O Caldeirão voa com o Tribunal Constitucional
25 mensagens
|Página 1 de 1
Re: O Caldeirão voa com o Tribunal Constitucional
Quando se fala destas coisas bate-me a saudade dos tempos iniciais, quando fiquei todo contente por ver aparecer, para o mercado nacional, algo parecido com o que já havia "lá fora". Parece-me que já pouco se lembra o velhinho forum da SIC responsável pelo pontapé de saída para aquilo que isto é hoje. O crescimento e longevidade do Caldeirão é o resultado da qualidade da sua administração e moderação.
Para eles um Obrigado e Boas Festas.
Para eles um Obrigado e Boas Festas.
- Registado: 12/6/2011 19:11
Bom dia,
alinho perfeitamente no coro de elogios ao caldeirão.
Vou passando por aqui com frequência, participando ocasionalmente (ainda não tenho os conhecimentos, nem a confiança necessários), aprendendo muito.
Há por aqui muito "saber de experiências feito", há gente mais emotiva, mais racional. Há, sobretudo, gente que disponível para partilhar o que vai sabendo e pensando.
Parabéns a todos e um ano 2014 cheio de bons investimentos!
alinho perfeitamente no coro de elogios ao caldeirão.
Vou passando por aqui com frequência, participando ocasionalmente (ainda não tenho os conhecimentos, nem a confiança necessários), aprendendo muito.
Há por aqui muito "saber de experiências feito", há gente mais emotiva, mais racional. Há, sobretudo, gente que disponível para partilhar o que vai sabendo e pensando.
Parabéns a todos e um ano 2014 cheio de bons investimentos!

Paulatim sed firmiter.
João, obviamente que sabes que concordo com o teu primeiro parágrafo. Mas se tens lido e ouvido o que se tem dito nas últimas semanas, decerto concordarás que em toda a Imprensa se dizia que um chumbo desta questão das pensões ia afundar os mercados. Felizmente que existe o Caldeirão para que pessoas como tu possam explicar como são os mercados. E são muito diferentes do que a Comunicação Social o pinta.
Quanto ao segundo parágrafo, sabes como eu tantas vezes tenho escrito sobre estas coisas. No Caldeirão mando eu, a Marta e o Marco. No Negocios só mando nos meus artigos.
Um abraço,
Ulisses
Quanto ao segundo parágrafo, sabes como eu tantas vezes tenho escrito sobre estas coisas. No Caldeirão mando eu, a Marta e o Marco. No Negocios só mando nos meus artigos.

Um abraço,
Ulisses
Os mercados reagem ás notícias inesperadas. Um chumbo do TC já é uma coisa tão habitual por cá que vai tendo impactos reduzidos.
Agora, se quiseres melhorar a qualidade do jornal de negócios como um todo podias meter uma cunha para não haver títulos como "Estimulos da FED impulsionam PSI-20". Será que a malta por aí sabe que não precisa de haver explicações para todos os movimentos diários da bolsa?
Agora, se quiseres melhorar a qualidade do jornal de negócios como um todo podias meter uma cunha para não haver títulos como "Estimulos da FED impulsionam PSI-20". Será que a malta por aí sabe que não precisa de haver explicações para todos os movimentos diários da bolsa?
- Registado: 14/6/2008 5:55
Ao longo das últimas semanas, não havia site, rádio ou jornal especializado que, quando falava da Bolsa portuguesa, não alertasse para os perigos do Tribunal Constitucional decretar algumas normas inconstitucionais e o forte impacto negativo que isso podia ter na Bolsa portuguesa. "Vem aí o bicho mau....".
Boa noite,
Como tinha referido, estava apreensivo relativo ao impacto na PIS20 de que todos esperávamos ( uma reacção, um impacto negativo).Não pelas noticias, mas pela minha própria mente, afinal estava errado..

Ao longo destas semanas, no Caldeirão muitos foram os participantes que explicaram como se movem verdadeiramente os mercados. Foram explicando que já todos estavam à espera dessa inconstitucionalidade decretada pelo Tribunal Constitucional e que, por isso, a Bolsa portuguesa não ia colapsar como por aí se dizia. Não foram 1, 2 ou 3 participantes. Foram muitos que, contagiados uns pelos outros e sensíveis à racionalidade das análises, foram escrevendo sobre isso, em contraciclo pelo que toda a Comunicação Social dizia.
E eu um pouco em "contraciclo" com participantes CB...

Hoje, o mercado mostrou o que tantos no caldeirão veio dizendo, contrariando o que na Imprensa especializada se dizia. Percebem porque tenho orgulho no Caldeirão?Percebem por que é que o Caldeirão é o maior fórum financeiro da história da Internet Portuguesa?Percebem por que digo que quem descobre e segue o Caldeirão fica com uma visão real do que é o mercado?
Os meus parabéns à contradição

Percebem, decerto.
Obrigado por fazerem do Caldeirão o que ele é hoje.
Não sendo muito participativo, muito agradeço ao CB, e obrigado Ulisses.
Boa noite e bom fdsemana
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Não querendo estragar a extensa, e certamente honesta, laudatória, penso que será avisado esperar pelas medidas "compensatórias" que o Governo deverá apresentar em breve.
Assim se verá quão alto é o "voo", assim se saberá se a "aterragem" não será violenta. Agora estamos a "borregar". Haja deus.
Assim se verá quão alto é o "voo", assim se saberá se a "aterragem" não será violenta. Agora estamos a "borregar". Haja deus.
- Registado: 9/11/2013 0:00
E, eu agradeço também ao Ulisses, pelas suas sábias palavras e aproveito para lhe desejar a ele e a todos os caldeireiros um Bom Natal e um Ano 2014 em grande!
Abraços
E, eu agradeço também ao Ulisses, pelas suas sábias palavras e aproveito para lhe desejar a ele e a todos os caldeireiros um Bom Natal e um Ano 2014 em grande!
Abraços
- Registado: 27/9/2010 17:20
Boa tarde,
sou mais um dos que participa pouco, mas que está mais ou menos atento ao que aqui se diz; no site anterior participava mais mas tive que criar um novo user com a migração para o novo site. A principal razão é porque muitos dos posts não merecem comentários e nos outros a qualidade dos posts é tão grande que um meu comentário não acrescentaria valor.
Seria injusto particularizar mas de uma forma geral obrigado aos participantes, em especial ao Ulisses; tenho aprendido imenso.
Obrigado e boas festas.
sou mais um dos que participa pouco, mas que está mais ou menos atento ao que aqui se diz; no site anterior participava mais mas tive que criar um novo user com a migração para o novo site. A principal razão é porque muitos dos posts não merecem comentários e nos outros a qualidade dos posts é tão grande que um meu comentário não acrescentaria valor.
Seria injusto particularizar mas de uma forma geral obrigado aos participantes, em especial ao Ulisses; tenho aprendido imenso.
Obrigado e boas festas.
- Registado: 4/9/2013 10:34
Embora não tenha participado muito no forum por falta de tempo, tento dentro dos possiveis acompanhar com visitas flach.
Também me orgulho de pertencer já a alguns anos a este forum do qual continuo a aprender.
Parabéns a todo e um abraço especial para o Ulisses.
Feliz Natal
JCC
Também me orgulho de pertencer já a alguns anos a este forum do qual continuo a aprender.
Parabéns a todo e um abraço especial para o Ulisses.
Feliz Natal
JCC
VirtuaGod Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Ao longo das últimas semanas, não havia site, rádio ou jornal especializado que, quando falava da Bolsa portuguesa, não alertasse para os perigos do Tribunal Constitucional decretar algumas normas inconstitucionais e o forte impacto negativo que isso podia ter na Bolsa portuguesa. "Vem aí o bicho mau....".[...]
Ficaste mesmo orgulhosoA forma como escreveste transmite imenso isso. Depois de tanto tempo a ler-te e passares uma visão calma e isenta até me espanto quando leio algo escrito com tanto entusiasmo.
Parece-me que estão todos de parabéns, participantes e moderadores (que no fundo tb são participantes)!!

cumprimentos...
Sou dos que bebem ensinamentos no Caldeirão há já alguns anos, embora só recentemente tenha ganho coragem para postar. De facto, o Caldeirão mudou a minha forma de olhar para os mercados e é graças aos caldeireiros que passei dum investidor "buy and hold" e "construtor de preços médios" para alguém que já naõ se apaixona pelas acções e que é capaz cortar perdas!
Sei que a minha contribuição é muito pobre quando comparada com as principais figuras deste forum. A melhor forma de eu expressar o meu reconhecimento por aqueles que desde o primeiro contacto me deixaram espantado com a forma humilde, desinteressada e cordial com que colocam os seus conhecimentos ao serviço desta comunidade, seria conseguir um dia contribuír para a mesma com uma fracção apenas de todas estas qualidades. Aos fantásticos moderadores Ulisses, Marco e Pata, os meus agradecimentos, naturalmente extensíveis a todos os outros participantes.
Abraço para todos e Bom Natal!
Sei que a minha contribuição é muito pobre quando comparada com as principais figuras deste forum. A melhor forma de eu expressar o meu reconhecimento por aqueles que desde o primeiro contacto me deixaram espantado com a forma humilde, desinteressada e cordial com que colocam os seus conhecimentos ao serviço desta comunidade, seria conseguir um dia contribuír para a mesma com uma fracção apenas de todas estas qualidades. Aos fantásticos moderadores Ulisses, Marco e Pata, os meus agradecimentos, naturalmente extensíveis a todos os outros participantes.
Abraço para todos e Bom Natal!
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Apesar de apenas estar registado há pouco tempo, já sou um assíduo leitor deste fórum há vários anos.
E, mesmo não pondo em causa que as análises técincas regulares são, sem dúvida, uma importante mais-valia, a grande lição que eu venho apreendendo aqui é esta serenidade, esta forma de analisar os acontecimentos concretos com algum distanciamento, em detrimento de uma abordagem "a quente".
Era algo que eu não possuía antes de começar a ler o que muitos de vocês aqui escrevem.
Por isso, o meu obrigado, com especial destaque para os moderadores, até pela paciência que me parece que vão precisando cada vez mais.
Um abraço a todos, um Feliz Natal e um 2014 a concretizar o que 2013 pareceu prometer.
Kuzco2013.
E, mesmo não pondo em causa que as análises técincas regulares são, sem dúvida, uma importante mais-valia, a grande lição que eu venho apreendendo aqui é esta serenidade, esta forma de analisar os acontecimentos concretos com algum distanciamento, em detrimento de uma abordagem "a quente".
Era algo que eu não possuía antes de começar a ler o que muitos de vocês aqui escrevem.
Por isso, o meu obrigado, com especial destaque para os moderadores, até pela paciência que me parece que vão precisando cada vez mais.
Um abraço a todos, um Feliz Natal e um 2014 a concretizar o que 2013 pareceu prometer.
Kuzco2013.
- Registado: 24/6/2009 17:31
Ulisses Pereira Escreveu:Ao longo das últimas semanas, não havia site, rádio ou jornal especializado que, quando falava da Bolsa portuguesa, não alertasse para os perigos do Tribunal Constitucional decretar algumas normas inconstitucionais e o forte impacto negativo que isso podia ter na Bolsa portuguesa. "Vem aí o bicho mau....".[...]
Ficaste mesmo orgulhoso

Parece-me que estão todos de parabéns, participantes e moderadores (que no fundo tb são participantes)!!

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
@Ulisses
Curiosamente, ontem comentava com o Sniper no tópico das Obrigações, a influência deste fórum nos investimentos e indirectamente nos mercados. Principalmente em activos com pouca liquidez, como por exemplo, algumas obrigações. E que seria interessante, um artigo teu, sobre a temática, os fóruns ou redes sociais e as suas influencias nos investimentos e mercados.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77300&p=1080713#p1080696
Curiosamente, ontem comentava com o Sniper no tópico das Obrigações, a influência deste fórum nos investimentos e indirectamente nos mercados. Principalmente em activos com pouca liquidez, como por exemplo, algumas obrigações. E que seria interessante, um artigo teu, sobre a temática, os fóruns ou redes sociais e as suas influencias nos investimentos e mercados.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77300&p=1080713#p1080696
Rick Lusitano Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:@sniper, já pensastes que por tu estares interessado, que pode provocar interesse em outros investidores? Como descobres as pérolas escondidas no fundo do mar.
A banca está sempre a enviar informação sobre as mais recentes recomendações de compra e com preços alvos de vários ativos, eu sou só um Zé povinho a dizer que em minha opinião este ou outro activo é interessante, como outros que dizem que BAIF ou BCP é que é
Não sejas modesto.![]()
Eu como leigo na matéria das obrigações, comparado contigo, não me importava nada ter formação sobre obrigações contigo. E decerto que haveria mais interessados. "101 Bonds" by Sniper.
Assim, já podia analisar as opções das várias obrigações. Podias fazer "As recomendações do Sniper". Ou então certificavas as obrigações, com o selo de "Sniper Approved".
Agora mais a sério, duvidas que quem lê alguns comentários, incluindo os teus, que não investe nesses activos? Eu não duvido disso, todos nós, uns mais que outros, acabam por influenciar os investimentos e por conseguinte os mercados. Para além da publicidade gratuita aos intermediários financeiros que fazemos. Seria um artigo interessante para o Ulisses, sobre esta temática, os fóruns ou redes sociais e as suas influencias nos investimentos e mercados.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Posso testemunhar que este local é o espaço onde se pode recolher informação de primeira linha. Há vários foristas que são experts na matéria para não falar dos moderadores que são excepcionais nos conselhos e nas "reguadas" quando é necessário. Aqui no caldeirão, a informação é grátis sendo necessário somente alguma filtração, espírito crítico e vontade de aprender. Bem hajam a todos em especial ao mestre ULISSES.
viva a vida k vai passar mt tempo morto
- Registado: 5/11/2002 0:54
Sem dúvida...
O caldeirão é um espaço de partilha fantástico ao qual me orgulho de pertencer.
Quem cá anda há algum tempo sabe muito bem filtrar os utilizadores que são de facto uma mais-valia para todos.
Obrigado e Bom Natal!
O caldeirão é um espaço de partilha fantástico ao qual me orgulho de pertencer.
Quem cá anda há algum tempo sabe muito bem filtrar os utilizadores que são de facto uma mais-valia para todos.

Obrigado e Bom Natal!
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Obrigada, nós, Morinni 

Caro Ulisses,
ao ler este post lembrei-me daquele outro intitulado "Inconstitucional? Sim, sei eu, sabes tu, sabemos nós"!
Afinal de contas, se os mercados forem eficientes, como muitos teóricos defendem, os chumbos dos tribunais constitucionais, ou as retiradas de estímulos da FED não afetam os mercados no dia em que se concretizam, pois já toda a gente está à espera que aconteçam.
Aproveito para desejar um bom Natal a todos os caldeireiros.
ao ler este post lembrei-me daquele outro intitulado "Inconstitucional? Sim, sei eu, sabes tu, sabemos nós"!
Afinal de contas, se os mercados forem eficientes, como muitos teóricos defendem, os chumbos dos tribunais constitucionais, ou as retiradas de estímulos da FED não afetam os mercados no dia em que se concretizam, pois já toda a gente está à espera que aconteçam.
Aproveito para desejar um bom Natal a todos os caldeireiros.
Parabéns ao caldeirão e aos caldeireiros!
Já aprendi mto por cá.
Feliz Natal a todos.

Feliz Natal a todos.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Abraço Ulisses
-- todos temos orgulho em estar contigo no Caldeirão.
Bom Natal e que cá continuemos para o ano
-- todos temos orgulho em estar contigo no Caldeirão.
Bom Natal e que cá continuemos para o ano
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Tambem tenho que agradecer ao caldeirao...com ele aprendi muito, mudou claramente a minha forma de ver o mercado e de negociar. E à medida que continuo a ler opnioes vejo q ha sempre algo mais para aprender...por isso é q gosto de ler todos os dias opnioes aqui e comentarios...
Espero que continue por muito mais, para que eu e outros investidores possam apreder e partilhar expriencias construtivas.
Obg
Espero que continue por muito mais, para que eu e outros investidores possam apreder e partilhar expriencias construtivas.
Obg
Abraços
Percebo perfeitamente, Ulisses!!
Não sou muito de participar, mas desde que descobri o Caldeirão e depois mais tarde que me inscrevi,
aprendi (e continuo a aprender!!) muito sobre os mercados e não só!...
O Caldeirão é um verdadeiro espaço de partilha, uma espécie de farol que só não se orienta por ele quem não quer!
Obrigado Ulisses, Pata e Marco, assim como aos restantes Caldeireiros por este espaço fantástico!!
Bons negócios a todos!
Abraço,
morinni
Não sou muito de participar, mas desde que descobri o Caldeirão e depois mais tarde que me inscrevi,
aprendi (e continuo a aprender!!) muito sobre os mercados e não só!...
O Caldeirão é um verdadeiro espaço de partilha, uma espécie de farol que só não se orienta por ele quem não quer!

Obrigado Ulisses, Pata e Marco, assim como aos restantes Caldeireiros por este espaço fantástico!!
Bons negócios a todos!
Abraço,
morinni
- Registado: 27/12/2006 9:44
Apesar de já acompanhar o Caldeirão há muitos anos, só recentemente decidi registar-me e pontualmente escrevo umas coisas…
A única coisa que posso dizer é que, por experiência própria, tudo isso que escreveste nos últimos parágrafos é para mim de meridiana clareza.
Tenho uma fase de investimento pré-Caldeirão com resultados médios, de buy & holds motivados por simples ignorância que acabaram por não ser desastrosos porque a passagem do tempo proporcionou recuperações, e uma segunda fase, desde 2007, completamente diferente. Em gestão do risco, em acompanhamento de tendências em vários time-frames, em vários aspectos de análise técnica, eu sei lá… E a experiência acumulada de todos os utilizadores, a experiência…
Se alguém pretende dedicar-se aos mercados financeiros, que pense duas vezes antes de se inscrever numa pós-graduação, é o melhor elogio que aqui posso deixar ao Caldeirão.
Um abraço
A única coisa que posso dizer é que, por experiência própria, tudo isso que escreveste nos últimos parágrafos é para mim de meridiana clareza.
Tenho uma fase de investimento pré-Caldeirão com resultados médios, de buy & holds motivados por simples ignorância que acabaram por não ser desastrosos porque a passagem do tempo proporcionou recuperações, e uma segunda fase, desde 2007, completamente diferente. Em gestão do risco, em acompanhamento de tendências em vários time-frames, em vários aspectos de análise técnica, eu sei lá… E a experiência acumulada de todos os utilizadores, a experiência…
Se alguém pretende dedicar-se aos mercados financeiros, que pense duas vezes antes de se inscrever numa pós-graduação, é o melhor elogio que aqui posso deixar ao Caldeirão.
Um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Boas Festas a todos
Uns mais participativos outros menos .
Obrigado Ulisses e aos outros moderadores pela possibilidade de partilha de ideias e diversos pontos de vista
Um abraço
Uns mais participativos outros menos .
Obrigado Ulisses e aos outros moderadores pela possibilidade de partilha de ideias e diversos pontos de vista
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 13:17
O Caldeirão voa com o Tribunal Constitucional
Ao longo das últimas semanas, não havia site, rádio ou jornal especializado que, quando falava da Bolsa portuguesa, não alertasse para os perigos do Tribunal Constitucional decretar algumas normas inconstitucionais e o forte impacto negativo que isso podia ter na Bolsa portuguesa. "Vem aí o bicho mau....".
Ao longo destas semanas, no Caldeirão muitos foram os participantes que explicaram como se movem verdadeiramente os mercados. Foram explicando que já todos estavam à espera dessa inconstitucionalidade decretada pelo Tribunal Constitucional e que, por isso, a Bolsa portuguesa não ia colapsar como por aí se dizia. Não foram 1, 2 ou 3 participantes. Foram muitos que, contagiados uns pelos outros e sensíveis à racionalidade das análises, foram escrevendo sobre isso, em contraciclo pelo que toda a Comunicação Social dizia.
Hoje, o mercado mostrou o que tantos no caldeirão veio dizendo, contrariando o que na Imprensa especializada se dizia. Percebem porque tenho orgulho no Caldeirão? Percebem por que digo que quem descobre e segue o Caldeirão fica com uma visão real do que é o mercado? Percebem por que é que o Caldeirão é o maior fórum financeiro da história da Internet Portuguesa?
Percebem, decerto.
Um abraço,
Ulisses
Hoje, o mercado mostrou o que tantos no caldeirão veio dizendo, contrariando o que na Imprensa especializada se dizia. Percebem porque tenho orgulho no Caldeirão? Percebem por que digo que quem descobre e segue o Caldeirão fica com uma visão real do que é o mercado? Percebem por que é que o Caldeirão é o maior fórum financeiro da história da Internet Portuguesa?
Percebem, decerto.
Um abraço,
Ulisses
25 mensagens
|Página 1 de 1