Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic: Certificado Energético

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off Topic: Certificado Energético

por protar » 10/12/2013 17:38

Posso responder sem problemas,mas antes disso gostaria de saber então qual a razão para o tal certificado.Que vantagem tem?Como é atribuído?Medem as paredes ou fazem buracos para ver se tem isolamento e que tipo.Esferovite,lã de rocha ou vidro,que espessura,com caixa de ar,e....?As janelas são com vidro simples,duplo ou quê?São de madeira ,alumínio ou PVC?

Se eu Vender a minha casa construida em 2001 ,quando nem se falava nisso,como é que agora me exigem um certificado energético para a vender?Qual a justificação?

Em países onde o clima é tão frio que é sempre necessário isolamento.Mas isolamento a sério e não como o que se vê cá.

Então eu se quiser comprar casa,ou simplesmente alugar quero saber se a dita preenche todos os requisitos de um isolamento térmico que não me faça tremer dentro de casa.Ora para isso tenho que saber se depois de a comprar ou alugar tenho que gastar mais dinheiro no isolamento ou aquecimento.Assim posso fazer contas à minha vida.Antes de assinar.

Quando os requisitos não me satisfaçam ,simplesmente não compro ou não alugo e assim tenho margem de negociação.Simples não é?

Pois ,mas tenho a certeza que em Pt não é assim.Ou estou enganado?Pode ser.

E talvez tenha mesmo que pedir um certificado para a minha casa.

Inté

Registado: 20/3/2010 21:27

por Nico » 10/12/2013 11:47

Registado: 23/4/2007 13:05

por dublin41 » 10/12/2013 10:57

Bom dia,

sou perita em Certificação e posso dizer que o valor é um bocadinho superior à média...

Dentatus, não queres explicar como se processa na Alemanha? Fiquei curiosa!

Quanto ao Job for the boys...não me identico em nada com essa afirmação...nem mesmo se fosse Job for the girls!!!

Cumpts

Registado: 10/12/2013 10:53

por protar » 10/12/2013 9:47

Boas,
Mais uma medida para sacar algum dinheiro.Até parece que estas medidas são feitas para beneficiar as pessoas e não só alguns bolsos.
Só para ter uma ideia,esta medida também existe na Alemanha,só que lá , custa 119€ e faz realmente algum sentido que não vou explicar.Agora aqui?
A isto chama-se Jobs for the boys.

Inté

Registado: 20/3/2010 21:27

por Elias » 9/12/2013 23:05

Certificado energético já é obrigatório nas casas à venda. Maior parte ainda não o tem
09/12/2013 | 09:02 | Dinheiro Vivo

A maioria dos 400 mil imóveis que estão à venda em Portugal neste momento ainda não têm o certificado de eficiência energética, dizem os agentes do mercado imobiliário, o que significa que tanto os proprietários como as mediadoras que os estão a publicitar não estão a cumprir a lei e arriscam mesmo ser multados.

Em causa está a transposição de uma diretiva europeia que entrou em vigor a 1 de Dezembro e obriga a ter um certificado quando se coloca a casa à venda ou para arrendamento e não apenas quando se efetiva a venda da casa, como até agora. Além disso, a nova lei define que haverá fiscalizações e, se os imóveis não tiverem certificado, serão aplicadas multas que podem ir dos 250 aos 370 euros para os particulares e dos 2500 aos 45 mil euros para as empresas.

Na Era de Olhão, por exemplo, “das 1300 casas para venda, apenas 31 tem o certificado e estão a pagá-lo em prestações”, contou ao DN/Dinheiro Vivo, o responsável da agência Sérgio Guerreiro, que se viu obrigado a tirar do site os imóveis sem certificado para não ser multado. Isto porque as coimas são para o proprietário do imóvel, mas também para a empresa que o publicita, como uma mediadora ou até um jornal.

As operadoras estão, por isso, a reforçar os contactos com os clientes para que eles tirem o certificado, contudo, não só se sente “um total desconhecimento da parte dos proprietários”, diz o administrador da Century 21, Ricardo Sousa, como “70% a 80% das pessoas estão a dizer que não vão fazer nada”, refere, por sua vez, o presidente da APEMIP, Luís Lima.

“Muitas famílias não têm agora 200 ou 300 euros para dar por um certificado energético e o que vai acontecer é que acabam por tirar as casas do mercado”, repara o diretor-geral da Era, Miguel Poisson. “Nós falamos com as pessoas, mas elas dizem que não pagam mais nada, até porque muitas delas já estão a vender a casa porque estão aflitas”, comentou ainda Sérgio Guerreiro.

É por isso que, além de sensibilizar e informar os clientes, as mediadoras estão também a criar formas de os apoiar. Na Era, por exemplo, é possível pagar o certificado a prestações e sem juros. E a Century 21 oferece o certificado a quem colocar a sua casa à venda em exclusivo na empresa.

Contudo, repara o diretor-geral da Adene, Filipe Vasconcelos, “é um erro ver esta exigência como um mero encargo adicional. As casas com certificação vendem-se melhor e mais rapidamente e valoriza-os em 15%, o que compensa o investimento prévio que é necessário fazer”.

Fiscalizações já este mês?

Na prática, neste momento, é como se uma grande parte do mercado imobiliário estivessem em incumprimento e à espera de uma fiscalização que não se sabe exactamente quando virá. Segundo o diretor-geral da Adene, a entidade que está a desenvolver este processo e que emite os certificados, as açoes que têm estado a ser desenvolvidas nos edifícios de escritórios e serviços vão ser alargadas às casas ainda neste mês.

Contudo, em declarações via e-mail fornecidas ao DN/Dinheiro Vivo, o dirigente não foi claro se esta fiscalização é apenas para as casas colocadas para venda e/ou para arrendamento ou se é para o mercado todo.

“O trabalho da Adene é contínuo e tem a sua maior expressão na verificação da existência e qualidade do certificado. Veja-se a mais recente ação junto das empresas do PSI-20 que vamos alargar, ainda em Dezembro, a outros grandes edifícios de serviços e ao mesmo tempo fiscalizar também o mercado da certificação na habitação”, disse. Mas acrescentando que “o importante é continuar a certificar no sentido de dar cumprimento à legislação”.

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... tml?page=0

Registado: 5/11/2002 12:21

por jcms » 13/7/2010 13:05

Fala nas agencias imobiliarias pode ser que arranjes mais barato.

Registado: 29/11/2007 4:08

melhor preço em certificação

por arqui » 13/7/2010 12:47

O melhor preço em certificação foi em classe-energetica.com

Registado: 9/6/2008 11:01

por JCS » 12/7/2010 23:11

Marco Martins Escreveu:Boa tarde,

dado que estou a pensar vender a casa, pedi recentemente um orçamento para um certificado energético para um apartamento com menos de 100m^2 e o valor que me propuseram foi de 215€.

Sabem-me dizer se é caro ou não?
(na minha opinião é um roubo... mas queria um termo de comparação)

Afinal de contas para que serve este certificado? O cliente é obrigado a corrigir alguma coisa?

obrigado.

O valor está dentro dos preços (até ligeiramente abaixo para ser sincero). O certificado serve para que fique registado a "eficiência energética" da habitação (como no cado dos electrodomésticos) do tipo consumo A, B, C, D etc...

Tem a ver com o tipo de contrução (paredes duplas ou não), caixilharias (vidro duplo ou não), electrodomésticos presentes (se são eficientes ou não), orientação solar, áreas vidradas etc, etc.

PS: Isto é daqueles negócios que o estado cria por decreto e que é uma "treta de todo o tamanho"... Se se quiser põe-se uma habitação "classe D" a ser "classe A"... pelo que se vê a credibilidade da medida (mas isto sou eu a falar que já vi muita coisa neste país...)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Off Topic: Certificado Energético

por Marco Martins » 12/7/2010 22:34

Boa tarde,

dado que estou a pensar vender a casa, pedi recentemente um orçamento para um certificado energético para um apartamento com menos de 100m^2 e o valor que me propuseram foi de 215€.

Sabem-me dizer se é caro ou não?
(na minha opinião é um roubo... mas queria um termo de comparação)

Afinal de contas para que serve este certificado? O cliente é obrigado a corrigir alguma coisa?

obrigado.

Registado: 7/4/2007 17:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 376 visitantes