Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porque é o mercado cruel?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 12/4/2013 22:30

Pois é Virtuagod, tudo é possivel acontecer.

Dando seguimento ao meu outro comentário do mercado PSI20 e dos tipos que compram quando o fecho semanal fica acima da MM20, é caso para dizer que esta semana o fecho ficou mesmo sobre a MM20 e com positividade em MACD e DMI. Só por si isso não chega. Seria preciso um fecho mesmo acima da MM20.

No diário, ainda não foi criado um sinal claro de compras e quando toda gente pensava que o gráfico ia à MM200 tudo deu para cima, mas ainda assim é ainda um movimento não esclarecedor. Por isso mantenho-me neutro no indice.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (18.01 KiB) Visualizado 2085 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: Porque é o mercado cruel?

por VirtuaGod » 11/4/2013 23:30

EuroVerde Escreveu:Virtuagod referes algo parecido com isto

Não falhaste muito com uma queda de 2100 para 1400, mas no teu gráfico demora demasiado tempo para me assustar. Eu digo mesmo de um dia para o outro, o que no teu gráfico seria uma linha completamente vertical!

O meu medo é uma queda superior a 15% numa única sessão.

Edit: Só agora reparei. Sim, parecido com isso. Não tinha reparado na queda logo no inicio até 1200.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por EuroVerde » 11/4/2013 22:02

VirtuaGod Escreveu:
Rosario2008 Escreveu:Porque é o mercado cruel?
Ameaçou com quedas brutais e agora sobe assim quando tanta gente vendeu...
E pelo que dizem os Analistas técnicos pode agora estar para subir e durar...

Eu acho-o bastante simpático normalmente. Até está em máximos e tudo, que pode uma pessoa pedir mais? :wink: Só tenho medo que tenha um ataque de bipolaridade como em '87.

Virtuagod referes algo parecido com isto:

Em que seja possivel um curto periodo durante 2013 abaixo dos minimos de 2012?
-Aí poucos investem.

Eu também defendo que um crash seria óptimo para os EUA continuarem a dominar como potência mundial e se desendividarem a longo prazo.
Anexos
S&P 500 INDEX.png
S&P 500 INDEX.png (19.53 KiB) Visualizado 2396 vezes

Re: Mercado cruel

por VirtuaGod » 11/4/2013 0:25

Clinico Escreveu:"Confia mais no tempo do que no timing"

8-) 8-) 8-) :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 11/4/2013 0:24

Eu acho-o bastante simpático normalmente. Até está em máximos e tudo, que pode uma pessoa pedir mais? :wink: Só tenho medo que tenha um ataque de bipolaridade como em '87.

Re: Mercado cruel

por marijon2 » 10/4/2013 22:30

Clinico Escreveu:Rosário, uma das razões da crueldade do mercado é estarmos a vivê-lo em times frames curtos, numa altura de volatilidade, e querermos aproveitar cada movimento para cima ou para baixo.

Se, por exemplo, delinear um objectivo a um ano e se nesse ano o activo se valorizou 30% (supondo), que importa se durante esse ano ele caiu 60% e subiu 90%? Mas se for em time frames mais curtos, errou a descida dos 60% e convencido que o activo ía descambar, perdeu a subida de 90%!..o mercado foi cruel...

Muitos dictums se referem a este facto. O Buffet dizia que se deveria formar uma boa carteira e fechar o computador durante 10 anos!

O livrinho da sabedoria, que nunca mais actualizei, diz tambem que "cemeça a investir agora. Não te preocupes se o mercado está alto ou baixo. Confia mais no tempo do que no timing"

Abraço
Clinico

Grande verdade Clinico :)

Hoje em dia tenho uma carteira para a valorização a longo prazo (3-5 anos) com cerca de 90% do capital. Com os restantes 10% faço umas especulações de curto prazo, com CFDs e TWs.

Rosário

Para quem tem outra profissão é preferível adoptar posições mais calmas :wink:

Não desanimes e melhor estratégia para a próxima. :roll:

Bjs e boa sorte

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

Força!

por latrinaxxl » 10/4/2013 22:26

É um sentimento profundo de angustia que se sente naquelas alturas em que se perdeu muito, vendeu-se e parece que os mercados/ a bolsa/ os "tubarões"/ os manipuladores/ os especuladores (etc) começam a comprar e tudo sobe enquanto ficamos estupefactos sem saber o que fazer e completamente anulados face aquele verde que corre nos monitores.
É necessário parar, aprender, aprender, começar com desejos cada vez menores em relação à bolsa, aprender, olhar para muitos gráficos, errar, aprender...
Eu estou quase perfeito, mais uns 40-50 anos disto e ninguém me para :mrgreen: .
Só para rematar: força e se queres mesmo investir na bolsa, investe algum tempo nisto e não desistas (nem tentes obter vingança em relação ao que perdeste na bolsa, vais perder ainda mais).

Registado: 15/2/2010 20:30

Mercado cruel

por Clinico » 10/4/2013 21:47

Rosário, uma das razões da crueldade do mercado é estarmos a vivê-lo em times frames curtos, numa altura de volatilidade, e querermos aproveitar cada movimento para cima ou para baixo.

Se, por exemplo, delinear um objectivo a um ano e se nesse ano o activo se valorizou 30% (supondo), que importa se durante esse ano ele caiu 60% e subiu 90%? Mas se for em time frames mais curtos, errou a descida dos 60% e convencido que o activo ía descambar, perdeu a subida de 90%!..o mercado foi cruel...

Muitos dictums se referem a este facto. O Buffet dizia que se deveria formar uma boa carteira e fechar o computador durante 10 anos!

O livrinho da sabedoria, que nunca mais actualizei, diz tambem que "cemeça a investir agora. Não te preocupes se o mercado está alto ou baixo. Confia mais no tempo do que no timing"

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Qualnhick » 10/4/2013 20:11

EuroVerde Escreveu:Eu próprio ...

Eu aposto mais numa evolução assim ... não sei, parece-me que fica mais bonito ...
Alem do mais a minha previsão é muito mais completa que a tua, inclui evolução de volumes e tudo ...

Imagem

Registado: 19/12/2002 2:50

por jrnabolsa » 10/4/2013 19:43

Rosario2008, se for mesmo para subir tem muito tempo para entrar e ganhar muito dinheiro. Enquanto que alguns, apesar de estar dentro, têm que esperar até chegar a recuperar o perdido e só depois começar a ganhar. Outros, souberam sair/esperar para entrar numa altura mais prudente. Outros, ganharam dinheiro com as quedas e ganham agora com as subidas. No entanto, nos últimos meses não foi fácil, com toda a certeza, nem para "touros" nem para "ursos". Isto porque, não há ainda uma direcção bem definida. Sendo contudo, um excelente sinal a reacção ao suporte dos 5500 do PSI.
Apenas a opinião de alguém que quer aprender e que já se escaldou muitas vezes. É com os erros que melhor se aprende. Cumprimentos

Registado: 4/1/2010 15:57

por Quico » 10/4/2013 19:20

Priceless! :mrgreen:

EuroVerde Escreveu:Imagem
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por EuroVerde » 10/4/2013 18:58

Eu próprio no PSI20 só aproveitei estar dentro de Julho a Novembro, depois o mercado tinha dado um outro sinal de compra já em Dezembro mas eu não acreditei e fui contra o meu sistema e deixei de ganhar aquele movimento Dezembro-Fevereiro.

Existe pessoas que têm a seguinte estratégia: só fazem trades às 2ªfeiras e esperam sempre pelo fecho semanal da 6ªfeira que é para terem o fim de semana para pensar e reflectir no que o mercado faz. Eles compram apenas quando no gráfico semanal exista uma vela com fecho acima da MM20 servindo o SAR de stop.

Hoje, por exemplo, o nosso PSI20 fechou o dia com o gráfico semanal já acima da MM20 mas isso não quer dizer nada para já! O que interessa é o fecho do final da semana que é 6ªfeira proxima. Caso feche a semana ao nivel d'hoje, então há quem faça uma compra para 2ªfeira com stop na SAR ou stop nos últimos minimos.

Esta estratégia simples é frequentemente usada, mas eu já não a sigo, não por não dar resultados, mas porque cheguei à conclusão que a estratégia do meu actual sistema é de longe bastante melhor.

Eu neste momento ainda não tenho a convicção dum sinal claro que possa vir aí um outro qualquer movimento bull, mas posso sempre imaginar e publicar como seria.

Nós no PSI20 ainda estamos abaixo do nivel antes da TROIKA. Este minimo feito projecta sempre o estado economico para 6-9meses proximos.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.06 KiB) Visualizado 3134 vezes

por ivopinto » 10/4/2013 18:22

Sou mais um que esteve quase a duvidar da minha visão bullish do mercado.

Não querendo ofender quem saltou fora, eu aguentei-me dentro com a convicção de que estas últimas 2 semanas foram um abanar de mãos fracas (tal como já li aqui no fórum). No entanto, caso tivesse quebrado o tão famoso suporte em torno dos 5550/5700, eu também tinha saído...

Registado: 30/8/2012 15:20

por MarcoAntonio » 10/4/2013 18:19

A volatilidade traduz incerteza. O pico de volatilidade dos últimos dias é o reflexo dos altos níveis de incerteza no mercado nacional nos últimos dias por certo relacionados com a decisão do TC que estava para sair (e entretanto saiu) e os reflexos no Governo, na política económica e por arrasto na economia do país.

O mercado parece ter antecipado maiores ondas de choque da decisão. Não houve demissão do Governo (nem uma remodelação sequer) e o discurso foi o de que não existiria subida de impostos e que o caminho era (basicamente) continuar a reestruturação do Estado (cortes na despesa) a um ritmo ainda mais acelerado.

Os juros tb reagiram bem a este desfecho (ou por outra, pelo menos não reagiram mal ao chumbo do TC).

Agora, as cotações corrigem do que terá sido um excesso de receios por parte dos investidores que não se traduziram para já em nada de facto.

Naturalmente, neste processo, o mercado (composto pelo conjunto de todos os investidores) não está importado com os sentimentos individuais dos investidores ou as suas situações individuais de investimento, quem está de fora ou quem está dentro é irrelevante para o mercado. Ele reflecte apenas a actuação de uma massa de individuos e essa massa de individuos esteve a gerir expectativas num período de particular incerteza (que se reflectiu numa elevada instabilidade nas cotações).

Para quem foi apanhado "em falso" nestes movimentos, é escusado ficar muito tempo a pensar nisto (se se perdeu a subida ou deixou de perder, agora não há nada a fazer). Antes pelo contrário, serenamente, o que os investidores devem fazer é planear o futuro cuidadosamente. Organizar a sua estratégia com vista ao futuro em lugar de apenas estar a reagir ao momento actuando conforme o lado para que o vento está virado (sem estratégia, sem planeamento, assim como quem vai atrás dos outros de forma impulsiva sem pensar muito no que está a fazer) dominado mais pelas emoções do que pela razão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JDoe » 10/4/2013 18:02

MAV8 Escreveu:Até eu (Bullish assumido para o PSI20) nestes últimos dias tive que me conter para manter algumas posições (Longo prazo), pois já quase duvidava das minhas visões Bullish!!!

Também eu, também eu! :roll:

Registado: 17/9/2012 9:57

por Elias » 10/4/2013 17:36

Rosario2008 Escreveu:Ainda por cima porque dizem-me por A mais B que o mercado prepara-se para acelerar subidas e eu estou bastante de fora...

É importante conseguires formar a tua própria opinião acerca do mercado, em lugar de ir atrás de opiniões de outros.

Observa, faz anotações - muitas anotações - sobre aquilo que observares, e tira as tuas conclusões.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Momenta » 10/4/2013 17:17

Celsius Escreveu:
Rosario2008 Escreveu:Não entendo Atomez. Pode explicar melhor? Hoje estou de rastos. Ainda por cima porque dizem-me por A mais B que o mercado prepara-se para acelerar subidas e eu estou bastante de fora...
Li agora opinião de Ulisses e percebo que pode ser verdade...

Tudo depende da experiência que tenhas nos mercados.

Lê, estuda, aprende. Um dia chegas lá, mas tb é a errar que se aprende.

Desta vez a análise técnica deu sinal. O doji/dogi de segunda-feira foi um alerta, ontem a confirmação.

Registado: 6/10/2011 13:34

por MAV8 » 10/4/2013 17:12

Se alguém vendeu, teve de haver alguém a comprar!!!

Aqui a questão é que por estar tanta gente a tentar vender fez o mercado descer mais e panicar, ora com o panico as mãos mais "fracas" venderam em desespero, o que levou a um pico de vendedores e assim a cotações extremamente baixas.

Nesse momento outros "players" viram uma oportunidade, aquilo que para eles serão saldos e começaram a entrar fazendo o preço subir. Já sem mãos "fracas" e reagindo às subidas iniciais ninguém se dispõe a vender neste nível de preços pelo que a explosão se dá com uma forte subida do nível das cotações.

Este facto não quer dizer que amanhã as perspectivas sejam as mesmas, no mundo em que vivemos hoje as perspectivas mudam muito depressa.

Até eu (Bullish assumido para o PSI20) nestes últimos dias tive que me conter para manter algumas posições (Longo prazo), pois já quase duvidava das minhas visões Bullish!!! A volatilidade dos mercados modernos faz destas brincadeiras!!!

Registado: 10/11/2006 10:43

por Celsius-reloaded » 10/4/2013 16:56

Rosario2008 Escreveu:Não entendo Atomez. Pode explicar melhor? Hoje estou de rastos. Ainda por cima porque dizem-me por A mais B que o mercado prepara-se para acelerar subidas e eu estou bastante de fora...

Tudo depende da experiência que tenhas nos mercados.

Lê, estuda, aprende. Um dia chegas lá, mas tb é a errar que se aprende.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por atomez » 10/4/2013 16:47

O que queria dizer é que o mercado é feito por pessoas (mesmo os robots automáticos são programados por pessoas) e portanto reflete e até amplia a maneira como as pessoas se comportam. E quando há dinheiro envolvido então tudo é extremado, até porque o mercado é anónimo e ninguém tem que prestar contas nem que ter consideração com os outros.

"O mercado atua de modo a lixar o maior número de pessoas possível" é uma máxima conhecida.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Rosariom2014 » 10/4/2013 16:41

Não entendo Atomez. Pode explicar melhor? Hoje estou de rastos. Ainda por cima porque dizem-me por A mais B que o mercado prepara-se para acelerar subidas e eu estou bastante de fora...

Registado: 29/1/2007 13:13

por atomez » 10/4/2013 16:39

Porque as pessoas são crueis. Em especial no que toca a dinheiro.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Adam hedge » 10/4/2013 16:32

o caro rosario até deu a resposta:"...e agora sobe assim quando tanta gente vendeu...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por C0rr3i4 » 10/4/2013 16:30

O mercado manda e nós obedecemos...

Apenas temos de seguir a tendência.
Por exemplo, nas últimas subidas muita gente ficou de fora...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por Rosariom2014 » 10/4/2013 16:26

Registado: 29/1/2007 13:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, pfta, Pmart 1, Sulumbra, trilhos2006, xeidafome e 223 visitantes