Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SÓ GRÁFICOS!! (Indicadores Economicos VS Evolução Bolsas)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: SÓ GRÁFICOS!! (Indicadores Economicos VS Evolução Bolsas

por ruimiguelalmeida » 4/10/2013 1:16

Obrigado Muhammad3010 pelo contributo.
Espero que tenha tido boa nota na Tese que apresentou.
Relamente é interessante, mas de facto como diz no seu comentário, é muito difícil fazer uma relação directa entre posts de demonstração de felicidade feitos em rede sociais e retornos dos mercados..Há muitas variáveis nestes estudos que incidem nestas bases e que poderão fazer com que a sua sustentabilidade e credibilidade seja relativizada..

Cumpts
Cumpts,
Rui Almeida

Registado: 20/10/2009 14:13

por Muhammad3010 » 3/10/2013 16:56

O que se pretenderia era chegar a uma destas conclusões:
*A felicidade ontem, influencia os retornos hoje
*A felicidade hoje, influencia os retornos hoje
*Os retornos é que influenciam a felicidade hoje ou amanhã

Registado: 20/6/2010 13:06

por Muhammad3010 » 3/10/2013 16:53

Um estudo que ainda está por concluir (devido à forma como os dados são colectados), é a relação entre a Felicidade das pessoas e os Retornos nos mercados Financeiros.
Várias variáveis explicativas têm sido usadas para designar a variável "Felicidade", mas nenhuma fez tanto sentido como utilizar o Facebook: posts e comentários fazendo um rastreio das palavras mais utilizadas pelos utilizadores. ex: aparecer a palavra "Contente" mostraria Felicidade, ao passo que aparecer uma asneira "*****" inidicaria Infelicidade (será que sim???)

Esse indicador do Facebook pode ser construído de forma Binária ou de Forma a que seja gerada uma escala de felicidade, i.e. um índice que varie diariamente de acordo com os níveis de felicidade observados. Esta última forma parece ser a mais razoável para avaliar o binário de retorno do dia no mercado financeiro, do dia anterior, ou do dia seguinte, mas não serve de comparativo directo com um índice bolsista - Para este último teria que ser feito um algoritmo tipo Moving Average que permitisse gerar valores normalizados em relação aos valores obtidos aos dias anteriores.

Isto para dizer que o gráfico que vou mostrar ainda não é totalmente conclusivo, mas que futuros estudos podem chegar a conclusões bastante melhores. Este foi um dos tópicos que ponderei para fazer a minha tese de Mestrado mas pareceu-me arriscado em termos de conclusões nada relevantes.

As imagens são deste site:
http://www.cxoadvisory.com/16248/sentim ... predictor/

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 20/6/2010 13:06

por Mikito » 3/10/2013 8:34

Partilho esta noticia, com análise ao actual momento nos eua.

http://www.cnbc.com/id/101081073

Abraço

Registado: 6/5/2011 17:13

por ruimiguelalmeida » 3/10/2013 1:39

Obrigado fernmato pelo contributo.
Na verdade há muitos anos que não tinhamos um saldo externo positivo..É notório no gráfico que desde que a troika entrou em Portugal, a linha do gráfico subiu bastante.isto leva-nos a várias teorias..
Uma delas - e acredito que muito impopular para a maioria das pessoas - é que a troika devia "montar a barraca" no nosso País e ficar por cá uns anos..
Eu não sei se seria melhor ser a troika ou uma outra entidade que regulasse as nossas contas internas, mas cada vez que vejo a nossa classe politica falar, me convenço mais que aos olhos dos investidores internacionais, essa medida seria muito bem recebida por eles..
A verdade é que nós não somos bons gestores! Somos umas donas de casa muito mal organizadas que não consegue explicar ao povo português o mais elementar de gestão...quem ganha 100 não pode gastar 120...senão um dia estoira...

Um Abraço
Cumpts,
Rui Almeida

por matos_1 » 2/10/2013 22:09

almeidarui,

Gostei da iniciativa. Sou um daqueles que acha que uma imagem vale por mil palavras. Permitem tirar conclusões e identificar relações de uma forma bastante direta.

Deixo aqui o meu primeiro contributo.

Imagem

Sado Externo de Bens e Serviços - 2ºT 2013

Fala-se muito no contributo do saldo externo para o processo de ajustamento da economia portuguesa. Apenas recentemente foi possível a economia Portuguesa equilibrar o saldo externo. Agora toca a todos aqueles euros que mandamos para o exterior durante os últimos 15+ anos...
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por ruimiguelalmeida » 2/10/2013 10:30

Obrigado MAV8,
De facto a intenção é criar aqui um "banco" de gráficos com indicadores macro-económicos que poderão ser consultados a qq momento.

PS: Para quem gosta de ornitologia como eu, o pintassilgo é um espetáculo :D
Cumpts,
Rui Almeida

por MAV8 » 2/10/2013 2:07

É com agrado que vejo este post, muitas vezes as questões são discutidas noutros post's e há sempre dados que não são iguais nos dois lados da discução, por exemplo: evolução do defice externo, evolução da divida/pib, divida em valor absoluto, etc...

Assim espero que este venha a ser um bom local para vir buscar dados atualizados, que nem sempre são fáceis de encontrar.

ps. Rico Pintassilgo

Registado: 10/11/2006 10:43

SÓ GRÁFICOS!! (Indicadores Economicos VS Evolução Bolsas)

por ruimiguelalmeida » 2/10/2013 1:46

Boa Noite,
Não sei se haverá algo do género, mas de facto procurei e não encontro um tópico onde só haja gráficos comparativos que mostrem e relacionem indicadores económicos com comportamentos bolsistas.
O intuito é que, quando se posta alguma coisa, se coloquem sempre 2 gráficos e se discuta a correlação possível entre eles.. (p.ex: evolução PIB últimos anos VS evolução divida externa; evolução taxa desemprego VS comportamento PSI; Gráfico exportações VS crescimento económico; etc..)

Coloco os primeiros 2 gráficos com um indicador que eu considero ser o mais importante (yelds 10 anos) para a evolução das ações do PSI, mais concretamente as da banca (onde tenho posição):
Anexos
Juros 10 anos.jpg
evolução juros 10 anos PT
Juros 10 anos.jpg (26.05 KiB) Visualizado 1590 vezes
gráfico BES.jpg
evolução cotação BES
Editado pela última vez por Visitante em 2/10/2013 2:21, num total de 1 vez.
Cumpts,
Rui Almeida

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: smog63 e 129 visitantes