualquer lado e esse é um desses lados; talvez seja mesmo melhor gastar algum dinheiro nessas acções de formação do que nos pormos a inventar ("fazer à minha maneira"), pois uma coisa é certa: eles podem saber pouco mas de certeza que sabem muito mais a dormir do que nós acordados! como alguém dizia, se acham que a educação/formação é cara, experimentem a falta dela...
o que quero transmitir é que ser formador e dar formação é mais do que debitar conhecimentos, é acima de tudo poder mostrar e demonstrar que o seu método de negociação, seja ele qual for, lhe permite ser um trader/investidor consistente
Roadster:
eu não disse que não uso linhas, disse apenas que não uso linhas ziguezagueantes (o que é muito diferente) como por exemplo médias móveis, osciladores, bandas (sejam elas quais forem), pois todos eles derivam do preço de forma mais ou menos complexa
o que se questiona é o seguinte: se todos esses indicadores derivam no preço, haverá necessidade de olhar para o seu comportamento através daqueles instrumentos? é que quem vê bem não precisa de óculos...
é evidente que, como outro qualquer, uso linhas de suporte e resistência, horizontais ou não
estar atento ao preço é simplesmente estar atento ao que o mercado nos está a transmitir; para isso devemos calar-nos, calar os amigos, os vizinhos, os analistas, a televisão, os blogs, etc
não estou a criticar o recurso a estes meios ou pessoas, pois também o faço até para saber como "anda o mercado e cheirá-lo", só estou a dizer que quando nos decidirmos a agir devemos fazer a nossa análise e seguir o nosso plano: se compramos é porque entendemos que vai subir, não por que no blog alguém disse que o preço está na linha X ou Y, no suporte a ou b
é claro que podem haver análises coincidentes, podemos e devemos testar as ideias ou sugestões dos outros, mas no fim será sempre o nosso plano em execução: cada vez me convenço mais que negociar nos mercados é uma actividade verdadeiramente egoísta
se algum dia der uma opinião sobre determinado activo, já sabem o que podem fazer com ela
um exemplo muito simples sobre como calar o que nos rodeia e simplesmente deixar falar o mercado: sugiro que peguem num gráfico diário do BES só com o preço e vejam como é que este se comportou depois dos gaps dos dias 18/3/2013, 8/5/2013, 20/6/2013, 3/7/2013, 30/9/2013 e 4/2/2014
conseguem ver as diferenças? que conclusões se podem retirar dessa observação? serão elas replicáveis noutros activos e noutros time frames ? e se por exemplo fizermos o mesmo no diário do BCP e do BPI (naquelas datas ou noutras)? E que tal ver também o gráfico diário da galp Galp no dia 11/11/2011 e no dia 3/7/2013 e mais recentemente dia 4/2? O que está aqui em causa não é o dia, mas sim o padrão de comportamento dos especuladores, a música do mercado, a linguagem do preço.
Fantine Escreveu:a tendência, seja ela qual for, inverte-se quando o preço deixar de fazer o que vinha fazendo, tão simples quanto isto
quem estiver atento ao preço, e não a um qualquer indicador retardado ou linha ziguezagueante que daquele sempre dependeram, conseguirá, com estudo, muito estudo, e prática, muita prática, aperceber-se das alterações que o preço vai fazendo ao longo do seu trajecto
se fosse fácil e bastasse usar os indicadores que gratuitamente - repito, gratuitamente - nos dão quando abrimos uma conta, o "jogo da bolsa" há muito que tinha acabado porque se teria tornado fácil e evidente
a questão é que só uma minoria está disposta a trabalhar, a estudar, todos os outros desresponsabilizam-se ao escolherem o indicador X ou y: se perderem a culpa é do indicador e/ou de quem o sugeriu usá-lo como método de negociação
Não tarda nada estás a tentar vender o teu método maravilha aqui ao pessoal

Fantine Escreveu:
quem estiver atento ao preço, e não a um qualquer indicador retardado ou linha ziguezagueante que daquele sempre dependeram, conseguirá, com estudo, muito estudo, e prática, muita prática, aperceber-se das alterações que o preço vai fazendo ao longo do seu trajecto
Fantine,
Seria possível aprofundares um pouco mais está ideia? O que significa exactamente estar atento ao preço sem traçar linhas nem recorrer a indicadores retardados e ainda assim, excluindo naturalmente a análise fundamental, prever a evolução futura das cotações?
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Fantine Escreveu:a tendência, seja ela qual for, inverte-se quando o preço deixar de fazer o que vinha fazendo, tão simples quanto isto
se fosse fácil e bastasse usar os indicadores que gratuitamente - repito, gratuitamente - nos dão quando abrimos uma conta, o "jogo da bolsa" há muito que tinha acabado porque se teria tornado fácil e evidente
a questão é que só uma minoria está disposta a trabalhar, a estudar, todos os outros desresponsabilizam-se ao escolherem o indicador X ou y: se perderem a culpa é do indicador e/ou de quem o sugeriu usá-lo como método de negociação
a tendência, seja ela qual for, inverte-se quando o preço deixar de fazer o que vinha fazendo, tão simples quanto isto
Discordo completamente desta afirmação.
Em 1º lugar há que definir tendencia do preço e isso é uma questão temporal.
Eu posso ter o preço a lateralizar num time frame de longo prazo e ao mesmo tempo com tendencia num time frame de curto prazo.
- Registado: 29/11/2007 4:09
a tendência, seja ela qual for, inverte-se quando o preço deixar de fazer o que vinha fazendo, tão simples quanto isto
Ora, nenhum trader consegue acertar exactamente nos topos e fundos, como fez o swing trader do exemplo. E se ele era assim tão bom, também devia shortar nos topos
E já agora usar alavancagem.
Claro que isto na prática não é assim, a inversão de direcção não é instataneamente perceptível. Por exemplo, imaginemos que o swing trader Júlio Realista só identifica as inversões após perder 8% de movimento:
Compra: 100
Vende: 138 (150-8%)
Compra: 135 (125+8%)
Vende: 161 (175-8%)
Compra: 162 (150+8%)
Vende: 200
Neste caso, a performance é mais ou menos idêntica à do trend follower. Para ser melhor, tem que identificar inversões com um movimento de menos de 8%. Com a volatilidade típica das acções, diria que é um feito ao alcance de poucos.
E é fácil ver: para aqueles que usam stop losses, a que distância é que costumam por o stop da cotação actual? 2%, 5%, 10%? Como saber se houve inversão? Quanto mais curto for o horizonte temporal, mais difícil é.
Pessoalmente, cheguei à conclusão que dá menos stress simplesmente usar o método de trend following, e fazer meia dúzia de trades por ano.

E já agora usar alavancagem.
Claro que isto na prática não é assim, a inversão de direcção não é instataneamente perceptível. Por exemplo, imaginemos que o swing trader Júlio Realista só identifica as inversões após perder 8% de movimento:
Compra: 100
Vende: 138 (150-8%)
Compra: 135 (125+8%)
Vende: 161 (175-8%)
Compra: 162 (150+8%)
Vende: 200
Neste caso, a performance é mais ou menos idêntica à do trend follower. Para ser melhor, tem que identificar inversões com um movimento de menos de 8%. Com a volatilidade típica das acções, diria que é um feito ao alcance de poucos.
E é fácil ver: para aqueles que usam stop losses, a que distância é que costumam por o stop da cotação actual? 2%, 5%, 10%? Como saber se houve inversão? Quanto mais curto for o horizonte temporal, mais difícil é.
Pessoalmente, cheguei à conclusão que dá menos stress simplesmente usar o método de trend following, e fazer meia dúzia de trades por ano.
na minha opinião, querer comparar swing trading com trend following para daí se poder retirar qualquer conclusão em termos de performance dos investidores em causa é como comparar alhos com bugalhos
quando se fala em swing trading parece-me que se está a falar no tipo de negociação em termos de duração /tempo (short term trading, swing trading, position trading -
quando se fala em trend following quer-se referir à colocação do investidor de acordo com a fase em que o mercado se encontra (característica do mercado)
se bem virmos as coisas, trend following e swing trading são realidades que se relacionam, muitas vezes intimamente: basta pensar que eu posso fazer swing trading de acordo com a tendência
repare-se inclusive que no exemplo ambos os investidores viram afinal a mesma coisa: um viu higher lows (e concomitantemente higher highs), o outro viu uma tendência ascendente...como se sabe uma tendência ascendente é dada por um conjunto de higher highs e higher lows
quando se fala em swing trading parece-me que se está a falar no tipo de negociação em termos de duração /tempo (short term trading, swing trading, position trading -
quando se fala em trend following quer-se referir à colocação do investidor de acordo com a fase em que o mercado se encontra (característica do mercado)
se bem virmos as coisas, trend following e swing trading são realidades que se relacionam, muitas vezes intimamente: basta pensar que eu posso fazer swing trading de acordo com a tendência
repare-se inclusive que no exemplo ambos os investidores viram afinal a mesma coisa: um viu higher lows (e concomitantemente higher highs), o outro viu uma tendência ascendente...como se sabe uma tendência ascendente é dada por um conjunto de higher highs e higher lows
sim é mais arriscado.... mas existe stop loss
havia aqui um user que usava um sistema desses.... quando identificava um topo vendia 100% e entrava 50% a curto ( controlando o risco e com stop).
é claro que depende da empresa... nessa que apresentas era excelente para esse método
... dado o histórico das correçoes
havia aqui um user que usava um sistema desses.... quando identificava um topo vendia 100% e entrava 50% a curto ( controlando o risco e com stop).
é claro que depende da empresa... nessa que apresentas era excelente para esse método

- Registado: 15/1/2014 16:11
Ahah, André Jorge Fictício, esquecime de mencionar o segundo nome ..
Mas por acaso é uma ideia interessante essa.. Existe alguém aqui que negoceie nessa base?
Pode ser arriscado abrir posições curtas numa ação com uma tendencia ascendente, até porque o potencial de perda de uma posição curta é infinito, enquanto que o potencial de ganho é no máximo o valor investido inicialmente.
Mas por acaso é uma ideia interessante essa.. Existe alguém aqui que negoceie nessa base?
Pode ser arriscado abrir posições curtas numa ação com uma tendencia ascendente, até porque o potencial de perda de uma posição curta é infinito, enquanto que o potencial de ganho é no máximo o valor investido inicialmente.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
JorgeNevada Escreveu:Ola caros amigos.
Tenho lido opiniões divergentes em relação a este assunto, por isso fiz uma pequena ilustração para que vocês possam perceber a questão e darem a vossa opinião.
André Fictício e Carlos Inventado são dois investidores com perfil diferente. O André é um swing trader, gosta de comprar nos higher lows e vender nos higher highs; ja o Carlos perfere identificar a trend principal e deixar o dinheiro trabalhar.
Por isso a questão é: Qual deles é o melhor investidor? O Carlos ou o Jorge?
Quem é o Jorge?

e se o andre ao vender no topo... aproveitar e entrar a curto??? qual seria a rendibilidade???
no caso do swing... se sair e depois não apanhar o comboio a tempo.... sempre pode "saltar" para outra empresa que esteja em situação atractiva
- Registado: 15/1/2014 16:11
Eu junto-me a vocês!
Podem ver no exemplo abaixo que não se pode ter uma postura rígida.
Fazemos swing trading quando o mercado oscila, fazemos trend following quando sobe contínuamente. Um swing trader começa por ser um trend follower no muito curto prazo. Depois, ele pode manter 50% da posição, retirar mais-valias dos restante 50%, e acumular posteriormente se ocorrer um breakout. Se não houver breakout e inverter, os 50% restantes podem ser encerrados com um stop de ganhos (na pior das hipóteses, sai a zero).
É a abordagem mista que referi anteriormente.
Um abraço, bons negócios.
Podem ver no exemplo abaixo que não se pode ter uma postura rígida.
Fazemos swing trading quando o mercado oscila, fazemos trend following quando sobe contínuamente. Um swing trader começa por ser um trend follower no muito curto prazo. Depois, ele pode manter 50% da posição, retirar mais-valias dos restante 50%, e acumular posteriormente se ocorrer um breakout. Se não houver breakout e inverter, os 50% restantes podem ser encerrados com um stop de ganhos (na pior das hipóteses, sai a zero).
É a abordagem mista que referi anteriormente.
Um abraço, bons negócios.
ROADSTER 1 Escreveu:e-finance Escreveu:Eu não posso considerar que faço swing trade, apenas tento saltar fora quando desconfio que vem correção, a verdade é que se estivesse quieto a minha carteira estaria muito melhor.
Já somos dois...
Abraço.
Vamos aprendendo com os erros.

Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
e-finance Escreveu:Eu não posso considerar que faço swing trade, apenas tento saltar fora quando desconfio que vem correção, a verdade é que se estivesse quieto a minha carteira estaria muito melhor.
Já somos dois...

Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Eu não posso considerar que faço swing trade, apenas tento saltar fora quando desconfio que vem correção, a verdade é que se estivesse quieto a minha carteira estaria muito melhor.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Até há data verifico que as 2 principais diferenças para viabilizar o ST>TF para além de um perfil de risco maior e consequentemente melhores conhecimentos a todos os níveis para tornar o ST mais rentável que TF, outro principal factor é que o TF basta umas horas por semana para gerir a carteira, enquanto que na minha modesta opinião, quem não consiga ter um trabalho que o permita acompanhar o intraday e ter substancialmente mais horas disponíveis para analisar e negociar, vai tornar o ST, possivelmente menos rentável, porque a exactidão na entrada e na saída é o que poderá tornar o ST mais vantajoso e às vezes em 2, 3h dá-se a mudança de tendência de CP e lá se foi a oportunidade de um bom ST.
- Registado: 4/2/2014 15:24
Viclion Escreveu:No entanto, se o Jorge procura um conceito por forma a decidir os seus investimentos reais, como julgo perceber (corrija-me pf se eu estiver errado), então terá que colocar no terreno as variáveis e constrangimentos reais. E vou citar apenas três: a impossíbilidade de detectar sempre e com precisão os Higher Lows e os Higher Highs (na vida real os dentes-de-serra perfeitos não existem), a imprevisibilidade da volatilidade associada a eventos imprevistos (existem muitos e variados) e a dificuldade em aceder a informação qualificada em tempo real.
1 - É verdade que no exemplo que dei o ST acertou à risca nos pontos de entrada e saída, e que na pratica isso não acontece. Mas acho que um ST minimamente competente deve ser capaz de acertar com um grau de erro pequeno o suficiente para que o ST traga vantagens em relação a TF.
2 - Quer um ST quer um TF pode usar stops que o protejam dos perígos da volatilidade
3 - Concordo, podem haver eventos que movam a cotação no curto prazo e inviabilizem um swing trade, mas, novamente, podem-se usar stops para precaver essas
Penso que a utilização de stops, só por si, não elimina os constrangimentos referidos pelo Vicilion e pode até ter efeitos perversos na hipotética maior rentabilidade teórica do SwingTrader. Um ST com com mais medo que ganância terá sempre rentabilidades inferiores, pois tenderá a encurtar a amplitude dos seus movimentos de entrada e saída.
Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
DC1989 Escreveu:Eu considero que não se deve ser "fiel" apenas a uma, mas sim adaptar a cada situação ou mesmo combinar um pouco as duas.
Até agora tento seguir a disciplina do swing trading e a verdade é que olhando para trás acho que teria melhores resultados se dedica-se uma boa parte da carteira em trend following.
Concordo parece-me que o adequado será deixar entre 50-75% para TF e o restante em ST.
Swing trading tem maior potencial de rentabilidade.
Mas exige mais tempo investido e acertar nos highs e lows pode ser um exercicio bastante complicado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
António Pedro Escreveu:Já agora gostaria de te perguntar se de facto a tua estratégia como swing trader exige muito tempo. E quantos negócios poderás acompanhar em simultâneo?
Abraço,
Comecei na bolsa apenas há 2 meses, e até à data finalizei apenas 7 negócios, que duraram entre 2 e 20 dias, e obtive lucro em 5 e prejuizo em 2, com uma rentabilidade média de 1,5%, já descontando as comissões.
Neste momento tenho 4 negócios abertos e é o máximo que ja alguma vez tive. Dedico muito tempo à bolsa, não tanto porque os negócios o exigem, mas porque é uma área que me interessa e na qual tenho tentado evoluir. No entanto diria que não são precisos mais de 20 minutos por dia para monitorizar 4 ou 5 swing trades.
rg7803 Escreveu:Se eu procurar "emoções", e não se iludam muita malta anda aqui pela adrenalina, pelas emoções, pelo potencial glamour de dizer aos amigos "que anda na bolsa...", acham que o trend following será interessante?
Não vejo nada de errado em procurar esses sentimentos nas lides da bolsa, aliás, a única razão mais óbvia que essas para alguém dedicar uma parte razoável do seu tempo à bolsa é simples: ganhar dinheiro!
Viclion Escreveu:No entanto, se o Jorge procura um conceito por forma a decidir os seus investimentos reais, como julgo perceber (corrija-me pf se eu estiver errado), então terá que colocar no terreno as variáveis e constrangimentos reais. E vou citar apenas três: a impossíbilidade de detectar sempre e com precisão os Higher Lows e os Higher Highs (na vida real os dentes-de-serra perfeitos não existem), a imprevisibilidade da volatilidade associada a eventos imprevistos (existem muitos e variados) e a dificuldade em aceder a informação qualificada em tempo real.
1 - É verdade que no exemplo que dei o ST acertou à risca nos pontos de entrada e saída, e que na pratica isso não acontece. Mas acho que um ST minimamente competente deve ser capaz de acertar com um grau de erro pequeno o suficiente para que o ST traga vantagens em relação a TF.
2 - Quer um ST quer um TF pode usar stops que o protejam dos perígos da volatilidade
3 - Concordo, podem haver eventos que movam a cotação no curto prazo e inviabilizem um swing trade, mas, novamente, podem-se usar stops para precaver essas situações.
JorgeNevada Escreveu:F. Ferreira Escreveu:Caro Jorge Nevada,
um bom tópico. Eu também já me fiz a mesma pergunta.
Eu não concordo com os cálculos efectuados. No segundo caso, a rentabilidade é apenas 123% se não for investido o lucro da transação anterior, o que não é correcto.
No segundo caso teríamos uma rentabilidade de 180% (150/100-1= 50% => (1+0,5)*(175/125-1)-1=110% => (1+1,1)*(200/150-1)-1=180%
O problema é conseguir acertar nas entradas e nas saídas como especificado. Depois temos a questão das despesas de transação.
Um outro problema é que muitas das vezes as subidas e descidas não são assim tão nítidas como nos exemplo apresentado.
Cumprimentos,
Fernando Ferreira
Obrigado pela revisão nas contas. Isso reforça ainda mais a posição do swing trader.
A minha opinião é que, se for possível identificar estes higher lows e higher highs, o swing trading trás óbvias vantagens de rentabilidade. O trend following é menos exigente e menos stressante.nc_trader Escreveu:Muito interessante o tópico, parabéns, é sem dúvida um tema importante e com muitas opiniões diferentes.
Na minha opinião isso é muito relativo porque no meu ponto de vista faltam-te ai 2 dados importantíssimos nesse texto Win Ratio de cada um (percentagem de negócios fechados com sucesso) e Risk/Reward (Risco/Recompensa) que cada um tem.
Eu diria que o que é melhor trader é o que tiver melhor win ratio e melhor Risk/reward que nesse texto não conseguimos saber qual é.
No entanto, acho que é um tema a que é impossível chegar a uma conclusão unânime, isso depende muito do perfil do investidor.
Tanto se pode ter muitos bons resultados com swing trade como com trend following, acho que isso depende mais do investidor do que do estilo de trading que ele pratica.
Neste exemplo é verdade que não está em causa o risco do negócio, seria impossível avaliar isso sem um histórico completo da cotação da Hypotheticus SGPS, mas não precisamos disso para perceber qual a melhor abordagem.
Eu concordo contigo quando dizes que tudo depende do perfil do investidor. Devemos escolher a estratégia que nos diz mais. No entanto já vi muitas opiniões prentórias e objectivas dizendo que swing trading não é mau e não se compara a trend following no medio/longo prazo.
Eu considero-me um novato swing trader, e gostaria que as pessoas com o ponto de vista acima descrito podessem deixar a sua opinião
Estes calculos estão corretos partindo do principio que reinvestiria os lucros!!!
Esta questão parece-me pertinente. Penso que aqui ambos são vencedores independentemente da estratégia que adoptaram. Os trend folowers tendem a ser investidores da prazo mais long que os swing trader´s.
Na minha opinião a questão dos swing traders é a questão de andarem a "adivinhar os topos e os fundos", com uma probabilidade de erro superior aos trend trader´s dado que a quantidade de transações dos primeiros tem que obrigatoriamente ser superior.
Uma outra questão que também penso ser relevante é que a estrategia de swing trading para ser eficaz, obriga a um conhecimento precedente da tendência do mercado porque quando o mercados está sideway desconfio de o sucesso desta forma de investir é mais dúvia.
acima de tudo está relacionada com o trade off risco benefíco. Considero a estarategia swing trading mais arriscada e propensa ao erro que a estratégia de seguir a tendência e por esta primeira ser mais arriscada o retorno tende a ser superior tal como evidenciado.
Abraço e bons negócios
- Registado: 6/9/2011 23:18
Um tópico interessante, sem dúvida!
Começo por referir que estou próximo da opinião do DC1989. Se bem entendi, ele combina as duas abordagens, ST com TF.
A questão, sob o ponto de vista teórico, está bem colocada e a resposta é óbvia. O Swing Trader obtem mais rentabilidade no mesmo período de tempo (vamos assumir que o peso das comissões é desprezível, e que ambos os investidores têm o mesmo perfil e tempo disponível para se dedicarem ao mercado).
No entanto, se o Jorge procura um conceito por forma a decidir os seus investimentos reais, como julgo perceber (corrija-me pf se eu estiver errado), então terá que colocar no terreno as variáveis e constrangimentos reais. E vou citar apenas três: a impossíbilidade de detectar sempre e com precisão os Higher Lows e os Higher Highs (na vida real os dentes-de-serra perfeitos não existem), a imprevisibilidade da volatilidade associada a eventos imprevistos (existem muitos e variados) e a dificuldade em aceder a informação qualificada em tempo real.
Dito isto, na prática, a probabilidade de entradas tardias e saídas demasiado cedo é elevada. O que irá inevitavelmente "abater" muitos pontos áqueles 180% de ganhos teóricos do swing trader, reduzindo a suposta vantagem sobre o trend follower. E a equação complica ainda mais, se os investidores estiverem a gerir uma carteira de vários títulos com volatilidades diferentes, mercados diferentes, etc, em vez de um título apenas (*).
Uma abordagem mista, como aquela que refere o DC1989 parece-me um bom compromisso pois agarra o que de bom existe nas duas abordagens, minimizando o risco. Seja alocando alguns títulos ao ST e outros ao TF, ou em alternativa piramidando e/ou fazendo scaling back. Por fim, é de referir que os mercados são pessoas e emoções. Situações ideais, mesmas reações e amplitudes a fenómenos idênticos, nunca vão existir.
(*) por alguma razão muitos fundos de investimento activos (com predomínio do ST) obtêm rentabilidades abaixo dos índices de referência.
Bom fim-se-semana.
Começo por referir que estou próximo da opinião do DC1989. Se bem entendi, ele combina as duas abordagens, ST com TF.
A questão, sob o ponto de vista teórico, está bem colocada e a resposta é óbvia. O Swing Trader obtem mais rentabilidade no mesmo período de tempo (vamos assumir que o peso das comissões é desprezível, e que ambos os investidores têm o mesmo perfil e tempo disponível para se dedicarem ao mercado).
No entanto, se o Jorge procura um conceito por forma a decidir os seus investimentos reais, como julgo perceber (corrija-me pf se eu estiver errado), então terá que colocar no terreno as variáveis e constrangimentos reais. E vou citar apenas três: a impossíbilidade de detectar sempre e com precisão os Higher Lows e os Higher Highs (na vida real os dentes-de-serra perfeitos não existem), a imprevisibilidade da volatilidade associada a eventos imprevistos (existem muitos e variados) e a dificuldade em aceder a informação qualificada em tempo real.
Dito isto, na prática, a probabilidade de entradas tardias e saídas demasiado cedo é elevada. O que irá inevitavelmente "abater" muitos pontos áqueles 180% de ganhos teóricos do swing trader, reduzindo a suposta vantagem sobre o trend follower. E a equação complica ainda mais, se os investidores estiverem a gerir uma carteira de vários títulos com volatilidades diferentes, mercados diferentes, etc, em vez de um título apenas (*).
Uma abordagem mista, como aquela que refere o DC1989 parece-me um bom compromisso pois agarra o que de bom existe nas duas abordagens, minimizando o risco. Seja alocando alguns títulos ao ST e outros ao TF, ou em alternativa piramidando e/ou fazendo scaling back. Por fim, é de referir que os mercados são pessoas e emoções. Situações ideais, mesmas reações e amplitudes a fenómenos idênticos, nunca vão existir.
(*) por alguma razão muitos fundos de investimento activos (com predomínio do ST) obtêm rentabilidades abaixo dos índices de referência.
Bom fim-se-semana.
rg7803 Escreveu:Outro aspecto prende-se com o que diferentes pessoas buscam no mercado, isto para lá do que já foi referido.
Se eu procurar "emoções", e não se iludam muita malta anda aqui pela adrenalina, pelas emoções, pelo potencial glamour de dizer aos amigos "que anda na bolsa...", ?
Os mercados habitualmente devolvem o que cada um de nós procura. Grosso modo....
Muita? Diria que quase toda
Lose your opinion, not your money